segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Buen partido, o jogo do enforcado e apostas à bruta



Há uma espécie de conforto espiritual nesta textura metálica. Como que um prenuncio de segurança. Afinal sei, anos passados, que quando enfiar este peitoral pela cabeçorra, será preciso mais que um murro bem assente para me magoar. Arre, não gosto nada de me magoar.

Se me pudesse ver agora, estou certo que notaria o carinho com que o pano passa pelo elmo. Penso: Manhãs de oiro e de cetim. Florbela, sua maluca. A viseira brilha. Aí está um esforço desnecessário, pois que não tenciono baixá-la. Encurta-me bastante o campo de visão. E eu gosto de os ver bem, a todos. Os que espumam de raiva, os que abanam a cabeça incrédulos e, mais que todos, aqueles que ficam com ar de "baissaber...".

Olho para as manoplas, namoro as coxas metálicas. Mas gosto de ter as mãos livres, afinal há sempre um Anónimo a reclamar finos e caracóis, e tenho o balcão à frente, ninguém ia reparar como estão polidas as coxas. Nop, desnecessário. Fico de boxers mesmo.

Na minha mente, soam trombetas. Call to arms! Vislumbro o primeiro batedor inimigo. Mantém uma distância prudente. Dos buracos no chão - go figure - muitos outros se lhe juntam. Nos olhos, a fome de semanas de espera debaixo da terra húmida. Olhares raiados de sangue, da fúria ou da luz, não vamos perguntar para saber. 

Olho para trás. Somos um punhado, ainda assim. E há uma calma que nos perpassa. Uma certeza, uma convicção, a tranquilidade de que, se errarmos, foi para construir. Estou à frente de um batalhão de sapadores, do outro lado está a equipa de demolição.

Ready, set, GO:

Gostei do FCP ontem. Gostei sim senhor. Bastante melhor do que na terça, contra os Israelitas. E era bem preciso. Afinal, jogámos contra a quarta equipa do nosso campeonato. Quer dizer, jogámos nós, que os moços foram abafados sem apelo nem agravo. Diz que fizeram um jogaço contra os Imbulas na quinta. Deve ter sido por isso que ontem não apareceram. Cansaditos, já se vê. Ou então, foi o FCP que não os deixou cheirar. Eu acho que foi.

Fartamo-nos de atacar de maneiras variadas, alargando mais um pouquinho a paleta de soluções de que dispomos neste particular. Usámos mais vezes o jogo interior e até alguns passes mais diretos, embora poucos, naturalmente.

Quem quiser perder tempo a descabelar-se, por mim está à vontade, mas começamos sempre por anular a equipa que está do outro lado. Contra ataque? Nop. Explorar as costas do pobre do Cissokho? Nop, que o rapaz já está deprimido que chegue. Impedir o Layun de ser mais um atacante? Nop, que o moço faz falta lá à frente.

Depois, partimos para o resto. Em cavalgada deslumbrante? Nop, not, niet, non, no, NÃO! Gostava de ser mais poliglota, mas não me apetece googlar "não" em línguas estranhas. Apoiado, em posse - passes estupidamente fáceis falhados incluídos - mas sempre, queiram ou não queiram, sempre com a baliza no ponto de mira. E chegámos lá. Oh, mas tantas vezes. As mais que suficientes para ganhar tranquilamente.

Sim, eu gostei do jogo de ontem. Fomos infinitamente superiores ao adversário e eu gosto disso. Then again, somos quase sempre infinitamente superiores ao adversário, qualquer que seja. E eu gosto sempre disso! Percebem agora? Na, du-vi-de-o!

Nem uma palavra sobre se este jogou mais que aquele e como seria se tivesse jogado aqueloutro. É a equipa e o modelo que importam. E este ano, funciona a um nível acima de médio seja com quem for. Braga inexistente: check; Oportunidades para ganhar à vontade: check; Um golinho para amostra: invalid proposition!

Já sei, já sei, se o Espanhol tivesse metido o Osvaldo no lugar do Indi e passado o Ruben para a outra ponta do banco, ao mesmo tempo que fazia avançar o Herrera pelo balneário e juntava o Casillas ao Marcano nos cantos ofensivos, ou qualquer outra coisa igualmente lógica, o Tello tinha marcado na cara do redes, o Brahimi também, e saíamos de lá de saco cheio. E estava-se mesmo a ver que era só fazer isso. Burro pá!

