quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Um devaneio medieval a despropósito

- Oh Alarico, encontrei a tua lente de contacto!

A neblina da madrugada vagueia por entre as tendas supostamente brancas, eleva-se e contorna as esparsas fogueiras ainda acesas. Ou já acesas, dependendo do grau de embriaguez dos seus utentes. De longe a longe, um cavalo inquieta-se e enche o acampamento com um relincho angustiado, largando uma bosta no chão enlameado de sangue e mijo, adicionando ao fedor dos corpos dos soldados e das bestas de carga.

A bigorna e o torno do armeiro ecoam continuamente, metal no metal, lâmina sobre lâmina, sem pausa, como se os demónios do Inferno se organizassem em turnos: martelo atrás de martelo, ferro a escorrer derretido na forja, na pele, na carne, no intestino dependurado da pança aberta.

Na Tenda Grande, ponto central da caótica circunferência de farrapos armados, tremeluzem as tochas suspensas sobre a mesa dos mapas. As chamas dançam quando o Segundo em Comando Adjuntenssen entra. Curva a cabeça em reverência, enquanto o Grande Comandante Misteraf lhe faz um sinal com a mão, para que se aproxime, sem nunca tirar os olhos do grande mapa aberto. Os homens olham-se, tocam os ombros, saudando-se, quem sabe despedindo-se, porque todos os dias podem ser o último. O cumprimento é breve, um lacaio enche os copos, das peles sobre as costas do Grande Homem solta-se um enxame de pulgas, uma nuvem de pó, um forte cheiro a podre, quando ele as deixa cair ao chão com um abrir imponente de braços. Não há tempo para subtilezas, só para a guerra, eterna condição, batalha após batalha, ontem e hoje e sempre, que a Paz nunca aproveitou a nenhum povo bárbaro.

...

- Vejamos, o que sabemos destes Germanos dum cabrão? 
- Bom, segundo os batedores, estamos iguais em número... - O Magnífico interrompe, entusiasmado.
- Ótimo, ótimo, isso são excelentes notícias. Vamos empalá-los! - Cerra o punho, em volta do qual se aperta uma pulseira de dentes dos chefes caídos a seus pés. Nenhum merecedor da sua clemência.
- Pois, isso, e as saudades que já temos de empalar... - Sem pensar.
- Hã? - Desconcertado.
- Dizia que são maiores e mais pesados, como que couraçados, assim gigantones, com grandes patachorras e enormes manápulas.
- Ora, levaremos armaduras, a nossa Alma e a nossa Raça! Isso não se mede em centímetros, Adjuntex.
- Tenssen.
- Hã? Isso é o quê, algum artefacto demoníaco dos Germanos? Reduzi-lo-ei a pó, seja o que for. - Passa o braço pelos ombros do outro. - Não temas, Adjuntif, seremos o vento da perdição, correndo selvagens, demolindo todas as infernais máquinas de guerra desses infelizes sob os nossos pés. Iremos descalços, se tiver de ser. - Os olhos faiscam-lhe de convicção, ardor, delírio.
- Se pudéssemos evitar isso do descalço, é que os homens agradeciam, digo eu. De qualquer maneira, os nossos são mais ágeis, mais rápidos no campo de batalha, manejam melhor a espada e o arco... - Interrompido por um murro em cheio nas beiças. A custo, cospe o penúltimo dos seus dentes e limpa o sangue da boca com as costas da mão. Levanta-se, os olhos baixos.
- Mais ágeis? - Berra. - Mais rápidos? - Reberra. - Mas vamos fugir, é? Vamos correr à frente do inimigo? Vamos desviar-nos, é isso que defendes, Adjuntov? - Apenas silêncio. Prossegue. - Pois claro que não vamos! Vamos é esbarrar com eles de frente. E serão eles a cair, pela força da nossa Fé, do nosso Querer, entendes?
- Da nofa Faça, da nofa Auma, fim, fim, então não hafia de entender.
- Credo, não se percebe nada do que tu dizes, rapaz. Nhanhanha o manejo da espada, aiaiai o arco, mas o que é isto? Somos algumas donzelas ocupadas nos seus jogos florais?
- Mas flanquear... - A Estupenda mão levantada é suficiente para o calar. O Grande Comandante fala agora em tom mais baixo, o lábio superior trémulo da emoção e da raiva.
- Não, Adjuntócoiso. Não flanquearemos, não simularemos, não pensaremos sequer. Carregaremos com toda a força dos nossos corações. Levaremos os nossos maiores e mais fortes e encararemos o embate. Olha, vão os Núbios, isso nem se discute, o Azteca também não é nenhum fracote, o Lusitano balofo dá peso e há que não esquecer o pigmeu furioso do Amazonas. Com esse não fazem eles farinha. Depois do primeiro impacto se verá quem resta de pé. Nada de panasquices. Reúne os homens, quero falar-lhes.

...

A pé, ao nível de todos os que se dispõem a morrer, como ele próprio, posta-se diante das filas do seu exército. Sem bandeiras, sem trombetas, um homem simples, de palavras simples, um irmão, um soldado!
- E o xeito que dafa um Xenerau... - Já se calava, o Segundo em Comando. Não tem por que se meter nas falas do Narrador. Depois admira-se de apanhar nas trombas. Silêncio! O Magnífico ergue agora a voz:

- Juntos! Não importa se vivos ou mortos. Sempre juntos! No meu coração há lugar para todos os que entreguem a Vida pela Causa. Só para esses. Só eles serão dignos de se banhar na luz da Eternidade, no mel da Vitória. Vencer é o nosso Destino! - A maralha urra em concordância, erguendo as armas aos Céus. - Aqueles que desejem acompanhar-me em mais uma batalha, aqueles que estão prontos para a Glória, os que apenas deixarão este dia em Vitória ou Morte, dêem um passo em frente.

Sem exceção, os soldados avançam um passo. Um convicto, firme, irrefletido passo. Um sorriso aflora-lhe os lábios, uma lágrima de orgulho contorna-lhe as bochechas. Aqueles os seus, a sua Alma, a Raça, a Atitude, a Força  Bruta. Olha melhor. Acrescenta:
- Hey, tu aí, o Ibero enfezado, lá pra trás, ohfaxabôr. Isto é só pra homens.

Com um sinal de cabeça, indica a Adjuntenssen que o acompanhe, enquanto volta à Tenda Grande e aos mapas da batalha. Os lacaios abrem os alforges de vinho e trazem os grandes caldeirões de comida. Cada homem se refastelará até não poder mais, na esperança de que esta não venha a ser a última refeição.

...

8 comentários:

  1. So faltou a parte a descrever como o Ibero enfezado estava ao lado da tenda a treinar por horas interminaveis o seu Longbow a atingir alvos a 100 metros de distancia como que a provar que ha outras maneiras de fazer guerra que nao involvem choque e fisico...

    ResponderEliminar
  2. Olha pra mim a fazer de critico cinematográfico, perante este treilá, muito bem argumentado pelo Silva. Começemos:

    Se é uma história medieval há, estilo Hollywood, uma ou duas, quiçá 3, não atingindo as 4, imprecisões grosseiras como que a grosso modo aquele filme do Ben Hur onde aparece um soldado romano de Rolex em pulso (tenho que falar assim! Critico é critico, tem falar mal e porcamente. Um critico que fala bem, não é critico, é sócio ou accionista ou...)!

    Meu caro Silva, nos tempos do Alarico, quem não era pobre era rico e já havia penico, mas não é isso que vem ao caso. É que o meu amigo nesta contenda, ou pré-contenda ou pura e simplesmente tenda (branca não é?), mete-me aztecas e amazónios na liça, dois povos que gostavam de mostrar a pi... toresca saia de folhos mais um ou dois ossos atravessados na penca adunca, quando estes ainda eram uns simples extraterrestres aos olhos dos europeus. E quanto ao Ibero enfezado, só dás razão ao Sérgio Conceição em não meter o Oliver nas lutas que enfrentamos frente aos infieis mouros e seus aliados! Enfezado mais enfezado não há! Talvez na guerra sirva para maqueiro cruz-vermelha, sei lá! Ou então para indicar o caminho da retirada, já que o gajo é bom em rotundas!

    Já o Segundo Comandante o Adjuntóbulhom, mais me parece o Raul José o adjunto do JJ pelo menos ao nivel do corte de cabelo. E pelos vistos é um gajo sério já que não se pode rir! Para este papel, convidava o Paulo Bento.

    De resto está uma história com qualidades para ombrear com a Guerra dos Tronos, Joana D'Arc, Robin Hood e a Branca de Neve e os Sete Matulões, se bem que aqui não metes mulheres nuas, rainhas de grande decote, nem dragões - há dragões somos nós, pois... - nem warps ou zombies da idade média.

    Um conselho escolhe com cuidado o realizador. Sei lá, o Botelho, aquele gajo que foi casado com outro homem; o Leonardo Pinhão, já que Manoel d'Oliveira não está entre nós!
    Concluindo numa nota artistica de zero a 10 dou nota 8,765, pelo facto dos dois energúmnos supra citados aparecerem no filme!
    Um abraço
    Felisberto Costancelos (critico aclamado de pé no festival internacional de cinema do Areínho)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pronto, lá vem ele com comentários melhores que o post. Raisparta! ;)

      Eliminar
  3. Amigos Felisberto e Silva. "Quem conta um conto acrescenta um ponto"... Estes artigos (ficcionados ou não) são uma delícia. Obrigado aos dois.

    ResponderEliminar