quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Concurso de talentos



Sabem aquela malta que vai aos concursos de talentos e não tem porra de talento nenhum? Como aquele senhor, natural de Marco de Canaveses e habitante de Vila Meã, que foi imitar um comboio a carvão. Está claro que, como no caso vertente, muitas vezes acabam mesmo por ficar na História. Não é bem pelos motivos que gostariam, certo? Eu fico sempre a pensar: fuoda-se, mas quem é que disse a este tipo que era boa ideia fazer isto?

Acredito que em muitas situações a culpa não é do pobre desgraçado, apenas. A mãezinha sempre me disse que eu cantava como um rouxinol, os amigos acham uma piada imensa quando solto gases, toda a gente na minha rua concorda que eu sou o novo CR7. E pronto, de tanto a comuna tentar ser querida e fofinha e simpática com o sujeito, lá acaba ele por se esbardalhar aos olhos de toda a gente. Anda Guedes!

Eu cá acho que há alturas para tudo. E se as moças cantam mal, é melhor não lhes dizer que estavam bem era no Chuva de Estrelas. Não vá a coisa dar-se e eu ter que carregar o peso de ter sido o criador do Duo L&G o resto da vida. Right, loves?


...

Ora então, ontem o FCP cumpriu a sua missão e arrumou a qualificação para os oitavos da Champions. E não fez por menos, enfiou cincadois ao Mónaco, Campeão de França e semifinalista desta competição a época passada. No conjunto dos dois jogos disputados contra a supostamente mais forte equipa do nosso grupo, fizemos 6 dos nossos 10 pontos, marcámos 8 golos e sofremos 2. Inchem!

Mas o que dizer sobre a partida de ontem? Ora deixa lá ver como colocar as coisas...foi assim a modos que...cinco golos e tal...bem, é como quem diz...jogámos uma merda. Pronto, é isto. 

Eu bem sei que parece mal estar a escrevê-lo e isso tudo, mas pá, é que foi mesmo. Não quero, nem posso, desmerecer o trajeto quase impecável que temos feito este ano desportivo, tampouco a relevância de termos atingido este objetivo, nada disso. 

O que não quero é entrar no carreiro e acrescentar a minha às vozes que se levantam, dizendo que o menino cantou bem, parecia um anjo. Nop, cantou mal que se fartou, chegaram a doer-me ojóvidos. Se aquilo era um concurso de talentos, tinha ficado selecionado para o compacto dos bloopers. Lendo o que por aí se foi escrevendo, devo dizer, por justiça, que começo a admitir que tenha entrado no estádio errado, numa dimensão diferente, dados os problemas técnicos dos torniquetes, ontem. Menos mal que o resultado foi o mesmo.

O facto é que ao intervalo o FCP já tinha arrumado a questão. E também se tinha arrumado dos oitavos o Felipe, à conta de andar às beijocas com um adversário. Tínhamos feito dois golos nos primeiros remates à baliza, perdido 3512 bolas no inicio da construção e feito 4365 passes errados. Perante um Mónaco que, felizmente, não apareceu para jogar a primeira parte. Disso não temos nós culpa nenhuma. Como somos pessoas bem educadas, até agradecemos e fizemos bastante menos do que podíamos. Para poupar os coitados.

E mais vos digo, acabámos o jogo com mais de 60% de posse de bola e aposto que ao intervalo a percentagem seria maior. O que me levou à primeira conclusão que tirei deste jogo: não queremos lá muito ter a bola, porque não sabemos ter a bola. É assustadoramente simples. Das perdas potencialmente comprometedoras junto da nossa área, aos passes do Danilo para os placares de publicidade, passando por charutos "vai Marega" dos centrais, viu-se o reportório completo. E a coisa só deu ares de melodia, quando Brahimi se lixava para a ala e ia ao meio tocar qualquer coisinha ou Aboubakar recuava abaixo da linha de meio-campo. Ver o terceiro golo, é perceber a diferença que a técnica faz. Entre os dois.

É certo que Otávio se lesionou no aquecimento e isso terá feito alguma diferença. Oh, fez toda a diferença. Ter André André na equipa ou no banco faz sempre muita diferença. Digamos que jogámos 10 contra 11 até às expulsões. Nesse momento, teríamos ficado 9 contra 10, mas saiu o bom do André e as coisas equilibraram-se numericamente. 

Como é que posso dizer-vos isto? Ele é o seguinte, eu acho que o André estava bem era nos lampiões. A sério. E não é para os enfraquecer mais, apenas. É porque acredito genuinamente que ele seria importante e feliz por lá. Parece que o estou a ver: André recebe a bola, André dá dois passinhos, adversário aproxima-se, André cai e levanta os bracinhos a pedir falta. Pá, no 5LB e no Campeonato Nacional, isto tem muito potencial para resultar. 

A malta que está pronta para disparar um "sim, sim, vai ver o lance do segundo golo...", é favor ir mudar de truces. O André participa, falhando um passe. Não era para o Danilo que ele queria passar. Passar? Era mais livrar-se da bola, mas ok...

Resumo da primeira parte: três secos no bucho do Mónaco, jogar à bola não nos assiste, André negociado para Lisboa.

...

A segunda parte foi diferente. Se por haver menos gente em campo, se pelos golos do adversário, não sei. Para mim, a diferença deveu-se a...WTF?!... Héctor Miguel Herrera. 

Que grande segunda parte, menino. O melhor Herrera que já vi e olhem que já vi muitos. O moço recuperou bolas, circulou a chicha, pressionou o adversário, orientou os colegas, fintou!, fez passes de rutura, ganhou metros em condução, ufa, uma canseira de tanto bem jogar. Assim, vale bem os tais 30 milhões, sim senhor. 

O problema é nunca ter aparecido antes, o que me leva a crer que o da primeira parte - jeitoso para o modelo, mas sempre com uma herrerice engatilhada - é o que nos vai tocar na rifa já a seguir. De qualquer maneira, ele existe! Eu vi. Gostei. Manda mais. Standing ovation

Em resultado disto, os centrais tiveram que construir menos, Danilo também e pode libertar-se, as coisas correram melhor. O Mónaco é que só apareceu quando Moutinho e Falcão entraram. É indecente termos que andar a emprestar jogadores à outra equipa para darem alguma luta.

Também gostei basto do golo do Soares. Uma bela tolada no meio dos centrais. E pus-me a pensar: se em vez de acertar na bossa que o Marega tem na cabeça, aquela bola de sexta-feira tem caído na cabeça do Tiquinho... Está claro que para isso era preciso que não se tivessem lembrado de pôr o Marega a 9 e o Soares a descair numa ala. Na sexta, sim. Oh well, não ter entrado o André André para ponta de lança, já não foi mau. 

Resumo da segunda parte: Herrera, Herrera e mais Herrera, Soares is backisto e isto.

...

Enquanto os lagartos, à imagem do seu treinadorzeco, se acobardam e saltam fora, não indo além do mais do que normal no seu grupo (1 ponto em 4 jogos com Barça e Juve); e os lampiões são a chacota da Europa inteira; o FCP faz pela vida e apurou-se num grupo muito difícil, porque muito equilibrado, mais ainda quando o favorito se estampa ao comprido e o supostamente mais acessível se revela o bicho papão. Fomos fortes, fomos competentes, fomos eficazes, merecemos muito a eventual felicidade que possamos ter tido aqui e ali. Muito bem Sérgio, muito bem equipa. 

Mais uma vez, somos o representante único de uma Liga, de uma Federação, de um País que não nos respeita e não nos quer bem nenhum. I speak the truth. Vai Vitor.

Agoooooraaaaa, isto foi cantar lindamente no chuveiro. Não pensem que estão prontos para os Coliseus. Podemos jogar mais. Aliás, devemos. E já o fizemos que eu sei!