Eu cá gostei. Do resultado é que não gramei nem um pintelho! E preocupa-me ter atirado seis pontos borda fora à oitava jornada. Disso não gosto nada. E isto de usar uma armadura porque não se está a favor da correnteza de flechas, não quer dizer que se seja parvo. Não baixei a viseira.

Empatámos em casa com o Braga. Isso não pode ser. Quero 24 pontos nas próximas 8 jornadas, para equilibrar as contas. E não, não sei contra quem são. Mas sei que serão contra malta que vai jogar menos do que nós. Aposto!

Posto isto, empate não é vitória, pelo que...dá-lhe assobiativo!

...

- Ai pois dou! Com todo o gosto! Anda cá espanholito. Não sei se é da cunbibência, mas até começo a simpatizar um cadito contigo.

- Qué?

- Qué, é a tua tia torta. Anda lá, a palavra é:

F_ _ _ _ _ A

- Qué??

- De quá-quá? Népias! Incha!

- Qué no, no hubiera...

- No hubiera é o caralhoketafoda. Já desenhei um bracinho!

- Oh moço, olha que foi contra o Fonseca!

- Tens razão, Silva. Conta a dobrar! Dois bracinhos. Olha que lindinho que tájaficar...

- Pintxo!

- Já vai Julen, já vai...

...

À revelia da minha sócia capitalista aqui da Tasca, apostei 3 contra 1 em como o FCP é Campeão este ano. Isto ontem, depois do jogo, só para ficar claro.

Tive, logo na altura, a noção de que um dos 3 podia bem ter emparelhado comigo e passaria a ser uma aposta de 2 contra 2. No fundo, se quisermos ser verdadeiros, eu sei que todos os 4 vamos estar a torcer para que eu ganhe a aposta. Perderão felizes e muito contentes, eles. Já eu, ganharei feliz, muito contente e com uma francesinha à borliu no bucho.

...

Interlúdio para Private Messaging:

Oh Lima, pensa lá: 3 contra 1 dá muito mais pinta, não dá?

Hey, Vassalo, viste o Basco a apostar jantares na conferência de imprensa? SMS, meu caro...

Estas linhas para dizer que teria gostado deste jogo de qualquer maneira. Porque reencontrei gente com quem gosto de estar e até gostei de estar com gente que nunca tinha conhecido. É o que dá carregar mais mel que fel nas veias, de sangue azul. E branco.

- Buuu, Buu, meninas...

...

- Oh Xilva, olhe que xapadores também fajem demolichões.

- E uma xapada nax fuchas, vai?



19 comentários:


  1. @ Silva

    gostei mesmo muito daquele 'pré-match', com posterior repasto e promessa de novo encontro.
    para mim, foi o melhor do dia de ontem. o resto são «piennars», que "incham, desincham e passarão", com mais ou menos F's maiúsculos pelo meio

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto menos F's, melhor. Mas o que é certo é que estaremos lá para os dizer! Todos. Nós e os F's. :)
      Abraço.

      Eliminar
  2. Oh Anónimo - que não o original e verdadeiro dos finos e caracóis - não percebeste patavina da alegoria da armadura, poinão? Eu explico: o teu comentário não será publicado porque resvalou na couraça da minha armadura. Capisce? There, there...

    ResponderEliminar
  3. Acho que vamos passar ao 2-2.

    Abraçom

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. What happens at Hamburgueria do Gajo com nome de Pato, stays at...Epa, tu percebes, não me faças repetir o disparate do nome :)
      Abraços.

      Eliminar
  4. Boas tardes, fizemos mais que o suficiente para ganhar o jogo por 3 ou 4, mas ontem foi daqueles jogos em que simplesmente a bola não entra, o Casillas nem uma defesa fez, o Braga limitou-se a defender e a queimar tempo desde cedo, e a nós faltou pontaria mas não faltou esforço. Achei piada á crónica do jornal o jogo em que o jornalista diz que o Porto fez um jogo fraco, se calhar eu enganei-me e não cheguei a mudar do jogo de nfl Patriots vs Jets para o PORTO vs Braga e em vez de ver a bola redonda vi aquela que faz lembrar uma melancia.
    Abraço.
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva João,
      Também achei graça. Um golo apenas e essa crónica virava para "vitória tranquila, jogo dominado, etc, etc". Esse tipo de análise é admissivel num comum adepto, como nós. Mas não num jornalista, supostamente, especializado.
      Abraço.

      Eliminar
  5. Genial a forma como enriqueces um tema, divergindo por aqui e por ali, mantendo a coerência da ideia intacta!

