segunda-feira, 15 de maio de 2017

Obituário, uma dúvida existencial e a nobreza de NES



Porto, 14 de maio de 2017. Faleceu ao final desta tarde a Liga Salazar, vitima de duplo ataque de idiotice. A família enlutada agradece o apoio de todos os desinteressados cidadãos que, em solidariedade, foram manifestando, pelos mais diversos meios, o seu comprometimento com a causa e com a luta pela vida deste nosso querido familiar. O tempo não se compadece e no seu inelutável transcorrer, leva-nos a Liga Salazar, que tanto acarinhámos e de quem tanto esperámos. À conta de lhe terem dispensado um tratamento em tudo semelhante à doença que lhe apontávamos; e de umas palmadinhas nas costas que demos ao assassino de serviço. Era preciso ter uma grande lata para continuarmos a falar da Liga Salazar, fazendo de conta que há tarjas que são dirigidas aos jogadores; e continuando a falar de batota depois de o líder parabenizar o batoteiro. Isso não seria ser Porto. Paz à sua Alma, não se fala mais disso. Nunca mais!

...

Grande dúvida existencial: O que é uma análise implícita de reflexão? Será o mesmo que especular com mentes malignas? Não deve ser, porque o Ninja ainda batia com a mão na mesa...

...

Enquanto treinador de futebol, NES teve ontem uma atitude de grande nobreza, ao dar os parabéns ao Campeão Nacional. Assim mesmo, em letras maiúsculas. Quem sou eu para assassinar a gramática se eles se esmeram na sua defesa?

Sei que grande parte dos meus correligionários discorda disto, mas estão errados. A verdade é que NES enfrentou os piores adversários dos últimos anos. No sentido de mais fracos. Viu-se na iminência de chegar à liderança da Liga NOS - ah pois! as coisas pelos seus nomes - empurrado por uma onda azul que há muito, mesmo muito, não se via. Na qual terá o seu mérito, certamente. 

E falhou. Esmagadoramente. Voltou a falhar e a refalhar e de engano em engano, perdeu.

Apesar de toda a inclinação - de que não se voltará a falar aqui! - NES percebe que foi possível. Perante a incompetência dos adversários, houve um momento em que a competência teria vencido e o Campeão estaria de Parabéns. O que sucedeu foi que, pelo contrário, postos perante a incompetência dos outros, fomos ainda mais incompetentes. E assim, festejam os mais ajudados e menos estúpidos. 

Daí os parabéns de NES. Como quem diz, epá, parabéns, conseguiste fazer muita merda, mas não tanta como eu.

Enquanto funcionário da FCP - Futebol, SAD, NES teve ontem uma atitude inqualificável. Na enésima declaração sem ponta por onde se lhe pegue, conseguiu articular quatro palavras seguidas que mataram a Liga Salazar. Que, como já lemos acima, começara a definhar ainda antes, dentro da nossa própria casa. Parabéns ao Campeão Nacional, disse. 

Que é como quem diz, bardamerda para estes provincianos bacocos que andam a armar um alarido sem sentido. Não liguem, é gente com pouca instrução, arruaceiros, labregos, temos que ter paciência e condescender um pouco. No fundo, são pessoas que especulam com mentes malignas e não fazem análises implícitas de reflexão.

Vivemos numa Democracia, pelo que nada aponto a NES. Por mim, pode abrir a tarja que mais lhe apetecer em cada conferência de imprensa. 

Acontece que sou sócio do acionista maioritário do empregador do Herlander. Nessa qualidade, exijo o imediato despedimento do funcionário. Que o treinador vá de arrasto, é só uma muito feliz consequência.

... 

51 comentários:

  1. É a postura/discurso que o mata, porque em termos de resultados, não esteve nada mal. Dado o contexto claro!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Democraticamente, abstenho-me de comentar :)

      Eliminar
    2. Chama-lhe Democracia, és como eu, não percebes nada disto ;)

      Eliminar
  2. No FC Porto não há censura. Vem isto a propósito de uma faixa que a claque Coletivo 95 ontem quis exibir e os seguranças não permitiram a entrada. Então, em que ficamos?

    Registo dois momentos do Nuno Espírito Santo e não é preciso dizer mais: a arbitragem do Xistra no galinheiro foi boa; parabéns ao campeão. Soberbo! Somos Porto.

    O Francisco J. Marques tem feito um trabalho extraordinário, mas hoje, no Dragões Diário, deu um tiro no pé.

    Porque é necessária estabilidade, admiti que o Nuno aprenderia com os erros e era favorável à sua continuidade. Depois do que disse ontem, não há condições. Rua. Já.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá iur, seja bem-vindo.
      Todo o trabalho de Francisco J. Marques em relação a este campeonato, foi ontem terraplanado. Na verdade, ele próprio ajudou ao funeral, quando hoje assina uma e-newsleter que procura fazer de mim parvo (cada um fala por si!). Procurar convencer-me que a mensagem do Coletivo era para os jogadores - é o motivo apontado! - é ainda pior do que fazerem de conta que não deram por nada.
      De resto, é como diz: Já!
      Abraço. Volte sempre.

      Eliminar
  3. P.S. E porque a estabilidade é necessária, não pode haver divisões entre os adeptos, pelo que urge esclarecer e resolver aquele triste episódio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os adeptos andaram a época inteira a demonstrar que não é por eles (DESTA VEZ!) que há divisão. Mas não têm que concordar com tudo e nem uns com os outros...

      Eliminar
    2. O que pretendo é apenas apelar ao bom senso. Ontem ouvi algumas bocas de alguns membros do Colectivo, no viaduto, umas dirigidas à SAD e outras dirigidas aos Superdragões, concretamente, ó Dragões ide p’ró…”

      Os problemas resolvem-se em casa e a Dragões Diário foi imprudente em alimentar esta polémica, posicionando-se contra uma claque que sempre apoiou incondicionalmente a equipa em todo o lado e que é autora de fantásticas coreografias no Dragão.

      Deixemos a poeira assentar e haja juízo. Por favor.

      Parabéns, caro Silva. Tem uma boa tasca!

      Eliminar
    3. "Vocês só nos fazem mal! O espírito de campeão vive apenas nos nossos adeptos"

      Não sei se era dirigido aos jogadores ou não, acredito que não, mas uma coisa é certa, não os incluía!

      E temos sempre o jogo anterior. Que permitiu antecipar a festa.
      É inaceitável sofrer aquele golo com o Marítimo!
      Estavam 3 dos nossos para 1 dos outros e deixaram-se comer!
      E não foi propriamente "azar", foi displicência!

      Abraço

      Eliminar
    4. A mim parece-me muito pouco dirigida aos jogadores. E nem sequer estou a dizer se concordo ou não com a tarja. É a atitude opressora que condeno.

      Eliminar
    5. @iur
      Muito obrigado, fico contente sempre que um freguês sai satisfeito.
      E estou de acordo, a "guerra civil" é tão prejudicial como o unanimismo.
      Abraço.

      Eliminar
  4. Hear! Hear! Só me apetece partir a cristaleira inteirinha e de uma vez só...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deitar fora o bebé com a água do banho também não é muito ajuizado...

      Eliminar
    2. Não, o bebé fica. Vai só o banhador da cobra e quem o contratou.

      Eliminar
    3. Quem o contratou ainda tem que contratar maijum! Espera-se que O.

      Eliminar
  5. Para mim esta situação do espírito santo se resume facilmente. Neste momento não podemos ter um treinador vaselina, até porque faz 4 anos que não temos nada para enfiar no cu de ninguém. Para piorar estamos mais para cu de bebado e todos sabemos que cu de bebado não tem dono. Precisamos de um treinador capeta e não espírito santo e nem outro membro da santa trindade (se é que me entendem). Quanto à gerência... Enquanto não houver alternativas estamos a chover no molhado. porque não há alternativas? Essa era a tarja que colocaria no dragao.
    Abraço a todos e nunca esqueçam: benfica ladrão só assim é campeão
    Adilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso tudo Adilia. Parece que estamos mais para surra de pica mole...
      Abraço transatlântico.

      Eliminar
  6. Silva,

    Para não destoar do que foi a sua postura ao longo da Época, NES deu os parabéns ao SLB. Louve-se-lhe a coerência. Eu, enquanto adepto do FC Porto, é que julgava que já nada mais havia com que me indignar, ou serei muito sensível??!!

    Um abraço meu Caro e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De monotonia é que não nos podemos queixar... Espero que tenha feito uma boa viagem de regresso à moirama.
      Um abraço e até breve.

      Eliminar
  7. Para ano UM, ainda para mais neste contexto de saque a favor do clube do regime, diria que o trabalho teve muito de positivo. E é muito injusto não lhe reconhecer isso!
    Jamais esquecer o que se passou jornada após jornada! EU NÃO ESQUEÇO!
    O estranho, foi, apesar de todo o roubo, termos estado na luta!
    Mas falhámos na recta final, e isso fode tudo! De certa forma legitima! Deixa aquela insuportável trago amargo do "afinal era possível e nós falhamos", quando não podíamos!
    Eu próprio senti isso quando sofremos o 1:1 nos Barreiros, mas não esqueço o resto!
    É o mesmo trago que fica da época de Lopetegui!
    Nunca me esqueço o que disse ao meu Pai (que não gostava de VP como a maioria dos Portistas) que os Portistas se iam arrepender pelo que lhe fizeram... NUNCA, NUNCA imaginei que fosse tanto!
    Merecido? Se calhar... Até porque voltamos a fazer o mesmo com Lopetegui (UM TREINADOR À PORTO, em todos os sentidos!)
    Eles têm ganho, graças a muita ajuda, muita mesmo, de meter nojo! É simplesmente vergonhoso para eles andarem com as calças na mão apesar de tanto colo!
    Mas nós só esta época fizemos algo para verdadeiramente inverter o rumo!
    Temos uma equipa jovem, com muito valor e se for bem liderada certamente que temos fortes probabilidades de ganhar muita coisa!

    Nunca gostei do discurso de NES.
    Está mais que visto que não é treinador com postura à Porto!
    É comido de cebolada por um sonso!
    Pensei que com o tempo viria a ser, afinal, a equipa recuperou parte da chama, algum mérito ele teria!
    Mas ao vê-lo dar os parabéns ao campeão forjado, deu-me vómitos!
    Só me apetece vê-lo de lá para fora...
    Mas como sempre, cabe a quem lá está e tem acesso a toda a informação fazer a avaliação!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carrela, TU não esqueces, o NES nunca soube! Essa é a (minha) questão.
      Abraço.

      Eliminar
    2. Saber sabe, todos sabem.
      A diferença está na forma como é tratado.
      Há quem grite, manipule, omita ou engole!
      Ele é dos que engole!
      A questão mantêm-se, porquê?
      A resposta à pergunta, deve ser decisiva na sua continuidade!

      Abraço

      Eliminar
    3. Vou repetir: Parabéns ao Campeão Nacional.
      Isto é uma afirmação, não uma omissão!
      Abraço.

      Eliminar
    4. É uma omissão da forma :)

      A minha vontade ao ouvir aquilo, foi a mesma! UMA CRUZ EM CIMA NELE!

      O discurso dele sempre foi insosso, não é de agora!
      Pode ser falta de jeito, tendência para a crucificação ou outro. Se é outro, CRUZ EM CIMA DELE!
      Se não for...
      Eu não esqueço as coisas boas, conseguidas num contexto de extrema dificuldade, injustiça E ROUBO!

      Estou dividido!

      Abraço

      Eliminar
    5. Aí está um direito que te assiste.
      Abraço.

      Eliminar
  8. Andamos a lutar contra a Liga Salazar e afinal o gajo também tem correlegionários com assento na nossa SAD.

    Bolas os tentáculos do polvo são muito maiores do que julgava possível, temos dirigentes azuis por fora, mas encarnados por dentro????

    Já não nos chegavam os árbitros e comunicação social para combater, temos também de eliminar as ervas daninhas do nosso jardim.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, o Pinto da Costa sempre foi benfiquista, mas disfarçou sempre muito bem kkkkkkkkkkkk.

      Eliminar
  9. A democracia é deveras interessante.
    François Holande tenta reformar uma França em crise profunda.
    O seu ministro Macron é autor duma lei do trabalho que indigna os franceses. Contestação generalizada.
    Esse ministro demite-se a poucos dias das eleições para concorrer à presidência como independente.
    O sistema está em perigo pelo crescimento de partidos anti-sistema.
    Arqui-inimigos apelam ao voto massivo, no autor da Lei que colocou o país em polvorosa para salvar a ... democracia.
    As instituições rejubilam e o povo aplaude.
    Viva a democracia, a eurovisão, a tarja, o tetra.
    Cólinho?!! Alguém se lembra disso?

    ResponderEliminar
  10. Se lembro, sr. Silva.
    E por muito que queira esquecer, também me lembro de NES, Lopetegui, Paulo Fonseca, Couceiro, Otávio Machado, Fernando Santos.
    Eu também sei que o Sr. Silva se lembra do Porto - Rio Ave, que até ganhamos, não é verdade?
    Pois, era aí... mas por muito que gritasse, ninguém o ouvia.
    Só o sr. Silva ouviu, o homem da gabardine e ele, apesar de tudo, estava mais certo que o Luis. :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabe que eu retiraria alguém desse grupo :)
      Acho que o Luis fazia uns get together com a imprensa mais engraçados que os do NES. Pelo menos, havia de desenhar melhor :) Se ninguém despede o moço, paresento-lhe o homem da gabardine!

      Eliminar
    2. Suponho que o problema não está em despedir o moço. Quem paga a 2, paga a 3 e desde Janeiro, já ninguém o pode ver nem pintado. O grande problema é: Vem quem?
      Se o Luis Gonçalves tivesse poderes de sedução para um romeno, que não viesse para cá colocar criancinhas pedintes com tarjas nos semáforos, até que não era nada mau, mas... tá difícil.

      Eliminar
    3. Não me parece que o Mircea fosse dificil de seduzir. Não sei como seria recebido...
      Para além do mais, é um desejo muuuuuito antigo do Presidente. Ou era. Não sei, qualquer um! Até o Prof. Neca (alô Felisberto lol)

      Eliminar
    4. Duvido muito que tivessemos "argumentos" para o Mircea, mas mesmo que viesse, não tenha dúvidas que se geravam desde logo anti-corpos.
      A dificuldade é essa mesmo sr. Silva. Mesmo nós, a mandar palpites, teríamos muita dificuldade em escolher entre o Prof. Neca e o Nelo Vingada. :)
      naaaaaaaaa nem pense no Paulo Bento, esse não, dasssssss.

      Eliminar
    5. Não foi campeão na Rússia, não estará para ser empacotado?
      O Le Guen está sem clube, tanto quanto sei; o Rijkaard também; o Schuster; o Klinsmann; o Ranieri; está a ver qual é a constante?
      Se temos que a quebrar, o tal de Faria não estará pronto? Boa escola tem ele...

      Eliminar
    6. E o Laudrup anda perdido no Qatar...

      Eliminar
    7. Pô... pensei que era só eu que era fã do Laudrup e do Schuster (havia de ser bonito este no Porto!!!). Ranieri nunca fui fã, Faria seria aposta de PC, mas nesta fase é muito arriscado.
      Gostei do futebol do gajo Argentino do Celta (traria o Sisto :)))), mas já deve ser carote.
      Juande Ramos, que acha dele?

      Eliminar
    8. O Ramos é sempre uma hipótese. Mas é espanhol, ainda o confundiam com o Lopetegui :)
      Fiquei-me pelos que estão sem clube, excepto Laudrup (porque desde o Swansea que acho que era engraçado...). A minha escolha seria Le Guen. Portanto, qualquer um dos outros deve ser melhor ;))))
      Faria seria muito arriscado. Mas quem não foi? Robson e Ivic. Mais alguém?

      Eliminar
    9. Ah! Claro que qualquer um que prometesse o Sisto deveria passar à frente do resto! :))

      Eliminar
    10. Não confundamos o porteiro do Pacha (Lopes), com o Pacha (Ramos).:))
      A sua escolha não era nada má, não senhor.
      O que gostava, era que quem viesse, fosse respeitado pelos jogadores e se desse ao respeito.
      Na equipa técnica, Rui Barros tem a minha simpatia, mas gostaria mais de ver ali sentado, um Jorge Costa ou um Pedro Emanuel, junto a Luis Gonçalves e João Pinto.

      Eliminar
    11. Para o Emanuel é tarde. Para o Bicho, acho que é o momento ideal!

      Eliminar
  11. Sr, Silva nada me admira é a voz dono gesti qualquer coisa e o amigalhaço de Paredes mais conhecido por carlinhos não é o da Sé mas em termos promiscuidade é muito pior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora seja o Aires muito bem-vindo. Olhe, o amigo de Paredes podia era arranjar-lhe um lugar de comentador na TV do povo. Por acaso, cheira-me que é já a seguir. Se foi com o Vitinho...

      Eliminar
  12. "Infelizmente, o ato de roubar está demasiado enraizado na nossa sociedade e torna-se algo perigosamente banal"
    E há quem tenha pouco sal e um contrato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. Embora também seja verdade que alguém lhe ofereceu o contrato. Não tomou o lugar de assalto.

      Eliminar
  13. Recordam-se de como foi tratado o treinador Vítor Pereira? Pegou numa equipa mentalmente perdida (grande parte dos jogadores queria sair) e foi bi campeão. Tínhamos um plantel manifestamente mais fraco do que o do Benfas. Saiu esgotado com a falta de apoio da estrutura do FCPorto. Sendo campeão, parecia que foi campeão apenas por ser ele que estava sentado no banco... Depois dele, percebemos que a estrutura é muito muito importante, mas que um treinador à Porto é essencial.
    Marco Silva pode ser uma boa aposta, mas o regresso de Vítor Pereira podia ser uma excelente (e até barata) alternativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui, seja muito bem-vindo à Tasca.
      VP tratou de me criar muitos anti-corpos. O seu despeito, embora natural, ficou-lhe muito mal, em multiplas intervenções. Se lhe fazia uma grande festa naturalmente? Não. Se viesse substituir NES? Ai faria, faria! Disse Faria? :)
      Volte sempre.

      Eliminar
  14. Caríssimo, eu sempre disse que nisto tudo do Salazar, ainda íamos descobrir que o Herlander era um PIDE infiltrado. Afinal parece que tive razão! Quanto a treinador, será que podia ser um Michael, um dinamarquês? Bom rapaz ouvi dizer!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naaa, ser PIDE seria fazer uma escolha, tomar partido. Não faz o género.
      Por mim podia :)
      Abraço.

      Eliminar