De qualquer forma, tendo em conta o que somos e o que, aparentemente, queremos ser, defendo que os oitavos são mesmo a nossa praia. Não aquela em que morremos, mas o sitio onde nos sentimos bem. É que vêm aí os tubarões. Ao contrário da maior parte, acho que nós desatamos a bater palmas. Explico:

O mais provável é que nos toque uma grande equipa. Para mim, seriam bem-vindos o City ou o Barça, mas pode ser um Inglês qualquer, menos o Zé e seus mastodontes. O que queremos mesmo é malta que goste de jogar à bola, trocar a redondinha de uns pójôtros, atacar, correr alguns riscos por força do seu maior cartel e assim. 

E nós, sem a bola que nos atrapalha, prontinhos a disparar um Marega direitinho para onde estiver virado, um Brahimi em ziguezague até à área, o Héctor de orelhas em riste, up, up and away, qualquer bolinha parada, com creme e tudo, a eficácia do Aboubakar a finalizar o contra-ataque. Oh sim, os oitavos são a nossa praia. Uma em que vamos passar em direção aos quartos. Siga!

...

Para vossa grande tristeza, mas merecido descanso dos respetivos tímpanos, o A Culpa é do Cavani, Especial Champions, só se grava no próximo sábado, por motivos assim assim. Deal with it.

...

Soundtrack to Mr. Silva: ...baby, i don´t care!

4 comentários:

  1. Há realmente alguma ansiedade na equipa. Sem motivo, até porque marcamos cêdo. Com uma contretização desta vez em níveis brilhantes, não existiam razões para tanta precipitação (ou se calhar havia André André).
    Segunda parte fabulosa de Herrera. O gajo defende, ataca, temporiza, acelera, fez passes tensos de 30 metros, tabelou...muito aspirante a centro-campista deveria colocar os olhinhos nesta 2ª parte do Herrera.
    Público (aquela homenagem a Falcão e Moutinho, só poderia ser das nossas gentes...sim também dei por mim a bater palmas a um golo que nos marcaram) Aboubakar (ontem gostei), Brahimi, Danilo, Herrera, Alex e Corona, em muito bom plano.

    Também gostaria de evitar o retranqueiro United.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, se calhar havia AA, não sei...
      O Zé não, que sabe mais a dormir que esta malta toda acordada e depois entrega-nos a bola e fica a ver-nos (não) jogar. A menos que até lá...well, i'm a believer.

      Eliminar
  2. Caro Silva, venha de lá, então, mais uma imperial, digo, fino ;))
    Recordando, "Que grande segunda parte, menino. O melhor Herrera que já vi e olhem que já vi muitos. O moço recuperou bolas, circulou a chicha, pressionou o adversário, orientou os colegas, fintou!, fez passes de rutura, ganhou metros em condução..."
    É por estas que fiz as pazes com o HH. Já nem me lembro de 6/11/2016, "que passou se" neste dia? Reforço que pode ser o melhor box-to-box do capeonato e, por isso, render mais que 30M€.
    A jogar bem ou a jogar mal (claro que prefiro bem) kékasaber, temos é que estar muito atentos para o que Mestre Zé Maria advertiu há maijómenos 30 anos «Enquanto fomos bons rapazes, fomos sempre comidos». Setúbal costuma ser um rebanho de carneiros lampiânicos orientados por um lagarto. Este pode ser o jogo do nosso campeonato. No estado em que as coisas se encontram só podemos ser campeões se ganharmos os jogos todos. Queiram ou não, joguemos bem ou não.
    1 abç e viva o FCPorto.
    PS: A sua prosa continua um 'must', continue pf. Frequentar a tasca será sempre um enorme gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O HH daquela segunda parte pode ser quem ele quiser!
      Acho que não vamos precisar de ganhar todos, mas vamos seguramente precisar de ganhar o de amanhã.
      Obrigado meu caro, é sempre um prazer vê-lo por cá.
      Abraço.

      Eliminar