quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Cincazerix.



Não deixa de ser uma infelicidade, esta maneira de olhar para o futebol: Azul e branca, radical. Sem lugar para degradés sequer, nada de tons ou nuances. Sem mas. Azul, branca. Só.

Oh, é claro que esta infelicidade tem umas aspas enoooormes. De Basileia a Gelsenkirchen, de Tóquio a um rato atómico num relvado em Amesterdão. O tipo de má sorte que apaga as luzes e liga a rega dos melões em Almeirim.

Ainda assim, gostava que as pessoas me achassem menos fanático, como dizem. Sobretudo porque acho que estão certas. Eu sou fanático, perco a razão e não dá para discutir bola comigo. Isto é mau, porque nada me atenua o sofrimento. Que também o há.

Gostava de ter apontado o motivo da derrota. De iniciar a conversa, triste e abatido, com um "como eu tinha alertado". Ter a noção de onde esteve a culpa e de quais os erros que, uma vez corrigidos, teriam evitado o malfadado desfecho. Se ao menos me tivessem ouvido.

É inegável que há algum conforto, que não menor tristeza, nisto de se ver à distância os buracos. Até porque, se não se cai, é a mesma alegria para todos.

Eu gostava, mas esse não sou eu. Eu esbardalho-me ao comprido com o Fonseca. Irritam-me as palmas, mas dou por mim a batê-las com ele, salvo seja. Eu sei que o Peseiro é fraquinho, mas e se desta vez... Porra, desta ele consegue. Vai de azul e branco. Acima de tudo, o meu Presidente quer e pode o melhor para o FCP.

É por isso que quando o FCP perde, eu não tenho safe harbour. Partilho a dor de milhões, sem a vantagem de alguns que sabem para onde apontar: A culpa é do treinador, do jogador, do Presidente. Para mim, é sempre do árbitro. Porque se o FCP perdeu, alguém fez batota.

À distância certa, digo-vos com máxima honestidade: Não sou eu que estou certo. É mais útil ao clube quem pensa e pode ajudar a evitar o erro. Eu tendo a sentir apenas.

Depois aproxima-se o momento, antecipo a bola a saltar, e o mais longe que a minha razão vai é o espaço que me separa do irmão ao lado. Os centímetros medidos do abraço no primeiro golo. Já não demora, é logo de entrada, para haver tempo para os outros quatro. Cincazero.

Apesar de tudo isto, há algo em que não condescendo: Ganhamos todos, perdemos todos. Não há vitórias apesar de alguém. Nem apesar de Julen ou Peseiro, nem, muito menos, apesar de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Lá está, não tenho redenção. Ou o FCP ganha e eu partilho a alegria com todos; ou o FCP perde e, para mim, é culpa de todos. 

Se o jogo for o do ter razão, estou lixado na mesma. Se o FCP ganha, tenho sempre razão. Se o FCP perde, nunca posso desculpar aqueles de que gosto, culpando outros de que goste menos. Se estão de azul e branco, gosto deles todos. 

...

Hoje, o FCP, para demonstrar que não anda a dormir, entrará em campo com 11 jogadores novos:

Ikersix; Pereirix, Filipix, Marcanix, Tellix; Danilix, Herrerix, Otavix; Coronix, Layunix e Astérix!

Inchem, Romanos dum cabrão. Cincazerix! Sem inscrever o Obélix.

36 comentários:

  1. Partilho desta forma de pensar...


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Com o obelix poderia ser mais facil... Lol. Ainda por cima, ha o risco do asterix se lesionar ou levar cartoes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lesiona nada. Vai fazer um hattrick cada jogo, nem se fala mais nisso! De qq maneira, o Obélix não faria o trabalho do Astérix. Se for preciso, avança o Adrianix ;)

      Eliminar
  3. @ Silva

    i)
    «o tipo de má sorte que apaga as luzes e liga a rega dos melões em Almeirim»

    não era mais para Aljezur, com paragem técnica na freguesia de Carnide? olha que eu acho que sim (e, vai daí...).

    ii)
    «Eu sou fanático: perco a Razão e não dá para discutir bola comigo»

    até provas em contrário, curto bués discutir assuntos de futebol contigo e por uma razão simples: tu gostas do azul, tal como eu. parece que não, mas diz que facilita um pouco. :)

    iii)
    «Nem apesar de Julen ou Peseiro, nem, muito menos, apesar de Jorge Nuno Pinto da Costa»

    e não esquecer o Antero. agora, alguma da massa assoBiativa também pugna contra o Antero. são todos (ir)responsáveis, na $AD, mas há uns nomes que causam mais... "urticária" a alguns do que outros...

