sexta-feira, 26 de maio de 2017

Um longo intróito e o verdadeiro post

Pra treinador de quem? Huumm, deixem-me pensar...
[ Antes de, eventualmente, embarcarem nisto, deixo-vos um breve aviso:

A malta da bola tem "O verdadeiro post" devidamente assinalado, mais - bastante mais - abaixo. Podem portanto escapar à demência anterior. O resto do pessoal...a sério, não troquem a vossa pornografia por esta quantidade de disparates :) Até porque, tudo é bola (hey, xôr Lima). ]


Um longo intróito: A Leanor e o Descartes

Sou um tipo um tanto esquisito em algumas coisas, dizem-me. Eu acho que têm razão. Até porque há uma aura em volta dessa coisa de "ser esquisito" que, por algum motivo, me agrada. Manias.

Se me ponho a pensar nisso, concluo que é uma bela treta. Sou perfeitamente vulgar. Faço é melhor de parvo do que a média, pelo que devo dar ares de nãopodecerassimtãostúpido. E dão-me esse desconto e olham para mim com um sentido de tástafazerdeparvaversemenganas. Eu cá aproveito e digo as minhas esquisitices e a malta pensa: Olha, numpercebipatavina! Deixa-me cá concordar - ou pelo contrário - para não parecer algum idiota.

O Mestre Manuel de Oliveira, homem vivido, olá se era, usava como poucos este estratagema. Facto que lhe permitia filmar uma árvore, no mesmo plano, durante trêjoras e fazer disso uma obra-prima, se preciso fosse. Aposto que se ria que nem um perdido.

Como se riria Camões, se soubesse que os putos lhe analisam os Cantos à sílaba. E então porque escolhe Luís Vaz "não segura" para adjetivar Leanor? Porque rima com verdura, setôra! Zero, estúpido! Porquê? Ora, porque deve haver um motivo menos simples do que esse ou não nos punhamos meio ano letivo a olhar para isto, não te parece? Credo, que rapazola esquisito. E ri-se, deve ser um tanto atrasadinho...

Não vos alarmeis ainda, isto tem um propósito. Se calhar.

...

Já se sabe que esta condição tem os seus contras. Não é tudo flores e regatos frescos e prados férteis e gajas boas todas nuas. 

Hã? Sei lá, não lhe vejo grande diferença para "Descalça vai para a fonte / Leanor pela verdura". 

Digamos que faço parte de um grupo de pessoas que até podem dizer o que lhes vai na cabeça, muitas vezes, que há pouco quem se chateie. Lá está ele com as suas pascacices, é deixá-lo estar. Isso é bom, desde logo porque nos permite dizer coisas como esta - que é de uma falsa modéstia aflitiva - sem que ojóvintes fiquem com muito asco.

Hã? Ah, não. Os panascas não contam. Quem é que está enojado, mesmo? Bem me parecia... 

A condição de não se ter pejo em dizer, de maneiras variadas, que se gosta de ser gostado, é muito útil na gestão dos heróis. Tomemos o exemplo - se não o melhor, pelo menos o mais bonito - de mim próprio.

Tenho milhentos heróis, de vários géneros. Ao longo do tempo, uns vão deixando de ser e outros substituem-nos. Alguns permanecem, está claro. A constante é que todos contribuem, de alguma forma, para a construção da imagem que quero ter de mim. 

Isto é muito útil, poijimpede que arranje modelos e ídolos instantâneos. Há uma espécie de processo de recrutamento. Veja-se a Super Mulher. Embora concorde que apresenta argumentos ao nível mamário de basto relevo, nunca foi dos heróis que me agradasse. Lá está, não contribui para o que quero de mim. Já se vê que não inclui ter estupendas mamas. O que, de determinado ponto de vista, é uma pena. 

Assim, parto quase sempre de uma posição Cartesiana: Eu penso e existo. Já V.Exa, só sei que existe. 

Hã? Nop! Não há registo de Descartes alguma vez ter afirmado "existo, logo penso". 

Calma, é provável que isto chegue a algum lado. É possível, pronto.

...

Conheço um labrego - que muito prezo, mas não fica bem dizer "muito prezo um labrego" - que defende que a média das pessoas é bastante burra. Não concordo assim muito com isso, embora fique demasiadas vezes sem resposta perante os exemplos. Acredito mais na preguiça do que na estupidez. Em termos de generalização, bem entendido. É que pensar dá um certo trabalho, de modo que é melhor a pessoa limitar-se a existir.

Cria-se o ecossistema perfeito para a proliferação de gente que faz dojôtros parvos. Ora, indivíduos que já de si se dizem estúpidos - um vosso criado - dificilmente embarcam na lorpice, uma vez que não necessitam que os façam de algo que passam a vida a dizer que são. Para que os - me! - contrariem. Para a tese, o objetivo é pouco importante.

Hã? Pois, exatamente o que estou a dizer. Sou sim senhor. 

Se aqui chegaram, já não vale a pena irem embora.

...

Ainda que admita que não seja imediatamente inteligível - se podia ser mais condescendente? Huumm, dificilmente. - este é, acredito, um dos motivos por que sou Portista.

