quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Coisas que eu acho, coisas estúpidas, a culpa e uma morte



Deixa cá ver, eu gosto menos de perder do que de pisar bosta de cão no passeio. Em casa contra o Marítimo então, nem se fala. Acho que merece uma assobiadela a plenos pulmões no fim do jogo. Ai pois merece, sim senhor.

Agora, assobiar o André Silva, o Sérgio Oliveira, o Garcia e afins, aos quinze minutos, isso já acho apenas bastante estúpido.

- Shhh, cala-te, não percebes nada. A malta estava a assobiar o Espanhol, não usminino.

- Ai sim? E como é que isso se faz?

- Fácil, levantas-te e vais assim: Buuu, buu, vergonha! Oh André, isto num é pra ti, tajóbir puto?! E nem prÓliveira. Buuu, buu, vergonha! Oh Helton, dijaí ao Espanhol kisto é pra ele. E assim por diante. Entendes?

- Mesmo que isso fosse possível, e mesmo acreditando que - dado o histórico - a malta até percebesse, logo ao quarto de hora?

- Naturalmente. Ou pensas que o pessoal do assobio não precisa de aquecer? Isto faz-se com brio, meu amigo. Ah pois faz!

Eu cá queria ganhar uma Taça da Liga. Sempre quis. Pá, já sei que isto e aquilo e o outro, mas é uma prova, o FCP participa, por isso quero é ganhar. Era o que faltava inventarem uma competição que nós não ganhássemos. Claro que não estou nada disposto a arriscar um milímetro por ela, nanana. É uma bela oportunidade para ver os tipos que raramente vemos, mais os B e isso tudo. Imaginem uma competição Europeia para o Jergo Juses. Pronto, é maijomenos isso. Sem o Skenderbeu. Ir de vela logo ao primeiro jogo, ainda por cima em casa, ainda por cima com o Marítimo, é coisa para me encher o cartão de pontos do Gaviscon nunstante.

Agora, acenar um monte de lenços brancos porque perdemos a Taça da Bejeca, ex-Bejeca, do Lucilio, dos Correios, de Lata, da Treta, aquela Merda - paremos por aqui com os sinónimos que a maior parte dos Portistas arranjaram para a Taça da Liga - é estúpido. Bastante. Apenas.

Ou então vão convencer-me que o melhor que podíamos fazer era despedir o treinador que está à frente do Campeonato, a 3 dias de irmos jogar a casa do segundo classificado. É isso?

Deixemos-nos de tretas, sim? Se há coisa que me irrita, até em mim, é a propensão humana para a explicação. 

- Olha querida, deixa-me explicar-te muito calmamente porque é que eu estar aqui atracado a esta gaja boa boa boa, na nossa cama de casal, na nossa casa de família, é, na verdade, culpa tua.

- Majé um gajo!!!

- Bem, isso também é culpa tua, já te explico...

Ora fuoda-se! Há um ano eu expliquei - la está! - porque é que defendia o Julen. Aliás, porque é que gostava do tipo. E há nisso muito de subjetivo, é claro. Uma parte importante de "gosto deste tipo" deve-se a... gostar do tipo. E a tê-lo verbalizado, está claro. A partir desse momento, o sucesso dele é meu e o seu insucesso é uma chatice. O contrário, presumo, deve ser igualmente verdade e plenamente respeitável. Podia não o gramar e grande parte disso se deveria a...não o gramar. 

Gosto mais do meu lado, confesso. Porque as vitórias do FCP são minhas. Como as derrotas são minhas. Sou eu que perco, sou eu que ganho, sou eu que rejubilo e sofro e esperneio e espatifo sofás. Ai espera, isso é o Felisberto. Vai daí, fico mais confortado por gostar que o Julen ganhe, uma vez que isso significa, por agora, que o FCP ganha.

Eu olho para o estádio de lenço branco em punho. Eu leio a crónica de um calimero que pergunta "e se o União não tivesse ganho, onde estaria Lopetegui", eu vejo apelos à união transformarem-se em ultimatos ao treinador, no espaço de dias. Penso: Ui, por fim a malta também quer ganhar a Taça da Cena, Coisa, o caneco, pronto. Mas não é, pois não? É que se fosse, teriam, creio eu, que fazer um exercício simples. Que é: Ver ao contrário.

