quarta-feira, 21 de maio de 2014

Prato do dia: Sopa de Peixe



SOPA DE PEIXE DA TASCA

1 Cabeça de um peixe
1 Cebola grandalhona
1 Bolbo de funcho
2 Cenouras médias
4 Tomates maduros
2 Colheres de polpa de tomate
150ml Vinho branco
Azeite
Sal
Pimenta
Tomilho
Coentros
Camarões
Miolo de mexilhão

Num fio de azeite, frita-se a cabeça do bicho e reserva-se. No mesmo tacho e na mesma gordura, acrescentada de mais azeite, salteiam-se os legumes todos aos molho, cortados à pressa, excepto o tomate. Deixá-los ganhar um pouco de sabor. Acrescentam-se os tomates em cubos, haja alguma arte, e o vinho. É ferver uns segundos para evaporar o álcool. Por aqui, há sempre um ou outro que gostam de vir aspirar o vapor. Atiram-se as colheres de polpa, tempera-se com sal e pimenta e umas folhas de tomilho, quase sem querer. Cobre-se com água e ganham-se 25 minutos para dois dedos de conversa parva e um copo.

Entretanto é conveniente arranjar alguém que transforme a cabeça do peixe em peixinho sem espinhas. No processo pode aproveitar para descascar os camarões. Se se puder escolher quem, então é o momento ideal para apreciar os movimentos das mãos e os tremeliques do rabo. Ah, alma renovada para a segunda parte da receita.

Hora de transferir o conteúdo da panela para um misturador e dar-lhe umas trituradelas, poucas, não se pretende liquidificar os legumes. Coa-se o liquido para dentro do tacho, com a ajuda de uma daquelas coisas de varetas, de bater bolos. Há que ter paciência para aproveitar todo o liquido possível. Toca a ligar o lume baixinho, juntar o peixe tratado, o miolo de mexilhão e os camarões. Ferve 5 minutinhos e pelo meio retificam-se os temperos. Muito importante aproveitar este tempo para picar um molho de coentros. Desliga-se o lume, mergulham-se as ervas no caldo, uma mexidela e siga para a mesa.

Com sorte, alguém solta um aaaaaaaaah que nos compensa do trabalho. Oxalá.

2 comentários:

  1. Ainda n tinha ca estado...gostei! Ate pk normalmente calha me uma ou outra das tuas excelentes ideias, mas em pratica, pelo k posso comprovar, igualmente excelentes! Esta receita, parece me um tanto "pornografica"... sera tempero???? :) siga, e mesmo mto boa a tua sopa de peixe caro Compadre!!

    ResponderEliminar