quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O ADN da Ciberlândia



Eu não conheço nenhum blogger. Tenho a felicidade de conhecer algumas pessoas que, utilizando ferramentas ao alcance de qualquer indivíduo com acesso à internet, criaram blogues. A diferença, como em muitas coisas nesta vida, está no dinheiro. Quero eu dizer que um blogger ganha influência em determinada área, torna-se um opinion maker de um setor e, como corolário - e algumas vezes à partida - ganha dinheiro com isso. Destes, não conheço, estou em crer, nenhum. Let alone um fulano que, embora muito bem parecido, tem um blogue sobre absolutamente tudo. Que é o mesmo que coisa nenhuma, já se vê.

No entanto, e por razão da nossa humana condição, é inevitável que o feedback dos comentários, as estatísticas que as ferramentas disponibilizam, até algum glamour que está sempre associado a sermos um pouco mais que o nosso circulo restrito, levem estas pessoas que investem o seu tempo por mera carolice a tomarem-se, por vezes, demasiado a sério. Ou então não é carolice nenhuma. Acredito, com base em mero feeling empírico, que existam agendas e alinhamentos. Pode ser. Contínuo sem conhecer nenhum desses. Também.

Eu próprio já experimentei a sensação fantástica de ouvir falar de mim - pouco importa se bem ou mal - pessoas que nem sei quem são. Onde moram, com quem vivem, onde comem, não faço ideia. É giro, garanto-vos. E a Tasca tem um nível de visitas perfeitamente ridículo, posso assegurar. Imagino portanto o que acontece ao pessoal que é lido por cem, ou mil, vezes mais gente. Mesmo sem dinheiro envolvido, sem agenda prédeterminada, é muito possível que isto traga uma certa responsabilidade.

Não no patamar do "ai que tenho que ter cuidado". Felizmente, o que a social media tem de bom é a proliferação de opinião e esta sensação de um bocadinho para toda a gente. Cada um diz, sem dinheiro e sem agenda, o que lhe der na gana. Mas a auto-imposta responsabilidade de pugnar em contínuo pelo que se julga o caminho certo. Porque há quem vá atrás. E no fim do dia, o que fica são os posts, os respetivos comentários, as concordâncias e as discordâncias. O resto foi espuma. É tanto assim, que temos quadrantes bem definidos, por exemplo, na bluegosfera. Engraçado.

É muito provável que este grupo - restrito! - de pessoas que escrevem, comentam e debatem sobre, neste caso, um Clube, acabe por ter um peso que não supunha vir a ter. Também é natural que possa, de alguma forma, ser influenciado por ele. O peso. O que não podem é perder de vista que isso tudo é muito pouco. Ou seja, que a imensa maioria lê os jornais, vê as TV, ouve as rádios. E aí está a verdadeira capacidade de fazer opinião.

Portanto, bater, algumas vezes por aparente ciume, a torto e a direito na comunicação do FCP - do Porto Canal, passando pela Dragões Diário, acabando nas intervenções (cada vez mais frequentes) do Presidente - é bastante parvo. É que já vi a DD ser mais vezes citada nos Mass Media que qualquer blogue. O que significa, por maioria de razão, que aquela E-newsletter - NÃO, NÃO É UMA NEWSLETTER, falta-lhe o papel para isso! - é mais eficaz a passar a nossa opinião do que qualquer de nós. E perdoem, mesmo, estar a incluir-me. É por mera facilidade de discurso. 

E se em vez de desancarmos os media do Clube, lhes disséssemos que esperamos apenas que eles - e não os outros - nos visitem? 

(Vos visitem, pronto. Também não é preciso moer a moleirinha aos moços com tanto disparate.) 

Que vos leiam, sintam quais são os temas que vos preocupam e alegram. Sintam esta parte da massa adepta. Sim, porque se trata APENAS de uma parte. Minoritária até. Mas é uma que pensa o Clube e a sua Indústria. Nos artigos, de todos os quadrantes, e nos comentários. Sem ordem hierárquica, que já vi muito post estúpido ser salvo por comentários brilhantes. A começar aqui em casa.

