domingo, 31 de maio de 2015

A Taça da Liga é E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R!




Caros Vocês,

Eu andava enganado. Olá se andava. Tirando duas finais que o FCP jogou, e perdeu!, nunca tinha prestado atenção a esta coisa da Taça da Liga. Quer dizer, acho a sua piada aos jogos que o Porto faz, pela oportunidade de ver jogar a nossa equipa B+. Nem é bem a B, nem chega a ser a A. Assim a modos que uma gaja que nem é tão boa que se lhe queira saltar para cima, nem mete tanto nojo desse ponto de vista que nos apeteça ir tomar copos com ela e abrir-lhe a nossa alma.

Mas isso era tudo. Via o Quintero ser dos melhores em campo do nosso lado, o Ricardo fazer o lugar do Reyes na lateral direita e estava despachada a Taça da Liga. Até que na sexta feira, dia 29 de maio do ano da Graça do Senhor de 2015, a minha opinião passou a ser a que está expressa no título acima.

Não é que tenha visto o jogo entre o 5LB e o 5 Funchal e Benfica, não. Dado disputar-se à mesma hora, sensivelmente, o clássico entre o Royal Buthan Army FC e o Druk Pol FC, para a Liga do Butão, escolhi o jogo mais importante e perdi o dos dois Benficas. Para minha felicidade, no entanto, pude seguir via rádio o Pós-Match. Se alguma de vossas excelências pôde experienciar o mesmo, queiram fazer-me o favor de confirmar, ou desmentir, os considerandos que seguem. Mas façam-no MESMO, a bem da minha sanidade.

Primeiro facto interessante: O meu rádio dessintonizou-se misteriosamente e saltou da Antena 2 - sim, eu oiço música barroca enquanto vejo equipas do Butão a jogar à bola, porquê? - para a TSF. Acho que alguém tinha marcado um golo contra dez, por isso presumi que fosse o Benfica de Lisboa. Era. 

O Costa Monteiro diz qualquer coisa como "bem, eu antes já tinha dito que estava acabado e enganei-me, por isso não vou é dizer nada!". WOW! Foi preciso esperar até à final da Taça da Liga para ouvir o tipo gaguejar qualquer coisinha de jeito! Caladinho é quando tu acertas mais Monteiro, pensava ele com os seus botões. Fiquei com a pulga atrás da orelha. Mas tu queres ver que há um je ne sais quoi nesta coisa da Taça da Liga, Silva?

Resisti uns minutos mais, mas acabei por voltar à referida emissora, já o jogo tinha acabado. Vem o João Diogo, jogador Madeirense, como as espetadas em pau de loureiro, para abrir as flash interviews. Diz o João: Ah e tal, ficámos com dez e foi mais difícil. Mas cada jogador do Marítimo (5FB) dobrou-se... 

Espeeeeeeeeeeeeeera, afinal isto da bonomia, da descontração e relaxe desta competição, torna as coisas interessantes. A malta fica com as palavras a saltarem-lhes para a honestidade. Mas olha João Diogo, não foi só neste jogo. Vocês andaram a dobrar-se nos jogos contra o 5LB todo o ano, rapaz. Já nem deve doer, nem nada...

Entretanto, interrompem do relvado, que a Taça da Liga dá para tudo, e abrem o microfone para o árbitro da partida, Carlos Xistra. E diz o jovem, ainda ofegante: paaaa, não foi por mim que o 5LB ganhou e o Coiso perdeu...

Eu gosto de ver um profissional assumir os seus erros. Acho que é meio caminho andado para não os voltar a cometer. Mas que diacho Carlos, foi uma má noite, deixa lá isso. Já provaste em tantas outras a tua qualidade. Não é por desta vez o 5LB não ter ganho por tua causa que te tornas o pior árbitro à face da terra. Vá lá, vá lá - palmadinha, palmadinha - verás que ainda vais proporcionar muitas vitória aos milhafres. É levantar a cabeça e continuar a trabalhar.

Logo de chofre, entra o treinador insular, Ivo Vieira, e declara: Sim senhores, viemos cá para participar da festa e foi isso mesmo que fizemos. E dignificámos o nome deste e daquele e blabla cliché cliché. 

Ok, um pedacinho cinzento o Ivo e não trouxe nada de novo. Afinal, serem cabeçudos do Benfica não é propriamente novidade. Em menos de um fósforo já é a segunda vez. Olha, o Diogo disse maijomenos o mesmo e teve bastante mais piada.

Os vermelhos não devem ter dito nada de jeito, uma vez que não me recordo de terem aparecido nos intervalos destas personagens. Em compensação, os comentadores, relatadores, técnicos de som, tratadores de relvados e tutti quanti, rejubilavam com o décimo troféu mais que brilhantemente ganho pelo Jergo Juses. 

