domingo, 9 de setembro de 2018

Crónica futurística: a despromoção do Benfica e o país em 2022

Cruzes, canhoto!

Oito de setembro de 2022. Cumpre-se hoje a 4ª jornada do Campeonato de Portugal e o Benfica joga em Pinhal Novo. São esperados os habituais 500 adeptos organizados, pelo que todo o concelho de Palmela vive um clima mais próximo do estado de guerra do que da festa do futebol. O comércio local está encerrado, as montras entaipadas. Aprenderam rapidamente que o aumento do fluxo de potenciais clientes é insuficiente para pagar o prejuízo dos estragos causados pela inexistente claque dos de Lisboa. As forças de segurança patrulham as ruas e espera-se que no final da operação não se registe nenhuma vítima mortal. Cruzam-se os dedos. O presidente da FPF encolhe os ombros, resignado, perante a acusação de não ter impedido a inscrição, no já distante verão de 2019, do Benfica no Campeonato de Portugal. Estão definitivamente goradas as expetativas quanto ao prometido impacto positivo na competição. Ainda há duas semanas, quando na 2ª jornada foi o Benfica jogar ao campo do Moura, nem os mais de 220 quilómetros que distam entre Lisboa e a pacata cidade alentejana impediram que, uma vez mais, crianças e mulheres fossem agredidas em plena Praça Sacadura Cabral. Isto apesar da expressiva vitória dos encarnados e do regresso de Jonas, sustentado na ausência de controlo anti-doping nos jogos deste escalão.

"O Benfica trará maiores benefícios ao Campeonato de Portugal do que aqueles que o Mónaco empresta ao campeonato francês ou mesmo dos que os clubes de Israel emprestam às competições organizadas pela UEFA", disse na altura o presidente da FPF. Toda a gente o levou a sério, num coro de ganância mal contida. Mas logo na primeira época que o Benfica jogou no campeonato tendencialmente amador, as suspeitas sobre as estranhas arbitragens e os desempenhos de alguns emblemas contra os de Carnide fizeram disparar alarmes. Os estádios cobriram-se de vermelho, como as ruas à passagem dos GOA. A CMTV disparou as audiências, com cobertura em direto e ao minuto dos inúmeros desacatos. É certo que a cotação dos jogadores do Benfica é muito superior à dos seus adversários, algo inatingível na Liga profissional sem a intervenção de Mendes.

A economia portuguesa é que tem sofrido um bocado com este estado de coisas. A cada segunda-feira, mais uma vila ou pequena cidade do interior se vê em processo de reconstrução, enquanto os velhos multiplicam apoplexias nos tascos, debatendo os consecutivos roubos aos clubes das suas terras. O impacto desta situação nos escalões acima já é um caso sociológico: a competição é renhida, mas saudável. Os estádios aumentaram a sua lotação média, porque as famílias passaram a gostar de apoiar os clubes do lugar; as televisões passaram a transmitir nas suas noites uma programação variada, na qual o futebol continua a ocupar lugar privilegiado, mas agora sem os palhaços amestrados de outros tempos. A imprensa adaptou-se: os jornais "A Bola" e "Record", dedicam as suas primeiras páginas ao emocionante campeonato nacional de sub-23, ao passo que "O Jogo" publica fascículos especiais acerca da vida e obra de Otávio e Sérgio Oliveira, para ocupar as páginas antes dedicadas ao clube da Luz. A águia Vitória foi libertada do seu cativeiro e consta que já contribuiu com duas ninhadas para a perpetuação da espécie. Hoje, no Seixal, joga o filho da Madonna e a estrela da pop é visita assídua dos relvados da Academia, onde desponta uma geração que, espera-se, terá aprendido que não vale tudo para ganhar. Muito mais do que um clube, o Benfica foi um cancro social. Incha.

...

De nada, Leonor.

...