Estamos tão habituados a que nos tentem fazer de parvos, que topamos à milha quando vem maijum. Umas vezes fazemos é de conta que não; outras, deixamo-nos estar, preguiçosos, ao Sol. O que nunca acontece, é sermos completamente tapados durante muito tempo. Porque não somos lampiões.

Hã? Ah, pois, agora é que é. Obrigadinho pela paciência.

...

O verdadeiro post: EU.NÃO.SOU.LAMPIÃO!

Se está toda a gente entretida com os fireworks do novo treinador, na Tasca, onde já se tratou desse assunto, é a hora certa para conversar sobre... o anterior. Só para chatear, mesmo. Então vejamos:

- O NES demitiu-se!

Hã? O tipo do contrato é a confiança, das bases para o futuro, do crescimento que nos lança para os títulos? Esse?

- Pois, demitiu-se, já disse!

Portanto, entrou pelo gabinete dentro e disse:

- Xôr Presidente, demito-me! Acabo de concluir que sou uma nódoa e não vou chegar a lado nenhum de jeito, pelo que tive muito gosto em cá estar este pedacinho, mas vou indo. Felicidades e cumprimentos à...errr...enfim, dê lá lembranças em casa.

Ou então:

- Jorge, pá, esquece! Não fico aqui nem maijum minuto. Não dá, amigo. Sou demasiado bom para estar a ser enxovalhado semana sim, semana também, pelo polvo. Isto nunca se vai endireitar e portanto nunca vamos ganhar merda nenhuma. Vou é dar de frosques enquanto não me queimo demasiado. Desculpa lá o mau jeito. Manda beijinhos a todos.

No máximo:

- Xiii, Grande Dragão, já estou a ver que vamos ficar sem equipa. Despachas o Depoitre e ficamos sem ataque; sai o Herrera e lá se vai o meio campo; e até o Marega és capaz de vender, depois queres que se ganhem jogos. Nem penses, se é para isso, não contes comigo. Fui.

Em qual destes cenários é que NES se demitiu? Podem explicar-me, por obséquio?

- Shhh, cala-te, pensa no próximo.

...

- O NES prescindiu de receber o ano de contrato que ainda tinha. Isto sim, é Somos Porto até ao fundilho das ceroilas, caraças!

Então mas não se tinha demitido?

- Pois claro! Já te disse que se demitiu. És chato, dass!

Ora, se se demitiu, não prescindiu de porra nenhuma. Quando a pessoa diz ao patrão: Oh chefe, eu cá demito-me; não tem direito a indemnização nenhuma. Nem que seja o Espírito Santo, penso eu de que. No máximo, o chefe é que podia exigir ser ressarcido, por quebra contratual. Ou isso é exclusivamente no caso de se ser Holandês?

- Que parvoíce! Demitiu-se e prescindiu, não ouves bem?

Moço, não pode ser. Tens que escolher uma. Ou se demitiu e não prescindiu; ou prescindiu e foi corrido a pontapé.

- Shhh, cala-te, quem será o próximo?

...

- Não fosse pelos árbitros e NES teria sido Campeão.

Ah, isso sim! Até que enfim uma coisa que faz sentido. Ufa. E nesse caso, seguramente não se teria demitido, certo?

- Pois claro que não! Até um marmelo com olhos como tu, consegue perceber isso. 

( Desculpem, em termos de frutas, marmelo é o máximo que me consigo insultar. Não tem muita graça, mas é o que é. Às vezes penso em maracujá, mas evito, que me dá tesão. Hã?)

Portanto, sendo a responsabilidade exclusivamente de fora, não faria sentido termos sido nós a demitir o homem.

- Então mas se já te disse que ele é que se demitiu! És tão cansativo, oh marmelo.

Sim senhor! A conclusão é: O NES não quis ficar no FCP! Fomos chutados para canto pelo Herlander.

- Hã?

É isto.

- Shhh, cala-te, deve estar para aparecer o próximo.

Diz que não quer vir...

...

Há uns dias, perguntei se as coisas boas estariam já a apodrecer. Hoje, sinto que, em nome do Clube do qual não gostam mais do que eu - isso é certo!, há quem pense que basta falarem para mim como se, neste campo, fosse um ser perfeitamente acéfalo. A quem basta dizer, não explicar. A quem é suficiente mostrar o caminho, não mobilizar. Do qual se espera que esteja na primeira linha do combate, mas sem ração. Sorrir e acenar, rapazes, sorrir e acenar

Parece que algo de errado se passa no ecossistema do Dragão. As coisas bem feitas apodrecem demasiado depressa, em nome não faço ideia do quê. Espero que o Rei Dragão esteja a tratar de combater este problema climático, para repor o natural equilíbrio e tornar o ar puro e respirável. De forma a que possamos retornar à nossa simbiótica forma de vida.

Já sei que não serei um baluarte do Portismo, tiro daí a ideia. Mas make no mistakes, EU.NÃO.SOU.LAMPIÃO! Menos, muito menos, senhores. