quarta-feira, 6 de abril de 2016

25 de maio, sempre!



Ai abril em Portugal, ai, ai. Para cada pólen que me enche as manhãs de espirros, um cravo. Para cada compatriota que escarra no passeio, precedendo - ou logo após - uma vigorosa coçadela no respetivo tomatal, um baladeiro de intervenção. Brotam neste mês: Os cravos, os baladeiros, os bigodes à Acácio Barreiros - descanse em paz - os vídeos da Ana Malhoa. As Revoluções.

E por fim, parece o País estar a cumprir o desígnio de abril. Do verdadeiro e original, quando abril ainda era Abril; e expetativa tinha um cê; e a Islândia era um exemplo; e Lula da Silva a prova viva de que pela esquerda é que se circula. 

Pfff, querem um metalúrgico em condições? Ponham ojolhos no Jerónimo. Muito mais se for em abril. A Catarina não é dada a trabalhos braçais - embora se desconheçam as suas capacidades no campo dos trabalhos manuais - mas é muito mais bonita, ainda que feiosinha, que qualquer Jerónimo; e o António é um rapaz mais atreito ao intelecto, à reflexão, à negociação, à conspiração política e distribuição de cargos. E à chamuça. Digamos que cada um por si não chegam para ganhar umas eleições, mas juntos podiam governar um País. Pequenito. E governam. Em abril.

Papoilas saltitam em verdes prados, em acesa bulha com os seus felinos vizinhos. Eusébios e Peyroteos aos molhos, a populaça de ouvido colado ao transistor. O Estado na tribuna do Estádio, o Povo em tranquila contemplação, anuindo, estômago ainda colado às costas, mas orgulhoso. E pobre. E fadista. Anelante da promessa de festa nas rotundas do seu contentamento. Sente-se no ar a expetativa, já sem cê. Em abril. 

E a Norte reclamam-se novos Deuses, enterram-se - ainda vivos - os antigos e anunciam-se cantantes amanhãs. Olhando atento, parece que não passou tempo nenhum. E é mesmo aqui que a Tasca estaca e faz stop!

- Também, não estou a ver como é que estacava sem fazer stop. Olha que disparate. - E cofia o seu farto e bem cuidado bigode.

- E se metesses a estaca pelo... - Interrompe, de braços no ar:

- Stop!

...

O FCP de Fonseca ganhou a Supertaça do FCP de Vitor Pereira. O FCP de Lopetegui não ganhou a ponta de um corno. O FCP de Peseiro disputa no dia 22 de maio, em Oeiras - crê-se que ante um Presidente da República afeto ao adversário e, porventura, um Primeiro-Ministro afeto ao inimigo - a final da Taça de Portugal em futebol.

Naturalmente que, tendo em conta os clubes em causa, a grande festa do futebol Português será a final da Taça da Liga. Ainda assim, em maio joga-se o jogo em que o FCP ainda pode ganhar qualquer coisa. Insignificante que seja. Eu, por exemplo, sou dos que, gostando de a ganhar, não ligam grande coisa a isto da Taça.

Mas se vais voltar sozinho para casa e há seis meses que o que fazes a seguir a um orgasmo é desligar o computador e ir lavar as mãos, então é provável que aquilo não seja acne, nem obesidade mórbida, nem fundos de garrafa nojolhos. Mais dois absintos. É bastante possível que o cérebro dela seja absolutamente sexy. Só tens que arranjar maneira de lhe sacar ojóculos. Por segurança. Mais dois absintos. Em alternativa, o amigo dela, de determinado ângulo, - mais um absinto - até parece muito feminino. Tratemos de ganhar a Taça!

Pelo meio da tarde, a língua empastelada, as ramelas coladas às vistas, terás tempo para perceber que não foi assim nada de especial. Ela percebeu antes, pelo teu fraco e absintíniano desempenho. Despedem-se incomodados. Até nunca mais. Ou até voltarem a ser uma adição engraçada numa farra de contornos Romanos. Kinky. Seja como for, a Taça já aí cantará.

