segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

La bouche at the trombone



Tenho estado a pensar, desde sexta-feira, em como é curiosa a dinâmica da opinião. Por exemplo, notam-se já muitas baterias apontadas ao Presidente. Reformulo, não estão de novo, sempre estiveram, mas ultimamente discretas, por força dos resultados. Os mesmos que o fizeram abrir a boca, porque de outra forma permanece mudo. Agora, volta a ouvir-se o "onde está o Presidente?" de outras ocasiões.

Lá está, eu concordo. Não podemos reagir a tudo o que nos têm feito como se fosse um arrufo. Caramba, passaram-nos óleo de bebé nas nalgas, vaselina no olho do coiso e enrabaram-nos à bruta, sem sequer nos pagarem um cafézinho. Em nossa casa, diante de toda a família, riram-se e foram-se embora a gritar "shhhh, pouco banzé, oh panasca, tu sabes que gostas". Naturalmente, é difícil agora aceitar que deixem a falar sozinho o único tipo - para além de nós! - que disse alguma coisa sobre o sucedido. Precisamos do "pai".

Digo, precisávamos. Teria sido importante para nós que ele aparecesse e armasse um chinfrim do caraças. Que ameaçasse os malfeitores, que viesse de caçadeira de canos serrados, aos tiros, a mandar abaixo tudo o que mexesse, indignado como nós, perante a violação brutal a que assistira. E nada. Pois claro que concordo com quem pergunta onde está o Presidente.

Só que eu acho que era importante para nós, para dentro, ponto. Ao contrário dos que pensam que faria alguma diferença, eu acho que seria indiferente para todo o resto. Reparem do que se fala, dois míseros dias passados: Dragão à porta fechada. Futebol a ferro e fogo, à conta de mosquitos por cordas no distrital. O Ministro a apelar à paz e à contenção. Isto é, ninguém quer saber do modo como 8 pontos passaram a 3 e a liderança foi de isolada a partilhada. Como se toda a gente tapasse os olhos e pusesse os dedos nos ouvidos, enquanto canta lalalalala bem alto. Como os putos. Porque isto não passa de uma brincadeira.

Por outro lado, já vejo a formar-se a corrente "a SAD não deixa o Oliver jogar". Dá-me para rir, mas preocupa-me, porque revela já - e é tão cedo ainda - um certo desnorte da minha gente. Vejamos, se isso fosse assim, o nosso treinador poderia ser na mesma o líder que pintam? E que ele próprio gosta de assumir que é? Afinal, alguém faz a equipa que não o treinador? Este? Eu concordo que é um disparate grande ter o melhor médio do plantel encostado, mas penso que é uma decisão - estúpida! - da exclusiva responsabilidade do treinador. E isto é um sinal de respeito. Meu por ele.

É nestes momentos que olhar de cima, com a frieza possível, por norma resulta bem. E não o estamos a fazer, de novo. Não os adeptos, a quem nada deve ser pedido, senão sentimento e apoio. Mas os responsáveis, aqueles que deveriam já ter encetado o caminho que nos tire desta lama. Isso não se faz tornando mais relevantes programas de televisão - como muitíssimo bem apontou o Jorge Vassalo no último A CULPA É DO CAVANI - e as pessoas que os protagonizam. O "Dallas" não pode ser mais importante do que a produção de petróleo do Texas. E o tempo é...foi! Era ali, na sexta-feira, em cima, com o ferro quente. Para ninguém ouvir, mas nós não nos sentiríamos tão abandonados. Mais uma vez, cheio de razão o meu amigo do Porto Universal.

Parece-me que começamos a ficar tolhidos, espantado e perdidos, prestes a entrar na fase do "não há nada a fazer". E aí, os adeptos vão acabar por desistir. Ou partir para a puta da loucura. Uma delas. Não há necessidade. Porque ainda há muito a fazer. É só pensarem um pouco e elevarem-se da lama. Embora às vezes me pareça que a lama lhes convém. Que é para lá chafurdar que nos preparámos. Mas há alternativa.

...