- Como xe fochem vejgos, Xilva? Ou como xe 'tivechem a fajer um xechenta e... - Interrompo:

- Shhh, cala-te, deixa-me falar.

Porque é que a pergunta do calimero cronista - dos bons, por acaso - não tem como resposta: Seria treinador do segundo classificado, a dois pontos de distância. Ou a um. Como o União ganhou, é o líder?

Os lenços brancos são para mandar embora o homem, certo? Certo. E queremos fazê-lo porque:

  •  Não ganhámos o Campeonato o ano passado. Porque empatámos na Choupana, fizemos uma cena estranha no Restelo, não ganhámos ao 5LB e tal. E levámos 6 do Bayern. Fomos corridos da Taça pelo S.Calimero de P. E da Taça da Treta pelo Marítimo. Zerinho!


  • Há ano e meio que o nosso futebol é um vómito, nem para os distritais serve. Ai Fonseca, Fonseca, estás perdoado. Fonseca? Octávio! Quinito! Estão todos perdoados. Que saudades dos 5 centrais em Eindhoven, quais 5 violinos. Somos um redondo zerinho!


  •  Não há evolução nenhuma. Zero!

Pois eu acho que a maior parte dos Portistas - deve ser mesmo a maior parte - quer despedir o treinador porque:

a) Foi o PdC e sus muchachos que escolheram e eu não gramo deles. Velho nojento que nunca mais baza para eu poder (escolher um) ir pralá/sacar um tacho/ter razão/vender umas cenas. Ou então, não gramo porque sim. Quer dizer, porque não, neste caso.


b) Na altura em que veio, disse a dois ou três amigalhaços, numa farra na Tasca do Silva, que este Espanhol era muito mauzinho. E pensar que o disse só porque tinha bebido um tinto de Silgueiros a mais e estava com a bazófia no máximo, aiai. Mas pronto, depois fui arranjando argumentos para gostar cada vez menos e menos e menos. Agora já me sai com naturalidade. Quanto mais depressa se for, mais depressa eu sossego. Porque sim.

c) Embirro com malta que está sempre do mesmo lado. Irritam-me tanto, ai ca nervos. Vai dai, contrario! Bem feito. Porque sim.

d) Temo que com este modelo de futebol, mais os defeitos todos que já lhe conhecemos e o facto de o treinador não ser talhado para puxar pelo nervo, nunca consigamos os resultados que desejamos. Por isso, acho que quanto mais rápido mudarmos, independentemente da posição e da altura, mais rápido estaremos no caminho certo. Somos poucos a pensar assim...

Aos primeiros, nada a dizer. Eu também embirro basto com gente que não conheço e apetece-me bater-lhes. Muitos anos de transportes públicos. Se for por interesse, nada a dizer de novo. Sou um gajo de caracóis e finos e não sei nada de bastidores do fintabol.

Aos últimos sim, devo dizer qualquer coisa: Discordo. Podemos discutir isso à volta de um Cartuxa, um dia destes. Pagam vocês, já se sabe.

Ainda assim, deixo de fora a que, creio, é mesmo a maioria. São os que acenam lenços porque ouviram dizer. Capisce?

E se virmos ao contrário?

  • Este é o treinador que não foi Campeão logo que chegou porque apanhou o "Campeonato do Colinho"; 


  • E chegou aos quartos da Champions, o que não é assim tão comum, mesmo que nos pareça - a mim parece;


  • Com um monte de gente nova, de franca qualidade e alto custo, despachou a Fonsequiana confusão que por cá reinava. Alguma dela, que outra não está na esfera do treinador e parece que ainda perdura. A espaços.


  • De um ano para o outro há claras melhorias: Marcamos golos de bola parada; temos gente nova, da casa, a fazer o seu caminho na equipa; fizemos 7 pontos em 9 possíveis na Madeira; estamos, por fim - oh por fim! - à frente do Campeonato; ainda estamos na Taça de Portugal.


