segunda-feira, 25 de julho de 2016

Cantarolantes amanhãs



Ai os jovens, ai, ai. São o Futuro. De tudo, incluindo da velhice. Claro que também são bastante estúpidos, mas a pessoa vive na esperança que aquilo lhes passe e se tornem em seres humanos. Que andem em duas patas, tenham polegares oponíveis e essas coisas todas. Com o tempo, a esmagadora maioria chega lá. Outros filiam-se numa jota qualquer.

Mas é de canalha que aqui se trata hoje, num muito adiado - e atrasado - post sobre os nossos B, que a Tasca foi acompanhando ao longo da temporada passada. Época que culminou com uma inédita conquista do titulo de Campeão por uma equipa B. Foram os nossos primeiros Campeões de futebol em 2015/16, sendo seguidos, pouco tempo depois, pelos sub-19. Aqueles que não fizeram falta nenhuma no Europeu da sua categoria. Afinal, qualquer Eder trata de resolver essas questões. Ou então não.

As premissas para esta análise dividem-se em duas categorias: A importante; e a metodológica. Na primeira, tem-se em conta que o tasqueiro de serviço não percebe nada de bola. Se percebesse, andava a ganhar guita a sério com isso. No segundo nível, salienta-se que as bacoradas obedecerão a um critério simples:

Olha-se para os jogadores que foram relevantes durante a época e vaticina-se-lhes o futuro, tipo Zandinga. Mas metido a gajo que sabe muito bem o que está a dizer. E no fundo, até sei. O que se segue é a minha convicção, nada mais. 

Igualmente importante, é ter em conta que me estou absolutamente a lixar para qual foi o destino que os diferentes jogadores tiveram. Os que já tiveram. Não tendo esse factor nenhuma influência na análise, é igualmente verdade que o facto de o vaticínio da Tasca ser diferente do caminho escolhido pelo Clube, não implica que se discorde. As variáveis são muitas. E várias. Olha que bem visto.

Assim sendo, se eu é que fosse o senhor que manda, este seria o meu ponto de partida:

Gudiño - Titular absoluto até sair emprestado para o União. A primeira experiência no escalão principal acabou por revelar alguma imaturidade. Para mim, tratou-se apenas de um típico caso de home-sickness. Chegou para jogar, numa equipa aflita, sem tempo para promover a integração do cachopo. É um jogador de excepção na sua posição.

Tendo dois Guarda-Redes na A, mantinha o Raul por perto. Sendo claro que é o ultimo ano em que "cabe" neste patamar. A partir daqui, tem que rodar e provar tudo o que se espera dele. Ou conquistar, qual Baía, o lugar de sonho, assim de repente.

- Acho que ainda se cruzou com o Mexicano na porta do Olival. Tem tanto potencial como Gudiño, mas está no seu País, tem mais traquejo e grande tranquilidade. É mais maduro que o Raul. 

Sobe à A. E não vai fazer número. Pese a incontestada titularidade, Iker vai ter luta.

Victor Garcia - Terceiro ano nestas andanças. Já todos lhe tínhamos tirado a pinta. Tem um pulmão soberbo para fazer piscinas, defende muito razoavelmente, ataca bem e tem que cruzar melhor. Neste nível já não aprende nada, é jogador de Primeira Liga. 

Sobe à A como alternativa a Maxi, porque tem qualidade para singrar no Dragão.

Rodrigo - Tapado na direita, deu umas perninhas na esquerda. Quando teve oportunidade de ter uma sequência interessante de jogos, provou ser regular e muito útil. However, não é jogador para o FCP. Para a B sim. 

Portanto, se for possível ter um ou outro jogador cujo objetivo seja exclusivamente manter o plantel B equilibrado, este moço deve ficar. Por outro lado, surpresas acontecem e já vi alguns camafeus transformarem-se em gajas bem boas. Mas a maior parte só chega a jeitosinha. 

Rafa - Confesso que a viagem até Coimbra serviu, para mim, como um - por fim! - tira teimas. Que tinha muita qualidade e elevado potencial, já toda a gente sabia. Mas eu, rezingão, notava-lhe ali a falta de um danoninho. Uma capacidade de afirmação que me parecia faltar. 

Népias, não faltava nada. Chegou a Coimbra, virou titular de caras e ainda foi dos melhores daquela amostra de equipa. A, já! E Layun não andará a passeio nos treinos. 

Mauricio - É um belo central para o Maritimo. É moço para, com trabalho, chegar a um Braga da vida, tipo André Pinto. That's all folks.

Diogo Verdasca - Ui, o alarido que já se fez por este cachopo: É melhor que o Marcano e que o Indi e que o Reyes e que eles todos espalmados e feitos num Transformer. Errado, não é nada. Mas vai ser. É rijo, bravo e posiciona-se bem para a idade. Não se atrapalha com a bola e conseguiu liderar a defesa sem problemas. 

É o patrão em 2016/17. Tem um futuro brilhante pela frente, mas também um caminho a percorrer ainda.