Singelamente, apresento, sem muito tempo de reflexão, uma linha de atuação que me parece muito interessante, exequível, sustentada e, melhor do que tudo, bem mais eficaz do que esperarmos por amanhã e mais um episódio da nossa raiva. Requentada. E é trabalho de comunicação também. Vejam:

Na quarta-feira, há uma boa probabilidade de o FCP passar a ser o único representante português na Champions. Isto significa que seremos o único clube nacional com acesso aos media internacionais. Porque nenhum outro interessará. No limite, os lagartos, dependendo da performance, terão uma nota de rodapé. Vai servir para vender o Gelson.

Ou seja, em contraponto com a comunicação social ao serviço do desígnio nacional, enleada nas audiências vermelhas, perfeitamente autista para a realidade e, portanto, para os justos protestos do FCP; temos do outro lado media nada comprometidos com o tuga status quo e interessados exclusivamente no FCP. Por quanto tempo, não saberemos, porque dependemos de sorteios e afins. É por isso que exorto quem de direito a aproveitar e já! Para elevação das almas, esclareço o meu raciocínio:

a) A tutela delega na FPF esta coisa da bola. A FPF delega na Liga a parte profissional. Mas detém os árbitros, bruxo.

b) A Liga depende da qualidade dos concorrentes e, em boa parte, da reputação. É assim que pode valer dinheiro.

c) A aspiração, cada vez mais clara, do líder da FPF não se esgota em Portugal, longe disso.

d) A tutela não está nada interessada em banzé. Menos ainda em "sujar" a imagem de meninos exemplares que os resultados, mormente económicos, vão construindo.

Por tudo isto, sugiro que a próxima conferência de imprensa do nosso treinador, em antevisão ao embate contra o Mónaco, se centre em... sexta-feira. Fazer a ponte não é nada complicado: equipa desgastada física e, sobretudo, animicamente --» roubalheira indescritível em Portugal --» na Europa somos respeitados, em casa não --» o departamento de comunicação pode, a quem se interessar, fornecer um dossier completo sobre o que se passa em Portugal. E a seguir a esta, teremos pelo menos mais três. Usem-nas!

Jorge Nuno Pinto da Costa é o mais titulado Presidente da história. Ser-lhe-à difícil conseguir algum tempo de antena, no âmbito da Champions, para reforçar aquela mensagem? Não poderá o departamento de comunicação tratar disso? Claro que pode.

O nosso treinador, tão conhecido em França - já que é de Mónaco que se trata a seguir - tão rápido a revelar as fraquezas do seu plantel e a ausência de reforços de cada vez que um jornalista da estranja lhe deu antena, não poderia agora contar como está a correr a experiência de disputar um campeonato que não pode ganhar? Ou como se passa de 8 potenciais ponto de avanço do tetracampeão para 3 e liderança partilhada com o vizinho da Capital? 

Infelizmente, não posso utilizar na minha estratégia de comunicação algumas armas ainda mais relevantes. Um jogador com milhões de seguidores, com um impacto junto dos media internacionais ao nível das grandes estrelas mundiais - o que valeria o CR7 dizer que em Portugal o Campeonato está "comprado"? - um homem cuja palavra, porque ponderada e inteligente, é respeitada por todos e, ainda melhor, ouvida. Só que não conta para o totobola. Porque o que toda a gente quer mesmo saber de Iker é porque não joga e quando sai. Podia ajudar-nos muito nesta luta? Podia, mas não nos estava a apetecer. Porque não pensamos para lá dos nossos pequenos umbigos. Vossos.

Em resumo: usem os microfones que vos vão apontar e digam o que se passa! Não aos de sempre, mas aos que nos querem ouvir. Saltem a fronteira, elevem-se da lama. Não aumenta as audiências do Universo Porto, mas quem sabe faz mais mossa, porque chega mais longe?

Quanto tempo até alguém perguntar ao Facadas Gomes, em pleno scotch depois da reunião do board: Say dear, what the fuck is happening down there? Are you having trouble at home, dear? Não lhe ia ficar bem, por muito que desvalorizasse. Até porque há foras de jogo difíceis de explicar e penalties demasiado evidentes, por mais que o queiram não ser.

É mostrar-lhes como tem corrido a pioneira experiência portuguesa do VAR. Quando funciona, para quem funciona, que resultados tem. E deixar o Facadas explicar.