Não é preferível ver plasmada a nossa opinião num orgão do Clube do que nas palavras de um cronista, comentador, jornalista? Com a assinatura do respetivo por baixo? Nunca aconteceu?

O facto de estas pessoas investirem o seu tempo - durante o qual podiam estar a ganhar dinheiro, ver fotos da Charlize meia nua, coçar os tomates ou outra coisa qualquer igualmente produtiva - significa que querem ser ouvidas. Isso é muito bom. 

Eu não quero nada da DD, porque não subscrevo. Não tenho interesse em ser informado do quotidiano do FCP e nem de conhecer a posição interna em relação às várias questões. Faço isso através dos blogues que visito, nomeadamente os colados aqui ao lado, sob "Bons Vinhos e Petiscos". É uma opção minha. Apesar disso, acho mal que seja desancada a torto e a direito. Porque disse, porque não disse, porque foi tarde, porque foi cedo, porque foi em amarelo.

Sobre o Porto Canal, que não tenho, pode ser que fale mais tarde. Ou não. Mas penso exatamente o mesmo. Deixá-lo na lama perante os Portistas serve para quê mesmo? Para o melhorar? E melhorá-lo é o quê? E isso não é mera opinião?

Vai daí, e exclusivamente porque não o vi ainda feito, muito possivelmente por pudor ou modéstia, eu digo:

Hey, Comunicação, o que eu espero da DD e dos espaços de debate acerca do FCP no Porto Canal e, também, na informação que transmitirem ao Presidente - se isso acontece - antes das suas intervenções, é que passem pelo Porta, escutem o Vila Pouca, leiam o Tomo, atentem ao Universal, prestem atenção ao Lápis, deliciem-se com o Imbicto, aprendam com o Tribunal. Se for só pelo gosto da leitura, não podem perder a Miss BlueBay, no Bibó. E não deixem de ter em conta o que se diz em tantos outros locais da Ciberlândia: Os que refletem, os que se orgulham, os que contam a nossa História, os que se rebelam e os que se conformam. ISTO (também) É O PORTO.

São muitos, eu sei. Eu fiz a minha seleção, vocês não podem selecionar. Mas hey, diz que vos pagam para isso. E muito mais.

Ah, está claro, apareçam na Tasca para um 3 Marias f'esquinho. Não é garantido é que esteja a dar a bola.

E sim, estamos do mesmo lado. Certo, pessoal? É que o ADN que faz falta não é só o dos outros.

20 comentários:

  1. Meu caro amigo Xilba,

    Obrigado pela referência. Se alguém nos lê, este tipo de críticas - não bater, isso faço aos inimigos, serve só para que a dita comunicação melhore. Porque deixa muitíssimo a desejar e tem falhas graves, no meu entender.

    Não é achincalhamento, é mesmo vontade de ter uma comunicação externa ao nível - aproximado, vá - do Nosso Grande Clube.

    Abraçom e não te esqueças: o Tomo é um tuaiuone, consegues ver tudo que tenha a ver com o FC Porto, mas também umas quantas Charlizes de vez em quando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, grande Tomo! :)
      É a chave é mesmo aquele "no meu entender". Isso é legítimo. Mas devemos, creio eu, perceber sempre onde está o verdadeiro adversário. Sem ser condescendente com os nossos erros. Mas com perspetiva.
      Abração.

      Eliminar

  2. @ Silva

    fantabulasticamente brilhant, como sempre.
    é dos melhores textos que já li, nos últimos tempos (dois anos? talvez..), sobre o problema comunicacional que, de facto (e que é um facto!), existe no Clube.
    abordas todas as questões, com esse carisma tão genuinamente teu. b-r-a-v-o!, portanto.

    sobre a questão da influência da bluegosfera:
    éooutro facto insofismável. falo por mim quando afirmo que vou mantendo o 'Tomo' sobretudo para os portistas nesse enorme país que é o Estrangeiro. são a maioria que tem a paciência para me ler. e se nos indignamos por tudo o que se passa cá dentro, lá fora, sobre o FC Porto, é muito pior. e se não fosse a bluegosfera, muitos dos nossos correligionários não saberiam o que se passa por cá. e isto, meus amigo, eé serviço público. e o combustível de que necessito para manter o estaminé aberto - e sem desprimor para os locais :)

    ps:
    'muito obrigado!', mais uma vez, pela referência. é um pouco como disse o Vassalo: há vinho (do Porto, claro!) e por vezes, alguns petiscos (para acompanhar o vinho pois claro!)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. raism'afo... raisparta o corrector automático do telemóvel (nestes casos, muito pouco) inteligente... mas acho que dá para perceber o conteúdo

      ps:
      em relação à citação que o anónimo escolheu, ali em baixo, e porque, de certa forma, senti-me visado (vá-se lá saber porquê...), que fique bem claro:
      nunca tive a pretensão, a soberba, a ignomínia, de ser mais do que sou na bluegosfera: alguém que gosta de partilhar o seu portismo e que já num hábito (regular) desde Julho de 2008, e actualmente pela razão exposta no meu primeiro comentário.

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    2. Obrigado, de novo, Miguel.
      O Tomo é indispensável. Também pelos petiscos :)
      Quanto à influência da bluegosfera, nenhuma dúvida. Mas atenção que isso quer dizer que também é responsável por alguns atropelos. Aquela ideia muito cedo espalhada de que "os Portistas não podem com o Lopetegui", encontrou bastante combustível para queimar. Espero que, por exemplo, não se passe o mesmo com o NGP. Como se conjuga isto com a liberdade de opinião é que não sei. Aliás, sei. Cada um diz o que pensa da maneira que achar melhor. E pronto, esperemos que as fileiras se mantenham cerradas. Nada como vitórias, however, para que nada disto seja assim tão importante. Essa é que é essa.
      Abraço.

      Eliminar
    3. Não me parece Miguel. But, i know nothing.

      Eliminar
  3. "No entanto, e por razão da nossa humana condição, é inevitável que o feedback dos comentários, as estatísticas que as ferramentas disponibilizam, até algum glamour que está sempre associado a sermos um pouco mais que o nosso circulo restrito, levem estas pessoas que investem o seu tempo por mera carolice a tomarem-se, por vezes, demasiado a sério. Ou então não é carolice nenhuma. Acredito, com base em mero feeling empírico, que existam agendas e alinhamentos."

    Mais uma grande malha, caro Silva.
    Venham lá mais 3 Marias.

    ResponderEliminar
  4. não ponho gajas no blog porque para eyecandy bastavam-me as pernas do Capucho. upa. e quanto ao bater, não são só os nossos inimigos, porque esses batem sem discriminação. há que educar, com a dose certa na altura certa. e nós, a pseudo-inteligentsia, também tem de ser um bocadinho pedagógica e acima de tudo portista. porque é mesmo aí que jaz o problema: quem fala por gosto é portista; quem o faz por profissão nem sempre.

    um abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha ele. É isso tudo, pois claro. Aliás, escrevi acerca desse Portismo, a propósito do Postal de Natal.
      Mas pá, acho indecente um gajo estar alguns 20 parágrafos a dizer coisas e vires tu e em meia dúzia de linhas...pimbas, dizes tudo. Raisparta. Olha, volta sempre.
      Abraço.
      PS. pseudo, nem mais.

      Eliminar
  5. Ó Silva, mas você acredita que as cúpulas (quase que ia a escrever as cópulas!), não frequentam a bluegosfera? Só desdenha quem quer comprar, e há um exemplo flagrante disso mesmo; houve um blog que já não me lembra bem (acho que foi o Tribunal) que foi achincalhado pelo Saúl! Ora o Saúl não se apresta só a andar de megafone nas beiças no Dragão!

    A bluegosfera é um mundo que nenhum portista pode desprezar. Seja ele o presidente ou o simples adepto que vai ao Dragão com o cartão da prima da mulher do cunhado da sogra!
    Ignorar o pensamento do universo azul-e-branco, além de ser crime é estupidez!

    Quanto aos blogs enunciados e meio anunciados, todos são de dedicação á causa, mesmo que alguns sejam mais jihadistas que o estado islâmico!!!

