quinta-feira, 28 de julho de 2016

Homilia Pré-Epoquis

Oh Josué, baza daí que vai começar o jogo, pá.

Meujirmãos azulesbranquiçados, 

Somos chegados ao dia marcado pelo Espírito Santo, para começarmos a levar a sério a época 2016/17. O terço da Trindade não fez por menos e, terceiro por terceiro, escolheu um protestante de respeitável arcaboiço, turbinado a ácido acetilsalicílico: O Bayer de Leverkusen.

O jogo conta-se depressa, até porque não faltam por aí belas e várias análises - que não as dos media de referência, façam cuidado! - versando os desempenhos, as táticas, o treinador e tudo e tudo. Eu vi uma primeira parte engraçada, a segunda baralhada, problemas na defesa e qualidade a atacar. 

E uma grande novidade: Sabemos contra atacar. Já. Muito bom sinal. Com Julen Lopetegui, isso estava no campo do pecado mortal; com o Zé, era uma espécie de orgia com uma manada de putas sifilíticas, sem camisinha; ontem, pareceu-me sair naturalmente, sem desequilibrar a equipa e sem voltar para trás a meio da correria. 

...

Determina-se pois, uma vez que o clérigo aqui sou eu, que é tempo de abrir o Livro  do Génesis 2016/17. Olhemos para o material com que se criará uma parte importante do nosso Universo dos próximos muitos meses.

Notas da Doutrina

Pressão alta e coordenada. Sem Danilo, é uma porra sempre que o adversário passa a primeira barreira. Dá de caras com um oásis, capaz de preencher os sonhos mais molhados de qualquer beduíno: Água fresca, gajas a menearem ajancas, com as panças a dar a dar. E nem um camelo que os encare e os desvire. 

Quando se opta por baixar a linha de pressão para o meio campo, a coisa já funciona muito razoavelmente. Vislumbra-se a intenção de colocar intensidade na pressão; e pressa em colocar intensamente a bola nas costas dos defesas adiantados. É bem catita de se ver. E há malta para fazer isto bem.

A circulação quer ser mais rápida, sem prescindir da posse. O que implicará que cada um tenha menos bola, para que todos a tenham mais vezes. E quer-me parecer que há uma ordem clara de ir para cima deles, entortar-lhes ojolhos e deixá-los agarrados aos rins. E desatar a correr atrás dos gajos sempre que sair mal. Até lhes sacarmos a chicha de novo.

Como manifesto de intenções, não está mal, não senhor. Ponto para o Herlander e o seu katrodoistrejum.

...

A triagem dos Apóstolos

Iker / Sá - O Mourinho era rapaz para arranjar aqui um belo trinta e dois. O que é uma bela notícia para nós. Quer dizer que temos dois excelentes redes. Iker será titular e sabe-o. Mas também sabe o suficiente de baliza para se aperceber que a dormir vai de vela. Aqueles treinos devem ser um regalo.

Varela / Maxi / Layun / Telles - Eheheh, é de propósito que o moço aparece primeiro. Já se sabe que Layun será a primeira alternativa a Maxi. Mas eu até acho uma bela ideia dar tempo ao Silvestre naquele lugar. Vai dar um jeitaço ter dois extremos contra o Tondela. A meu favor, e apesar de ninguém ter reparado, invoco os lances de perigo contra o PSV e o único remate da segunda parte de ontem. 

Felipe / Reyes ou Chidozie / Silva 1 / Silva 2 - A parte que merece explicação aqui é que, entre o Mexicano e o Nigeriano, um poderá ser alternativa a Danilo, em caso de necessidade. Se alguém pagar bem pelo Diego, fica o miúdo da B. Os Silvas, ninguém os conhece ainda, mas devem ser bons. O Felipe tem que exorcizar o Demónio que o habita. Acho que é o Maicon. Sob pena de acabar a revirar a cabeça e, com o tempo, lhe crescerem umas grandes mamas, qual Linda Blair.

