segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O antiblogue e gajas altas



A propósito do número de comentários em determinados posts, ele disse-me: Sabes o que isso quer dizer? Quer dizer que os teus textos são uma seca!

E eu pensei: Foda-se, aqui está um gajo lúcido. Não "ouvia" nada tão acertado desde que publiquei um comentário - precisamente - assim: Isto é escrito a partir de um manicómio?

Um blogue deve ter um tema claro. De modo a que a pessoa o visite em busca de informação, ou opinião, acerca desse assunto. Este não tem.

Os posts querem-se maijómenos curtos e focados. Sobretudo, é importante que sejam facilmente compreensíveis, sem grandes divagações, nem muito espaço para interpretações dúbias. Exatamente o que acontece por aqui, majaocontrário.

As redes sociais desempenham um papel importante, enquanto geradoras de tráfego e promotoras da discussão sobre cada entrada do blogue. Este não existe para além de si próprio.

Ou seja, a Tasca é o verdadeiro manual do que não fazer a um blogue. É o antiblogue. Oh yeah!

Lanço-me o desafio: Conseguiria fazer um post blogueiro? Já veremos.

...

O FCP ganhou. O mau disto é que é notícia. Mas ganhou bem e muito merecidamente, num ambiente de grande empatia entre adeptos e equipa. Porque ganhou, está claro. Caso contrário, seriam mosquitos por cordas.

Para ganhar, foi muito diferente do que vinha sendo? Não, para começar.

Dominou desde o início, revelando a solidez e os problemas habituais. E, como habitualmente, poderia ter ido para intervalo confortavelmente instalado na frente do marcador. Jota, Oliver, Silva, um poste e a vaca do guarda-redes adversário, impediram que acontecesse.

Os Super Dragões tiveram que desatar a rebentar petardos (30 vezes Parabéns, rapazes) pela meia hora, para garantir que Iker não adormecia. É que estava a ressonar alto.

- Eeeeeeh, lá vai ele! Olha o tema, olha o foco, olha o número de caracteres, olha a paciência das pessoas.

Pois, sorry. Na segunda parte, não foi bem o mesmo que temos visto. Porque eles tinham 10, mas sobretudo porque nós tivemos Brahimi. Que não deslumbrou.

Só que Brahimi oferece uma alternativa, que foi bem aproveitada. Quando lemos em todos os blogues - ojasério - que tentámos tudo, pelas alas e pelo meio, é verdade. E não é comum. 

Tínhamos alas para tentar. Duas. Com o adversário com 10, pudemos igualmente manter os números no meio: Dois avançados e dois médios centro.

Podíamos ter feito o mesmo com Varela, certo? Errado. 

Ouviram o Presidente dizer que mantivemos a bola no chão e não recorremos ao chuveirinho? E assim chegámos a uma decisiva vitória? É que foi mesmo como ele disse. Porque circulámos e recirculámos, suportados na omnipresença de Danilo e na classe de Oliver - depois Herrera. Sem falhar passes e com mais chegada à área - para deixar Brahimi em 1x1 com o lateral. Ou Corona e Maxi em igualdade no outro flanco. Majojolhos da equipa procuraram sempre, e em primeiro, o Argelino. E houve 52 minutos de perigo constante.

Até ganharmos numa jogada que não teve nada a ver com isto. Foi mera liberdade atacante de Jota, uma ilha num mar vermelho, com a bola a pinchar e a fugir-lhe. O resto já todos vimos uma centena de vezes. E creiam, não é surpreendente. Apenas Rui a fazer o que Rui faz. Nem foi dos mais complicados.

Depois dos abraços ao senhor Fernando Pinto - muito obrigado pela agradável, ainda que esporádica, companhia - e das caralhadas...

- Eeeeeeeh, palavrões é que se dispensam, meu menino.

                               ...aos minhotos, mesmo por cima da minha bancada de ocasião, dei comigo a pensar: Circula até  ao Brahimi, falha golo, circula pelo outro lado, falha golo, circula de volta a Brahimi, começa do princípio. E o Braga, treinado pelo nosso anterior técnico, enfiado na área, a segurar um zero que lhe cai do céu a cada ataque. Onde é que eu já vi isto?

- Eeeeeeh, deixa lá os mortos, pá! Não é bonito estares a provocar a freguesia. 

Eu devia pensar em vocês, mas prefiro antes dizer o que me vem à tola. Aquela segunda parte, elogiada por todos, foi à Lopetegui. 

Mas a vitória, essa é inteirinha de NES. Primeiro, porque foi a liberdade - que vários jogadores já referiram - que proporcionou o lance da vitória. Algo que estaria no plano do sacrilégio para o Basco. Depois, E MAIS QUE TUDO, porque a equipa está com ele. Sem margem para dúvidas. O empenho, a garra, o sacrifício, mais que os festejos, provam à saciedade que o exército segue o General designado. Curvo-me humildemente: É seu o momento, senhor Santo.

- Eeeeeh, deixa-te lá de liberdades poéticas e trata de acabar isto, que já vai demasiado longo. Para variar.

Ninguém peça a cabeça de um líder que é seguido. Ninguém. Eu não.

...

Pois, devia ter sido mais curto. De resto, acho que cumpre. Nem falei da Áustria - incha, Nazi de um cabrão - nem da Itália - calma, é sempre assim com estes malucos - nem do que acho de gajajaltas.

- Eeeeeh, nada de misturar... Hã, gajas altas? Diz lá, diz lá.

Acho que ficam catitas no título. Incha!

...

Acho, igualmente, que o trecho anterior foi a parte deste texto em que mais me diverti. E, sinceramente, estou muito mais interessado no que isto tem de divertido e catártico para mim, do que naquilo que V.Exas. pensam. Com todo o respeito, está claro.

Não volta a acontecer.

- És um caso perdido! Credo, ca burro!

50 comentários:

  1. Pois eu, acho que já fazia falta uma referência a gajas altas em posts blogueiros (ou antiblogueiros).

    Cumprimentos, caro Silva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora biba Paulo. Pá, estamos de acordo. A gaja alta é basto subvalorizada no campo dos títulos de texto. E não se percebe, porque é bastante apelativa. Digo eu. :)
      Larguras, caro Ferreira :)

      Eliminar
  2. A tasca tem poucas mesas, para a qualidade do serviço que presta, e só perde quem cá não entra!

    A falta de comentários, muitas vezes, resulta da falta de capacidade em acompanhar a qualidade do nível de "loucura" do tasqueiro! ;)

    E o mais incrível, é a coerência e sentido lógico que escorre dessa "loucura".
    Mesmo quando não se concorda (raro, muito raro), compreende-se o ponto de vista.

    Silva, a primeira coisa que fiz depois do apito final, foi ligar ao meu Pai, para saber se estava tudo bem.
    Estava! Disse-lhe que depois do momento alto que tivemos com Kelvin, a que se seguiu a seca, este devia ser o momento a marcar o seu fim!
    Ver o Nuno, jogadores e estrutura, a reagirem daquela forma...

    Luís Gonçalves, trouxe-me à memória Antero Henriques, no banco, ao telemóvel, relaxado, e ao seu lado Lopetegui a destruir o banco com o desespero!
    Que diferença.....................

    Saber que exactamente 99,99% do mesmo jogo teria resultado em algo tremendamente diferente se aquela bola não tem entrado... é pura loucura! É o futebol!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecido, Carrela, The 3rd Follower ;)
      Eu isso das lágrimas... enfim, já se sabe, panasquice ao largo ohfaxabor :)Mas sim, há diferenças de sentimento, creio. Pelo menos, a sua demonstração é diferente, o que é importante.
      Mas mais que esse momento de festa - e no fim da festa já está tudo bêbado e é normal que se enrolem uns nojôtros - mais que isso, todo o jogo foi, para mim, uma demonstração cabal de unidade. Foi a falta disso que me fez "desistir" de Lopetegui. Coerentemente, é isso que me faz dizer que NES é intocável.
      Abraço.

      Eliminar
    2. "A falta de comentários, muitas vezes, resulta da falta de capacidade em acompanhar a qualidade do nível de "loucura" do tasqueiro! ;)"

      Paaaaaaaaaaaaa, isso já está ao nivel do Mestre Manoel de Oliveira, que dizia que quem não gostava dos filmes dele é porque não os percebia :) Eu cá sempre fui muito tapadinho nisso de ver filmes. :)

      Eliminar
    3. Em vez de uma lágrima, podia ser um murro a desfazer o banco... dá-me igual!

      É esse o grande mérito de Nuno!
      A equipa entrega-se, deixa tudo em campo, como há muito não se via.

      Um grupo forte e unido, pode não ter os melhores executantes ou até as melhores ideias de jogo, mas é meio caminho para o sucesso.

      Eliminar
    4. É mais "-284 A subquery has returned not exactly one row."

      Eliminar
    5. Não ligues, era só o Silva a dizer Silvices. Nada contra as lágrimas. Desde logo porque it takes a man to shed a tear.
      Aquilo não é só entrega e profissionalismo, que é o minimo exigido a profissionais, aquilo parece-me "lutar pela causa". Victoria o Muerte, kind og thing...