O mesmo serve para o Pedro Dentinhos Novos nas suas negociações de patrocínios e direitos e o diabo a quatro. Vende lá esse jogo mais coreografado do que o wrestling americano. Boa sorte com isso, Pedrocas.

Ou o nosso em breve Presidente do Eurogrupo, visita regular - à esquerda de sua Excelência o Primeiro Ministro, que à direita fica o António Costa - de determinado viveiro de octópodes, a ter que entabular amena cavaqueira sobre estas coisas do futebol, em vésperas de Mundial. O franciu ainda ressabiado, de sorriso trocista: Mais que se passe t'il la bas, Marriô?

Se acharem tudo parvo e muito a despropósito, então pensem em alternativas. Como está, não resulta. Trabalhem, carago!

...

Soundtrack to Champions: Speak!



26 comentários:

  1. Bem pensado. O Presidente poderia fazer do Casillas o nosso ZecaMarinho, já que não serve para mais nada.

    ResponderEliminar
  2. Meu querido Guardiola,

    Isto é tudo muito bonito mas... não vai acontecer. Gosto muito das tuas sugestões, mesmo muito. Aliás, naturalmente, subscrevo-as. Mas não vai acontecer. E não vai acontecer porque... não há vontade.

    Meu caro, se se fizessem ondas, com o grau e intensidade suficiente, mesmo cá no burgo, alguma coisa - pouco! - mudaria. E como bastas vezes dizes, e bem, dada a nossa de facto superioridade - que espero que confirmemos quarta feira - isso poderia ser o suficiente (embora não o necessário).

    Não se quer saber. São 35 anos, múltiplos títulos europeus, 80 anos de vida. Uma lenda, que todos amaremos e recordaremos, por toda a nossa vida. Mas sem chama neste momento. Não duvido que ame o Clube e que ache que está a trabalhar bem ( há sempre quem também o ache) mas... mutatis mutandis.

    Assim sendo, somos o reflexo de algo que está enraizado com mais de uma trintena de anos. Mudará, mas não agora.

    E quanto a Iker, uma vez mais, estou de acordo. Subscrevo. Seja lá por que razão for.

    E não, não acredito que a SAD defina o plantel. Mas também não acredito que seja SÓ o treinador a fazê-lo. O compromisso existe, na linha de cooperação que se pede.

    Óliver será, em Janeiro, feliz em qualquer clube mendizado. Espero que num que sirva as características. E já agora, que não me obrigue a ver uma liga sem sal.

    Abraçom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a comunicação está muito para lá do Presidente. Olha, está nas temporadas da série de TV, como bem lhe chamas. Há tanto que se pode fazer - e tanto que se tem feito, sejamos justos - sem o Presidente. Porquê servir ele como base, quando pode ser apenas o topping? E que topping.
      Abração.

      Eliminar
    2. Sim, mas têm de mudar a receita... e não parece haver grande vontade.

      Abraçom

      Eliminar
    3. Têm sim senhor. E até podem aproveitar uma série de ingredientes...

      Eliminar
  3. Ah, quanto ao Ministro!

    Meu caro, não vendo eu o Tiago há vários anos - o meu tio é bem mais próximo - posso garantir-te que ele percebe ZERO de bola e que a pastinha minúscula da Educação já lhe tira o sono.

    Já o Secretário de Estado, esse, é mais problemático...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é problemático, a mim não me interessa um caracol. Quero lá saber dos filhos dojôtros :) Só sei o que oiço e o que ouvi foi o Tiaguinho a dizer bosta...

      Eliminar
    2. Sim, verdade. A que lhe serviram... mas enfim.

      Eliminar
    3. Acredito que sim. É ter cuidado com quem nomeia para lhe escolher a ementa.

      Eliminar
  4. Silva,

    Concordo com tudo o q escreves, o que é recorrente. Contudo, penso que a estratégia de denunciar o que cá se passa lá fora não só não resulta por estar morta à partida (por falta de vontade, como nota o Vassalo), como já foi timidamente tentada na altura do Lopetegui, com artigos que saíram em jornais espanhóis e que tiveram zero consequências. Ou seja, continuo a pensar que a única coisa que podia criar impacto - o Presidente rejuvenescer 20 anos e passar a importar-se com isto - seria a única forma de este status quo levar um safanão. Isto porque hoje não me apetece achar que ele não fala por estar manietado, há dias em que é nisso que acredito... Temos andado a revelar escândalos no folhetim semanal do Porto Canal (mais uma vez pertinente o Jorge Vassalo) e apenas concebo isso como afinal já não estarmos condicionados por sei lá o quê do Apito Dourado. Portanto, a ser assim, temos um presidente que é "apenas" inexistente e incompetente.

