segunda-feira, 29 de junho de 2015

Season of the silly




De um lado da Circular outra, porque segunda faz sempre pressupor que há uma antes, vivem-se os tempos da Inquisição e da caça às bruxas. Ferro, fogo, lágrimas e cheiro a carne queimada e carne gangrenada e, de uma forma genérica, a podre. Intenso. Do outro lado da estrada, reabrem-se os poços virtuais dos quais se julgava terem encontrado os respetivos fundos. Desde a multifacetada Illona Staller que não havia noticia de algo tão profundo. Às malvas a contenção, o novo modelo, a formação e tutti quanti. Reconvertem-se à pressa os berçários, já instalados, em bunkers, tal é a quantidade de bombas anunciada.

Entretanto, a Norte, gozam-se dias de Sol, em soberbos escaldões amansados por águas tépidas, enquanto se aguarda tranquilamente que passe a silly season e recomece o carrossel de emoções. Tranquilamente recostados nas almofadas de um trabalho sereno e em progressão, embalados pelo balançar suave do barco em águas calmas, de continuidade, por oposto à turbulência das mudanças bruscas e mal-enjorcadas. Certo?

- Oh Silva, mude lá de metáfora que já estou a ficar sonolento...

Errado! Quer dizer, maijomenos certo, aparentemente, para quem trabalha, mas completamente ao contrário para quem bitaita. Andamos entre o cataclismo, o purgatório e o fim do Mundo em cuecas. Por motivos vários, cada qual menos relevante que o anterior e, seguramente, de maior interesse que o seguinte. Afinal, não somos menos que esses malandros da Capital. Se eles podem andar entretidos, nós também podemos. Aliás, não só podemos, como arranjamos maneira de nos entreter muito mais e muito melhor que eles. Pimbas, embrulhem Mouros!

No topo da lista, temos logo o Emplastro Gate, que motiva bloguistas, adeptos, comentadores, enfim, a Nação  em geral. Como isto se tem arrastado e não há meio de se saber se o tipo vem ou não para Norte, já há quem tenha passado à segunda fase: Se vem ou não, já não importa. O que importa é se houve ou não proposta. Aliás, não é uma dúvida. Houve! É seguro. E isso, só por si, é arrastar o brasão abençoado pela lama.

Claro que, vendido por um camião de dinheiro o Danilo, precisamos de um defesa direito. Claro que um dos problemas apontados o ano passado é que tínhamos malta demasiado nova, sem experiência no nosso Campeonato, precisávamos de gente com raça e experiência e, vá, alguma qualidade, que dá sempre jeito. Claro que o Emplastro, para além de uma besta do tamanho do rabo do Pedro Henriques, - pronto, ok, estou a exagerar um bocadito, coitado do Emplastro - também é, provavelmente, o melhor defesa direito a jogar por cá, depois daquele que despachámos para Espanha. Claro que, ao que se sabe, nos propomos investir uns 16 milhões para que o tipo venha jogar para aqui nos próximos quatro anos. Até pode ser que um dos quatro seja mais de pré-reforma que outra coisa. Um desastre!! Nem de propósito, publica-se hoje uma entrevista que parece que prova que se tens a Mística certa, então primeiro tratas dos papeis da reforma, ou de renovar o contrato ou lá como chamam a isso, e depois dizes o que te der na telha. Afinal, ninguém leva isso a mal aos velhinhos. Maldito Emplastro, desastre!

Desastre porque podíamos arranjar melhor por menos dinheiro? Não. Porque não tem as características que andamos um ano inteiro a dizer que faziam falta? Não. Porque não o vamos vender por outro camião de dinheiro? Sim, isso mesmo, mas é só uma das razões, dizem os indignados. Muitos dos mesmos que gritarão, porque já gritaram, gritam e não há nenhum motivo que os leve a parar de gritar - e bem, já agora! - acabou-se a margem, agora é ganhar ou ganhar, já! O dinheiro não é tudo! Quer dizer, excepto no caso do Emplastro...

Ah, mas essa não é a questão, explicam-me condescendentes. A questão é o sangue azul, a mística. Antes de mais, quero aqui deixar claro que não conheço essa senhora. No entanto, assim às primeiras, acho que deve ser boa, boa, boa. Se não três vezes boa, então deve ser uma puta. Pá, desculpem lá o preconceito e isso tudo, mas é o que penso de uma gaja que aparece nas conversas todas a propósito de tudo e mais alguma coisa. Por um lado, parece que é o anjo salvador. Ela e o seu eterno mais que tudo, o ADN. por outro, diz que é por não parar em casa que andam os homens todos a alucinar e umas quantas mulheres também. 

Portanto, o Emplastro não é místico. Pior que isso, é! Mas é dos da mística do demo. Porque aprendemos a vê-lo a defender a camisola que veste, e que detestamos!, a encarnar o horrendo espírito que aquele invólucro da cor do Inferno representa. Porque já se sabe que a família do tipo era toda lampiona, desde os tempos em que o Gaspar Ramos andava embarcadiço com os Descobridores Espanhóis. Certo? Errado! O anormal aterrou no Colombo, como podia ter aterrado em Vénus. Poderá ser que defende a dama com que se deita, independentemente da sua cor? Não nos interessa, desta vez... Porque o que nós aplaudimos mesmo, é quando raptamos malta íntegra. Como por exemplo, deixa cá ver, o Moutinho. Que soberbo jogador, que magnifico profissional, que portista dos quatro costados. Tudo verdade, não ironizo. Sendo que era do sportém desde canino e passou uma série de tempo a choramingar que queria ir embora do clube onde estava. Choramingou, bateu o pé, fez birra e cara feia, até nós, qual UNICEF, o resgatarmos. Assim mais coisa menos coisa, como um tal de Martinez com alcunha de dança nos tem feito ano após ano.

