O menino, que ainda é, fez (quase) tudo bem e da forma que o jogo, o nosso e o do adversário, exigia. Foi intenso na luta (!), sublime a tirar a equipa da pressão - muitas vezes ao primeiro toque, comme il faut xôr Oliver - pressionou alto, recuperou bolas, assistiu para golo e acertou no poste. De mais longe que o Yacine num penalty, incha.
Assim, é indiscutível. Tanto como seria Danilo, se estivesse em condições. Caramba, é de salivar. Sendo eu o tipo mais insuspeito para estar a escrever isto, como bem sabe quem por aqui se vai abancando. Até o rabo pareceu mais leve, de tal maneira que se atrasou menos e não precisou de fazer nenhuma daquelas típicas faltas estupidas e brutas que lhe costumam valer um amarelito.
MVP. Mas tem tino rapaz, olha que eu não gramo lá muito destes momentos em que tenho que, humildemente, meter a viola no saco. Estarei atento, qual Sonso a escrutinar o trabalho dos árbitros.
A equipa tem facilidade em variar de estilo e quando não pode sair apoiado - leia-se quando a construção não passava pelo Sérgio - monta-se às costas do Marega ou aponta à cabeça do Soares. E a coisa resulta.
O treinador põe as pernas da malta no lugar da boca e cumpre o que diz: é para ganhar tudo! Eu gosto. E tinha saudades.
...
Houve uma diferença substancial entre a primeira parte, tão parecida com os últimos jogos contra este Amora, e a segunda. Sendo certo que o único golo que contou nestas quatro horas - também ficaram silenciosamente à espera que o VAR anulasse? Mesmo sendo um jogo da FPF? - foi marcado no segundo período, a verdade é que foi no primeiro que demos, mesmo!, o habitual banho de bola. Perdemos, de novo, golos e o adversário...bem, o adversário fez o que podem fazer os Amoras da vida.
Ainda que tenham espevitado - os outros - no reinício, foi só na parte final que fiquei - ficámos? Digam-me vocês. - com a desconfortável sensação de que ganhámos o jogo que mais riscos corremos de empatar. Na minha opinião, a responsabilidade disto é do treinador e não de qualquer má entrada da malta que veio do banco.
Contra os lampiões do Minho, tinha-se lembrado de treinar em jogo o Paulinho, numa posição em que, claramente, o rapaz nunca se tinha visto. Ontem, decidiu acabar o jogo com nove, a ver se havia emoção. Só pode ter sido por isso. Vamos lá ver:
- Golo, caralho! Atékenfim! Bora já meter três tipos ali no meio. E ainda vamos ao segundo. Aaaaaah foda-se, foi quase. E os gajos neribi, nem cheiram. Assim não tem graça. Espera, vamos tirar o pequenito que está a jogar melhor do que se esperava.
- Entra quem, mister?
- Pá, sei lá, mete outro do mesmo tamanho, para não dar cabo da média de altura.
- Ok, vou chamar o Óli.
- Não! Aguenta, aguenta. Mete antes o do cabelo amarelo. Não somos menos que o Amora! Vamos empatar esta merda no que respeita a gajos com o cabelo côr de peido! Para além de que é um tipo que mal conheço, porque praticamente não treina há um colhão de tempo. Temos que perceber o que é que o moço vale e onde é que pode jogar e dar-lhe ritmo.
- Oh mister, o Ruca já não pode. Não era pelo respeitinho que mete, nem tinha valido a pena tirá-lo de casa hoje...
- Tens razão. Vamos substituir o gajo.
- Passamos o cabeça de ovo para a esquerda, onde já o vimos fazer jogos jeitosos, e metemos o espanhol? Ficamos com a bola e não deixamos os tipos jogar, certo?
- Não pá, isso é estupido! Tiras um careca e metes um gajo que até franja tem? E a média de cabelo, não conta para nada, é?
- Mas o Maxi não está a aquecer, mister...
- Pois, isso é verdade, foda-se. Olha, tira o gajo e não metas ninguém, pronto.
- Tábem mister, seja feita a sua vontade. Hernâni, anda cá que vaijentrar...
Assim não, mister, assim não!
...
