sábado, 21 de janeiro de 2017

Milho aos pombos

Calma, malta. É o André André. A gente pode bem com o gajo!

Uma tarde muito intrigante, hoje no Dragão. E também houve um jogo de futebol. Essa parte, despacha-se num instante:

Depois de um quarto de hora de nicles, livre de Alex Telles e, pumbas, golo do Porto. Oh yeah, de bola parada. Seguiu-se mais meia-hora de coisa nenhuma, incluindo uma bola na barra por Jota e um frango bem assadinho pelo Iker. 1-1 ao intervalo.

A segunda parte começou com um penalty limpinho que o árbitro marcou. Contra nós, portanto. Reagimos com nada - se é de futebol que se trata - e choveram dois livres de Alex Telles. Pimbas, golos de Marcano e Danilo. O último nem queria acreditar que, a jogar assim, estávamos à frente do marcador outra vez. Ufa, só faltava meia hora de controlo e saídas a preceito para o contra-ataque e assunto arrumado. 

Assim foi, só que não. Controlamos a correr bastante atrás da bola, mas sem a cheirar muito. Saímos com critério para o ataque, através de belos charutos para onde se estivesse virado. Depois de um calafrio na nossa baliza, o Rui Pedro deu consigo a um metro da linha de golo. Com o guarda-redes na outra ponta. Ora, já se sabe que assim é demasiado fácil, pelo que fez pontaria ao Cássio. E acertou-lhe! Infelizmente não em cheio, de maneira que a bola ressaltou para dentro da baliza. É continuar a tentar. 

Em resumo: Que bela bosta, sim senhor. 

- Oh Silva, pareces o assobiativo! Buuu, buu, que ganhámos katradois? Tás maluco, pá?

O problema, meus caros e pacientes amigos, é que, desta maneira, não vamos ganhar katradois muitas vezes. Quê? Mais vez nenhuma! Quê? Assim, duvido que ganhemos. Ponto.


...

Mas isso agora não interessa nada. O que importa mesmo, é que foi uma tarde cheia de coisas muito esquisitas.

Por exemplo, quem é que se lembrou de espalhar milho pelo relvado? Tanto pombo a bicar o solo, credo. Assim, não há relva que resista. Cá pra mim, era para alimentar o frango do Iker. Lá gordinho, estava ele.

A minha calculadora pifou, ao tentar contabilizar o número de posições em que o nosso técnico quis que jogasse o Tsubasa. No meio, mas descaído para a direita, a médio esquerdo, a caminho do banho. Ah bom, estava a ver que desta vez se tinha esquecido. Até se compreende, que o tipo está particularmente mal este ano. Nem consegue fazer os companheiros desmarcarem-se, para ter a quem passar a bola, nem nada. Um fiasco.

Diz que o Herrera deu a cara pelo Porto. Acho que deviam explicar aos cámones que ele já cá chegou com aquelas fuças. Não ficou assim depois. Senão, nunca mais cá poisa gringo nenhum. 

Menos mal para o próprio: Se deu a fronha pelo Porto, agora deve poder escolher outra. Mai'bonita, digo eu. Mas não é obrigatório. Por justiça, diga-se que não esteve pior que o resto. Também, era difícil.

Bonito, bonito, está o André André. Desde que ele entrou até ao fim do jogo, fartei-me de pensar "tá bonito, tá". Depois de assistir ao último golo - na única jogada da equipa depois do trêzadois - um gajo só pode ficar intrigado: Mas porque é que obrigam o Oliver a jogar ali, para o André André moribundar no meio. Sim, o verbo moribundar, de moribundo mesmo.

Mais uma vez, o NES acertou na mouche, na conferência de imprensa: A equipa teve caráter. Vá, até podemos dar de barato a ambição. Pelo menos, a ambição de ganhar um bacalhau, pelo chutão para o ar que vai maijalto. Só falta jogar à bola. Está quase Nuno, está quase.

É aproveitar esta intrigante tarde para melhorar muito. E muito depressa. E não repetir, mesmo que desta vez tenha corrido bem. Muito bem.


...

O Grande Vila Pouca perguntou, há poucos dias, no seu soberbo e obrigatório Dragão Até à Morte, se o Soares é fixe. É, sim senhor. Penso eu de que. Marquem bem que leram aqui primeiro. Para o bem e para o mal.

Se o Corona, que fez um jogo tão bom quanto o remate na cara do redes adversário, na primeira ocasião de golo do jogo, encostar por lesão, não há remédio, tem que vir um extremo. Tipo o Kelvin, mas para jogar futebol mesmo. Mas qual Sisto, pá? Deixem-me da mão, chiça.

A propósito de extremo, aquele rapaz que esfrangalhou os nervos ao Layun , é moço para custar muitos dólares? 

Última palavra para o único que esteve ao seu melhor nível: Olarilas Jorge, muito bom. Excelente. É como os pombos, sempre a bicar o milho que lhe deixam, até  ficar de papo cheio. A minha única dúvida, é se é da cor da camisola que usas ou se, simplesmente, és uma bosta tão grande quanto o jogo desta tarde. Vai-se a ver, é as duas. Se o senhor Sousa, seu pai, lhe enfiasse umas valentes lambadas nessa tromba, é que era de serviço.


...