    no fundamental:
    estou contigo nesse optimismo ;)

    ps:
    até logo à noite, olha: chupa-chups para ti (aqui) é para acalmar o nervoso miudinho e tal... ;)


    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  4. i) o melhor melão, e o maior, é o de Almeirim. Terra de melões.
    ii) eu cá acho que é por sermos lúcidos e ponderados :)
    iii) não esquecer ninguém! Ganham todos, perdem todos. Presidente à frente, naturalmente.
    PS. Até se me mareiam ojolhos da emoção. Quando um homem tem amigos que lharranjam guloseimas desta categoria, não teme luta nenhuma! Antes de ir para a luta, no entanto, como-a! À guloseima, pois claro. Espero que não seja Kinder. Ainda me sai o Bueno, credo! :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Escrevo este comentário após um jogo onde só pude ver a partir do lance do penalti.
    Por isso comungando, melhor dizendo fraternizando o portismo do Silva, pois tal como o FC PORTO quando ganha somos todos e, quando perde todos somos na mesma, digo e repito e que fique escrito:

    VAMOS A ROMA GANHAR POR 1-0!!!
    Golo do meu parte-sofás, Herrera!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Felisberto. Muito obrigado pela oportunidade. Tenho estado por um fio para comentar esse jogo. Aqui está, em casa, a oportunidade perfeita:
      Eu não vi nada. E o que sei hoje é:
      O FCP jogou contra uma grande equipa. A pior que nos podia ter saído. Começou a perder num autogolo, depois de um fraco início. Recuperou, equilibrou, expulsou, empatou e falhou por pouco a vitória. Enfim, um jogo de Champions, com tudo em aberto para a segunda mão.
      Para os media, foi pouco, foi fraco, foi um nojo. Bom, mesmo bom, foi o jogo dos maiores contra o Torino!!
      E sabe, meu caro Felisberto, o que me custa mesmo, é que permanecemos estúpidos! Porque o treinador não presta, o Presidente é senil, o Antero cheira mal. Foda-se Felisberto, que havemos nós de fazer??
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Olhe que não Silva.
      Os Romanos entraram com 10, e em Roma não teremos a mesma sorte, vão entrar com 11!

      E por falar em sorte, o árbitro foi um tipo mesmo porreiro, marcou um penalti a nosso favor!
      Amém!

      Abraço

      Eliminar
    3. No campo Carrela. É no campo que eles se calam. Este ano temos que o conseguir fazer. Porque de outra maneira, vamos ouvi-los cada vez maijalto. Haja paciência.
      Abraço.

      Eliminar
    4. Sem dúvida Silva!
      Foi isso que calou e norteou todos estes anos!

      Eliminar
  6. Ikersix; Pereirix, Filipix, Marcanix, Tellix; Danilix, Herrerix, Otavix; Coronix, Brahimix e Astérix

    Cincazero sem espinhas
    Segundo se escreve para aí os jogos não se ganham no campo!!!! O relvado deve ser só para apanhar pokemons.

    ResponderEliminar
  7. Se 90+2 % dos sócios/adeptos/simpatizantes tivessem este espírito acredito que provavelmente esta onda de descrença da blogosfera seria diminuta.
    Felizmente também partilho desta vivência, provavelmente por nunca ter sido grande adepto do football director spectrum nem do football manager 2 zx spectrum(sou antigo eu sei...) e não achar que até percebo de futebol e principalmente de Gestão de clubes, e que comigo lá tudo seria MUITO MELHOR quase perfeito!
    O que eu realmente gosto é de ver aquelas camisolas nos relvados a espetar cincazerix aos adversários....
    Acho que a alguns portistas fazia-lhes bem alguns rituais que se perderam, como ir acorrer ou de autocarro desde o Oliveira Martins (sempre que havia um furo) até às Antas e ficar à esperar na porta principal que o treino fosse à porta aberta e depois fazermos o percurso até ao campo de treino ao lado dos nossos ídolos e vibrar com o treino como se de um jogo se tratasse só porque aquelas camisolas percorriam os relvados....(saudades).
    Por causas destas vivências ou não é que não consigo aceitar algumas coisas que se vão lendo e ouvindo por alguns portistas.
    Por vezes é muito difícil para mim compreender a facilidade com que se aponta o dedo e se fala mal do nosso clube só porque sim...e como eu compreendo o GRANDE SILVA quando diz "Lá está, não tenho redenção. Ou o FCP ganha e eu partilho a alegria com todos; ou o FCP perde e, para mim, é culpa de TODOS. "

