sexta-feira, 19 de junho de 2015

Gastronomias pendentes



...Arre homem, é um ingrediente como outro qualquer. É assim que o devo encarar. Confesso que me mete algum asco, nesta figura grande e aparentemente carnuda. É maior do que eu estava à espera. Muito maior que as rãs que costumávamos mortificar naquele lago ao pé do campo da bola de Santo Eloy. Selvagens. Nós e as rãs.

Diz que isto tem umas partes venenosas, acho que é a pele. Fica já decidido que não haverá pele tostadinha e estaladiça. Antes de o esquartejar tenho que o esfolar com afinco. Portanto, as receitas de aves não se vão aplicar. Assado no forno parecia uma boa opção, bolas!

Sushi! Deve dar para fazer sushi. Sashimi disto não parece mal. E misturado num temaki, ninguém vai saber que lá está sequer. Só que eu não sei fazer sushi, raisparta! Vamos lá explorar esta ideia de o morfar assim mais em cru. Posso muito bem juntar-lhe uma cebolinha, umas azeitonas e alhos, um belíssimo azeite e pumbas, Punheta disto! Toda a gente gosta de Punheta, salvo seja. Ou então picá-lo e fazer um molho tártaro de estalo. Talvez opte por ser mais chique. Uh, que atual, ceviche para celebrar a Copa América; uh, que tropicaliente, a usar receitas do Thaiti; uh, que fino, carpaccio. Basta marinar o bicho com umas especiarias e bastante limão.

Também deve dar para fazer sopa. Deixo os olhos a boiar no caldo, a la Indiana Jones, eheheh. Ou misturo-o na Sopa de Peixe. Boa! Canja! Canja sai sempre bem! Será que tem muita gordura? Porra de ingrediente, caraças. 

Bom, deixemo-nos de tretas, se for para ser há que o engolir e pronto. Não vale a pena estar para aqui com grandes considerações. Vai na volta até é bom. Mas mete tanto nojo, chiça...

A primeira coisa que me tira do torpor é o barulho da mão dele a bater no balcão, mesmo no meio do jornal, pum! Só depois os meus neurónios se dignam a descodificar o berro:

- SILVA! Está a dormir de olhojabertos homem? Já lhe pedi uma sande de rojão umas três vezes. Não me diga que não há, que lhe sinto o cheiro daqui. Foi a patroa que fez, diga-me que sim. E acorde! Ainda está a sonhar? - Pum, outra bordoada no balcão

- Hum? Não, não, estava aqui a ver o JORNAL...

...

Há pouco tempo, uma freguesa, a mais querida das, da Tasca disse que eu parecia o Mr. Sibley, que é um tipo feio que dói, o que muito me magoou. Esta personagem está habituada a engolir um grande sapo. Ainda magoado, apresto-me a cumprir o meu aparente destino. Mas já se sabe, na Tasca é em modo gourmet...

9 comentários:

  1. Numpodesiere, numpodesiere, numpodesiere!

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos Jorge... Mas no fim do dia, queria mesmo era dizer "e o fdp do Emplastro, cabrão de merda. Nunca gostei do gajo. Não era pelo número assustador de assistências para golo, uns quantos golos e ter-nos safo aquele lado da defesa quando o Danilo bazou, e atropelava-o na Afurada." ;)

      Eliminar
  2. Dear Mr Sibley acabou a dar o belo adorno para uma fonte em qualquer jardim! Que mau feitio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hein? Puseram o entrevado a mijar pó ar, tipo menino angelical? :)

      Eliminar

  3. vamos. manter. a. calma.
    obrigado!

    ps:
    os rojões estaBam uma maravilha :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo!
      Sabes que não vou a lado nenhum sem claque :) E rojões :) Desculpa a invasão...
      Abraço.
      PS. Vemo-nos dia 4!

      Eliminar

    2. isso do dia 04 é que são grandes novidades :)

      abr@ço forte
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
  4. É preciso ter talento para fazer de uma sandes de fiambre um petisco!
    Silva, tu tens o dom da coisa!!! Tens tens!

    Abraço e obrigado por estes momentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é mais a qualidade dos ingredientes e a simpatia dos convivas.
      Obrigado eu pelas visitas.
      Abraço.

      Eliminar