Olha, não fosse pelos golos - obrigado Alex! - e pelos centrais, sejamos justos, mais valia ter ido dar milho aos pombos. Espera, tu kéjbêr... 

...

Soundtrack to pigeons: Woop woo.

23 comentários:

  1. Excelente análise; com muito humor à mistura. Obrigado.

    Braulio Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a preferência, Braulio. De resto, não é análise, é constatação ;)

      Eliminar
  2. Já bisteS, subscrebi com linque.

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bi sim senhuore. Obrigado. E fui um doce com o Luis hein? Se era o tipo da gabardina, não se tinha aguentado :)
      Abração.

      Eliminar
  3. Não fpoi frango do Iker, não senhor!
    Foi mais um pombo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também fiquei com a sensação de que a bola desviou num pombo... :)

      Eliminar
  4. Ora biba Sr. Silva. O trio VIP que vai ao Dragão para ver o Oliver, nem para ele olhou, tão ofuscados ficaram com o novo penteado do Herrera. Já podem colocar uma foto tipo passe no espelho do "guarda-vestidos" "inmodo".:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É quem, o trio Odemira? :) Olhe, nem reparei se o penteado do moço era novo. Mas também, jogaram os dois em tanta posição diferente que era dificil saber onde andavam :)

      Eliminar
  5. :)))) Anel de noivado com solo de percussão à Buddy Rich, bem fisgado, sr. Silva.
    Dificil não ter notado o Herrera, tanto campo teve de ocupar. Distraiu-se com o meu, o teu, o nosso gajo da gabardine :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério que esse rapaz às vezes dá cabo dos meus, dos teus, dos nervos de toda a gente... É que já nem o Lito Vidigal tem pach...bem, o Lito talvez tenha...

      Eliminar
  6. E eu sempre a dar-lhe que o tasqueiro não vê um boi de bola... Afinal o problema não é da bola, é da visão mesmo... Vai-se a ver era da luz artificial, que assim à tardinha já vê em melhor... Ou então tem andado a ler gente que percebe muito... E lá aprendeu qualquer coisinha.

    Ao Herrera há-de valer que o Game of Thrones volta no verão, pode ser que o deus das mil-caras lhe empreste uma... A sério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vejo, por isso é que sei mais de bola de olhos fechados que tu de binóculos. É isto. :)
      Quando é mau, é mau, nada a fazer.

      Eliminar
  7. Ah, faltou-me gabar o visionário que logo na primeira jornada avisou que Gil Dias era menino para dar em jogador - que o diga o Miguel dos tacos e burritos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E lembrei-me disso, aí tens. Crédito concedido. Não podes errar sempre. :)

      Eliminar
  8. Não fosse o escrita e o humor, com selo, e até poderia ser levado a pensar que o tasqueiro era outro! :)

    Foi realmente mau demais...

    Abraço

    PS:
    O Soares ou fez o jogo da vida dele ontem, ou é realmente um achado que andou perdido até aos 26 anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, OBRIGADO pela oportunidade, Carrela: NOTE-SE A DATA DO POST! ANTERIOR AO Braga vs Guimaraes! Finque tenho visto, nem sempre lhe corre assim, mas a disponibilidade e o a propósito, estão sempre lá. Que não se percam.
      De resto, não foi mau demais. Foi só mau. Afinal, ganhámos.
      Abraço

      Eliminar
    2. Eu avalio pelo que se faz para ganhar e não se ganhámos!
      Obviamente que não trocava este resultado, por um jogo bom com resultado negativo!
      Mas para mim foi mau demais. Temos criticado, e com razão, a postura das "equipinhas" que vêm ao Dragão jogar fechadas e abusar do anti-jogo.
      Tudo levava a crer, e confirmou-se, que teríamos a 1ª equipa a encarar o jogo de forma positiva, e o que fazemos?
      Desbaratamos por completo essa ânsia!

      Abraço

      Eliminar
    3. Se este jogo servir de exemplo, mais ninguém vem jogar fechado a pensar no pontinho. Isso é preocupante.

      Eliminar
    4. Não é preocupante, porque nós não somos aquela foleirada, como é óbvio! Somos muito melhores!
      Fizemos foi um jogo demasiado mau!
      Felizmente calhou num dia em que a "sorte" equipou de azul e branco... até já era tempo, diga-se!

      Veja-se Layun, uma exibição indescritível, acho que ninguém considera aquilo, o Layún como jogador...

      Eliminar
    5. Pois que não sei. Ainda ninguém tinha jogado assim no Dragão, tirando a Roma na primeira parte, talvez...

      Eliminar
  9. A jogar mal e porcamente contra equipas "abertas e de peito feito", mas que levam 4 na pá, que seja sempre assim até ao fim. Dito isto por mim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me sempre da Glória e das suas belas mamas...
      A questão, meu caro, é que a jogar assim, os 4 na pá não acontecem muitas vezes. E ainda corremos o risco de ser na nossa pá. Esse é o meu problema.
      Mas não vamos jogar sempre assim. Aliás, não vai acontecer mais!

      Eliminar
    2. Felisberto, todos sabemos que a jogar assim, com sorte ganhámos 1 ou 2 jogos em cada 10... já ganhámos 1, é melhor não abusar da "sorte" e acreditar que voltamos a ganhar outro nas mesmas condições!

      Abraço

      Eliminar