    Obg por este portismo

    O FRINCHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, eu é que agradeço ao Frinchas pela preferência.
      Não acho que seja a vivência. Olhe, eu não a tenho. E mesmo assim, faz-me igualmente confusão a facilidade com que atacamos os nossos e lhes apontamos todas as falhas. Pior! A maneira como se decreta logo à partida que se correr mal a culpa é deste. Veja-se o primeiro ano de Lopetegui...
      Abraço

      Eliminar
    2. Por falar em treinos á porta aberta.
      Para mim era sagrado, divino, um ritual esotérico, ouvir os pitons das chuteiras dos jogadores a descer a calçada em direcção ao campo de treinos nº2!!!
      Só o ouvir este barulho, era um balsamo, uma crença, uma felicidade, saber que os meus heróis aí vinham para mais um treino e eu, esperando agarrar uma bola saída fora para entregar em mão ao jogador com o brasão abençoado no peito!!!

      Aí sim, havia a dicotomia adepto/equipa. Agora é tudo muito longe, muito privado, muito digital!

      Eliminar
    3. Alto lá...eu não a Gamei, apenas a encontrei atrás do Pavilhão a bela da ETRUSCO UNICO enquanto andava à procura de POKEMONS.....até tu SILVA és rápido no gatilho
      Abraço
      O FRINCHAS
      PS. FOI BOM ESTE TREINO LÁ NO OLIMPO.

      Eliminar
    4. Oh Frinchas, estava a falar da bola do treino. A miúda perdida atrás do pavilhão não é gamada, é achada! :) E até podia ser Mikasa...
      O treino foi muito jeitosinho. Mas olhe que no domingo aposto o meu chapéu que entradas iguais aquelas nem amarelo dão.
      Abraço

      Eliminar
  8. Fodassssssssssss Silva, foi quase Cincazerix :)
    POOOOOOOOOOOOOOOORTO!!

    Carrela

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou muito triste com o treinador e a equipa por me ficarem a dever dois, E também com o Presidente, que está acabado e não nos defende... Bons Portistas são os MSL da vida.
      INCHEM! :)
      Grande abraço.

      Eliminar
    2. Grande exibição do Rafa, do 9, do suplente do Atletico e do central. Bendita SAD
      Os 2 que faltaram ficam para sábado.
      Contudo, calma que não é só sintonia. Ainda não gosto do NES nem do André2
      Aqui em Marraquexe até viram a cara "pró" lado com 3 equipados a festejar. Vai uma azia no Natura...
      Abração

      Eliminar
    3. Eles que tomem GaBiscão!!
      De resto, você é um anti-social que não gosta de ninguém. Mas tem bom gosto a vestir, isso não se pode negar :)

      Eliminar
    4. Silva, não esteja assim tão triste, afinal fomos nós que marcamos os 5, um na baliza errada, mas isso é a comissão ;)

      Abraço

      Eliminar
    5. https://www.youtube.com/watch?v=WfD8Dnh2xho
      Não sei se conhece, mas isto é do meu tempo.

      Eliminar
    6. Uh, míticos franceses! Um clássico fica sempre bem! A versão on steroids dos Anthrax é também espetacular. Confirme.

      Eliminar
    7. Nostalgia caro Silva. Lembram as equipas com que o "velho" nos presenteava e temos muitas https://www.youtube.com/watch?v=FKAcoZsIiHw

      Eliminar
    8. Ora, não seja piegas :) há uma onda revuvalista muito interessante no lado hard do rock. Gente nova a fazer som velho com muita qualidade. Vai-se a ver, no futebol é igual e temos uma bela equipa este ano. ;)
      Abraço.

      Eliminar
    9. RevUvalista é muito bom! :)))
      Era revIvalista, está claro.

      Eliminar
    10. revULvalista então, nem se fala...
      (eu e a minha mente perversa...)

      abr@ço

      Eliminar
    11. Foi exatamente o que pensei. Não temos emenda :)
      Abraço.

      Eliminar
  9. O FC PORTO foi a Roma fazer download para a Champions com o Nero!!!

    ResponderEliminar
  10. Foi mesmo cincazerix que os romanos não marcaram nenhum, mestre Silva.

    ResponderEliminar
  11. Pessoal, tem que ser cinco no mesmo jogo. Assim, foi doizimeiazerix de cada vez ;)

    ResponderEliminar