- Tudo errado, Xilva!

- Hã?

- Poij claro! Primeiro lavam-xe ajmãoj! Xenão é uma nocheira para dexligar o computador.

...

E assim se proclama o adiamento de qualquer Revolução para maio! Um mês. Não é como se fizesse grande diferença. O Convento do Carmo permanecerá em ruínas, o quartel continuará lá e as chaimites não se vão avariar. Fica para dia 25. De maio. Um dia para jogar, mais um para festejo, outro para cantar Grândola e Depois do Adeus e assim.

Até lá, na Tasca, o Zé é o melhor treinador do Mundo, os nossos são os melhores e mais garbosos e dedicados e bonitos jogadores do Universo. Incluindo o Hector. E o Presidente não diz ao que vem para os próximos quatro anos. 

Porque antes de maio, é cedo. Há uma Taça para ganhar. Com estes!

...

Brotam em abril: besitos! (Ou pensavam que era eu a inventar? Nanana, passam por isto comigo! Em solidariedade.)  


23 comentários:

  1. Brilhante, como sempre.

    Subscrevido sem hesitar.

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh,simpatia sua, como sempre, xôr Vachalo :)
      Bora lá!
      Abração.

      Eliminar
  2. Devem estar no Panamá, é por isso que ainda não deram notícias...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem é para abrir a boca em abril. 25 de maio, ohfaxabor!
      Abraço.

      Eliminar
  3. Porra! Nunca mais pego num PC desconhecido sem prévia e aturada vistoria visual.

    E sim, se é para fazer de conta até maio, conte comigo. Excepto no que toca ao programa do mandato, que esse faço-o eu. Ou se voltarmos a perder com o Tondela. Ou se voltarmos a perder. Ou se... talvez não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que há umas lanternas de infravermelhos muito jeitosas para o efeito. Diz que são é um bocado caras. :)
      Programa sim, desde que sejam generalidades sem interesse. Tipo centro de formação, vamos ganhar, apostar na formação, ouvir os sócios, ganhar outra vez. Agora, detalhes importantes como quem é que é o "dono" da equipa e qual equipa, isso não. Só em maio. Até lá, viva o Zé e o Angel!

      Eliminar
    2. Luz negra, caríssimo. Que cá infravermelhos!

      Eliminar
    3. Ah, tábem. Oh Lápis, acho que o Vassalo tem uma. E empresta. :))

      Eliminar
    4. pois pois e depois EU é que sou o tarado. ta bem ta.

      Eliminar
  4. O 25 de Abril a Norte passou para o dia 17, não para Maio.
    A Taça, como se não bastasse o Vitor Correia estar a pensar no Rui Costa ainda temos o azar do pop presidente ser do inimigo. Já estamos a perder 2-0 ao intervalo.
    Em 45 minutos devemos recuperar, a não ser que na baliza do Braga, esteja um Claudio Ramos, que pensamos ter umas redes do tamanho da Ponte Arrábida, mas se entrou tudo, nós não vimos, só sabemos que bolas, não entraram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nananana, dia 17 ganha um dos candidatos!
      Na Taça vão ser cincazero! Para obrigar o Prof a entregar o caneco ao João Pinto, enquanto chovem garrafas. Estou um bocadito confuso, acho eu... :)

      Eliminar
  5. Não vai ter a mesma piada. Os jovens dessa época, da geração rasca, que mostraram o "pacote" à Manela, não podem estar presentes. Alguns já devem estar no governo, na Mota Engil ou reformados da Tecnoforma e lembre-se que ainda não era moda depilarem-se.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que os "pacotes" eram um nojo :)
      Mas aposto que se arranjam uns quantos metroqualquercoisa para uma prova de arremesso. É uma estirpe infinita...