    Nestes dois empates de arbitragem vergonhosa, levámos como VAR um tipo que ia processar o clube (já processou?) e outro que escreveu que íamos provar do nosso veneno, ou outra alarvidade do género. Levámos por outro lado com um árbitro que mais não faz que roubar-nos (o Rui Costa) e outro que é supostamente o melhor de todos e faz o que fez na sexta-feira. Temos o melhor ataque, mas só um penalty marcado e 5 ou 6 por marcar. Os outros têm 5 marcados e 2 ou 3 por marcar. Diferenças... Perante isto, a nossa estratégia é alimentar um programa semanal, twittar coisas no fim dos jogos, mas ter o homem que tem sido eleito para a presidência há 35 anos calado. Apesar de já se ter visto que isto não vai adiantar nada, não se vê qualquer mudança nem mesmo quando é Benfica que nos vem roubar a casa. Se o homem fica calado com isto, então não falará nunca. A não ser que sonhe outra vez com o Lopetegui. Se não formos campeões este ano, perante esta superioridade mas roubos constantes, acho mesmo que só seremos quando houver uma mudança radical na administração da SAD e todos os que lá estão saírem. Q

    Quem acha que o UPdB adianta alguma coisa, que se desengane. Os efeitos que podia provocar já provocou. Já toda a gente sabe como o Benfica ganha, há uma investigação em curso, mas nada do que se revele agora vai causar grande choque. Até porque este país está de tal forma lavado no cérebro que há uma massa imensa de adeptos do Benfica que querem lá saber de seja o que for que digamos e estão de boquinha aberta prontos a receber a papa que o Vieira lhes der. Até porque isto de denunciarmos e berrarmos torna-nos uns chatos que incomodam a paz do futebol, ou seja, o natural correr do desígnio do penta.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não creio que estejamos tão dependentes do Presidente que, naturalmente, já não terá a vitalidade de outros tempos. E o que o meu amigo considera falhado, eu considero um excelente sinal. Quando JL puxou os holofotes de nuestros hermanos para cá, ouve algum ruído internacional. Agora levemos isso a toda a Europa. Imagine que a seguir nos toca um City, um Bayern, um Real, uma Juve. Quantos nos ouvirão? E não são artigos encomendados, é usar o micro que já lá está posto, pronto a levar a nossa voz a milhões. A outros milhões, que não estão à espera de palha. E quando a imagem de sucesso que alguns vão construindo começar a ser manchada, pode ser que...
      Nada disto valerá um chavão se no campo não formos competentes. Se ouves o Cavani, sabes que estou muitas vezes em desacordo com as opções, mas reconheço que temos sido melhores que os outros. Temos que continuar a ser!
      Obrigado pela partilha. É a melhor gorja que podes deixar nesta Tasca.
      Abraço

      Eliminar
    2. A partilha não é mais que uma singela retribuição pelo prazer ao ler os teus textos e ouvir as vossas discussões no Cavani, que tenho ouvido mais que uma vez cada edição.

      Tens razão no que dizes sobre o impacto internacional das conferências de imprensa, mas francamente não me parece que se vá por aí, porque não é isso que o silêncio da SAD me faz pensar, e porque, tal como referiu o Vassalo no Cavani, a mudança ligeira de tom do treinador da flash para a conferência de imprensa (tal como na vila das Aves) faz supor que alguém lhe diz para se conter...

      E por muito que concorde que palavras em conferências de imprensa de Champions seriam diferentes dos artigos em jornais espanhóis, não me lembro de termos tirado qualquer benefício no tempo do Lopetegui.

      Tal como tu, continuo a acreditar. Somos melhores e algum dia teremos jornadas sem influência de árbitros. Mas tudo isto cansa imenso, quer a nós que estamos cá fora, quer, imagino eu, aos próprios jogadores e treinador, que vêem o seu trabalho ser constantemente desrespeitado pelos mesmos de sempre.

