domingo, 6 de dezembro de 2015

Domingo B na Terra dos Sonhos (adenda Lampiões vs Calimeros)



Em Santa Maria da Feira, ou na Vila, como se diz por esta banda, há muito que ver e que fazer. Perlins bla, Derivas Medievais bla, Castelo de Conto de Fadas bla, a freguesia de Mozelos bla e Fogaceiras com belas mamas, ena! Mas ainda melhor: Pequenos-almoços na Rainha, shishas e chá no Souq, postas mirandesas na Lage, inaciar a bola no Net Café, o nariz do tasqueiro ao virar de uma esquina e mais uma série de coisas que agora não me lembram. Eu gosto da Vila.

E posto isto, só podia simpatizar com o Feirense. Até porque é azul. Isto quer dizer que esta manhã os nossos B disputaram o jogo que menos me custaria que não ganhassem. E perderam.

Foi um jogo intenso, fechado, de marcações cerradas e pressão constante. De lado a lado. E - hossana, hossana nas alturas! - jogado por duas equipas. Sim, sem chutão para o quintal. Como disse muito bem o Pepa - esse mesmo - ser uma equipa agressiva e rija, não quer dizer que se prescinda de jogar bom futebol. E quem o faz, está mais perto de ganhar. Hoje fizeram-no os vinte e tal jogadores. Não é vulgar e soube muito bem.

A coisa desbloqueou-se com um penalty bem marcado, que deu um golo e três pontos à malta de Perlim. Justos? Digamos que assim também está bem. Coisas importantes:

a) O Chidozie é magnifico. Mais um jogo quase perfeito, não fosse um escorregão perigoso. E quase marcava! Ai, espera, era na nossa baliza. Muito bem, até a fazer brilhar o nosso GR.

b) Gudiño já é um grande guarda-redes. Ponto.

c) Se descobrirem o pipo ao Chico e ele botar corpo, tem condições para ser o melhor médio do FCP desde...o Deco. Que até era enfezadito.

d) Quando o Garcia aprender a centrar consistentemente em condições, podemos descansar o Maxi sempre que nos apetecer.

De resto, as contas deste campeonato não se fazem. 19 jogos passados e ainda faltam 4 para metade. É muito jogo, pelo que tudo pode mudar daqui ate ao fim. Para bem dos azuis, espero que fique como está. Dos da Feira, que os outros têm mais com que se ralar. Embora ninguém faça cara feia a ser Campeão, pois não?

Três notas finais: É engraçada, mas não muito justa, a diferença de tratamento que dispensamos a esta equipa B, que tanto gosto de ver jogar. Hoje, teve UMA oportunidade de golo. E nem por isso muito clara. Nos graúdos, agarravam no Espanhol e penduravam-no numa torre de iluminação do Dragão; Continuo a achar que este ano já houve tempo para fazer "descer" o modelo à B. Sim, aquilo é o futebol de Lopetegui. Queiram ou não queiram; Os A não terão vida nada fácil em Terras de Perlim. You were warned, old chaps.


...

- Ohpoh Silpilvapa, qupualpal fopogapaceipeirapa épé quepe tempem bepelaspas mapamaspas?

- Upumapa qupualpalquerper!

- Hapavipiampam depe anpandarpar depe mapamaspas aopao léupéu. Ipissépékeperapa apa Teperrapa dospos Sonponhospos!

- Popodjipjicrêpê!

...

É preciso não ter mesmo nada para fazer, mas o facto é que dei por mim a ver o Lampiões B contra os seus colegas de Circular. Não posso deixar de vos dizer umas coisinhas:

Para equipas de "formação", há por ali muito maduro. De Taraabt a Labyad, passando pelo guarda-redes do Rio Ave, terminando no Sacko, que é um franciu que veio calimerar o ano passado, acho eu, mas joga menos que o Kaviedes vendado e com as pernas amarradas. Até o Salomão por ali anda. Balha-me Deus.

Por outro lado, como equipas, ficam a uns trezentos anos luz do... Feirense. O que deve dar a uns quinhentos dos nossos meninos. 

However, entre tanta e tão espetacular pérola que aquelas academias cospem, ao ritmo que uma linha de produção da Ramirez debita latas de atum em óleo vegetal, há um nome que se ainda não decoraram, então devem: 

Podence. 

Quando acaba o contrato deste miúdo, mesmo?

4 comentários:

  1. Gudiño, Chidozie, Rafa, Francisco Ramos, Julio Graça, são os mais da B que podem juntar-se num futuro próximo ao André Silva na A....
    Ramos e Graça tem tudo para serem o futuro meio campo do FC PORTO. Realmente só lhes falta botar corpo! E Gudiño é um fora-de-série das balizas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Graça às vezes cheira-me a Castro. Outras a André. Não. o outro. O pai. Mas com mais técnica. Seria fabuloso, mas ainda tenho algum receio que descambe. O Rafa, também não estou seguro. Do Ramos e do Gudiño não tenho duvida nenhuma.!

      Eliminar