12 comentários:

  1. Em grande forma o Sr. Silva.
    O filho da Madonna ainda não foi transaccionado por 100 milhões para o Wolverhampton?
    Gostei da ilustração. A foto do tipo benfiquista que quando perde, chega a casa e dá um arraial de porrada na mulher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, justiça seja feita, a boa forma é do moço benfiquista que escreveu a crónica original. Estava era um bocado baralhado daquelas ideias. Problemas de género, talvez... ;)

      Eliminar
    2. Problema de género???? Mas estamos a aparvalhar e a ficar sexistas?
      Deixa-te de paleio e vai masé passar o chãozinho a pano, que ele não se lava sozinho. E, pelo caminho, passa o cesto da roupa que está à tua espera.
      Tens é tempo a mais.
      Olha m'este!

      Eliminar
    3. Uh, adoro quando ficas bossy. E pois claro que faço isso tudo. Assim que tenhas a tua dívida saldada, luv...
      Chuac.

      Eliminar
  2. Grande Silva, problemas de género? Essa não! Isso já passou à história, está tudo muito claro na mente da... ou será do?, Pinhão.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, o que é importante é as pessoas estarem bem consigo mesmas. Ou mesmos.
      Grande abraço!

      Eliminar
  3. Ao ver aquela foto agora compreendo porque milhares de vermelhos são gays!

    ResponderEliminar
  4. Feliz o dia em que passo aqui na tasca e há vinhaça nova!

    Imagino que o cavani seja absorvente e torne redundantes certos posts aqui no blog, mas nada substitui esta prosa ácida, este olhar esclarecido e ao mesmo tempo hilariante dos seus textos. E com megadeth a rematar, ainda melhor :D

    Votos de boa escrita, continue sempre.

    EP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, eu é que fico feliz pela preferência. E sim, o Cavani afasta boa parte da cumbersa da bola aqui da Tasca. Quer dizer, ela está cá, aí pelas mesas, mas ouve-se em vez de se ler. (In)felizmente para a paciência dos fregueses, isso não chega para calar o tasqueiro. Pelo menos enquanto v.exas. continuarem a consumir a pinga. E depois também, provavelmente :)
      Um abraço e até breve.

      Eliminar
  5. Olá Sr Silva, as perguntas que deveriam ser feitas:

    A SAD boifiquista é um agente desportivo, certo? Check!

    Este agente desportivo corrompeu um funcionário judicial para este obter ilegalmente, informações em segredo de justiça que teriam a ver com o próprio boifica e também sobre os rivais, também eles os rivais agentes desportivos, certo? Check!

    Se o Gonçalves, também ele agente desportivo, cometeu crimes por conta própria e a boifica sad não sabia de nada, seria de esperar que a boifica sad, se fosse séria e honesta como apregoa, demitisse imediatamente o Gonçalvez por justa causa e lhe movesse um processo, certo? Check!

    O toupeira que tá preso, que não é agente desportivo, devia levar um processo da boifica sad por violação do segredo de justiça e por colocar o "bom nome" da instituição nas páginas policiais, certo? Check!

    Ou seja, um agente desportivo(gonçalves), que representa outro agente desportivo(boifica), corrompe um adepto que é funcionário judicial para roubar passwords e entrar ilegalmente no coração do sistema de justiça, para passar informações sigilosas sobre pelo menos 2 outros agentes desportivos(Porto e Sporting), não tem nada a ver com desporto?

    Ah, ia me esquecendo: os cartilheiros do boifica nas televisões dizem que um par de camisolas autografadas e bilhetes VIP para a época inteira no galinheiro são "miminhos", "cortesia" e etc... pergunto eu: qual a diferença entre uma prostituta que cobra 50 euros e outra que cobra 1000?

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá rbn. É isso tudo, clarinho como água. O mais engraçado, no entanto, é que eu desconfio que este é apenas o primeiro passo depois do abismo. Há mais...
      Abraço. Volte sempre.

      Eliminar