quarta-feira, 8 de junho de 2016

Uma crónica por Anónimo da Silva

Anónimo da Silva, in disciclopedia.org
Há Migueis que são Lima, outros serão Silva, alguns Costa, esporádicos Queiroz - com aristocrático zê - e até um Punho de Ferro, estimado freguês da Tasca, que aparece pouco, dada a sua propensão para ter problemas com a lei. Mas nenhum brilha como um astro. Só o Tavares. Em volta dele, orbitam todos os Migueis da História. Que digo? Nada disso, em torno de tão brilhante estrela, gravita a História, ela mesma.

É evidente que isto é mais do que suficiente para provocar muitas e intensas invejas. Olha, eu por exemplo, invejo muito consciente e desavergonhadamente o facto de o Tavares poder viver de escrever. É claro que a Margarida Rebelo Pinto também consegue. E o Gustavo Santos. Invejo-os a todos, mas alivia-me saber o Miguel em tão boa companhia. 

Isso e o facto de ser bastante mais bonito que ele, já se sabe. Oh sim, sim, há aquela questão do nariz, da batata, da penca enfim. Mas isso é perfeitamente secundário quando comparado com o olhar mortiço do Miguel, aqueles olhos de lagarto à beira da sesta são, de certeza, um turn off muito maior do que a perspetiva de ter o meu nariz - cheio de personalidade, diga-se! - a deslizar pela pele, enquanto a língua...

- Hey, kesta merda? Vamos lá ter calminha que a Primavera já passou, oh velhadas! Para além de que te fica muito mal estar a tecer considerações dessa natureza sobre as pessoas. Isso é baixo e vil. Olha que belo argumento, esse de ter ojolhos assim  ou assado, sim senhor... 

De facto, é verdade. É indecente. Desancar uma figura pública - ainda mais quando é A figura pública - por aspetos da sua natureza física, é baixo. Se fosse o Herrera, compreendia-se. Se fosse chamar "cobardes anónimos" a pessoas que assinam com o próprio nome, aceitava-se. Se fosse, vá, descrever como cagalhões flutuantes num esgoto, uma série de pessoas que não se faz ideia quem são, tudo bem. Peço desculpa, excedi-me. Já o Miguel não, por quem sois. O Miguel pode. Deve! E ai de quem lhe apontar o dedo, esses tristes ignorantes sem classe para chegar ao primeiro patamar de inteligência do grande Sol. A dormir.

É certo que nenhum dos sujeitos que o Miguel insulta, alguma vez foi para uma televisão abrir a sua alma, o que nos dá um grau de certeza bastante grande acerca do profundo desconhecimento que o Miguel tem sobre esta malta. Pelo contrário, qualquer parvo - eu, por exemplo! - pode ter a certeza que conhece melhor o Miguel do que o Miguel ao parvo. A mim, portanto. Poijé, poijé Miguel, isto de ser o Sol não tem só coisas giras. Olha, para começar, a malta nota que ser contra as redes sociais - e o que eu as adoro! - é apenas um soundbite quando, ao mesmo tempo, nos desunhamos para aparecer em todo o lado, sob as mais diferentes perspetivas. É preciso ganhar a vidinha, bem sei. Mesmo que agora 500 euros já não seja dinheiro para ti.

Seja como for, oh Rei Sol, desta vez - uma e única ou uma e última, já não sei - vou dispor-me a perder tempo, a perder paz de espírito e a suportar o nojo de encarar de perto o rosto da insídia, da calúnia, da absoluta miséria moral. Que não da inveja, pois que já estabelecemos quem é que aqui inveja. E não é o Miguel.


...

A triste realidade é que o Miguel não dá uma para a caixa. Mente, generaliza e revela um desconhecimento profundo da matéria sobre a qual discorre. O que não é, em si, um problema. Eu cá farto-me de fazer isso. Só que não faço de conta que em mim habita a verdade suprema, nem me irrito quando me mostram que disse uma quantidade industrial de disparates, nem me dou um ar superior, olhando com desprezo os insignificantes, com os meus olhos mortiços de lagar...ops.

