quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

The body snatchers I - 8 Coisas maijómenos sérias

www.keepcalm-o-matic.co.uk


Prólogo:

Estatísticas, check. Posse de bola esmagadora na primeira parte, mais remates, check. Azar do caraças, check. Uma ou outra hipótese de marcar, check. Ignorar que o Iker safou mais um ou outro golo dos infiéis, check. Preparadíssimo, sócio. Venham de lá os assobiativos.

- Olá Silva. Quero um café duplo e pouca conversa. - Diz com o ar mais abatido que já lhe vi.

- Claro. Mas anima-te, caraças. É só um jogo. - Minto-lhe.

- Oh, o jogo é o menos. Só que... - Hesita. - Perdi a última réstia de esperança de que tivesses razão. É isso que me chateia. Enforque-se, quero lá saber. Nada me alegra hoje. Shhh, cala-te, deixa-me estar...

Eu calo-me. Em vez do café, tiro um fino e encho um pires de caracóis. Por conta da casa. E calo-me outra vez.

...

Coisas maijómenos sérias:

1. JL foi a perfeita antítese de um gajo medroso. Acho que teve um par de tomates capaz de encher a principal praça de Bilbao. Entrar com aquela equipa é mesmo um ato de pura convicção. Mais arriscado do que perder, seria perder com uma mudança tão radical. Ou então quis provar que eu estava errado e que, ganhando, todos lhe reconheceriam o mérito. Ou então veio mesmo à Tasca e decidiu divertir-se. Ou então fumou uma merda muntaboa, muntaforte. E uma passinha aos amigos? Sovina.

2. JL foi a perfeita antítese de si próprio. Às malvas com o esquema, com o modelo, com o caralh'tafoda. Tudo novo, tudo a estrear. Incluindo uma dose industrial de pura convicção. Ou fé. No Maccabi.

3. Eu aceito a explicação das transições do Chelsea e isso tudo. Mas ficou a faltar-me a parte do "não funcionou". Nem um pedacinho. Sofremos dois golos. Em transições rápidas que era suposto estarmos a bloquear. No espaço entre o central e o lateral que era suposto não existir porque estavam lá três centrais. Porra pá, se eu gasto o meu tempo e o meu pobre latim on your behalf, quando não te posso defender espero que te assumas: Dass, correu tudo mal. É que fodi aquilo tudo, merda!

4. Não, o FCP não ficou fora da Champions no jogo anterior. Foi neste mesmo. Se ganhássemos estariamos in, como perdemos, estamos out. Mas foi ontem, não foi há quinze dias. Blablabla difícil, blablabla a obrigação era antes, blablabla a coisinha da mãe, tábem? As equipas grandes podem ter maus jogos. A seguir recuperam e corrigem, mesmo que seja em cenários difíceis. Ou vão de vela. Nós fomos. Ontem.

5. Pelas contas da Tasca, o FCP já não pode fazer uma BOA época, sem me fazer lembrar o Juses.

(Pausa para vómito. Grazie. Ui, espera, outra pausa para outro vómito. Ok, siga.) 

Se o objetivo na Champions é, sobretudo, financeiro, não há Liga Europa que valha os oitavos de final. Desportivamente, a coisa pode ser minimizada com um título, está claro. Não deixa de ser ganhar a Segunda Divisão em vez de ficar entre os melhores da Primeira. Sair da Champions é descer de Divisão. Quero lá saber que outros acabem nos Distritais. Eu nem gosto deles.

(Pausa para mais vómito.)

6. Ser Campeão é o principal objetivo renhéunhéu pardais ao ninho. Tudo muito bem. Mas é pouco! Arranjem-se. Juntem-lhe a Taça, mais a Taça da Liga, mais o concurso da adepta mais boa, mais a Liga Europa, estou-me bem a ralar. Ser apenas Campeão, não me chega. A adepta mais boa já perdemos, fuck. É lampiona, raios.

Devo ser sincero: Há um clubezeco que é Bicampeão de Portugal e está nos oitavos de final da Champions. E não somos nós! Foda-se, ser Campeão não chega! É apenas o mínimo indispensável. O principio do fim da nossa dor. Para ela desaparecer, precisaremos de mais analgésicos.

7. JL será, estou convencido, o treinador do FCP até ao final desta época. Sairá depois, espero que com glória. Corrijo: Acredito que com glória, caraças! Como sabem, isso por mim está muito bem. Mas espero que não volte a ser vitima dos body snatchers - sim, sim, no próximo post eu explico-vos isto, daí o "I" no título deste. 

É por isso que o próximo ponto é, de facto, o mais importante e o mais sério.

8. Pela segunda vez na curta história da Tasca: NÃO, PRESIDENTE! Não se deixa o homem que ficará até ao fim fazer aquele caminho sozinho. Não acredito que você tenha receio de ouvir aqueles adeptos. Tenho a certeza que sabe que quem fez isto, tem voz. Ontem era o momento de caminhar o walk of shame. De ganhar a massa para as batalhas que aí vêm. Depois de ter perdido um jogo e uma competição. O senhor ausentou-se. Redima-se!