Danilo 

Ruben / Herrera / André /  Evandro / Oliveira - Entre os dois últimos, um está a mais. Deixa ver o que rendem as Olimpíadas... Se o feioso sair, temos que repor. É titular, é capitão, faz uma falta do caraças e pára-lhe o cérebro cada vez menos vezes. Assim de repente, caso larguem los millones, só estou a ver um substituto à altura. Diferente, é certo, mas mai'benito. Poijés, Algarvio dum cabreste?

Otávio / Teixeira / Bueno / Corona / Brahimi / Hernâni / Silva 3 - Confirmando-se que os dois últimos, descontando o Silva 3, passam à secção de Bilhar Grande, vai ficar curto. É certo que o Bruno Costa vai estar na B e o Ismael também, espero, mas é insuficiente na mesma. Ando há três anos a pedir o Sisto pelo Verão, mas nem no Natal tenho sorte. Está claro que, continuando o rapaz a jogar na Dinamarca, sou eu que devo estar enganado. Ou então o gajo é mais velho que o Renatinho...

Nota particular para os novos: Quanto custou o Otavinho? Jogue onde jogar, porque jogará, vai ser um regalo. E o Teixeira? Zero? Xinapá. Este moço está incluído no lote dos que contam para o 3  ( 4-2-3-1 ), mas não tenho nenhuma dúvida que poderá complicar as contas do 2. É impressão minha, ou há muito Tsubasa naquele metro e qualquer coisa de gente? 

Hein? Não tínhamos emprestado esse ao Rio Ave? Aaaah, ok, o outro. Gosto. E não, não vou fazer contas de merceeiro. É um valor seguro e proporcionará certamente retorno financeiro. O desportivo fica implícito, está claro. Mas o Sisto... Tá bem, tá bem, já me calei...

SILVA / Aboubakar / Suk - Sim, chega! Não me venham cá com goleadores seguros, como se isso existisse. Não quero um Iker dos avançados que abanque o miúdo. O Silva é a primeira opção e está muito bem assim. Porque é bom, muito bom, e vai ser melhor. Danei-me para o peso da responsabilidade e para o tempo de crescer e o espaço para evoluir e a vagina da irmã da mãe às costas. Fazer isso tudo enquanto se marca uma palete de golos, é ser bom, muito bom. Ele é! Porquê complicar? 

Está claro que se despacharmos o paciente de Freud para o consultório do doutor Confúcio, precisaremos de repor. Não se esqueçam que ainda há um Paciência na despensa. Eu ainda não desisti dele, mas já estive mais convencido...

O rapaz da parte da China que fica na Coreia, por mim, não ia a lado nenhum. Se queremos um avançado diferente, ele aí está. Com um bocadinho de sorte, acertam-lhe bem com a bola e até marca uns golitos. However, se as Olimpíadas lhe acrescentarem milhões à etiqueta da contrafação, godspeed.

...

Irmãos, abri o Livro de Cânticos, página 35. Juntai-vos ao nosso coro de Comedores de Palha, abrilhantado pelos solistas Jornaleiros de Referência e Comentadeiros Encartados.

- Credo Asdrubal, está tudo em estrangeiro.

- Oh, mexe a boca e pronto. Ninguém repara. Xiu, o Senhor Prior já está a olhar para nós, faz atenção. 

Jornaleiro: 
O FCP está faliduuuus
Não tem dinheiruuuu
E anda tutti ao mesmuuuu
Na SAD dos gatunuuuus

Coro
Buuuu, buuu, vergonhuuuus
Estamos entregues aos bichuuuus

Comentadeiro
Ooooooh desgraçuuuus
Não jogam a ponta dum cornuuuu
Estão bem fodiduuuus
Nem lhes vale o Spirito Sanctuuuu

Coro: 
Buuuu, buuu, vergonhuuuus
Venha o Jesuuuus

Jornaleiro: 
Olhai que garbosuuuus
Que estupenduuuus
Os nossos Eusébiuuuus
Que espetáculo com o Torinuuuus

Coro (em lágrimas): 
Oh inveja, oh revolta, oh desvariuuuu
Buuuu, buuu

Comentadeiro: 
E quem será o culpaduuuus?
Tu, Brutuuuus?