Vejamos, o Miguel começa por desancar o FCP por contratar treinadores no mesmo patamar que o Braga. O que não só é verdade, como sai reforçado com o retorno do Zé ao Minho. O que é mesmo, mesmo, mesmo estúpido, é que, depois de ter tocado nas escolhas de Mourinho e Villas Boas, o Miguel considere isto deprimente. Aliás, a roupa que lhe veste é mesmo a do "foda-se, é isto que temos? Isto não é o meu porto. Ponham ojolhos nos outros pá!" O Miguel escamoteia que o tricampeão nacional se fez de treinadores contratados ao...Braga e ao Guimarães. Nem lhe passou pela cabeça questionar-se de onde apareceu Leonardo Jardim. E o seu predileto Marco Silva. Ou que CV tinham. E têm. Está claro que o Braga não é o Estoril, essa potência do fintabol Mundial. E nem vale a pena comparar o clube da Costa do Sol com o Valência. 

O que é verdadeiramente deprimente, Miguel, é começares já a tirar o corpinho da refega. És um cobardolas, devias cobrir-te de anonimato.

Depois vai e desata a insultar toda a gente que alguma vez escreveu um post onde quer que tenha sido. A opinião é livre, nada contra. Epá, isso quer dizer que a minha também é, certo Miguel? Uma chatice. E aqui começa a mentira. Oh Miguel, até eu que não assino a Dragões Diário - temos tantas coisas em comum hein? Havíamos de jantar um dia destes pá. Seu doido. - sei quem é o tipo que produz aquilo. É que ele assina! Com o nome dele, vê lá tu.

Aliás, muitos dos teus cobardes anónimos são tudo menos anónimos. Não dá jeito nenhum, poinão? Eu cá, chamo-me mesmo Silva. E quando for convidado para programas de TV, até digo o nome completo e a data de nascimento. Até lá, tens que comer o lombo de que tanto gostas e roer ojóssinhos, meu querido. 

E digo-te mais, qualquer dos bloggers mal cheirosos - alguns a desancarem o FCP mais que tu. Pronto, ok, tanto como tu. - sabe mais de futebol, a flutuar num transe de alprazolam, do que tu depois de leres as edições todas de "A Bolha" desde abril de 1974. Alguns fazem-te mesmo parecer o Varela, em termos de agilidade. Mental.

Prossegue o Miguel, agora defendendo o seu mais precioso bem: O seu Portismo. Mais relevante para ele que o dinheiro. A bem da verdade, diga-se que ficou por aqui. Não teve o desplante de dizer que releva mais o Portismo que o status. Menos mal. Pessoalmente, acho que o Miguel é tão Portista quanto ele quiser. Quero que safoda. Que classe, hein?

Um primo do Senhor Monteiro da Silva também amava acima de tudo a mulher com quem casou. E amou-a todos os dias das suas vidas, até que ela acabou por morrer. Numa vez que lhe bateu com força a mais. Ou talvez tenha sido só ela que foi ficando moída da pancada e já aguentava menos. Mas lá que a amava, disso ele nunca teve duvidas.

O que é mesmo mau é o Miguel achar que os outros são todos assim meio burros. Tipo malta das redes sociais e tal. Vai dai, permite-se a ser bestialmente desonesto. Ao nível intelectual. Como se fosse impossível haver quem lá chegasse. Ao nível intelectual do Miguel. Desonesto. Oh Miguelito, mas é claro e evidente que te fartaste, deves fartar e fartarás de fazer vida à conta do FCP. Mas estamos a brincar? Eu não sei se precisas ou precisarás, estou-me perfeitamente a cagar para isso. Tenho é a certeza que te deu um jeitaço. Ou escreves à borla em "A Bolha"? E escreves sobre o quê mesmo? Aceitar tostões do teu clube não é apenas por via direta, certo? A menos que te paguem em robalos. Olha, não eras o primeiro.


...

Em resumo, depois de descobrirmos que vivemos num país nada centralista, razão pela qual todas as queixas do FCP são meros estratagemas da Administração da SAD para continuar a chular o clube; ficámos agora a saber que o MST é o maior e mais bom Portista de toda a História. Só não é o mais bonito.

E bem, és o Sol que permite a Vida. Provavelmente, em dias alternados, és também a água. Portanto, é evidente que te pouparás à leitura destas pobres linhas. Não tem mal nenhum, uma vez que também não é propriamente para ti que as escrevo. É para os que, ao contrário dos lagartos sonolentos ao Sol, ainda conseguirem levantar as pálpebras.

Por outro lado, não estou livre que o teu coleguinha de carteira passe por cá e te vá fazer uma queixinha conveniente, poi'não? Pfff, bufo.

Subscreve este pobre de espírito a feder a esgoto,

Anónimo da Silva 

Anónimo da Silva opta por escrever as suas crónicas na ortografia nova, só para não ser confundido com um Miguel qualquer. 

26 comentários:

  1. @ Silva

    diz aí ao Anónimo, teu homónimo, que este texto foi fantabulasticamente brilhante. ou brilhantemente fantabulástico, que vai dar ao mesmo. para anónimo e a tresandar a «esgoto», não foi nada mal ;)

    ps1:
    'obrigado!' pela referência, cuja deferência se retribuiu - nem que seja num almoço ;)

    ps2:
    sei que vão achar que é gay (aqui, aos 2'19'', já não enganava muito, apesar das gajas, para disfarçar, pois claro!), mas quero lá saber dessas oh-larila-olelas ;) este Miguel aqui, é um 'sinhôre' (da música).

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o encontrar, direi. Mas não é fácil, que o tipo é muito fugidio :)
      Aquilo não é uma referência, é o enquadramento da posta. Sem ler o teu texto, não faz sentido.
      Quanto à música, gay? Naaaaaaaaaaa. Bem, talvez um piquinho. Vá, maijómenos homemsexual. Como quem diz, apaneleirado. Pá, muito roto, pronto! Mas lá está, é como a música mesmo: gostos não se discutem :)
      Greetings from the sewer.

      Eliminar
    2. Classe, classe, meu caro Lima, é esta daqui.

      O quê? É porque é das músicas que mais gostas de tocar na bateria? Nãaaa! É por ser difícil como a tapu que a pariu? Nem pensar!

      Eliminar
  2. Mais um texto na mouche ,há muito tempo que deixei de ler as crónicas dele na bolha, prefiro ler o PML, que sabe mais de bola e tem mais classe, ainda me lembro do mst gozar quando contratámos o jackson e dizer que ele era feio, depois já era o maior jogador do mundo!
    Abraço João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre bola, estamos conversados. No máximo, sabe tanto quanto qualquer de nós. Na, não sabe nada. Era eu a ser simpático.
      Abraço.

      Eliminar
  3. Já o disse ao Miguel (Lima), não concordo com o ataque à família do MST feito pelo DD, mas subscrevo, de resto, todo o teu post!

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá não ataquei a família dele. E nem li esse ataque. Mas espero que não tenham insinuado que um filho qualquer dele andava a armar confusão, para sacar umas comissões e tal. Ou que os primos são uma cambada de corruptos ou assim. porque é que quem diz o que quer de quem lhe apetece, não há-de ouvir do que não gosta? Mas ok, há limites...
      Abração

      Eliminar
  4. O MST fala e escreve muito mas não tem muito conhecimento de causa, não sabe do que fala/escreve. Essa história do centralismo é mais uma entre muitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro, bem-vindo Exmo.
      Depois, é isso. Vai em ziguezague, ao sabor do vento. Para o lado que lhe estiver a dar jeito. Mas isso é o menos, o pior é achar que não se nota.
      Por fim, volte sempre. :)

      Eliminar
  5. O Sr. Monteiro da Silva, com esta brilhante prosa fez o mesmo que Quaresma acaba de fazer, com os pés (só, porque acham que não tem inteligência), no nosso Salão de Festas.
    É claro que alguns "cagalhões flutuantes (com asas)", como o parente do Salgado os denomina, ficam ofendidos com o DD, por supostas criticas ignóbeis a familiares do dito cujo. Se fosse ao Alexandre Pinto da Costa e a seu ancião Pai, isso aí já era mais que justificável e até davam um empurrãozinho.