Palmer-Brown - Se viram a Copa América, repararam no banzé que andavam a fazer com um central Americano, o Brooks. Pá, esqueçam. Este miúdo vai ser o grande problema do Verdasca, porque vai haver uma altura em que só haverá espaço na primeira equipa, eventualmente, para um deles. Eu acho que vai ser o Erik. 

Vejam-no na nossa B este ano. Muito bom!

Chidozie - Está na A. O mérito é dele e pode dar um jogador muito interessante. Not just yet. Tem a vantagem, grande, de poder ser trinco com qualidade, para além de central. Ou vice-versa. Castro adaptou-o com sucesso ao centro da defesa e esteve em bom plano na B. 

Penso que se baterá com Reyes pela permanência no plantel principal, até por essa qualidade de se constituírem como alternativas a Danilo, se for preciso.

Pité - Opá, aquele pé esquerdo chega a ser sexy. O problema é que, desde Aveiro, é uma gaja boa que não sabe o que fazer com os atributos. Castro lembrou-se de o obrigar a correr e a defender e saiu-se bem. Mas está na hora de provar que a aprendizagem o tornou no jogador que toda a gente sabe que pode ser, mas mais à frente. Um desperdício se não passar de um razoável lateral, porque pode ser um grande médio. 

Espero que não vá tarde. A emprestar à primeira liga.

Rui Moreira - Não tem a qualidade de Pité, mas é mais consistente. Safou-se a tapar buracos à esquerda da defesa. 

Este ano tem que ter oportunidade no seu lugar: no meio do meio-campo. A ver.

Tomás - Já todos conhecemos este rapaz e sabemos que está ali um belo projeto de jogador. Só me falta descobrir se explode ou estagna. Teve um pequeno contratempo de origem Mexicana que o impediu de ser imprescindível na sua posição. Remendou o centro da defesa com tranquilidade, o que lhe dá pontos extra. 

Deve sair para rodar no escalão máximo. 

A minha expetativa é que se assuma titular de uma equipa de primeira e acabe por regressar, para jogar. Não tem a mesma qualidade de passe do Ruben - ou o potencial - mas defende e posiciona-se melhor. Se é para ser trinco...

Omar Govea - É o problema do Tomás. Mais uns centímetros e já poderia ser uma estrela. De qualquer maneira, compensa em garra e capacidade de trabalho. Melhor ainda, sabe ter a bola, sabe passá-la, marca bolas paradas, tem chegada à area, ufa, uma canseira de bom jogador. 

Deve ser BEM emprestado, porque precisa de uma equipa que queira, e saiba, jogar à bola. Isto se o plantel da A mantiver a inflação de médios...

Francisco Ramos - Blablablabla... A. E nem importa quantos médios lá estão. Ah, e ginásio! 

A e ginásio. Só isso.

Graça - Que estupendo ano deste miúdo. Aí está um caso de dar a mão à palmatória: Sempre achei que não passava de Castro. Durante a época, houve alturas em que foi quase Deco. Um regalo de técnica, acutilância e... reação à perda e ajuda defensiva. Se evoluir o danoninho que falta, será um caso muito sério. Formou com os anteriores um meio-campo de dar água na boca. 

Por mim, ficava na B, só mais meio aninho, a ver como se portam os tipos que lhe estão a ocupar o lugar acima. Depois, ou subia ou saía para onde pudesse fazer a diferença. 

Em janeiro já se saberá quem é que precisa de gente que saiba jogar melhor do que sabe bater em tudo o que mexe.

Fede Varela - Gostava tanto que este moço desse certo. Nota-se que há ali jogador a querer sair, mas... A próxima época é o fim do tempo do "mas". Ou racha, ou vai. Pela sombrinha. 

Eu fico a torcer por ti, Varela. E pelo Fede também - merda de nome, dass.

Sérgio Ribeiro - Sem espaço, dado o desempenho estratosférico da concorrência. Tem pela frente o ano de afirmação. Desconfio que será o pêndulo da equipa e dele dependerá, em boa parte, a produção do nosso meio-campo. A qualidade nota-se, resta saber se a intensidade a acompanha.

Zitouni - Veio emprestado pelo VSC, para conhecer a Capital do Norte. Espero que tenha gostado. Godspeed.

Gleison - Se conseguir fazer às defesas da Liga o que fez às da segunda, é um caso muito sério. Foi contratado e deve rodar. 

Pessoalmente, acho que vai partir tudo onde estiver, muitas vezes. A questão é se conseguirá fazê-lo as vezes suficientes para ser notado. E o que acontecerá quando desligar, o que lhe acontece. E tem que deixar de acontecer. 

Se tiver sucesso, é um reforço para 2017/18. Sem espinhas.

Ismael - Claro que eu também babo perante todo o potencial deste moço. A extremo ou a avançado centro. Tem uma potência incrível, salvo seja, a lembrar um mini-Hulk. 

Eu cá não emprestava a ninguém. Ficava com ele na B, porque precisa de mais um ano de aprendizagem. Por perto, de olho na Taça dos Correios, por exemplo.

