quarta-feira, 4 de junho de 2014

Prato do Dia: Almôndegas OH YEAH!



750g Carne de Vitela picada
50g Chouriço Porco Preto
12 Ovos de Codorniz
1 Ovo
1 Cebola
2 Dentes de Alho
2 ou 3 Tomates Maduros
3 ou 4 Colheres de Sopa de Polpa de Tomate
1/2 Copo de Vinho Branco
Pão Ralado
Sal
Pimenta
Gengibre
Manjericão
Cominhos
Azeite
Farinha
Açucar

Arregaçar as mangas, ou mesmo assumir o tronco nu, dependendo da vista que se proporciona, é o primeiro passo para o sucesso do prato. Nada mais importante do que meter as mãos na carne, literalmente.

Numa tigela grande, a carne, o chouriço triturado com 1/2 cebola, o ovo e os temperos. O tempero da Tasca inclui: sal, pimenta, gengibre e uma pitada de cominhos, quase por acaso. 

Mãos à obra, até que tudo esteja bem misturado e bastante homogéneo. Acrescenta-se pão ralado e continua-se a amassar a carne, acrescentando até que deixe de se colar aos dedos e à tigela. Ou que a paciência se esgote.

Dividir a carne em porções do mesmo tamanho, sempre em número superior a 12. Espalmar 12 das porções e colocar um ovo de codorniz, previamente cozido, no meio. Depois é só fazer bolas de carne à volta dos ovos. As restantes porções são "emboladas" sem recheio, mas devem ficar pouco mais ou menos do mesmo tamanho no final. Rebolar tudo em farinha, pouca.

Num fio de azeite, selam-se as almôndegas, até ganharem cor a toda a volta. Lume vivo, meatballs  reservadas.

Numa panela, meia cebola e 2 dentes de alho em azeite, até a cebola amaciar. Aproveite-se o tempo para pelar e passar a cubos dois tomates bem maduros. Ou três, depende sempre do tamanho. Sim, do tamanho dos tomates. 

Tomates no refogado, salvo seja, é preciso deixá-los desfazerem-se até serem puré. Aos pobres, tudo lhes acontece. 

Agora, três ou quatro colheradas de polpa do respetivo e meio copo de vinho branco, tão bom quanto possível, sem esquecer as folhas de manjericão para perfumar. E um cubinho de caldo de legumes? Bem visto! Acrescentar água em quantidade suficiente para o molho pretendido e deixar ferver uns 5 minutos.

Aos mais impressionáveis aconselha-se que juntem umas colherzinhas de açucar, até a acidez lhes ser conveniente. Na Tasca põem-se umas três. Usar uma Varinha para produzir o mágico efeito de triturar tudo o que não se desfez, retificar temperos, revisitar o raminho de manjericão, dar duas mexidelas e lamber a colher.

Por fim, mergulhar as almôndegas no molho e deixá-lo apurar uns 10 ou 15 minutos, enquanto a carne aproveita para acabar de se cozinhar.

Serve-se com esparguete, pois claro! Cada comensal que trinchar uma almôndega e encontrar um ovo, deve gritar "OH YEAH!"  



2 comentários: