terça-feira, 4 de agosto de 2015

Um dilema e opiniões de litro...



Dizia há dias um freguês da Tasca que a malta já andava a ressacar o cheiro da relva. E agora parece-me que já o sinto no ar. Está mesmo ali ao virar de sexta-feira. Ainda por cima, logo no dia seguinte começa a competição a sério. E eu não consigo - mea culpa, mea maxima culpa - ficar indiferente a um Calimeros vs Lampiões. Sendo o primeiro jogo a contar para alguma coisa que não seja ATacéNossaPorkeNósékInventámojisto, acho inclusivamente que me verei obrigado a ver a bola. Assim como um junkie a partir a careta com álcool na falta de pó.

Parecendo que não, isto é uma treta do caraças. Estou embrenhado num dilema de difícil solução que ameaça roubar-me alguma paz de espírito e mesmo o sono. O que não são boas noticias para quem tiver que dormir comigo. You were warned!

O problema coloca-se maijomenos assim: Quem é que eu quero que ganhe? Sim, sim, perderem os dois é que era, Senhor Alvarim. Mas uma vez que isso não é possível, vá-se lá perceber porquê, é suposto eu querer que um deles ganhe. É um defeito, uma deformação vá, que me leva a fazer o mesmo até nos jogos de dois contra dois e balizas de chinelos na praia. Torço sempre por alguém. Ás vezes muda durante o jogo. É patológico, eu sei.

Por norma, e nos últimos muitos anos, não teria nenhuma dúvida: Era esperar que os Lamps fossem enrabados violentamente com um ananás panado em gravilha. Mas agora temos o Jergo Juses do lado Calimero e eu embirro com o gajo. Só estou bem quando o homem está de joelhos a ser abusado por uma tribo de pigmeus megadotados. 

Por outro lado, há sempre esta tendência transversal de ser porusmaisfracos. Depois de terem andado a banhos pelas Américas, parece que não há Lampião que se aguente das canetas. Para além de que levaram na boca de tudo o que era equipa da Amerindía, incluindo uma que parece que até o Eusébio ainda lá joga - o Diabo seja como o Vitor Pereira - ou então fui eu que percebi mal. Isto é uma grande porra, porque me levanta questões de principio em torcer contra o 5LB, comme d'habitude.

Para cúmulo, os Calimeros andam cheios de gás. Parecem o Senhor Monteiro da Silva depois de aviar sozinho uma dose de tripas para dois. Santificados pela presença do supra-sumo mestre catedrático da tática e da culinária e da estratégia geopolítica, estão que ninguém os cala. Ás vezes até parece que os oiço a cantar NinguémpárohCalimerolé. É claro que isso me irrita solenemente e me faz ter ganas de os ver a serem terraplanados pela nave do Independence Day ou assim. Só que dar voz a esta raiva, implicaria implicitamente (olha,olha, ca lindo pleonasmo, hein xôr Lima?!) puxar pelos burmelhos, o que me provoca brotoeja. Aliás, já tenho os pés cheios de borbulhas só de pensar nisso.

Neste momento, inclino-me a torcer pelos bifes bêbados que compraram bilhete a pensar que iam para o Aquashow. Majé uma alternativa assim pró fraquinho. Se tiverem ideias, a gerência agradece...

...  

Por falar em dilema, pensei seriamente em publicar - o que quer dizer que está escrito - um post intitulado "Vamos à bola, Silva?". O título pode parecer um pedaço narcisista, mas já que estou incluído no Rancho Folclórico "Gordos, Feios, Porcos, Convencidos e Maus" e não sou gordo, a mãezinha sempre me disse que era lindo e sou asseadinho, só me resta ser Convencido e Mau. Pois seja. 

Arrumada a parte do Convencido, pus-me a pensar se isto não sou eu a ser um bocadinho para a banda do foda-se. Quer dizer, pus-me a ser Mau. 

Na verdade, não fica mal enfiar umas nos cravos e outras nas ferraduras, sobretudo se isso for uma atitude genuína. I mean, se se acha mesmo que qualquer de duas posições aparentemente antagónicas estão erradas, então deve-se dizê-lo. Ou então, se se crê que só os opinantes é que pensam estar em posições antagónicas, quando no fim do dia defendem o mesmo ponto de vista, ainda que por trilhos diferentes. Aí é bom alertá-los. Mas isso é ser equilibrado e até, o Conselho de Redação d'A Bolha não permita, imparcial. E vá que eu não sou. Até porque ficava o nome do Rancho comprido que não lembra: "Gordos, Feios, Porcos, Convencidos, Maus, Equilibrados e Imparciais". Ufa, que canseira. 

Vai daí, fica a posta guardada - como se alguém quisesse saber disso! - para outras núpcias. Isto é, para quando não estiver irritado com o chamado Delito de Opinião. E agora estou! Oh topem:

- Malta, sou heterossexual!

- Foda-se, que preconceituoso do caraças. Porra, homofóbico, é o que tu és. Agora discriminas é?

- Hein?! Eu não, eu só disse que eu sou...

- Shhh, cala-te, antiquado!

A opinião afinal não é assim tão livre? Porque recarga de água é que um tipo tem que ser assado só por dizer que não gosta assim? Porque acontece:

- Malta, gosto de bifes!

- Agarrem-no, agarrem-no, não deixem fugir o assassino. Insensível, animal killer! Agora toda a gente tem que comer o que tu queres é?

- Hein?! Não, claro que não, eu só disse que eu gosto de...

- Shhh, cala-te, primitivo!

No fundo, são muitas vezes, que não sempre! - EU NÃO DISSE SEMPRE! (registaram bem??) - os que se sentem oprimidos nas suas opiniões que tendem a desoprimir-se rotulando ojoutros. Isso não está bem, não é bonito e não leva a lado nenhum. Aliás, sejamos então Maus, é estúpido:

- Malta, eu gosto dos jogadores do FCP, acho o Lopetegui um belo treinador e acredito que o Presidente e a Direção nos conduzem por estradas floridas!

- Parolo, ingénuo, conformista, burro que dói! Sou menos portista que tu porquê? Diz lá, anda, porquê?

- Hein?! Claro que não és. Nem eu disse que eras, só disse que eu cá...

- Shhh, cala-te, seguidista!

E no fundo, é verdade que não acordei lá muito bem disposto. Porque o facto é que i dont give a good goddam!

- Shhh, cala-te e traz-muma sande de torresmos, sim? E pode ser uma Opinião também. DelitRo! - E ri-se, sacana do gajo.

...

O Lápis publicou no seu Do Porto com Amor a segunda parte de uma determinada posta. Aconselha-se a leitura das duas partes, sem qualquer conjetura ao número de comentários que cada uma provocou (à hora em que se encerra esta posta). Que por acaso me deixa um sabor de: Shhh, cala-te, estás a oprimir-me! Uh? Argh, conjeturei! Bolas! :) 


13 comentários:

  1. Caro Silva, para mim é simples,

    Vou equidistantemente ver se se fodem os dois. E se vão a quádruplo prolongamento com penalties. E com cólicas e alguns entorses, daqueles que não põe em perigo a integridade física dos jogadores, mas que param a malta 6 a 8 meses.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí está uma bela ideia... Não sei, parece-me sensato :)
      Abraço.

      Eliminar
  2. Não sendo possível um duplo-KO, estou irremediavelmente neutro até ao apito inicial. Depois, conforme as incidências, posso vir a pender para... o mal menor.

    Em todo o caso, seria sempre um jogo interessante se houvesse uns 24 expulsos e uns 50 lesionados de longa duração (incluindo staffs e dirigentes).

    E ainda no aquecimento, um C-130 carregado de piche e penas ter uma avaria por sobreaquecimento e aliviar a carga ao sobrevoar o estádio.

    Quanto à posta guardada, creio que a meio estará não a virtude, mas antes um vislumbre da realidade dos tempos que correm. Do género:

    - Malta, eu gosto dos jogadores do FCP, acho o Lopetegui um belo treinador e acredito que o Presidente e a Direção nos conduzem por estradas floridas!

    - Parolo, ingénuo, conformista, burro que dói!

    - Cala-te que não percebes nada de futebol e nem deves ser portista. E se fores, és muito menos do que eu.

    - Eu estou a avisar, quando o clube acabar vai ser por causa de gajos seguidistas como tu. Eu já cá ando há muito...

    - Fora, estas banido. A partir de agora, malta fixe como eu, este já não é dos nossos.

    Por último, no que me diz respeito, just smile along (https://www.youtube.com/watch?v=6bLOjmY--TA )

    Do Porto com um Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto do C-130, mas temo que o Octávio escapasse entre as penas e o espiche. O gajo é pequenito pá.
      E não sei...acho que são (quase) todos dos nossos :)
      Abraço.

      Eliminar
    2. Já agora, continuo na minha: se a opinião é um direito, então é de todos. Incluindo daqueles que acham que bater só porque sim, ou porque a agenda o obriga, é um profundo disparate. Para além de irritante. Mas porque é que isto não é uma opinião respeitável? Tão respeitável como deixar toda a gente, a começar pelo treinador, na lama e depois botar o cachecol e ir pra rua festejar. Sim, somos todos Portistas, mas tem um travo a hipócrita. Ai tem, tem...

      Eliminar
  3. "...enrabados violentamente com um ananás panado em gravilha..."
    DEMAIS!! :D

    Quanto ao assunto, é engraçado, porque também já meditei sobre o assunto, mas deve ser transversal à maioria dos Portistas... digo eu...