- Epá, oh Silva, nem fales nesse individuo! Acabaram os gajos que suam a camisola, que comem a relva, que detestam os adversários e não os abraçam quando levam na corneta. Onde estão os jogadores que os outros odeiam só porque são nossos? Agora anda tudo aos beijinhos. Não há homens como antigamente. Esses não tinham preço...

Ou então custam 16 milhões por quatro anos...

Mas este é o factor agregador: Todos contra o Emplastro! Emplastro na rua já! O Emplastro cheira mal! Mas também há o que nos separa e divide. No canto da direita, de calção castanho, a malta que acha que vamos direitinhos para a segunda divisão.

- Eu não quero ser ranhoso, mas achas mesmo que é com Licás e Josués que isto se faz? Ou Oliveiras e Andrés, é a mesma treta! Sai meia equipa, os melhores, claro, e é com esta malta que isso se resolve? Onde anda o guito de tanta venda? Eu digo-te Silva, anda nos bolsos dessa chusma que por lá paira. E depois ficas aqui tu, e fico aqui eu, a ver ojoutros cheios de gás: Ele é Coentrão, Mitrovic, Markovic e itches em geral; ele é o Ruyz e para lá estar o Juses, alguma coisa lhe prometeram. E não são como nós pá, não os viste vender Williams, nem Adriens, nem Coisos. Ninguém, na verdade! Mais um aninho à seca, é o que te digo...

É engraçado que estes são muitos dos que clamam pela Mística e pelo ADN, que cerraram fileiras contra o FC Oporto, com tanto espanhol que metia nojo. Acho até alguma graça às lágrimas que vertem pelos Casemiros e Olivers da vida. Ah, mas tranquilos, que já se apontam baterias ao Kinder - masparakékestegajoservepa? nãochegavajáumAdriancarago? - e ao guarda redes que não é preciso para nada, até o nosso problema ser não ter um redes com categoria para o FCP. 

Mas a alegria é infinita. No canto da esquerda, de calção branquinho com detalhe azulinho cueca, temos os gestores de tal brilhantismo, os treinadores de tão elevado calibre, enfim, fulanos que é do melhor que o Mundo tem, incluindo as crianças. Estes, não só vendiam mais uns quantos, como eram Campeões do Mundo com o plantel dos iniciados. Ou lá perto. 

- Defesa direito? Ricardo e Vitor Garcia. Defesa esquerdo? Rafa. Centrais? Lichocoisovsky, Reyes, Indi e maijakele miúdo do Rebordosa, muito bom. Avançado? Gonçalo, claro! André, claro! Bombakar, para a Taça da Liga. Médio criativo? Para quê? Com o Leandro e o Chico Ramos não precisamos de mais ninguém. Formação, mística, garra, adn, portistas a sério! Era como começar um jogo com Baia, João Pinto, Jorge Costa, Ricardo Carvalho e Murça; André, Jaime Pacheco e Oliveira; Jaime Magalhães, Seninho e Gomes. Quereis melhor?

Daqui a um mês estão agarrados às caixas de comentários dos blogues a sério, a exigir a Champions e a agoirar mais um ano de seca. Sim, agoirar! Ah infiéis, eu também lá estarei para vos atormentar.

- Sabe que mais, tasqueiro? Você é sempre a mesma coisa. Desanca para a esquerda e para a direita e é muito raro comprometer-se. A sua opinião, para depois o virmos nós desancar, está onde? Parece os Bloquinhos, oh caraças! Você é contra, pronto. A favor do que seja, ninguém sabe, só se sabe que é contra... Vá bardamerda homem. E dê-me um pratinho de dobradinha de choco, que lá nos petiscos não falha, valha-lhe a Santinha.

...

Telegráfico:

Jackson: vá para onde quiser desde que fiquem cá 35 milhões. Em dinheiro apenas ou dinheiro mais Oliver (siiiiiiiiiiiiim!). De outra maneira, deixa-te estar descansado Cha Cha Cha Rolando. Isto sem agradecimentos prévios, nem ódios posteriores. Os funcionários são contratados para funcionar. Este funcionou bem.

Maxi: sou fraquinho no FM, pelo que entre 12 milhões mais ordenados por um moço do Torino que não conheço (para o bem e para o mal); e 16 pelo Emplastro... É para ganhar já! Certo?

Sérgio Oliveira: tenho tido wet dreams com este tipo no lugar do Herrera. No nosso meio-campo! Panascas do caralho! Eu nem conheço o Herrera! É só o Lopetegui agarrar no moço... Oh, deixem-se de cenas, javardos pá!

Pione Sisto: estou só? mais alguém está a pensar em 2017/18? Ou será que o puto tem netos? Mas bem, eu também gostava do Iturbe...

...

  

5 comentários:

  1. Será a... tive de googlar para confirmar :D
    Tal como o SS do artigo anterior.

    Agora que chegou o momento de pedir, quase que apetece um prato de rãs :)


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Essa mesmo! :D
    Com o tempero certo fica um mimo, a rã...
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. mística, para mim, só as tostas que tu preparas, com aquele molho de francesinha... hummhumm.

    olha!, já se aviava uma, e bem regada (como convém) :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  4. ps:

    e por "falar" em 'silly walks', este aqui também é um clássico (de uma série que também foi genial)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brilhante! Acho que vou rever a série inteira. I miss Manuel :)
      Abraço.

      Eliminar