    Quanto ao jogo, só não consigo dizer que gostei porque o enorme sabor da frustração me impede, e não posso gostar de algo que não quero ver repetido!
    De resto, sigo a mesma linha de raciocínio!
    É por demais evidente que fomos melhores e que em 10 jogos assim, ganha-se em 90% dos casos! Por isso é que acho patético tanto elogio ao Braga, por ter conseguido 1 pontinho, tendo metido as fichas nos 10%! Enfim...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carrela :)
      Eu acho que desmontámos o ferrolho do Fonseca as vezes suficientes. Corrijo, suficientes não! Faltou uma...que entrasse! Mas bem, espero que já tenhamos tido os nossos 10% desta época. Chega.
      Abraço.

      Eliminar
  6. Amigo Silva
    Há bandas musicais ou grupos, como queiram, que editam um álbum com sucesso, não estou a falar dos hits comerciais, mas de qualquer coisa mais alternativa e antes de se tornarem muito conhecidos tinham um encanto extra que por vezes levava a criar verdadeiras “religiões” de fans, mas após alguns álbuns de sucesso, os mesmos seguidores são aqueles que dizem “dantes é que era”, agora estão comerciais”, são uns vendidos”, apenas e só porque o grupo decidiu não estagnar e procurar fazer bem feito mas acrescentando cambiantes para enriquecer o estilo. Os puristas afirmam logo “para mim acabaram” sem sequer se dar ao trabalho de pôr as coisas em perspectiva, não pensando que o mundo mudou, as pessoas mudaram e eles próprios vêem no espelho reflectida uma imagem distorcida que a erosão do tempo se encarregou de trabalhar.
    Esses serão os velhos rabugentos que reclamam por tudo e por nada, saudosistas à procura do hit perdido como um heroinómano à procura da repetição do primeiro kick.
    Os novos que fazem trocadilhos com pizzas, vão atrás dos Bieber´s , sem One Direction deste mundo, jogando guitar hero e comendo popcorn.
    Assim são alguns, que se cruzam connosco, neste amor pelo céu azul com nuvens brancas. Mal habituados alguns, mimados outros, eles que pensem como seria a vida deles se tivessem que voltar ao preto e branco para se sentir “high” a sério!
    Vasco, toma lá a naifa e corta a puta da corda.

    Para os mais velhos:
    https://www.youtube.com/watch?v=SPIK9wUXogo&list=PLEyP-NxiqrcKGIAgE5dygapIpFdawrROF
    Para os mais novos:

    https://www.youtube.com/watch?v=TViLxRIUBDM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yep, de acordo. Exceto no caso dos Metallica! Dantes é que era, vendidos, para mim acabaram! :)))
      E não corta corda nenhuma! No fim o homem ganha o jogo...
      Abraço.
      PS. Uriah! Heep, heep!

      Eliminar

    2. ó 'shôr' Silva, olhe que esta «ovelha choné» ainda é fã dos Metallica, ok? veja lá se não quer que lhe pague um jantarzinho em que só poderá comer sopinha por uma palhinha, não sei se me faço entender...
      (hoje ainda estou agressivo, mas Amanhã passa ;) )

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    3. Eu também, eu também...até ao Black Album :)
      Abraço.
      PS. Vá, os Loads têm umas coisas engraçadas. And we're done! :)

      Eliminar

    4. @ Silva

      "olhe que não, olhe que não!"

      depois de um 'garage inc.', o 'death magnetic' foi uma autêntica pedrada no charco. e sem o Jason ;)

      abr@ço forte
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    5. Em comparação com quê? Com o LULU? Então estamos de acordo. :))

      Eliminar
  7. Nenhum portista gosta de perder pontos, para mais em casa, mas eu também gostei e não saí zangado. Mas já sabemos como é, não ganhas, está tudo mal, se marcas no último minuto já está tudo bem. Ainda há muita gente que analisa assim, é por isso que sou cada vez mais selectivo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Vila Pouca. E ganhámos a jogar menos ainda na terça e, como bem lembrou no Dragão Até à Morte, contra o Estoril. De qualquer maneira, a solução é... não perder pontos! Pronto. :)
      Abraço.

      Eliminar
  8. Para desanuviar:
    https://www.youtube.com/watch?v=NfOHjeI-Bns

    https://www.youtube.com/watch?v=OEpVDafY6Z8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, só mais de um ano depois é que me pus na Luna Lee, salvo seja! Espetacular!

      Eliminar