      Abraço.

      Eliminar
    3. Epá, obrigado. E em nome dos restantes Cavanis também! Abraço.

      Eliminar
  5. És um crente, é das coisas que mais aprecio em ti. Sem te aperceberes, constróis uma muito razoável proposta alternativa ao que não aconteceu e tinha de ter acontecido - sala da conferência de imprensa em chamas logo após o jogo, polícia a ser chamada para conseguir que os sem-vergonha pudessem voltar para a pocilga e outros que tais.

    Sim, sim, SC a dizer, na antevisão da Champions que cá dentro é uma roubalheira (e o Presidente a seguir, ou antes) e na volta do correio meio milhão em multas e ameaça (ou mais do que isso) de suspensão das provas europeias. Achas que lá brincam como cá? Não, lá brincam em grande e a sério.

    Alternativa? Tenho dito, à bruta. Ainda tenho uma réstia de esperança na Justiça, mas se nem isso se concretizar, não vejo outro jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resta saber se o meio milhão era custo ou investimento. E dizer “Real? Para nós é mais fácil ganhar a Champions do que o Campeonato de Portugal” vale suspensão? Que belo dossier de imprensa se preparava em cima disto.
      À porrada não pá. Isso abafa a razão, mesmo que alivie.

      Eliminar
  6. Caro Silva, tb eu, ja ha anos que clamo por defesa do nosso clube, interna e externa. Ha anos que acho que pdc nao tem a forca ou a vontade toda para o fazer. Ainda bem que aparece o fjm, pois nem isso tinhamos. O ideal seria falta de comparencia a jogos do campeonato enquanto arbitros estrangeiros nao nos viessem apitar. Porque nao se exige isto todas as semanas, todas as conferencias de imprensa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ameaçarmos todas as semanas que não aparecemos é porque aparecemos. Como os moços do Apito. Embora eles...lá vão levando a água ao seu moinho. Vai-se a ver...

      Eliminar
    2. Pois, mas se o arbitro nao fosse estrangeiro, nao se jogava. Tinham de haver cojones em castelhano. Tomatoes em british. Algo do estilo em frances ou alemao.

      Eliminar
  7. 17 semanas que teria de falar na época passada e 7 semanas a falar já nesta época, ou seria só depois do Porto - Benfica?
    Com tanto para falar, as suas cordas vocais pareceriamm do João Malheiro e já teriam sido "fanados" à Tania Laranjo 24 microfones.
    Falar dos Porta18 e da quadrilha da APAF nas flashs da Liga dos Campeões?!?
    Acha mesmo que a UEFA é a casa da mãe Joana? Lá as coisas piam bem mais fino. Lá podem ser corruptos, mas têm de ter classe.
    O Presidente está ausente porque contratou 4 treinadores inqualificáveis e isso é de responsabilidade dele, dizem os arautos da verdade (alguns até dizem que eles eram muita bons, mas que o Presidente não deu o peito às balas, seja lá o que isso fôr). No Entanto FJM apareceu por obra do Divino Espirito Santo e o Presidente é um bandalho por abandonar o homem à sua sorte e aos seus episódios de telenovelas, no dizer de alguns.
    Se alguns que se dizem nossos consideram episódios novelescos a denúncia do maior escandalo de sempre do futebol português, imagine o que serão levados a pensar os restantes portugueses que não são portistas, com essa brilhante conclusão.
    Depois queixam-se que não nos dão atenção, que somos indigentes e aqueles morcões lá do Norte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o caro Anónimo, o verdadeiro, sabe, eu não sou propriamente apologista do berreiro. Para falar por tudo e por nada, votava no Carvalho. Ou na Ana Avoila. Mas há momentos. Concederá que sexta era um belo momento. Melhor, pelo menos, do que a atoarda acerca do espanhol, a despropósito.
      Não ouvi, nem li, ninguém a menorizar a denúncia ou a sua importância. Pelo contrário, vejo gente que sabe menos do clube, e se importa menos com ele, do que você, a ganhar protagonismo e importância. E vejo o Dir de Comunicação a tornar-se o rosto dessa luta. Bem. Mas é dessa! Não é de todas. E a novela pode continuar, mas não pode ser tudo, senão falta comida na mesa em prol de um amanhã que canta. Era bom que chegássemos lá vivos.
      Concordo com a posição sobre a UEFA. Mas porque é que teríamos que fazer as coisas com menos classe do que a exigida? Olhe, ponham-me numa dessas conferências e depois conversamos. ;)