Não sei se sabem, mas o meu avô Alvarim era marceneiro. Para além de me ter deixado um gosto muito particular por lápis de forma sextavada, que nunca mais vi, é possivel que me tenha inculcado este gosto pela aritmética simples. E então pus-me a fazer contas: Dez títulos em seis anos,não chega a dois por ano. Tendo em conta que nos últimos dois enfardou seis, deixa mesmo um para cada uma das épocas anteriores. Sendo que cinco - C-I-N-C-O! - dos dez, são Taças da Liga... Se calhar é só por ser bastante faccioso, que sou. Mas desconfio que não se tinha aguentado seis anos na Invicta, o mais fantabulástico dos treinadores do Universo conhecido e algumas partes do desconhecido também. 

Ainda a fazer a prova dos nove destas minhas adições, ouço a inconfundível voz do pastor desse grande rebanho - que é assim uma espécie de manada, mas com ovelhas. - vermelho. E o que diz o Juses? Pois que o Marítimo desta vez entrou mais agressivo, ao contrário do último jogo. Provavelmente usaram os jogos anteriores para aprender e desta vez deram mais luta, os maganos. O futuro ao meu Pai pertence e oh adeus oh vai-te embora. Foi.

Poooooooooooooooois claro. Então mas não é evidente que os jogos do campeonato, contra o 5LB, servem precisamente para que as equipas possam preparar a final da Taça da Liga? À partida já se sabe que lá encontrarão o hoje bicampeão nacional. Só não aproveita quem não quer! Depois é só participar na festa e dignificar o nome e levantar a cabeça e deixar boa imagem e irem todos para o transatlântico de putas que os pariu! É que não têm outro nome, chiça.

Não me posso enervar depois de jogos da Liga do Butão. Por isso desliguei o rádio e arrisquei a TV. Pumbas, nem de propósito, dou de trombas com o Carlos Guardanapo, emérito Presidente do 5FB. Para quem perdeu a Europa e mais a Taça da Liga, estava bastante sorridente. Eu também fico com aquela cara quando o FCP ganha. E se fosse Presidente do Atlético Aradense e perdesse trinta e dois a zero contra a equipa C do FCP, ficava na mesma. Ia mudar apressadamente de canal - nota mental: assinar canais pornográficos em breve, para ter alternativas reais a esta pouca vergonha. - quando oiço o homem...(SURPRESA!)... queixar-se do árbitro! 

Pronto, deu-me um mal de riso tal que a família teve que me mangueirar, como se faz aos cães quando ficam presos, a ver se não me finava de riso. Até soltei umas pinguinhas e tudo. Sim, eu sei que devia ir ao médico, por causa da idade e assim. Mas tenho receio que o doutor me tome por um jogador do Marítimo, me dobre e me enfie o dedo no rabo. Credo! 

8 comentários:

  1. Caríssimo tasqueiro, vexa parece o venerável George Sibley da Bola!
    Sabe o muito respeito que lhe tenho e é por isso que lhe chamo a atenção para o facto de esse sapo que lhe está atravessado no gasganete qualquer dia ainda o sufocar, homem.
    Sirva-se aí de um copo de tinto, a minhas expensas, pode ser que ajude a empurrar pra baixo. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, há maneiras mais brutas de chamar feioso a uma pessoa...
      Já você é gira que dói. Como a mulher do Sibley e maijumas quantas amigas dela. Espera.... BURN THE WITCH

      Eliminar
  2. Uma delícia!
    Nada como vir à tasca para ficar bem disposto pela manhã...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carrela. E tens que experimentar as panquecas :)
      Abraço.

      Eliminar

  3. @ Silva

    é isso: agora ao almoço, para acompanhar os lombinhos, vou pedir um alvarinho em homenagem ao teu Avô :)

    quanto ao teres dado de caras com as trombas do guardanapo Pereira, isso é algo que não se deseja a um portista dos quatro costados

    por último, folgo em saber que já há hiperligações à maneira e que desse a taça da bjeK@ direito a, por exemplo, acesso à terceira vaga para a Liga Europa e provavelmente não seria tão menosprezada por todos, inclusive pelos que já a conquistaram cinco vezes.

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As hiperligações devem-se a v.exa :) Ainda estou pasmo com o aftermatch! Espetacular indeed...
      Abraço.

      Eliminar
  4. Amigo Silva

    Como hoje tenho pouco tempo, passei cá só para pagar a minha dívida.

    https://www.youtube.com/watch?v=y4Ypye1CjE8

    e deixar algumas notas, não de euros, que tenho que poupar para ir ao circo do verão, que já abriu a época, com promessa de palhaçadas surpreendentes.

    O "burmelho", encarnou na árvore que dá bolotas, há animais que este ano têm alimento garantido.

    O encarnado, parece que encornou e está a ponderar casar com a divorciada, azar já ter prometido o dote por outra virgem.

    O desquitado à força, como não levou o fato à cerimónia, vai ser condenado a usar fato de treino todos os fins-de-semana num Colombo perto dele.

    https://www.youtube.com/watch?v=M1AjGjBDd-8


    ResponderEliminar
  5. E pronto, por fim alguém que me explica esta coisa do Juses de maneira a que eu entenda! Eu bem desconfiava que não era nada importante, de facto. Ao fim e ao cabo estamos mesmo na época dos circos...
    Dívida paga, caro Mr.
    Abraço

    ResponderEliminar