Coro (a apontar): 
Oh Pintus da Costae
Vai pró caralhuuuus

E o seguidista sou eu?

...

Fixo no livro:

- Está tudo mal, isto. É que não faz sentido nenhum, porra.

A abanar-se com um leque de Sevilhana:

- O quê, Senhor?

- Nada, nada, estou aqui a ver um cântico.

- Senhor, mando uma chuveirada?

- Na, esperamos até o palhacito se estender ao Sol. Prágora, deixa estar assim.

- Que cântico é, Senhor? - Sempre a abanar.

- Nada, não interessa, deixa.

- Nesse caso, vou ali dar um cafunho numa nuvem, a ver se refresco. Com a sua licença, Senhor. - Levanta-se.

- Oh Pedro, ajuda aí: Como é que se diz caralho em latim, pá?

...

Soundtrack to new begginings: No stopping!


20 comentários:

  1. brilhantemente fantabulástico, meu caro Amigo.
    obrigado pela gargalhada (mais uma), bem genuína ;)

    {isto, enquanto a bola não rola a sério, não tem piada. mas sem intérpretes, também não vamos lá...}

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, olha, quem é uma flor. Tás com um ar um bocado tostado, pá :)
      EU acho que já temos quase todos os intérpretes. Tirando o Sisto :)
      Abraço.

      Eliminar
  2. Traduzindo e metamorfoseando (fosga-se!!!) do sagrado profundo ao ateísmo leve, é tudo uma questão de tempo e paciência para voltarmos a ser campeões, e já este ano, quer alhus!!! (caralho em latim do século XII, numa altura em que a agricultura passava por sérias dificuldades e, a higiene oral era um bocadinho diferente da nossa)!!!

    E depois a cena do coro faz-me lembrar e muito os Blind Guardian. E homilias só ouvi uma e não gostei do que me disse o padre; chamou-me energúmeno, só porque estava com uma fixação estranha sobre uma freira que recolhia a colecta da caixa das esmolas!!! Não é que o maldito padre pensou que eu queria violar... a caixa das esmolas ( a freira que se foda!).
    Tinha eu 19 anos e não degolava ninguém. Apenas achava estranho ver gente recusar uma esmola a um qualquer pedinte, mas deitar e com grande soberba e exibição uma boas moedas num caixote a favor de uma estátua de madeira!!!
    Senti-me um pouco como o Fernando Santos a dizer que só se vinha embora no fim, e o pessoal a rir-se ás gargalhadas...

    Ó Silva, atenção aos apóstolos, carago (caralho em latim do século MCMXIII antes de alguém)... a triagem até tá bem feita. mas num seskeça de que há sempre um Judas que espera por si (não por si, si de vocemessê, mas si de ... si!).

    E apostulando o sagrado divino, nada como os Manowar, esses miticos machões que fazem capas... gays e, assinam os contratos com as gravadoras com o seu próprio sangue!

    Ainda bem que não sou crente. Eu e o... Sisto! Joagmos todo num sistema de todos ao molhe e fé em Deus!

    Fé em deus não caralhus, atheus sum!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, notou o gostinho a Bard's Song do hino hein? Ficam prometidos os Guardiões Cegos para breve.
      Isso das estátuas, meu caro, é uma coisa que dá para os dois lados, salvo seja. Ora por exemplos, eu conheço malta que não dá a um pedinte e depois gasta num papel que lhe da acesso a uma arena, onde andam 22 mancebos a correr atrás de uma bola. E gastam os seus cruzados com grande paixão e anunciando a todos o seu amor eterno à causa. Há com cada maluco, Deusmalivre. ;)
      Um dia ainda cá chega o Sisto! Ele e o Iker, sozinhos, ganhavam o Campeonato! Mesmo!
      Obrigado, como sempre. Abraço

      Eliminar
    2. Excelente escolha musical essa do Bardo Ceguinho:)

      Quanto à cançoneta...bom, só come palha quem quer...

      tem a sua piada ver o nosso FCP ser tratado como underdog pela imprensa desportiva, pode ser que o cão morda muito e no final rimos ajente(!), aliás como tem sido nosso timbre, tirando os mais recentes anitos!