      Eliminar
    2. Sr. Silva, na opinião deste humilde anónimo, falávamos todos os dias na RTP, SIC, TVI, CM, BOLA, ARTV e nas televisões privadas dos condominios da Quinta da Marinha e no raio que os parta. Não só falavamos como partíamos as trombas a todo o fdp que ousasse denegrir o nome sagrado da instituição que tivemos a sorte de gostar, amar, idolatrar.
      A diferença é que a Instituição F.C.Porto é grande demais para ter o comportamento deste humilde adepto.
      É notório que tenho o pavio curto, bastas vezes me lembro de si, por ver sempre o lado positivo das coisas. E nesta guerra, deixe-me dizer-lhe que acho que a estratégia da Administração tem sido brilhante com esta coisa dos e-mails e não só.
      Se falássemos por tudo e por nada como agora todos apregoam, já seríamos há muito motivo de chacota por tudo o que é jornaleiro e não só.
      Assim, temos mantido tudo bem quentinho, os corruptos vão reagindo que nem baratas tontas e são eles próprios, por actos que acabam por se desmascarar. Ou não acha que no dia de hoje, não há ninguém, mas mesmo ninguém neste país, que não confirme que estes árbitros estão todos hipotecados ao polvo da porta 18?
      Mais lhe digo que o melhor que nos podia acontecer, era o tal Dr. Meirim, lembrar-se de nos interditar o Estádio. Seria a forma dos adeptos do Porto, principalmente, acordarem de vez e pensassem em agir duma vez por todas.

      Eliminar
    3. Você tem obviamente razão. Para mim, porque também não defendo o berreiro indiscriminado. Nem sequer tenho alguma coisa contra os e-mails, era o que faltava. Só que acho que a luta não se esgota aí e corremos o sério risco de estar meio mortos quando - e se, aí Portugal, Portugal - virmos resultados disso. Entretanto, alguma coisa temos que fazer, nos momentos adequados. Como sexta.
      Por outro lado, confesso que tenho sempre medo dos novos ídolos, sobretudo quando os conheço mal. E prefiro não depositar fé cega neles.
      E, na sua opinião, o que seria os adeptos do FCP agirem?

      Eliminar
    4. Na minha opinião era olho por olhos, dente por dentadura completa. Mas se eu não o faço porque tenho filhos, familia e já tenho idade para ter juízo, também não exijo que outros o façam. Há é muitas formas de nos manifestarmos contra este estado de coisas. Já me levantei a meio duma refeição, porque me recusei a comer onde um árbitro entrou para almoçar. Um amigo meu também pediu o livro de reclamações, alegando a presença dum animal, por um "jornalista" estar no mesmo espaço. Da forma mais simples ou criativa, cada um de nós pode fazer sentir a sua repulsa pela existência desta gentalha. Nós somos muitos mais que o nº que "eles" apregoam e se uma boa parte começar a reagir, não tenha dúvidas que a alteração de paradigma será imparável.

      Eliminar
  8. Me desgastei até à exaustão na sexta e cheguei à conclusão que só existe uma solução, os adeptos do Porto. Não vai haver justiça e nem a administração vai fazer algo que preste. Para mim é simples, se não nos deixam jogar então ninguém mais joga. Não acho que devemos nos ausentar do campeonato, não fizemos nada de errado! Agora acho que devemos boicotar esta competição corrupta e mentirosa até ficar tudo limpo! Toda a jornada impedíamos um jogo de se realizar, sem uso de violência. É só lembrar do Abrunhosa acorrentado ao coliseu... Fica a sugestão.
    Abraço a todos!
    Adília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem regressada, Dilia. Os adeptos serão sempre a Alma de qualquer clube, mas convém que o clube seja o seu reflexo. Estamos todos cansados, mas ninguém desiste! 💪
      Abraço

      Eliminar