sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O verdadeiro pesadelo não é amarelo



Sim, sim, eu sei. O estado de graça, o tempo, as limitações, os problemas, os receios e os anseios. É isso tudo. Igualmente verdade é que o nosso jogo de ontem foi - mesmo com um Fiorentina (who?) vs. Totenham ao barulho - o de maior cartaz da Liga Europa. Porque era um jogo de Champions. E era. Este foi o estatuto que ganhámos. É o nosso palco. Danem-se os orçamentos, esperam grandes coisas de nós. Porque as fazemos com a regularidade suficiente. Já agora, isto é culpa do mesmo tipo que parece que foi ao campo meter o Indi no caminho daquele remate. Oh well... Não podemos ser pequeninos. Nunca mais. 

Depois, não consigo libertar-me desta sensação de Jesualdo no Emirates. De Lopetegui em Stanford. Há um lugar do meu cérebro que teima em comparar este Dortmund - uma bela equipa, sem dúvida - aquele Bayern. E, confesso, ganho aí um certo alivio. Estão longe. Na qualidade, na intensidade e, felizmente, na necessidade. Que ontem foi o primeiro jogo e não tinham o que recuperar.

Deixemo-nos de tretas, sim? Nós sabemos os problemas que enfrentávamos. Para os outros, isso conta coisa nenhuma. Defender bem. Como pudermos. Defender bem. Um é melhor que dois. Defender bem. Como der. Defender bem. Dois é mauzinho, mas três é muito pior. Defender bem. Para que isto não seja Munique. Irrita-me! E nem vamos começar a conversar sobre o que para aí iria se em vez de Zé fosse Júlio.

Entre a simplicidade, que lhe gabei, e o rasgo de génio, que não lhe antevi, o Zé ficou pelo meio. Assim, mas também. E perdeu. Mas não tudo.

Um gajo vai dormir em cima disto e de uma pá de porco assada - com castanhas e couves de Bruxelas - e, enfartado que está, só pode dar pesadelo:

" Entra o Zé para a conferência de imprensa. Só está mesmo a TascaTV, que o resto tem o que fazer em Lisboa. Estranhamente, o Zé masca uma pastilha elástica e apresenta uma farta cabeleira, encimada por um barrete de campino. Raios de conjunto, não joga. Primeira pergunta:

- Mister, uma derrota hein?

- E? EU nã dizêra antes kiste era um tréne? A MIM m'importa. - Encolhe ojombros. - EU estou focade, amigue. Concentradíssime, sócio. - Juro que num instante, breve, se transformou num holograma do Futre todo nu, ladeado de belas mancebas enojadas. Infelizmente, todas vestidas. Segunda pergunta:

- E o jogo, que tal? - Responde de novo o estranho Zé. Retenho o refluxo com gosto de pá de porco, provocado pela nudez do outro. Credo.

- O jogue... - Coça o topo da farfalhuda cabeleira. Já não vejo o barrete. - O jogue começára bem e ira pra melhor. Majóspois vei'ocabrão do prete e metêraçàfrente da bola. Prontes, estragou tude.

- Quem?

- O que fôra expulse, sei lá o nome do môce. EU não decore os nomes dojôtres. Eles é que decorem o MEU. Tájaperceber?

- Ena, ca puta de confusão. As suas opções... - Ele interrompe, enquanto lhe cai uma melena para as vistas. Atira-a para trás.

- Ohohohoh, calma lá co'isse. Estes coxes lá conseguem jogar duas vezezásemana? Nem pensar. Se tu tens hemorróides, não te põejacoçar a peida.

- Hemorróidas, hein? Que classe...

- Ach'engraçade. - Ri-se para a plateia.

- A eliminatória está perdida?

- Fáce lá ideia! Pra MIM não. EU já ganhei a estes gajes. Agora, com estes manques, podemes perder. Aliás, ELES podem perder. Também, não interessa nada. Keremezéser os máiores aqui da zona do Barreire. Montije, Alhes Vedres, talvez mesme Pinhal Nôve. A ver é se me ponhamexer daqui pra fora. Senão, nunca mais ganhe nada de jeite. Fui.

Lá fora, uma multidão em delírio espera por ele. Para o aplaudir e reverenciar."

Acordo em pânico. Falta-me o ar. Emborco a metade que sobrou da garrafa de Água das Pedras. Mais calmo, lembro-me da parte do jogo do FCP de que gostei mesmo: As declarações no final.

O Zé, o verdadeiro, explicou-se - concorde-se ou não - deu os parabéns a um justo vencedor e não se deu por derrotado. Não menosprezou a Europa, não mostrou indiferença perante uma derrota e garantiu que a equipa a ia reverter. Or die trying! Disse sempre NÓS e nunca EU! Obrigado Zé.

E obrigado Presidente, por ser José e não Jorge. Digo, Jergo. Nunca. Prometa-me isso, sim?

...

Soundtrack to nightmares: Dreamtime!

20 comentários:

  1. Desculpa, não entendo. Vamos fazer hoje aquela coisa rara, que é discordar. É óbvio que, desfalcados de três titulares sem alternativa linear óbvia, Peseiro não poderia fazer outra coisa senão adaptar. E esperar que não se lixasse - muito.

    Querias que fosse para cima deles contra um tipo que, nos primeiros 30 metros de pique, corre mais do que o Usain Bolt?

    Desistir fez, sim, o Jergo, que DE PROPÓSITO, poupou laterais e culpou um miúdo por ser... um miúdo!

    Concordo com os 3 parágrafos finais, naturalmente.

    Mas, caramba, pá, estamos em pré-época!

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, eu entendo as razões das adaptações, claro. Posso concordar ou não, nem interessa (teria optado pela simplicidade). Isso é o homem que decide e falar depois e fácil. O que não gosto é de me sentir pequenino. De não ter bola. De não atacar. Bolas, de ser aquela malta que joga contra nós. E nem vislumbrar a mera tentativa de o fazer. Irrita-me! Já não somos assim. Não fomos assim no galinheiro. Se podíamos? Se devíamos? Não sei Jorge. Respeito. Se soubesse, era eu que devia estar no ingrato lugar do Zé.
      De resto, no que concordamos, concordamos! Tem mais ambição o Zé coom o Varela a lateral, que o Jergo com o Cotovelos no banco.
      Abração. Até Domingo, se não nos comentarmos antes :)

      Eliminar
    2. Ontem foste, para a semana não serás. Não és um super cozinheiro a fazer omeletes sem ingredientes! É que nem sequer foi ele que fez as dispensas e as escolhas para a lista UEFA!

      Abraço

      PS. -Naturalmente, onde se lê "poupou laterais", leia-se poupou "jogadores importantes", porque a única coisa lateral que tem o Slimani são as berdoadas que manda.

      Eliminar
    3. Mas não fiques com a sensação que estou a desancar o homem. Aliás, o post desanca a sério é no Jergo :) Agora, não posso dizer que me satisfez. Esta coisa de ser grande começa mesmo em...acreditar que se é. Jogámos para 0-0, depois para 1-0 e depois...o Suk ia marcando. O que aconteceria se fosse antes? Levávamos 4? É capaz...
      De qualquer maneira, o que espero é mesmo o que dizes: espirito de conquista no domingo e na quinta. E se levarmos 4, que seja por lhes termos caído em cima à bruta. Na quinta! Se levarmos 4 no domingo, pago-te dois jantares no fim da época. Dass! :)))
      Abração.

      Eliminar
    4. "Se levarmos 4 no domingo, pago-te dois jantares no fim da época. Dass! :)))"

      oupa! falta aí o 'je' aqui, nessa equação. e espero que venhas a receber quatro jantares. seria um 'celente sinal :)

      abr@ço forte
      Miguel Lima | Tomo III

      Eliminar
    5. Pois, e assim mesmo que estão as contas. Para já estou a pagar 3. Zero hipóteses de passar para 4! No domingo voltamos ao habitual cincazero!
      Abraço.
      PS. ATENÇÃO, é mesmo como diz o Lima: pagam um jantar cada um! E não um a dividir pelos 3. Inchem! :)

      Eliminar
  2. DEMAIS!
    Só eu sei o que me ri...

    Infelizmente não vi o jogo... nem resumo... nada!
    Analisando o resultado assim a frio, e devidamente contextualizado, diria que não foi mau, de todo!
    Já era difícil, está mais difícil, mas ainda é possível.
    Pedir mais e melhor neste contexto, só na base da fé!

    Quanto ao Peseiro, tem sido um senhor, um "Homem do Norte", com um discurso condizente desde o 1º dia!
    Parece Portista desde pequenino!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse o Zé, estamos vivos na eliminatória. E depois de olhar bem para o jogo...caramba, é possível. Fácil? Naaaaa.
      O Zé tem-se visto metido numas belas alhadas, ai pois tem. Mas vai-se safando muito a preceito. Só lhe falta ganhar um bocado de papo...em Dortmund :)
      Abraço.

      Eliminar
  3. Eu estive no Emirates com o Juju, em Manchester com o Oliveira, em Camp Nou com o senhor Sir e em Munique com o lorpa e posso afiançar que tudo o que estes quatro jogos tiveram em comum felizmente não se repetiu em Dortmund. Ou seja, foi mau mas nem tanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I'll take your word 4 it.

      - Lorpa es tu tia!
      Há malta que não sai da tasca :)

      Eliminar
    2. Por acaso até é, mas aposto que o lorpa não sabia. Quem sabe um dia se juntam e fundam os LI - Lorpas Ibéricos

      Eliminar
  4. Silva,
    Sobre essa questão dos jantares que já deve, aceite um conselho. Torne-se árbitro e apite o dito cujo dos vouchers... tá o problema resolvido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, bem visto! Ainda dava para vir o Felisberto também!
      Mas ainda não devo. Basta sermos campeões para me refastelar à borla. Quer dizer, à custa de alguens... ;)

      Eliminar
  5. Silva,
    Esqueci-me de mencionar que o soundtrack faz parte do meu álbum preferido dos Motörhead!!!!
    Continue assim e torna-se no melhor DJ de sempre em terras lusas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois claro que sou! Mas não diga ao Lima :)
      1916, certo?

      Eliminar
    2. @ Silva

      o Lima não se importa nada, desde que haja boa música. e gajas boas. e bom ambiente. e gajas boas. e boa companhia. e gajas boas. e boa comida. e gajas boas (e não é uma redundância e/ou eufemismo). e, por vezes, também bom futebol. e gajas boas, claro!

      é claro que é minha impressão que a 'Tasca' tem Qualidade: boa música, bom ambiente, boa comida, excelente companhia. faltam só as gajas boas...
      [estou a brincar. é do conhecimento geral que a 'Tasca do Silva' tem tudo isso e mais alguma coisa. só não tem as gajas boas... :) ]

      abr@ço forte
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    3. É uma tradição nossa, as tascas serem frequentadas exclusivamente pelo género masculino...

      Eliminar

    4. @ Silva e Felisberto

      o que nos vale é que há sempre um calendário da 'pirelli' e/ou de uma qualquer garagem, para alegrar as vistinhas :)

      abr@ços
      Miguel | Tomo III

      Eliminar