sábado, 13 de fevereiro de 2016

A vitória do Zé e o assalto à mão armada

É na OUTRA baliza, Bruno!

Já vi o FCP ganhar em Lisboa bastante fechadinho lá atrás. A disparar Kostadinoves e Domingos - e a incrivelmente épica correria de um Romeno que nos deu a mais gloriosa das vitórias. Ontem não, digam o que quiserem da contabilidade de oportunidades e da eficácia. Tudo coisas que só contam para um lado. Para uns pragmatismo genial, para outros uma sorte do caraças. Have it your way.

Isto é uma vitória do Zé. Ciente da fragilidade defensiva do seu sistema e, neste momento específico, do problema em escolher jogadores, fez o que tinha que fazer: Atacar. Não prescindiu da âncora do meio-campo, não prescindiu da identidade. Arriscou, com aquele sorriso meio aparvalhado, meio labrego, que o caracteriza. Como se fosse normal não sentir tremores nas pernas perante as circunstâncias. E perante o rolocompressordiabólicóestonteante. Estás coberto de razão Zé. É normal! Os Dragões somos nós.

Dito isto, importa não fazer de conta que estivemos mais perto de marcar mais golos que os lampiões. Não estivemos. Convém não escamotear os desequilíbrios, as falhas de posicionamento. A sofreguidão que fazia todos os ressaltos caírem nos pés errados. Assim como não tem mal nenhum ser franco e assumir que foi uma noite de San Iker. Espantoso. Isto é tudo verdade. 

Assim como é claro para quem quiser ver, que só porque houve chama alta de Dragão, coração, qualidade e muita - muita! - coragem, é que a maravilhosa exibição do nosso portero serviu para alguma coisa. Para muita coisa até. E isso, é uma vitória do Zé.

Eu não sei se Lopetegui teria ganho este jogo. Sei que sofreríamos menos, que controlaríamos mais e, provavelmente, melhor. Também sei que aquele atempado golo do empate, dificilmente surgiria daquela maneira: Um lateral subido, quatro homens na área, um médio a receber, rematar e festejar. Sim, quatro homens na área, que muito contribuíram para o espaço aberto para o remate redentor do nosso Patinho Bastante Feio. Do mesmo modo, a quantidade de vezes em que estivemos em desvantagem e, ou, perdidos como baratas tontas na nossa defesa, aconteceriam menos. E aí houve Casillas. Mas também André fora de posição a atrapalhar Gaitan, por exemplo. Dedo teu Zé.

Mas toda a gente que atira com Peseiro a Lopetegui, que amaldiçoa a "herança", culpada ela - a herança - por todos os males do próximo milénio, devia pensar no que aconteceu no período de jogo em que fomos mais Lopeteguianos. Depois do 1-2. Aquela parte em que o 5LB não voltou a criar um lance de perigo. Porra, terá sido a equipa que recuperou a inteligência e soube dar ao jogo o que o jogo pedia? Ou foste tu, de novo, Zé? Com o Ruben, com o Marega, com o Varela. Assim ganhas-me.

Foram todos brilhantes. Não é verdade que tenham sido, mas agora parece. Iker brilhou mais, no momento certo. Como Helton em Braga. Mas de todos os paradones de ontem, para mim, o melhor foi ESTE. O próximo, meus caros. É o próximo que fará este valer. 

E Chidozie? Digam-me alguma coisa que eu não tivesse visto antes.


...

Agora mesmo, há registo de um assalto à mão armada e à descarada, no Olival. O FCP B perdeu com o Famalicão. Com um penalty que já está nomeado para o Globo de Ouro na categoria "Melhor Comédia". Isto depois de nos terem escamoteado um outro penalty, este sim, clarinho como água. É capaz de ser do novo patrocinador, os penalties nesta Liga passaram a ser chineses.

O adversário bateu forte e feio em tudo o que mexia, sobretudo no Francisco Ramos. Ninguém o manda ser irrequieto. Claro que no fim do jogo o Ramos tinha um amarelo. Bem feito. 

No último quarto de hora, o adversário foi acometido por uma caganeira de tal ordem que passaram mais tempo no chão a rebolar do que em pé a dar pau. Felizmente estava lá o xôr árbitro, para garantir que todos recebiam a devida - e proloooooooongada - assistência.

Se não fosse tão recorrente e sempre a pender para o mesmo lado, tinha piada. Enfim, vamos ao que é mesmo importante nesta coisa da equipa B:

Estamos numa fase complicada da época. O físico pede algum descanso - que não haverá - e a ideia de jogo ressente-se com as várias adaptações, fruto de saídas, empréstimos e promoções. 

O Francisco Ramos é um grande jogador e está pronto para qualquer desafio; o André ainda não recuperou o momentum que perdeu na A; Gleison e Graça, apagados; Verdasca ainda a anos luz de Chidozie, mas a caminho; Tomás certinho e útil, mas sem o andamento de Omar; Garcia continua na fase kéjbereuacentrarpáscouBes, qual Angel wannabe; e Ismael... Bem, Ismael não se viu, excepto por... um breve e hulkiano momento. Grande golo de um futuro grande jogador.

As melhoras aos moços de Famalicão. Se a caganeira não passar, metam o árbitro mais os bandeirinhas no cu, que tapa. E não se perde nada.

...

A message to mister referee: Up yours!

2 comentários:


  1. g'anda malha, 'shôr' Silva, simsanhøra. e c'a g'anda recordação. muito obrigado por tal :)

    quanto ao resto (e que não é pouco): ennovidades? diz que chove e que faz mais vento do que o costume, não é? nem parece fruto da época... também há notícias de cheias, curiosamente em zonas ribeirinhas (inédito!), mas da derrota do 5lb nada de nada...não contava com notícias da nossa vitória, agora não informarem a Nação da derrota do 5lb, isso é que não!...
    enfim...

    #obcecados

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz que o 5lb só perdeu de Coimbra para cima. E mesmo assim, não é certo. Then again, who cares?
      Abraço.

      Eliminar