      Eliminar
    3. Antes de mais, seja muito bem-vindo Daniel.
      Depois, vivam os bardos, incluindo o do Astérix :)
      Entretantos, há muito quem não resista à palha fácil e sempre fresquinha. E ser underdog não nos costuma chatear nadinha...
      Por fim, volte sempre.

      Eliminar
  3. Era bem capaz de dizer amém às interpretações doutrinárias e mesmo às apostólicas de San Iker até ao arcanjo Daniloel. Daí em diante alguns pontos de discórdia mas ainda a comungar do mesmo evangelho.

    Mas entra o coro e vai-se a fé. Fico logo com a impressão de reinar por lá confessa iconoclasia. Por lá e pelo lado de cá, só muda o objecto do culto. E como é sabido, para esses peditórios não dou ( e até lhes roubo a caixa de esmolas se tiver oportunidade ).

    Devoção só mesmo ao Futebol Clube do Porto. Amém to that.

    Abraçus invictus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pá, não estarmos às turras por causa do treinador e assim já é um excelente sinal. Quer dizer que a bancada esclarecida não está contra à partida. Nem a favor só porque sim.
      O hino, aí o hino, há-de ser um post um dia destes. Eu reparo no que vejo. Se alguém vê mais, tem obrigação de dizer e provar. De outro modo, é cúmplice.
      Abraçus

      Eliminar
    2. Essa da bancada esclarecida tem piada...

      Eliminar
    3. Olha que me estou a incluir. Já sei que tem um ar um bocado elitista. Cagão, vá. Mas quando não estou desvairado a insultar o Caprla da vez ou o rabo do Varela, sou um tipo medianente esclarecido :)

      Eliminar
  4. Caro silva, concordo bastante com as tuas escolhas. Entao o silva a todo o custo... Top. O abou devia ir e ficavam os tres que mencionas. Chegava bem. Tenho um bocadeco de pena daquele tipo do valencia nao vir para ca mas sim para lisboa. Gostei de o ver no braga. E centrais?? Ha um tipo la no trabalho que deve ter a vontade 1.8 metros De altura. Podiamos ficar com ele que nao faria pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a questão central é que é mesmo...central! De resto, não estou a ver que tenhamos dinheiro para melhor que o André. Aqui entre nós, não estou mesmo a ver melhor que o André, mas eu sou um exagerado. Se o Abou sair, não chega. O Gonçalo e o Suk podem ser terceiros, mas não segundos. E trazer o Sisto para central? :))

      Eliminar
    2. Ah, o outro Danilo. Não cabe. E não ia ficar à espera de saber o que se passa com o Hector. Eu também gostei dele e acho que vai encaixar bem nos fdp. Oh well, isto não é Pokemons. Can't catch'em all! Já o Sisto, dava para...ok,ok...

      Eliminar
    3. Quem é o teu sisto? Pensei que falavas no pione, mas esse joga mais la a frente.

      Eliminar
  5. sff arranjem-me um stream para ver o fcp esta época, que cancelei a sporttv

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor stream está no Dragão! Para além de que essas coisas ilegais não se fazem. Se o Google lhe der ideias, aí já não é culpa de ninguém, nem do Inácio ;)

      Eliminar
  6. O sisto já está no celta de Vigo e só foi por 5M andamos mesmo a dormir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É apenas um estágio que arranjamos ao moço, calma :)

      Eliminar