sábado, 13 de maio de 2017

Resumo da semana: Fátima, Fado e Futebol



Temos dois novos Santos. Neste "temos", abarca-se o Mundo todo, já se vê, que os Santos quando se Santificam é para todos. Está claro que cá pela terreola os sentimos de modo particular, uma vez que foram nados em Luso solo. Sei lá, os Franceses também gostavam muito do Joaquim Agostinho, mas nós gostávamos mais.

Hã? Lembrei-me. Que tem?

Isto da Santidade e dos Milagres e das Vidências, Aparições, Manifestações do Sobrenatural, Avistamentos e quejandos, é basto simples. Se vamos procurar racionalizar a coisa, chegaremos a um conjunto de conclusões que podemos resumir numa palavra: Balelas. É na Fé, digamos que num sentido outro, talvez mais profundo e oculto de cada um, que todas estas experiências podem encaixar. Isto é, ou se Acredita ou não, ponto final.

É por isso que todas as tentativas de explicação de caráter cientifico, muitas vezes ensaiadas por convictos Crentes, me soam a tempo perdido e energia mal gasta. Muito mais lúcido era o velho Padre de uma Paróquia que já não sei se alguma vez foi minha, que respondia sempre da mesma forma a qualquer questão sobre os Mistérios da Fé:

- Pois se se trata de um Mistério, como quereis que vos explique, pirralhos? Ia agora perder o meu rico tempo, para que entendêsseis com a mente, aquilo que só o vosso coração pode decidir. Ora, ide, ide jogar à bola para a rua e deixai esses assuntos para os crescidos. Mas não praguejais! O Senhor está atento! - E erguia o seu curvo indicador para o Alto.

Tome-se o exemplo, por exemplo, de Francisco e Jacinta Marto, os mais recentes Santos de todos os Católicos. Se isto tem algum significado ou não, daquele não económico ou político ou geo-estratégico, é uma decisão de cada um. E é profundamente estúpido discuti-lo. Porquê? Porque teremos sempre uma perspetiva que pode argumentar e outra que terá, fatalmente, que encolher ojombros e seguir adiante. A racional e a da Fé.


Apreciemos as imagens que, de hoje em diante, representarão os dois pastores. Não vamos entrar numa discussão estética, até porque a Arte Sacra - e eu sou suspeito, porque gosto - tem cânones muito próprios. Vamos apenas olhar para as crianças nelas retratadas.

Quer dizer, muito racionalmente, não se pode dizer que tenham um ar lá muito feliz por andarem a ver Nossa Senhora. Também, pobres petizes, hão-de ter passado as passas do Algarve às mãos de uma caterfa de adultos. Uns por beatice, outros por oportunismo, aqueloutros por medo e sicranos por pura ignorância.

Sendo certo que não podia a Igreja por-se agora a desenhar rasgados sorrisos nas fronhas de quem, miúdo ou graúdo, vai ter que andar a levar com os nossos supostos pecados. Por aí, percebe-se. Ou seja, não é mais que abuso infantil para toda a Eternidade.

Mas como negar que há na imagem - e naquelas que a suportam - uma aura contemplativa? Como que se no olhar ligeiramente elevado de Francisco, se prenunciasse a visão do Infinito. Daquilo que, roubando-lhe toda a meninice - não há nada de criança nos fedelhos - lhe entrega a Verdade. A mesma que Jacinta, olhando-nos de frente, dura e resoluta, nos instiga a prosseguir. Se eu, criança frágil, posso, quanto mais podeis vós?

Na abertura das cerimónias desta manhã, o Bispo António Marto - connects hein? - fez um, como dizer?, breve resumo curricular dos dois prestes a ser Santos. Descreveu Jacinta como uma criança mais extrovertida e mais ligada ao Mundo. E Francisco como um ser mais contemplativo, reservado, escondido. A primeira, martirizava-se com os pecados do Mundo; o segundo, com o sofrimento de Jesus. Oh well, confere. Fantástico o poder das imagens.

- Não seria uma aragenzinha de autismo, oh Silva?

Depende. Depende da escolha de cada um. O que é certo, é que não se faz só com o cérebro..

...

Devo dizer que sou um gajo que grama à brava de Festivais da Canção. Sim, sei muitas das músicas que ganharam, sobretudo a nível nacional, e nutri um fraquinho basto forte por determinada catraia. De tal maneira que, à época, o meu objetivo de vida era emigrar para o Luxemburgo. E ser empregado de mesa.

Estou, portanto, à vontadinha para achar muito estranho o atual entusiasmo Português com o acontecimento. Mas então já não é uma cena azeiteira que não interessa ao menino Jesus? De repente, passou a ser importante para o nacional cançonetismo? A que propósito? E vem um e explica-me: Opá, temojuma gandamúsica! Vamos limpar aquilo, o homem é o nosso Salvador.