    ResponderEliminar
  6. O portismo do MST foi bem evidente naquela famosa conversa (que chamaram de entrevista) ao Filipe Vieira. Desde esse dia deixei de confiar no seu portismo.
    Saudações portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evito assistir a entrevistas a lampiões :)
      Enquanto jornalista, e até mesmo escritor, nada contra MST. O que me faz comichão é mesmo a propensão para o disparate quando desata a opinar sobre o FCP. Não gosto de quem bate nos meus, por muito que o faça enquanto beija o emblema e bate no peito.

      Eliminar
  7. MST (mim sabe tudo) num sabe nada, carago!!!!
    E depois, deixem-se lá de Georges Michaels, carago!!!
    Ouçam homes à sério!!!!
    Sei lá, tipo António Calvário, Marco Paulo, ou o marchand de jóias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dão oportunidades ao jogador português pá! Depois queixam-se que não ganhamos a Eurovisão :)

      Eliminar
    2. @ Felisberto

      Miguel António Calvário, Miguel Marco Paulo, Miguel marchand de Custóias. tem que ser Miguel :)

      abr@ço forte
      Miguel Lima | Tomo III

      Eliminar
    3. Miguel, queres um grande Miguel musical?
      Aí vai:

      https://youtu.be/e5EDxgBKy_M

      Eliminar
    4. Oh Felisberto, estes infiéis sabem lá quem é o Senhor Kiske... \m/

      Eliminar

    5. é simpático, sim senhor :)

      abr@ço

      Eliminar
    6. É verdade, Silva!!!!
      Cambada de hereges!!!

      E por falar em música, um dos meus preferidos, apesar de ter apenas 3 álbuns gravados e só o primeiro é que efectivamente vale, e o primeiro a ver o rótulo de "heavy metal" associado á sua música, são os... os... os... (suspense, aguentem a respiração)... os SLB!!!!!
      Os verdadeiros, os únicos, os originais, os ditos cujos!!! SIR LORD BALTIMORE, carago!!!

      Eliminar
    7. Finalmente, tive oportunidade de investigar esse SLB. Sim senhor, engraçado. Claro eu Sir Iommi elevou aqueles riffs a um plano estratosférico, mas a base está lá. Obrigado Felisberto.

      Eliminar
  8. Texto brilhante Silva. Mais um... sim, é de ter inveja do MST, pois ele só por ser filho de quem é, pode viver a escrever e o Silva tem de penar, apesar do jeito que leva... mas enfim é assim mesmo.
    Eu, ao contrário do Jorge V. achei muito bem a resposta que o DD lhe deu. Vamos lá por os pontos nos iiii ; quem vai à guerra dá e leva! Não é isto de andar a dar porrada e depois não a querer receber de troco...
    Acrescento, o homem que diz que nunca recebeu um tostão com o Porto, esquece-se que "a bolha" lhe paga para ele fazer o número de portista, para dar o colorido de pluralismo ao pasquim...
    Ah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é isso. Se a opinião do Miguel é livre, então a nossa também é.
      Não li a resposta do DD, por isso aceito como boas as varia opiniões. Livres! :)
      Já agora, por justiça, diga- se que o MST, como muitos outros, merece viver da sua arte. Pessoalmente, não sou grande fã. Mas a qualidade está lá. Bem, até isto é só opinião.
      Abraço

      Eliminar
  9. Simplesmente B R U T A L!
    Será uma pena, se ninguém fizer chegar este texto ao MST!
    Assim como é uma pena, que não chegue aos outros "migueis", portistas, e acérrimos comilões de toda a porcaria que a propaganda centralista vomita!

    Há muito que deixei de ler MST, a paciência tem limites...
    Mas não esqueço que alguns dos melhores textos em defesa do nosso Porto foram escritos por ele...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso discordo, Carrela. Primeiro, porque acho que o MST não precisaria de ler, para saber exatamente onde estão as incongruências do seu discurso; depois, porque, pelo acabado de expor, não é precisamente para ele que se escreve. É para quem tende a assentir sem pensar.
      Quanto à memoria, embora não a tenha por não ter lido, acho lindamente que se preserve e se preze. Em relação ao MST, como a PdC, por exemplo ;)
      Abraço.

      Eliminar