      Eliminar
  3. Tu és é omaióre, ó Silva !
    Não foram 3 ou 4, é certo, mas podiam ter sido, porra! Melhor, deviam ter sido...porque era mais do que merecido! Fizemos, e bem, a nossa parte, e até a minha cara-metade me viu chorar (quase inédito. Uma espécie de peseirice sentimental, pá. Pelo quase, claro). Ah...e não sou nada ao injinhêro Luís, apesar de carpir com/pelo/por (riscar a mais inconveniente) o nosso FCP como o home. Gosto de gente assim, sabes?

    Abraço,

    Reinaldo Peles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom ver na estrutura malta que parece que somos nós. Embora em mais feio, está claro.
      De resto, de acordo, sôumaióre! :)))
      Abraço.

      Eliminar
  4. Os machos!
    Os machos machistas machões, são uma espécie absolutamente anti-gajas altas, diga-se desde já, que não toleram lágrimas, abraços e beijinhos entre homens. Foda-se pá, que raio d epaneleirice é essa?

    Mas os machos, apanham-se com as calças na mão quando se trata de futebol. É ver a nossa equipa marcar um golo fundamental e fundamentalista, que os homens abraçam-se, apalpam-se, beijam-se e... choram! Nem com as suas respectivas fêmeas, os machos tem assim tanta intimidade, carago!

    P.S. Se a tasca do Silva é um anti-blogue, se é escrita a partir de um manicómio, quero que safoda... é uma poesia urbana, um abstrato lúcido, ou pura e simplesmente um... ácido marado!

    blob:https://www.youtube.com/73eff5d6-2e5c-4860-b7f5-c6980cf23d2c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a do ácido que está certa :)
      E oh Felisberto, eu cá não apalpei ninguém. Isso é cenas lá da tua bancada pá. :)))
      O link da malha deve ter blob. Num funciona. Not found... Portantos, deixaste uma moeda do Continente de gorja. Sovina!
      Abraço.

      Eliminar
    2. Hanoi Rocks e a canção Self-Destruction Blues, do álbum Street Poetry.

      Eliminar
    3. Aaaaaahhhh não era gorja, era uma prenda de Natal inteira! Agradecido.

      Eliminar
  5. Não tenho comentado, mas gajas altas ou baixas aguça logo o apetite, junto com uma vitória do nosso clube, que aquele golo do Rui Pedro fez-me gritar tão alto que quase fiquei sem voz, nada como um golo e gajasaltas pra levantar a moral e mais qualquer coisa... só falta um fino e um pires de tremoço, cumprimentos de um cliente nem sempre assíduo mas sempre satisfeito.
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, esses gurus da comunicação não percebem um corno disto! O que interessa é meter gajas ao barulho, nem que seja só no titulo. EU cá concordo e acho lindamente!
      E o João aparece quando muito bem entender, está claro. O que interessa é que saia mais bem disposto dokókentrou. Mai'nada! Abraço.

      Eliminar
  6. É do ácido o caralho.
    Uma pancada dessas na moleirinha só pode ter sido no parto.
    Ainda bem que assim foi. Se isso é loucura, é das coisas mais lúcidas e equilibradas que se vão lendo por aqui.
    Gosto. Concordando ou discordando, melhor dizendo (des)concordando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ventosas. E puxado com força. O formato da mona confirma, apesar de desconfiar um bocado da minha fonte, pois que dormia num mar anestésico. Anyway, já viu em que estado está a sua sanidade mental, para me achar lúcido e equilibrado? Credo. Majolhe, deve ser por isso que gosto de o ter por cá. Loonies will prevail :))

      Eliminar
  7. Meu caro Paulo, quando os teus textos deixarem de ser uma "seca", eu vou continuar a segui-los fielmente como faço SEMPRE, mas não vai ser a mesma coisa !!!! Espero que continuem a ser uma "SECA" com nível só ao alcance dos privilegiados !!! Quanto às "gajas" altas, a minha é pequenina. A minha "gaja" bem entendido ( pensavas o quê?).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wow, velhote tecnológico hein? A comentar direto no blogue e assim. Pá, eu não penso nada. A verdade é que é mesmo pequenina. E a gaja também.
      De resto, és um Anónimo um pedacinho suspeito. Mas obrigado na mesma, papá.

      Eliminar
    2. "Bullseye".Isso é que é pontaria. Abraços !!!

      Eliminar
    3. Tiro-te pela voz, velhote. Seja muito bem-vindo, xôr Silva.

      Eliminar
  8. Gajajaltas??!! Porquê gajajaltas? As piquenas não ficam bem nos títulos, é? Nem em todólado?
    Hádes cá vir, hádes! Oxalá tapareçam muitas gajajaltas até ao Natal. Pra te regarem, pois claro, porque prevejo muita seca até lá. :@
    Demôôônio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shhhh, olha a freguesia, flor. A partir do metricinquenta já é uma gaja alta, como é evidente, minha latagona.
      E depois, o Natal já foi ontem. Porque o Natal é quandumgajokiser. Sendo eu um gajo, foi ontem! Tou safo. :))

      Eliminar
  9. Se descobrirem a cura para isso do antiblogue, apita - estou na ala ao lado.

    A tua é claramente mais pequena (a ala, claro), é a dos gajos talentosos que não conseguem fazer um post sem escrever "basto". E sem provocar algum tipo de sobressalto.

    A minha (ala, claro) é a dos gajos esforçados mas sem nenhum talento e ainda menos capacidade de síntese. Dou por mim a pensar que os meus posts são o equivalente a ir a um restaurante, pedir vitela assada e trazerem-lhe literalmente a vitela inteira... e estufada.

    Em todo o caso, o efeito secundário é o mesmo.

    Umas notinhas sobre as notas ao jogo:

    - Excesso de liberdade é libertinagem. Ou falta de um plano, não sei;

    - Querer inferir que os jogadores seguem o treinador é no mínimo boa-vontade, eles estão é em modo sobrevivência, agarrando-se a tudo e a mais alguma coisa (talvez até a NES);

    - A referência a Lopetegui sugere maleita mais gravosa, lá para os lados do obsessivo-compulsivo regado a esquizofrenia...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz que não tem mal. É tipo, somos uma espécie de enfarta brutos: Ninguém está ralado se é assado ou estufado. Mas sim, escreves com os pés e com muitos erros ortográficos, tuoooomaaaa! Estavas a merecer, mais essa modéstia fora do sitio.
      Quanto à bola, não fiz juízo acerca da liberdade, só a constatei e lhe reconheci importância naquele momento específico; acho mesmo que estão com ele, mesmo que seja por desespero; és capaz de ter razão com isso do Espanhol, se calhar ando a ver coisas. Mas estou a ser honesto, pensei naquilo mais que uma vez. Devo ter medo?
      Abraço.

      Eliminar
  10. O meu comentário, cárailhe?!

    Debe ter sido o panascom do HTML5 que mo mandou c'os porcos!

    As gaijajaltas são complicadas carago! Imagina que exigem a proporcionalidade debida? É fodaide! Ou és um Ron Jeremy ou intom num sei! E depois tómem metem os tamáncos comájoutras e ficamos a parecer os filhinhos no infantário!

    Como diz o Joe Rogan acerca do Shaquille O'Neal "his dick is where my face is". Num pode, um gaijo só ber vulva quan'olha pá frente!

    Já bisteS a Gwendoline numseidasquantas do Game Of Thrones! É muita gaija! Ou a Geena Davis!

    Gosto das gaijaspiquenas. Acho que distribuem os atributos muito bem. A minha num é assim tão piquena e sofre da mesma febre bromelha qu'atua mas olha, foi o que se conseguiu arranjare.

    Mas quais antiblogue qual cárailhe? É o puro génio a funcionar! Um gaijo também queria fazer uns desses mas num consegue!

    O teu problema é outro! É pores posts de reuniões em dias de jogo, pá! A malta nesses dias num lê um cárailhe!

    Amanhã é dia de Placard Happy Meal. Traz os teus 3 aérios que eu trago os meuzes! E que seija eu a pagare!

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza! Ou então esqueceste-te de carregar no botom. Estou contigo nisso das gajas pikenas, pois claro. Mas num é pelos mesmos motibos, porque já se sabe que eu sou alto e espadaudo e bem constituido e isso tudo. E que raio de exemplo caraças! EU disse G-A-J-A-S, não disse Brienne.
      Quanto à modéstia fora de sitio, meu caro blogger de referência, tenho uma palavra para ti: Visitas! :)
      De resto, opá, obrigado Jorge, pela simpatia. E olha, é como diz o Silva do post, sou um caso perdido. Quando me dá a diarreia verborreíca, pumbas, sai!Sem se compadecer com datas, jogos ou ocasiões festivas.
      Amanhã vou para o Dragão direto de Marrocos, pelo que tenho que me sacudir do mau olhado antes. Mas sim, terei apetite para o meu Happy Meal. Nem levo dinheiro, porque a outra hipótese não se coloca.
      Abração.

      Eliminar
  11. Eh pá, por favor, sejam tripeiros de gema. Esqueçam os apimiles e comam á portuense, carago.
    Aconselho-vos um sitio esplendoroso par tal: a Badalhoca em Pereiró!!!
    É tudo feito á mão e ao lume!
    As sandes de presunto cortadas á máquina, pois a faca tá romba e num corta comodebeser.
    As morecleas, chouriças e bucho cozido, mais o figado, mais os rissois de leitão, mais o espdadal!. Tudo á mão. A mesma mão que depois coça o grelo, ou se introduz numa das fossas nasais da Lurdinhas!
    O que não nos mata, só nos torna mais fortes, carago! Nada como a cusinha, perdão, cozinha á portuguesa!

    P.S. Esqueçam a badalhoca! A velha bai prá cama ás 8 da noite. Agora aquilo fecha ás 7!!! Boa sorte nos apimiles!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá troco já o McPato pela Badalhoca. Mas acho que aquilo é por ficar a caminho ou assim...
      Mas oh Felisberto, fica cumbinada a sande na Badalhoca um dia destes?

      Eliminar
    2. também quero participar nesse repasto sff.
      obrigado! 😎

      abr@ço forte a "ambos os dois". e ao Vassalo também, se não ele fica triste e que assim...
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    3. Pois claro, nem se repasta como deve de ser sem o xôr Lima e as suas camisolas em tons cinza. Entendido? ;)
      O xôr Vassalo estará disponível após pagar um happy meal. Hoje!
      Abraço

      Eliminar
  12. Pumba, 30 comentários! E não é que resulta??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espetacular, hein? ;)
      Mas tens que descontar as respostas.

      Eliminar
  13. só p´ra aumentar o nº de comentários:
    CIIIIINNNNNNCCAAZZEEEEEEROOOOOOOOO!!!
    Silva´s Trademark.
    Abraço.
    https://www.youtube.com/watch?v=3tHPsphg9xc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha ele. E com a malha de grande qualidade do costume. Qual one, pá? Five null! Que é como quem diz, cinca...pois!

      Eliminar
  14. Eheheh, cincazero. Lá está, se repetirmos sempre a mesma lenga lenga, alguma vez havemos de acertar. Sendo do FCP, várias vezes havemos de acertar. Venham os próximos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Messias magrebino deve ser mesmo filho duma virgem. :)
      Futebol, acompanhado dos cânticos que nos celebrizaram. :))))
      Degustando o resultado e apreciando as coreografias do espectáculo que por aí vai.:)

      Eliminar
    2. Há quanto tempo não ouvia o Dragão a cantar "Pinto da Costa, allez"! Por justiça, diga-se que por menos vozes do que era habitual. Mas bem, é um (re)começo...

      Eliminar
    3. Hit na Billboard das Antas, sempre ameaçado pelo celebre filhos da .... esselebê, sempre com bom futebol.
      Agora, a pipocada do Dragão, está mais interessada na programação do Porto Canal e nos Pokemons.

      Eliminar
    4. Epá, olhe que também se jogava muito malzinho nas Antas. Não era sempre ópera, não...

      Eliminar
  15. Cincazéro...
    O anti-blogue do Silva ainda vai ser mais famoso que o polvo, a galinha ou o raio do animal que acerta todos os dias no euromolhões...
    Sim, porque eu quando falo comigo não digo, vou ao blogue do Silva. Digo-me: deixa-me cá ver o que diz o cincazéro :))

    P.S. Juro pela minha virgindade abstémia, que se o Mrfighter não se tivesse antecipado, era essa a música que tinha em mente. Mas como não sou de desistir aí vai outra:

    https://youtu.be/NK0L_UkQvBM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. So fuckin'eighties! So fuckin'good! \m/
      O animal deve ser um peru! Que é um bicho que é amigo da pinga.

      Eliminar
  16. Caro silva, caga nisso de nao teres muitos comentarios em certos posts. A malta continua a passar por ai, mas de quando em vez pode nem perceber aonde querias chegar. Ja me aconteceu. Agora, nao costumavas fazer publicidade enganosa no titulo. Foi um truque novo ao qual nao achei graca. Mas dito isso, ate gosto mais de gajas baixas. Mete isso no titulo a proxima e concretiza sff.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que se destapou o ketchup dos comentários também, Artur :)
      Costumo fazer publicidade enganosa, sim senhor! E bastante! :) Está prometido o titulo. A concretização...veremos :)

      Eliminar
  17. 44 a caminhos dos 45 comentários...
    Foi dos cincazero, ou das "gajas altas"?

    Abraço

    ResponderEliminar