  • Coisas piores também: A contestação é ainda maior, go figure; estamos fora da Champions, mas na Europa; a Taça do Selo já lá vai.

Haveriam lenços brancos ontem se Lopetegui tivesse sido Campeão, como teria sido justo? É provável. 

- Pois claro. Num bale um poio, o homem. Vergonha.

Bem-vindos ao último parágrafo. É sobre o ultimato. O "ou ganhas no WC do Campo Grande ou és corrido a pontapé". Para que conste, ganhando em Lisboa no dia 2 de janeiro, o FCP NÃO será declarado Campeão. Ficará com 4 pontos de avanço sobre o segundo. Empatando, manterá o pontinho que nos confere o estatuto de líderes hoje. Se perder, estou em condições de vos assegurar que NÃO será declarado feriado oficial e nem dado por findo o Campeonato da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Portanto, não percebo isto. É a mera convicção que perderemos e assim se arruma já o assunto? É o conforto de pensar "bem, se perdermos, já me posso juntar ao coro das belhas"? É o quê? Porque sim?

...

Fiquei a achar que a malta não tem com que se ralar nisto da bola. Por isso, para não serem vítimas de tédio nesta quadra festiva, arranjei umas coisinhas:


  •  O árbitro do Calimeros vs. FCP é o vendedor lá da zona dele da marca de equipamentos dos esverdeados. Não está mal, hein? Mas podem ficar descansados, é o mesmo que não viu um gajo do Marítimo a fazer penalty sobre o Maxi no último lance do jogo da Madeira para o Campeonato. Não há lei da vantagem num lance de penalty. Felizmente a bola foi à barra. Ufa, que alívio, hein Hugo?

  •  O Campeonato é patrocinado pela operadora que vai largar os milhões para os clubes da Capital do Império. Huuummm, nada de grave nisto, poi'não? Qual era o interesse em que fossem eles a ganhá-lo?
- Shhh, cala-te, a culpa é do Basco. E do Marcano ir trabalhar bêbado também.

...


No mini-ciclo da Tasca, de 8 jogos entre a 8ª e a 16ª jornada do Campeonato, vamos em 6 jogos e 6 vitórias. Faltam dois. E isto também é culpa de Lopetegui. Só naquela...

...

2016 vai ser um ano fantástico! Culpa de cada um de nós. Não quero nada menos que isso para mim. E nem para nenhum de vocês. Quer dizer, pode ser menos um 'cadinho, vá. Entrem bem.

- Shhh, cala-te, deixa keudigo: BOM ANO, cambada!

...

R.I.P. master. We'll always have Rock'n'Roll!


 


16 comentários:

  1. - Bom Ano , Silva!
    Continue sempre, que tem muita graça essa sua escrita/visão completamente alternativa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Reine. Pois cá continuarei a alternar :) enquanto houver quem ache piada.
      Bom Ano.

      Eliminar
  2. E prontos tudo dito e bem dito!
    Nada como vir à tasca para recarregar baterias.
    Boa disposição proporcionada pelos artigos lidos e o constatar que há mais quem acredite no homem!

    Ontem, em casa, fizemos umas patéticas 6 faltas contra 18.
    Não significa tudo como é evidente, mas diz muito da atitude com que os jogadores encaram o desafio!
    Isto tem de mudar!

    Que seja já em Alvalade.
    O Marítimo conseguiu quebrar 84 anos de história.
    Nós só temos de quebrar um décimo!

    BOM ANO Silva!
    Que seja um bom ano para todos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. *suspiro* Isto tá bonito, tá!... *suspiro*

    Bom ano, meu amigo!

    Long live the Lemmy!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dia 3 já estará melhor, vais ver. Um excelente ano para ti é todos os teus. Abração.

      Eliminar
  4. Tenho quase todos os albuns dos Motörhead... foi um gajo maluco que paritu que já não aguentava mais mas mesmo assim queria mostrar que podia... daí a todos os seus ultimos concertos terem sempre sido inacabados com Lemmy a pedir desculpas pleo tentar mas não conseguir....