      Eliminar
  6. Cuidado Silva, que ainda lhe levantam um processo

    "Insultos homofóbicos Barcelona

    Cristiano maricón". Foi o que cantaram alguns adeptos catalães aquando do momento de silêncio pelo desaparecimento de Cruyff. "

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo. A mim? Porquê? Eu nem sei cantar. :) Ah, espera, os metrocoiso?! É malta que anda de metro, não é insulto.

      Eliminar
    2. ...andam no metro que têm revisores (os célebres picas) marroquinos :):)

      Eliminar

  7. @ Silva

    haverá essa possibilidade (não muito) remota de se ter a presença de glândulas mamárias proeminentes, tipo copa DD, e que assim? se houver, contem comigo a 25 de Maio :) até se pode fazer um convívio em antes e tudo :)

    ps:
    amanhã, pelas 21h30m, no torto canal, haverá nova entrevista ao nosso querido líder. só espero que não seja a segunda parte da "encomenda" de Janeiro último...

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Miguel, mas é claro que vai lá estar o busto da República! :)
      A entrevista...aí, aí, mais um falhanço épico do Silva! Eu a defender que devíamos cerrar fileiras até maio e deixar-nos estar caladinhos... Enfim, pode ser que corra bem. Desconfio sempre das "conversas em família".
      Grande abraço.

      Eliminar

    2. essa não, que está muito p'ó velha. tal e qual como a Constituição (que não é aquela rua da ImBicta, onde está situado um dos nossos míticos estádios, actualmente com nome pomposo). só não sei se já não estarão «senis», como "o outro"...

      modo de ironia 'off'
      (mormente na questão da senilidade, bem entendido. sobre esta última não-questão e num registo bem mais sério e a sério, confesso a minha expectativa acerca da entrevista de logo mais; será uma boa prova para se saber se o nosso querido líder ainda está, ou não, com capacidades para "aguentar o barco". quero acreditar que ainda as tem. e intactas.)

      abr@ço forte
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    3. E então, que temas esperas ver abordados?

      Eliminar

    4. 1)
      acima de tudo e por respeito aos sócios, gostava que apresentasse o seu programa para o quadriénio a que se propõe ser o líder do Clube, as principais linhas-mestras pelas quais o norteará.

      2)
      óspois, gostaria (muito) de saber como será a composição do plantel portista da próxima temporada, bem mais do que a equipa que o apoiará na Direcção.
      não espero a confirmação de reforços "de peso" (que não cachalotes, estilo gordobern e outros guerras que tais), mas perceber se a aposta passará, de forma indelével e sem inusitados receios, pela Formação.

      3)
      seguidamente e sem querer ser chato, qual o rumo no plano comunicacional. o que será feito, de facto, para não voltarmos a este estado de completa mansidão. estou f-a-r-t-o de ser "o corno", por assim dizer, acerca do que não se consegue comunicar, no Clube actualmente. e, como eu, outros mais. a luta é diária, intensa e vive do momento. por exemplo: de que adianta referir que fomos espoliados na meia-final de andebol, ante o Carnide, mais de 72h depois da partida... infelizmente, como este episódio, outros mais.
      relacionado com este ponto, gostava muito de saber o que será o Porto canal na próxima época: mais do mesmo - nem generalista nem "coiso" - ou se haverá mais azul-e-branco na programação.
      (e, se for possível, que explique o que efectivamente sucedeu nos convites aos directores dos pasquins lisbonenses, na última gala dos Dragões de Ouro. já o fez por duas vezes e correu mal; pode ser que, à terceira, seja de vez)

      4)
      obviamente que não estou à espera de pedidos de perdão; nunca o fez, nunca o fará. mas gostava que, se fosse possível, explicasse aos accionaistas e, já agora aos associados, sendo que há muitos portistas que são ambos, qual é a verdade nas relações empresariais entre pai e filho. o que afirmou em Janeiro há muito que está desmentido...

      5)
      sem 8re)mexer muito na ferida, que ainda está (bem) aberta, que explique o que de mal aconteceu na planificação desta temporada. e que assuma os erros cometidos. ficar-lhe-ia muito bem.

      acho que, para já, é só.

      Eliminar