Tenho-me rido qualquer coisa a ouvir os espertos em bola a falar do mais maior bom mestre da tática. Após os anos de manto protetor em que andaram a incensá-lo, descobriram agora que o tipo alucina. O gajo que achou que tinha sido eleito o melhor do Mundo quando treinava o Belenenses. Brilhante, senhores.
Adivinhem lá de quem é que não foi a culpa de os lagartos terem perdido.
- Do vento!
- Do Sacchi!
- Do Dost!
- Do Hernâni!
Nada disso. Estava uma brisasinha, o Sacchi podia ser mais Italiano e o Dost, manifestamente, não ajudou a equipa. O Hernâni...ok, o Hernâni não teve MESMO a culpa. Nem o Juses, evidentemente.
O homem faz o que pode com o fraco plantel que tem. Aproveita-se o Marafona na baliza, a queimar tempo e a sacar golos, o Briguel na lateral, a desancar tudo o que mexe enquanto faz cara de santinho e, vá lá, o Heldon lá mais à frente, a correr e a fintar. Coitado do homem, tem o plantel mais fraco e mais curto, a UEFA não o deixa comprar jogadores em condições e, por isso, tem que competir com o mais baixo investimento das últimas décadas.
O pior, caros todos, é que basta as coisas correrem um pedacinho pior para as nossas cores, lá virão os iluminados do Dragão garantir que o melhor era ir buscar este cretino. Este sim, o tipo que garante títulos! Por exemplo, 3 em 6 campeonatos, com as condicionantes que todos conhecemos e NÃO PODEMOS ignorar. Ou, até ver, uma Taça da Liga em mais 3 anos. Façam contas ao investimento lagarto neste triénio e perguntem aos Viscondes se assim chega.
...
Agora sim, Bertocchini, vou ler o que diz a malta por aí. Já mais aliviadinho.
...
Pois, pois é. Tu brincas, mas é verdade. Não gosto nada de jogar com nove. E de deixar quem ele pediu em casa. E de insistir em pôr sempre o mesmo a aquecer. Não sou grande fã de torturas. Acho estúpido. Enfim.
ResponderEliminarAbraçom
Pá, não teve pés nem cabeça. Só pode ter sido brincadeira...
EliminarAbração.
Entre muitas surpresas pela concordância quase perfeita, a maior é mesmo ver V. Exa. a reconhecer que Brahimi não jogou um caracol. Estou pasmo...
ResponderEliminarObviamente que o Oliveira jogou um pouco menos que no anterior (considerando a importância relativa), mas, pronto, também não se peça céu e terra de uma só vez...
Também eu! Mas agora um pouco menos, pq de facto o Oliveira jogou bastante mais desta vez. Ufa, salvos pelo puxo no alto da cabeça :)
EliminarPonto prévio: é óbvio que o sporting tem a baliza embruxada.
ResponderEliminarAgora tentemo-nos colocar no lugar do SC.
Jogo com o Chaves no domingo, seguido de um importantissimo jogo contra o Liverpool. Fundamental apurar os níveis físicos dos jogadores... Filipe, Reyes e Casillas meros espectadores...ainda 15 minutos para acabar um jogo em que seria impossível voltar a marcar...que fazer!?... começar já o treino que o tempo é escasso.
Foi só isso...brilhante, mais uma vez SC!
Abraços.
Pois...pode ser...até porque, pelos vistos, o treino continuou. Bem vistas as coisas, faz sentido. O Oliver também treinou o aquecimento, por exemplo. Está cá com uma pedalada a aquecer o rapaz, ui... :)
EliminarAbraço.
O rapaz que aqueça bem. Lá para Julho é titular sem favor, onde quer que seja.
ResponderEliminarSe a esta altura não for o melhor do Mundo a aquecer, é um fiasco! É despachá-lo já! Tem evoluído bastante nesse campo com o SC.
EliminarTenho estado sempre por lá e nunca vi fumo na zona de aquecimento. Quando fizer fumo, está bom. Até lá, que aqueça, porque está um frio que rápaocuàgente.
ResponderEliminarÀs vezes parece-me sair algum fumo purajorelhas do rapaz, parece sim... :)
Eliminar