Vejamos, não, pá! A música não é um terço de um "Adio, Adieu", de uma "Tourada", porra, de um "Chamar a Música" ou de uma "Lusitana Paixão". E pelamordeDeus, o moço pode ser simpático e tal, mas não é o Carlos do Carmo. Que digo? Desculpe a ofensa, senhor do Carmo.

O que mudou? Mudou que parece que temos hipótese de fazer boa figura, mudou que o rapazito tem um nome de família com boa imprensa e mudou que inspira uma certa compaixão. Sim, é o preconceito ao contrário. Deixem-se de merdas, sou só eu que reparo?

- Reparas em quê, oh boçal do catano?

- Pá, não sei, faz-me lembrar qualquer coisa...

- És uma besta!

- Sou sim senhor. Ainda assim...

Posto isto, lá estarei, pipoca em punho, a assistir religiosamente ao desfile, à espera dos 12 pontos de Espanha. A desancar as indumentárias, em tua memória mãezinha, e a acertar na distribuição dos pontos pela geografia, para te melgar a moleirinha, paizinho. E, claro!, a torcer pelo rapaz Salvador. Mas lúcido, foda-se!

... 
 
Que o Futebol se procure apropriar dos outros efes, é um sinal dos tempos. Um mau sinal.

Parece que hoje acaba o campeonato. É desta maneira que a mente olha para a jornada. Como Portista, eu olho para ela com um sentido outro, do âmbito do sobrenatural. Da Fé.

É o que me resta: Rezar a Santa Bárbara no meio do temporal. São 17.45H, para que conste.

No entanto, por muito que desanquem a letra, deviam sempre ter em atenção que os efes já fizeram mais por Portugal que todos os nossos políticos juntos.

Fátima, Fado e Futebol... Clube do Porto!

...

Soundtrack to May, 13th: Hallelujah!

12 comentários:

  1. Vais sempre a tempo de emigrar pró Luxemburgo! Até te arranjo uns contactos lá que, certamente, conhecerão donos de restaurantes a precisar de empregados. Bah!!!
    Eu dou-te os fraquinhos.
    Inventais pouco, inventais. Por acaso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá fazer contas nunstante...e vai um, nósfora...pois, ainda nem eras nascida cachopa!

      Eliminar
    2. Toma que já levaste, tasqueiro....eh eh eh !!!

      Eliminar
    3. É preciso ver que o Luxemburgo tem um dos rendimentos per capita mais elevado do Mundo. Acho que não foi com má intenção, era só para eu melhorar o nível de vida familiar..,

      Eliminar
    4. Ah, estou mais descansado !!!!

      Eliminar
  2. Estalam foguetes! Francisco e Jacinta são tetra Santos e o 5LB ganhou o Festival da Canção! Ou assim..,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim: estiveste próximo de levar uma estaladona, sim senhor.
      Ou como se diz na minha terra, um bufardo na tromba que até ficas paralítico dos olhos.

      Até já.
      Abr@ço

      Eliminar
    2. Vou já emitir um comunicado conjunto a esclarecer a situação! 😂
      Até já!

      Eliminar
  3. Mais logo leio :)

    Só para dizer que o nosso treinador deu os parabéns a um campeão forjado até à medula! VERGONHOSO!
    Nível teve Lopetegui, quando deu os parabéns a todos os que colaboraram no título do Benfica!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ui..ui..sr. Silva. A Corinne :))) É rapaz quase do meu tempo.

    Também gostei do Salvador...na conferência de imprensa, quando disse " foda-se" e "isto estava tudo comprado" :))) assim falasse NES.

    Este fim de semana deixou-me apreensivo. Não pelo que estava escrito nas estrelas, mas pelo Luis.
    Esse mesmo, o meu, o teu, o nosso. Depositava imensa esperança nele, mas não é que escolhe um treinador que leva 5 na retrete encarnada, outro que desce o Hull de divisão e outro que está em vias de mandar o TSV para a 3ª. Se ele que é o maior expert na matéria escolhe esta gente, como é que PC que pelos vistos está senil, poderá escolher melhor peça. Preocupante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Corinne que fico todo afogueado e depois a mulher desanca-me :)
      Também eu estou muito preocupado com o fim de semana. Aliás, como nunca estive antes em relação a estas coisas da bola...

      Eliminar
  5. Só falta mesmo actualizar esse equipa, veste de encarnado, joga com 15 e não com 11!
    De resto... impecável!

    abraço

    ResponderEliminar