    P.S. Eu tenho (?) um blog que é uma autêntica blague...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não ignora. Não sei é quanto valoriza. Creio que todos os espaços são evidentemente Portistas, mas também me parece que há uma responsabilidade de defesa do Clube e de, sei lá, chamemos-lhe galvanização das massas, que poderia ser inerente. Como diz o Jorge acima, um sentido pedagógico, passe o paternalismo. Sem que isso signifique dizer que sim ao que não se defende. Não é fácil, claro que não. Mas, por mero exemplo, saber à partida que se as coisas correrem mal em Dortmund é igual a um extenso post no minuto exato do fim do jogo; ao passo que, correndo bem, o mesmo não se verifica... Pá, a mim irrita-me. E sei bem o que pensaria se fosse um jornaleiro lampião à cata de lenha para uma bela fogueira.
      Qual blogue? Ande lá, quero o endereço.

      Eliminar
    2. PS. Sou tão tenrinho que nem faço ideia quem seja o Saul, veja bem... Vai dai, nada a comentar.

      Eliminar
    3. Saul é o speaker o estádio. O gajo que berra: e agora vem ai o FC PORTO!!!!

      Eliminar
    4. Ah. E comenta blogues no processo? Nunca reparei. E o endereço??? Do blague. Ande lá!

      Eliminar
  6. Opá, quase me passava despercebido este petisco!

    E é um petisco exótico, porque apreciado por um grupo reduzido de comensais. Enquanto citado (e agradecido) no repasto, devo dizer que me levo a sério naquilo que procuro transmitir. Não a mim, mas à mensagem.

    E na mesma medida em que acredito no que escrevo, duvido que tenha algum impacto, por mais residual que seja, na direção do clube. Porque, infelizmente, vivem ainda no tempo da televisão, da rádio e dos jornais e cada vez mais fechados na sua própria realidade.

    O que eu espero é que quando se abrir novo capítulo no clube, se abram também as portas aos associados em primeiro lugar e aos pensadores do clube a seguir. Creio que se "nos" ouvissem uma vez por trimestre não sofreriam grandes sanitários e certamente também não ficariam mais pobres clube sensu.

    E a propósito, já não seria altura de desenhar um "think tank /watchdog" formal do clube?


    Terminando, o Sr. Saúl é muito mais do que um "altifalantador", é o "Supporters Liaison Officer at FC Porto", cuidadinho... https://www.facebook.com/fernando.saul.1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem que agradecer. Como está bom de ver, mantive a tradicional imparcialidade e citei como deve de ser os que eu visito.
      Quanto ao tank, eu só tenho dúvidas quanto ao aspeto formal. Não sei, acho sempre que acabamos a criar mais um comitê, uma comissão, um...cargo. E depois os cargos tendem a pensar-se mais a si próprios que ao bem maior que os levou a serem criados. Não consigo explicare melhor...

      Eliminar
    2. A parte do "think" é a mais relevante.

      Muitos dos grandes (e menos grandes) clubes têm associações de adeptos que acompanham e nalguns casos participam activamente na vida do clube, chegando mesmo a estar consagrada a sua participação nos estatutos do clube.

      E quanto aos cargos, só passam a ser um problema quando as pessoas que os ocupam não se renovam.

      Sobre LX, mande-me um email a ver se se consegue um arranjinho.

      Eliminar
  7. Silva, boa parte é como dizes, espuma.
    Mas petiscos, como "...possuir-te é uma mera ilusão que me imponho, ou me permites..."
    São rocha e exclusivos da tasca!

    Quanto à ideia que deixas... é o trilho certo!

    Não sigo todos os Bons Vinhos e Petiscos, mas os que sigo com regularidade, estão lá :)

    O "Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português",
    foi o 1º dos blogues, ligados ao nosso clube, a seguir com frequência total. Sempre achei que o clube deveria de ter alguém do género na sua política de comunicação...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carrela. Mas isso acontece porque a Tasca escapa muitas vezes ao futebol. Menos do que alguns fregueses (A freguesa, na verdade) gostariam, mais do que seria suposto num blogue que tivesse um tema. E não tem. Tendo. :)
      Eu entrei na bluegosfera pela Porta 19. O Vila Pouca veio logo a seguir.
      Abraço.

      Eliminar