    Coisa que Lopetegui e os nossos jogadores não fazem!!!! É por isso que:

    Now I don't need to worry 'bout tomorrow
    Ain't anticipating what's to come
    And I don't need to worry 'bout the things I have not done
    Long as I got rock and roll I'm forever young

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora conte lá o que lhe falta na discografia, que é bem capaz de se arranjar por aqui. E cuidado com o sofá no sábado :) Rock on!

      Eliminar
  5. "Coisas que eu acho, coisas estúpidas, a culpa e uma morte "

    Morreu o gajo!!!!? É pá, o coño por vezes fazia umas coisas esquisitas... mas no fundo... não era mau treinador!
    Dios o tenha :)

    Bom Ano Silva para si e para os seus e para todos os Portistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, nada como falecer para nos tornar queridos hein?
      BOM ANO, carago!!

      Eliminar
  6. O que não tenho na discografia são os álbuns que - digamos baixinho para ninguém ouvir - os que não... gosto!
    Tenho o último "Bad Magic", mas infelizmente mais por tributo que por prazer....

    Adoro a filosofia popular! Qual Kant, qual Nieztche, qual Marx qual carapuça!!!!
    Eis uma pérola do falecido Lemmy:
    "All I learned at school was how to dodge fighting, and how to smoke. And what girls’ tits looked like."

    Born to lose, live to win!!!!

    P.S. Todos os anos é sempre a mesma coisa. Toda a gente me deseja boas entradas, etc... e tal. O raio disto tudo é que no primeiro dia do ano acordo sempre com umas dores de cabeça horriveis!!!! Tudo a andar á roda... porque será????

    Umas boas entradas em 2016 e felicidades para o ano inteiro, caro Silva!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que é de aturar lampiões e lagartos. A mim faz-me dores de cabeça também.
      BOM ANO!

      Eliminar
  7. Amigo Silva

    Para começar quero dizer que acho que hoje vamos ganhar, não sei por quantos, mas também não interessa. O mestre da bazófia desta vez baixou o tom, eu acho que ele está com medo de um puñetazo, é que parecendo que não, se ele perder, a coisa começa a perder a embalagem e o mestre da propaganda é capaz de começar a entrar em “tilt”, ou será que ficarmos a única equipa a depender de si não pesará?
    Em relação ao jogo dos CTT, é verdade que não correu bem, mas os princípios que a maioria defende(ia) para aquela competição foram usados e apesar da pobre exibição, não vi ninguém a falar de dois penaltys a nosso favor e uma expulsão perdoada à equipa do guardanapo. A única coisa que realmente me chateou ver, foi precisamente os guardanapos a serem exibidos à frente do único individuo que não os podia ver (os presidentes têm uma função institucional que por vezes tem que ultrapassar algumas querelas, penso que terá a ver com Danilo Pereira, mas os adeptos são a razão de existir de um clube, pelo que os seus sentimentos não podem ser tratados com indiferença, posição difícil portanto).
    Portanto para hoje baixo a fasquia, e em vez dos cincazero, acho que vai ficar 0-3, por esta ordem: Layun, Danilo e Aboubakar.

    É o que eu quero para 2016, a começar hoje:
    https://www.youtube.com/watch?v=qDuW3NvjqJY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, BOM ANO para si!
      Depois, eu acho que o Herrera e o Brahimi também marcam. Ora, os seus 3, mais estes 2, dá...olha, 5! :)
      Nem sei o que lhe diga da gorja. Há sempre tanto para dizer. Obrigado, por exemplo.
      Abraço

      Eliminar
    2. Mr. Fighter,
      Desta banda gótica, vendi o Floodland na Vandôma ao preço da uva mijona (e em vinil, em vinil!!!)...

      Querem ver que a tasca do Silva vai-se tornar num culto... rock?

      Eliminar
    3. Sacrilégio, Felisberto!
      Culto não será, mas que os frequentadores são de gosto refinado, não há dúvida!

      Eliminar