sábado, 2 de maio de 2015

Aberto para balanço IV - Tubi ornotubi...hegemonic.

- Ele acredita mesmo que ainda acaba na Premier League.
- Opa, cala-te que já me dói a barriga...

IV

... Detiz dacuestion. Em grande alvoroço, uma fatia dos azuis cultos e brancos exigentes, ou do Exigente Culto, já iniciou o habitual enterro da hegemonia portista. Esta coisa das hegemonias depende um pouco do intervalo temporal que se quiser definir. Se forem os últimos 30 anos, é uma coisa; se forem os últimos 60 é possível que seja um pouco diferente. A recente descadeirização do sonho do Chiclas, pôs-me a pensar se não temos na sua própria figura um advento suficientemente importante para que marque os tais limites temporais. Agora é que ninguém sustém o ego do palhaço...

Goste-se ou não do debilóide (nota-se?), é justo reconhecer que nele o Orelhas encontrou a estabilidade que ameaçava detonar o seu reinado. João Batista terá cumprido no final desta época o seu sexto ano na liderança técnica do 5LB. Nesse período de tempo terá ganho dois ou três campeonatos. Se estatisticamente o título deste ano fará toda a diferença, acredito que devemos olhar para lá disso: Neste ciclo de seis temporadas, não fomos hegemónicos e fazer de conta só faz mal.

No período de seis anos imediatamente anterior a este, o FCP ganhou cinco vezes o campeonato, incluindo um tetra. O 5LB ganhou apenas um. E foi o de Trapalhoni. Devemos pois reconhecer que no intervalo definido pela presença de Pedro, o Pescador, nas nossas vidas, o 5LB está mais próximo. Mesmo que ganhemos este ano, há que ficar atento à forma como vamos ganhando. Os três ou quatro campeonatos que teremos ganho no fim desta época, foram muito renhidos. Disputados até ao fim, exceto o de Villas Boas. Aliás, ressalvando esse ano, o traço comum a todas as outras vitórias é que... estivemos muito perto de perder. 

Judas Iscariote terá, por muito que me custe, e custa taaaaanto, reconhecer, que ter algum mérito nisto. Assim como a orelhuda direção dos lampiões, que lhe entregou excelentes planteis e investiu muitos milhões e parece ter feito bastante bem as coisas pelo outro lado. Nunca conseguiram, porém, passar a fronteira. Sempre que foi preciso ser grande para lá de Elvas, pumbas, ficaram-se. Estiveram, no entanto, duas vezes perto de o conseguirem. Nós conseguimos mesmo...uma.

- Oh foda-se Silva, mas isto é um post a dizer bem dos lampiões? Pior ainda, a bater palmas ao Orelhas e ao Jegro Juses?

Palmadas são dadas quando e a quem merece palmadas. Feita essa parte, este post pretende anunciar o fim de um ciclo. Quando, na minha opinião, a hegemonia do futebol português é, efetivamente, dividida entre os Bons, nós!, e os Maus, eles!, nesse exato momento, o FCP faz o que faz melhor: Dá-lhes um bigode do caraças.

Ao novo inicio lampião, com ou sem Simão, o Zelote, a treinador, respondemos com um projeto de médio prazo, liderado por um dos melhores treinadores que passaram por cá em dias da minha vida. É opinião e é pessoal, mas muito convicta. Os sinais indicam-me o final deste ombro a ombro, pelo menos no que diz respeito a futebol jogado. Pelo outro lado, pelo contrário, creio que nos levam um avanço muito significativo. 

- E o Mateus, o Publicano, achas que vai mesmo para um grande campeonato?

Até o Orelhas se mata a rir com isso. Mas alguém consegue imaginar o palerma a trocar o nome do Wenger ou de Louis van Gaal? Melhor ainda, imaginemos o Chiclas a mascar de boca bastante aberta e a falar inglês. O sonho do homem pode ter a cadeira que ele quiser, mas a falta de nível da personagem é impeditiva de aspirar a mais que... o 5LB. Por isso, acho que é agora que iremos mesmo ver o fantabulástico fabricante de craques a partir de gajos só com uma perna, o catedrático do rolo compressor contra o Souselas, o pragmático do ataque todos fechadinhos lá atrás, o grande João, o Bem Amado, sem milhões para gastar em jogadores. Estarão as fichas todas no Vitor Pereira e sus muchachos.

Ao que prevejo seja um novo ciclo de grande hegemonia azul e branca a nível nacional, seria excelente juntar um novo título internacional. Seria branco sobre o azul, embora o fosso para os grandes da Europa ameace alargar-se. Para além disso, parece preparar-se uma nova forma de intervenção do clube, que para já se consubstancia em...não intervir de todo. No entanto, não será fácil fazer emergir novos protagonistas que, mais do que o reconhecimento dos de fora, obtenham o respaldo e a necessária quase-unanimidade dos portistas. Somos difíceis, muito difíceis, muitas vezes estupidamente difíceis... Mas isso é outro tomo (não é, Miguel? :))  

7 comentários:

  1. Apesar de tudo, há que não esquecer, meu caro Silva.

    Primeiro ano do chiclas, campeonato dos tuneis, o ano passado, a bomba fonseca e este ano.... o colinho.

    E quanto ao Vitor Pereira... já escrevi muito sobre isso, sabes o que penso. Não lhe dês assim tanto crédito.

    E não te esqueças: mesmo para ganhar este - presumivelmente a 3 pontos, com muito roubo! - teve de desistir de TODAS as provas internacionais! E da Taça de Portugal!

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    PS: Cheers pela referência :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge,
      A referência não e para ser agradecida, impôs-se por si. Obrigado a ti pelo post.
      Quanto ao resto, estar lá para reclamar os depsojos de guerra tem o seu mérito. Por fim, de acordo quanto à limitação geográfica, aliás explicita no texto: este 5LB serve cá dentro e na segunda prova da Europa...se lá chega. Acho que o mesmo se aplica ao burgesso. E não é nada de novo, lembras-te daquela eliminatória contra o Liverpool a poupar jogadores? Fraquinho...
      Abraços.

      Eliminar
    2. E claro que não esquecemos Jorge. Nunca esqueceremos!

      Eliminar
  2. Já quando perdia toda a esperança nos blogues, é que a tasca me voltou a dar ânimo! (A bagaceira que se serve aqui é finest quality, do melhor dos últimos tempos! )
    Muito bom!
    E, muito inteligente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Reine, isso é uma grande responsabilidade.
      Sai uma bagacito de destilação caseira :)
      Bem-vindo.

      Eliminar

  3. @ Silva

    só lhes reconhecerei mérito desportivo quando o fizerem em relação a nós.
    até esse dia chegar, p*t**ha que os concebeu numa estrebaria...

    mais depressa ganham as galinhas dentes do que eu os volte a parabenizar...

    não me esqueço, aquando do primeiro título do 'chiclas' (note-se que não me refiro a título colectivo, da agremiação, mas individual), no (entretanto "falecido") "Tomo I", cheguei a dar publicamente os parabéns aos ilegais adeptos da agremiação em causa. «acarditas» que mesmo assim recebi insultos na caixa de comentários?! desde esse momento, para mim, só lhes desejo "felicidades" :)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de confusões Miguel, eu quero mais é que o Jegro e o gajo que trafica coca nas covas das orelhas se lixem com um F bastante grande. E como apontou bem o Jorge, encontraremos facilmente explicações muito para lá do seu mérito para as suas vitórias. However, caro amigo, manter os olhos abertos só nos trará clarividência.
      De resto, tirando uma ou outra gaja (sabes que tenho que ter cuidado pa :)) nada de bom do lado lampião. São umas bestas. E feios, Cristo, tão feios :)
      Abraço.

      Eliminar