sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Resumo da semana: A TascaTV (inclui a Lista de Discos Perfeitos do Senhor Lima)



Tenho estado a pensar que a média de visualizações dos posts da Tasca já ultrapassou consistentemente o número...três. Com uma audiência tão vasta, é mais que tempo de mostrar a certos e determinados Silvas que o tasqueiro tem olho para o negócio. Sobretudo desde que usa óculos.

É por isso com imenso prazer, uma pompa nunca vista e abrilhantado por mais uma esmerada atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alcoentre, que aqui se inicia a transmissão, a cores e em praticamente Ultra HD, da TascaTV. 

A ideia é do camandro! Finalmente, há um canal que passa o que eu quero, quando me apetece e dá jeito. Os entrevistados aceitarão todos responder com a maior honestidade a todas as perguntas. Melhor ainda, darão as respostas que eu acho que devem dar. É espetacular! Melhor que isto, só mesmo o meu adiado negócio de vender cachorros psicológicos.

- Buuu, buu, isso é bom para o Silva e para mais ninguém! Vergonha.

- Shhh, cala-te, deixóbir...


...


GRANDE ENTREVISTA

- Ora biba, boa noite senhor Primeiro-Ministro. Muito obrigado por ter aceite o convite para inaugurar as emissões da TascaTV. Como se tivesse outro remédio. - Faz-me um "espera aí um segundinho" com a mão. Saca do telefone. Digita números. Parece que está a chamar, ele revira ojolhos enquanto espera. Atendem.

- Sim? Cat? Oi, tudo bem? Irra, que barulho é esse? O secador? Tájôtravez no cabeleireiro? Agora passas a vida nisso, mulher. Olha, estou aqui na coisa da televisão do Silva. Sim, esse. - Olha para mim a sorrir. - Vou agora dizer isso ao homem! Dizes tu, quando o encontrares. Escuta lá, ele deu-me as boas noites. Estou a pensar em responder "Muito boa noite a todas as portuguesas e a todos os portugueses. É um prazer estar aqui para esclarecer todas as questões.". Que tal? - Revira ojolhos de novo, enquanto ouve. - Mas kais transgéneros, pá?! Essa malta a esta hora está a bulir ou assim. Raisparta, não estou nada a discriminar! É o hábito. Pronto, ok, e se for "Muito boa noite a todos de uma maneira geral, abrangente e sem discriminar quem quer que seja."? Ok, fixe. Vou ligar ao Jerónimo. Se por ele estiver bem, não ligo de volta. Beijos.

Pede-me mais um instantinho enquanto marca novo número. Atendem.

- Jéjé?! Ah, desculpe. Fala António, seria possível passar-me ao Jerónimo, por favor? - Olha para mim. - Ah. Não sabe se demora? Ele que me ligue logo que possa. Obrigado. Boa noite.

Guarda o telefone. Põe as mãos entre ojoelhos e dá-me um sorriso.

- Temos que esperar um bocadinho, Silva. Pode ser?

- Claro, senhor Primeiro-Ministro.

- Pá, chama-me Toino, como sempre. Tás parvo ókê? Isto não está a dar, poi'não?

- Errr... não, claro que não. - Toca o telefone. Ele apressa-se a atender.

- Jéjé? Atão pá? Esses ossos? Ah, já falaste com a Cat. Ai, desculpa, claro que não. Alguém daí falou com alguém de lá, naturalmente. Mas pronto, já sabes da história. E então, que me dizes? - Abana a cabeça, enquanto ouve. - Porra pá, camaradas é demais. Não vou dizer camaradas. Que te disse a Cat? Companheiros? Isso tudo? Dass, tábem. Xau, xau, adeus. - Sorri-me de novo. - Já podemos, Silva.

-  Ora biba, boa noite senhor Primeiro-Ministro. Muito obrigado por ter aceite o convite para inaugurar as emissões da TascaTV. Como se tivesse outro remédio.

- Muito boa noite a todas as companheiras, companheiros, companheiras que se sentem companheiros, companheiros que na verdade são companheiras, Portugueses, indivíduas e indivíduos de outras nacionalidades ou apátridas, de todas as idades, credos, ateus e agnósticos, do interior ao litoral, de Norte a Sul e para os lados de Portugal Continental, Regiões Autónomas, Berlengas, Selvagens e assim. - Toca o telefone. Atende. Escuta apenas. Desliga. - E aos animais, minerais e vegetais também. - Suspira. 

Mantenho-me calado. Sei que a minha boca está aberta e que babo ligeiramente. Ele estranha: 

- E então, meu caro, a primeira pergunta é?

- Nada, senhor Primeiro-Ministro. Deus lhe pague por se ter dado ao trabalho. Creio que foi bastante esclarecedor.

Entra o genérico.


...


NOITE DE CINEMA


Staring: Tonel

Se acharem estranho poderem assistir a 34523143249 repetições de um gajo a marcar um penalty e NENHUMA do lance que o originou, isso é... Portugal! 

E agora, prontos para subscreverem à parva a TascaTV?

... 

MUSICOL
 com Monteiro da Silva

- Boas, Senhor Lima. Bem-vindo ao Musicol, o programa de música da TV do tintol.

- Biba. Obrigados a si e a toda a equipa. E, sobretudo, a ambos os três leitores que permitiram esta deriva televisiva da Tasca do Coiso. 

- Vejo que evita pronunciar um determinado nome, pelo que creio que ainda não está refeito do facto de não poder divulgar umas cento e cinquenta Listas de Discos Perfeitos.

- Com todo o respeito que nutro por si, e bem o sabe o meu caro amigo, tenho muito pouco a dizer sobre esse não-assunto. O Coiso manda na casa dele, eu respeito. Ninguém tem nada a ver se uma pessoa está apostada em desperdiçar o talento que lhe disponibilizam. Enfim, pérolas a coisos, é o que é.

- Apesar disso, podemos neste programa anunciar, em absoluta estreia Universal, a Lista de Discos Perfeitos do Senhor Lima, obedecendo aos critérios da Tasca, certo?

- Por deferência a si, exclusivamente.

(Quem ainda está a ler, faxabor de clicar AQUI)

A Lista de Discos Perfeitos do Senhor Lima

Metallica - Master of Puppets
Pearl Jam - Ten
Taxi - Taxi
Pedro Abrunhosa & Bandemónio - Viagens
Dire Straits - Brothers in Arms
Queen - Innuendo
Ornatos Violeta - O Monstro Precisa de Amigos
Nirvana - Nevermind
Héroes del Silencio - Senderos de Traición
Rui Veloso - Mingos e os Samurais

- Alguma coisa a acrescentar, Senhor Lima? - O outro pensa um instante, olha o apresentador nojolhos. Diz:

- Até tenho! Posso?

- Força.

- Incha, Coiso! A minha Lista está na televisão!

10 comentários:

  1. Agora eu!!!! Já seguiu, juro...
    Com um bocadinho de batota e 2 álbuns de bonus! Straight from the heart! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só pensarem que podem aparecer na TV, nem que seja na CCTV do shopping, e pumbas, é logo tudo a tratar dojassuntos que deviam ter tratado há maisdumasemana. Pfff...

      Eliminar
  2. É porque eu sou uma pessoa muito ocupada. Sobrecarregada, vá, como a Fátinha! :(

    ResponderEliminar
  3. Eina pá!

    Uma TB da Tasca!

    Boa, carago!

    Abraçom

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou a negociar com a NOS! Majosgajos querem pagar abaixo dos 500 milhões. Não sei...
      Abração.

      Eliminar

  4. muito bom! fantabulasticamente muito bom! :D

    (estou mesmo muito grato a um dEUS qualquer de te ter conhecido e aos teus.)

    ps1:
    «Alguma coisa a acrescentar, Senhor Lima?»

    por acaso, até tenho!
    mais do que o «incha!» (que até é bem observado e coiso e tal, quero referir que a lista acima e como indiquei ao «coiso», tratam-se de «11 álbuns de uma vida (com apresentação sem ordem específica)».
    e que, àquela lista, juntava-lhes outros tantos álbuns, em jeito de perfazer um plantel com (pelo menos) uma alternativa válida para substituir um qualquer titular :D

    ps2:
    independentemente de cores políticas, que eu até sou agnóstico nesse aspecto, gostei da definição do telmo correia sobre o «toino», ontem, no Plenário: «o primeiro-ministro não-eleito pelos portugueses». confesso que teve graça.


    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outros tantos? Juntavas mais uns 100, tipo lista de malta que temos emprestada a pesar no R&C :)
      De resto, o dEUS é o FCP! E é mutuo, caro amigo. Mi casa...
      Abraços.

      Eliminar
  5. Cabem sonhos e devaneios na programação? Tenho muitos desses. Nem que seja intercalado com as televendas... Aumentava a audiência em 33%, pelo menos :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maravilha disto é que cabe o que o telespetador quiser e muito bem lhe apetecer. :)

      Eliminar