Cláudio - Como o Rodrigo, é muito útil. Nunca vai chegar à equipa principal. Se o orçamento da B permite ter jogadores de quem já sabemos isto, mas que podem dar consistência à equipa, então deve ficar. 

Chegará, mais tarde ou mais cedo, a uma equipa interessante da Liga.

Ruben Macedo - Vai aprender a dosear a velocidade e a ser um pouquinho menos sôfrego, porque vai ser titular indiscutível numa das alas. Aposto que será um dos destaques da equipa, porque continuará a ser supersónico, a ter técnica qb e a conseguir fazer golos. Decisivos.

Está a fazer o seu caminho e promete muito. No final deste ano, perceberemos definitivamente se é mais que Vieirinha. Eu aposto que sim.

Leonardo - Confirmou o que se esperava desde os juniores. É um ponta de lança oportuno, eficaz e suficientemente rápido. Esta época, o lugar é dele. 

No fim do ano, perceberemos até onde pode ir. Quer dizer, por acaso não :)

É isto. Aceitam-se reclamações.

PS. Não, não me esqueci de André Silva. Mas não é justo misturar o Ayrton Senna da Silva - tanto Silva espetacular! Só nesta frase estão três, obrigadinho. Pena os Chouriços (hey, grande Vila Pouca) -  com os jovens lobos da Fórmula 3000 que aspiram a um lugar no Grande Circo. Enough said.


...

Soundtrack to learning times: Young'n'old.


7 comentários:

  1. Os jogadores de futebol fazem-me lembrar bandas de rock 'n' roll. É preciso estar no sitio certo, na hora certa e sobretudo, indispensável, obrigatório, nojentemente necessário, ter o empresário certo!

    Sou um fanático pela NWOBHM, e tenho na minha colecção, bandas de um disco só! Ouço maravilhosamente maravilhado perante tamanha e bela música. E pergunto a mim mesmo, mas porque raio estas bandas não evoluiram? Não se consagraram?

    Os jogadores de futebol são exactamanete iguais!!!
    No topo da minha satisafação, coloco o Graça. Tem algo de Deco sem chegar a ser Deco, se é que o Silva me entende. Prontos, para mim é artdeco, mas sem paneleirices!
    Depois e sem qualquer ordem preferencial, gosto do Chico Ramos, do Omar Govea, do Palmer-Brown, do Pité, do Gleison e do Ismael.
    Gente que se tiver chance de sair do underground, se ouvirá falar neles. Aqui no nosso FC PORTO, ou noutro lado qualquer.
    Preferia que fosse aqui!

    P.S. Se os jovens são estúpidos, os velhos são palermas, e os de meia-idade, autênticos farsolas que esvaziaram todo o idilio naïf que traziamos da juventude.
    Daí o termo "adulto" para designar todos os tratantes com mais de 18 anos que adulteraram todos os nossos "estúpidos" sonhos!
    Forever young!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo certo Felisberto. Olha, rimei! Mas falta aí aquele ingrediente indispensável, que permite fazer mais que um disco. Ou um golo monumental, uma só vez. Chama-se talento. Ser Judas Priest, em vez de Helder Barbosa :)
      Eu cá também não consigo crescer. Mantenho uma estupidez insta, portanto :)

      Eliminar
    2. Inata! Era inata. A estupidez.

      Eliminar
  2. Efectivamente, atrasado...

    Mas admintindo que ainda não estava decidida a vida de 90% dos cachopos:

    - V. Garcia não compreendo mesmo. É quase crime. Ou será apenas má gestão para que noutras esferas a gestão seja melhor?

    - O amaricano é nosso?

    - Chidozie na A?? Quereis o nosso fim, vil señor??

    - Afinal que vai ser do Ismael este año?

    - Quem vai marcar golos na B esta época?

    - Combinação do Eurotostões do próximo sorteio?

    - Quem sou eu?

    Os outros ou não conheço ou já desandaram. Em todo o caso, se a B não existe para se habilitar a dar jogadores à A, mais vale poupar o carcanhol.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. - o Espírito Santo é que sabe. Eu faria diferente.
      - acho que ainda não é. Mas vai ser.
      - ou Reyes, se ninguém o pagar...
      - estrela da B, com vista para a Taça dos Correios.
      - já marca: Rui Pedro.
      - cinco e zero. Cincazero.
      - Frei Luis de Sousa?
      - vai dar, com parag em Chaves, Paços e Vila do Conde.
      Abraço

      Eliminar
  3. É como o Silva diz e bem, as variáveis são muitas! Só quem lá está, tem na sua posse a maioria da informação, por isso...

    Mal vi o Garcia, achei que tínhamos ali um craque, para além das coisas boas que fazia em campo,tinha um ar sério,de quem está comprometido com o jogo.

    Já Quino, que também aparentava bons atribuídos físicos e técnicos, achei que não ida dar nada, por causa do seu ar de maniento enjoado.
    Variáveis!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda não sabemos o que vai ser feito do Garcia... Mas voltará, tenho a certeza.
      Abraço

      Eliminar