    A conclusão a que chego é simples.
    Temos de ser factuais, e sendo o clube do colinho aquele que tem neste momento mais títulos, o melhor é que não aumente essa diferença, para voltarmos ao topo o quanto antes.

    Por muita comichão que dê ver o jj a ganhar, seria o menos mau!
    Pelo menos é o que penso...

    A consolação bem logo a seguir, serem eliminados da CL ;)


    Um abraço seguidista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Carrela, a análise factual faz-me sentido. E o Juses eliminado da Champions, apesar de habitual, é sempre sexy :)
      Siga o abraço.

      Eliminar
    2. Também é bem visto, dessa maneira.

      O reverso da medalha poderá ser o fanfarrão e o resto dos calimeros ganharem "cagança" e começarem a ganhar no campeonato, embalando sabe-se lá para quê, até porque só os defrontamos quase no fim da primeira volta.

      Mantenho o dilema, portanto... mas a cair para os verdes...

      Eliminar
    3. Estava precisamente a pensar nisso. E na conferência de imprensa do Juses no fim do jogo; e no Bruninho a festejar com a claque; e o anão de Palmela... Que dilema hein?...

      Eliminar

  4. @ Silva

    em termos de naves espaciais, eu sou mais 'enterprise'. e as da saga 'Star Wars'. e da 'battlestar Galáctica'. e do 'Buck Rogers no séc XXI', seguido das do 'espaço 1999'. mas também gosto das do filme em causa.

    quanto à pertinente questão: mas não podem perder os dois porquê?! eu estou confiante em como as regras da competição vão mudar até Domingo :)

    num tom mais a sério: partilho da opinião pública do Carrela. mas, muito sinceramente, o que eu mais desejo são as vitórias do nosso Clube. e em regime de exclusividade.
    (por falar em regime, é para mim de todo impossível congratular-me com o que quer que seja que provenha da Segunda Circular, sobretudo dos lados de Carnide)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Miguel, o importante são as nossas vitórias. Mas que queres, as derrotas deles são assim uma espécie de jindungo :) dá-lhes gosto! É a porra é que um deles vai ganhar no domingo. Será que podemos ir lá jogar contra os dois? Issékera!
      Abraço.

      Eliminar
  5. Amigo Silva

    O tempo, esse ladrão maldito, embora faça mais bem que mal no que toca a fazer-nos perceber as coisas, tem-me impedido de entrar aqui na tasca para degustar as maravilhosas iguarias que por aqui abundam, no entanto ainda não perdi nenhum “menu” elaborado pelo amigo.
    Fiquei particularmente impressionado com o percurso descrito pelo amigo no seu “Portogal” no dia 10 de Julho, o que só eleva ainda mais a admiração que tenho por si.
    Deu para perceber as suas origens, o seu fascínio pelo céu azul, rasgado por nuvens brancas, que para sua informação até tem por base muitas semelhanças com o meu.
    Não fui “acabar” próximo do nosso templo, mas quaisquer 3600 segundos chegam para uma visita que não tem a regularidade desejada, mas e também por isso é mais desejada e saboreada.
    Das últimas ementas, gosto de todas, mas particularmente daquelas que tipificam um determinado tipo de pessoas, neuróticas/insatisfeitas/rabugentas/ de folha de cálculo na mão, ou de saudosite aguda evidente. Felizmente há espaço para todos, e estou convencido que reunindo-nos na tasca do amigo e usufruindo das suas excelentes capacidades culinárias, juntamente com a reserva alcoólica cuidadosamente armazenada por si, a juntar-lhe a sua simpatia e humor, juntamente com o seu amor G., qualquer pré-match se transformaria num estridente, ensurdecedor, afinado em uníssono:
    Poooooooooooooooooooorrrrrrttttttttttttttoooooooooooooooo!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=fFMDGSWhHbo&list=PLN-OKmjqfXTKxlxGaIAfr36ilhOFoqeNE&index=8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha o Chuck Norris! :)
      Já estava a pensar que tinha ido de férias...outra vez!! Conte muitos também.
      3600 segundos é um tirinho, deixe-se de lamúrias. E se vier a contar de trás para a frente ainda parece mai´rápido :)
      Quanto ao resto... (suspiro)... não me tenho na mesma elevada conta que você. A sério que sou muito pior pessoa que isso. Mas apesar da irritação, e com algum esforço, love all, serve all...and beat the bastards!
      Seja como for, nesse grito de Puuuuaaaarrrrrttoooooooo, acabamos todos juntos. É bem capaz de ser verdade.
      Não desapareça homem, passe por cá nem que seja para uma bica (eu sei, eu sei Vassalo...).
      Abraço.
      PS. Grande gorja! A ver se assegura tratamento VIP uh? :)

      Eliminar