...

Em breve, esperançosamente amanhã, "The body snatchers II - Coisas mesmo sérias". Ou então não.

Soundtrack to the body snatchers: Embodiment.

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Easy on the pain. Vamos até ao fim, pois vamos? Claro que vamos.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Não, o FCP não ficou fora da Champions no jogo anterior. Foi neste mesmo. Se ganhássemos estariamos in, como perdemos, estamos out. Mas foi ontem, não foi há quinze dias. Blablabla difícil, blablabla a obrigação era antes, blablabla a coisinha da mãe, tábem?

    Estamos demasiadas vezes de acordo recentemente. Quer nisto, quer na demasiada fé que Lopetegui revelou no Maccabi!
    Agora, só mesmo aquela merda que Lopetegui deve fumar é que desanuviava este mau estar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não é bom sinal, não. À falta de erva, afinfe-se no tinto. E no Nacional. É já a seguir...

      Eliminar
  3. Já foi. Como não sou de apertar os colarinhos a quem está no buraco em que se enfiou, f*** as beiças a uma porca...de Murça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As melhores porcas são as de Murça. E uma que era vizinha de um tio meu, diz que não era nada má. Mas eu era canino... :)

      Eliminar
  4. Vou ouvir esta semana todo o álbum "Sabotage" dos suspeitos do costume... e sem fumar nada, porque dei a minha vez a outros...

    ResponderEliminar
  5. Ó Silva..... era canino!?!!!! Afinal fumou mesmo aquela coisa, looooool. Os cogumelos são do fornecedor habitual? Bascos?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ladrava bastante mas não mordia nadinha. :))

      Eliminar
    2. Ok...entendido.
      Era o Lopetegui das conferências de imprensa, mas no jogo jogado...:))

      Eliminar
    3. Por fim em desacordo. Ufa! :)
      Não me esqueci das belas dentadas em Bayerns e Chelseas. Nem do colinho que nos levou um campeonato. E vai ver que ainda vamos acrescentar uma série de outras mordidelas bem catitas.

      Eliminar
    4. Naaaa, o Bayern foi mordido pela carraça que incomodava Lopetegui e o Chelsea era e é um canito moribundo, mas mesmo assim com mais energia que o rafeiro basco (salvo seja, para os rafeiros, claro).:)

      Eliminar
    5. Ena, que desonestidade. E o xportem foi o Neymar que desencarnou no Tello, o 5LB foi o Messi que se disfarçou de André, o Bilbao foi a Senhora da Hora, o Basileia era pior que o Skenderbeu(beu). E estavam todos a jogar nesses jogos porque o Paulo Fonseca lhes mandou SMS... Tss, tss, bulshit...

      Eliminar
  6. Ponto oito: sem querer agarrar-me a coisas esfarrapadas, creio que a condição médica agravada pela idade o impedem de se expor a este tipo de situação. Já se sabe que o primeiro e último culpado será sempre ele, o presidente.

    Aliás, se não li mal a careca, o Antero seguia no meio da comitiva - infelizmente no meio, em vez de a liderar como um... líder. Ou não é um ou não apoia o treinador - e assim sendo, não é um. Desse sim, exigia-se mais (salvo se tiver problemas cardíacos que eu desconheça).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei nisso. E é provável que esteja a ser injusto. Mas de qualquer forma, não sei se "aquilo" se passaria com o NGP na frente. Anyway, admito que tenha que se proteger. O homem ficou sozinho de qualquer maneira. E isso está profundamente errado. Porra, quer apostar que não o deixarão desfilar sozinho na varanda do Dragão quando estivermos a comemorar o titulo?

      Eliminar
    2. Como adenda, acrescento que Antero e Julen são "amigos", as famílias "convivem muito" e etc. Com amigos assim...

      Eliminar
    3. Oh well, se calhar deu pela falta de alguma mala...

      Eliminar
  7. A leitura em dia... continuação :)

    Belo exercício!
    Abrangente o suficiente para percorre praticamente tudo o que passou pela cabeça no pós jogo.

    Quanto ao ponto 8, diz muito do que é o nosso Porto actual!
    Não protege os seus como noutros tempos!
    A tal estrutura forte, que protegia e fornecia todas as condições para que os seus profissionais focassem todas as energias no jogo, deixou de o ser!
    Se Julen tivesse sido mais protegido, se calhar não estávamos nesta situação, de aparente rotura, entre adeptos e equipa!

    Espero que Julen continue a acreditar no seu trabalho, e que a sua continuidade seja por convicção da direcção e não por outras razões.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobretudo que seja por convicção dele. E isso será fácil de perceber. Basta que voltemos a ser o que, na verdade, somos. É ver os B. Aquele modelo é de quem? Do Castro? Oh well, talvez...

      Eliminar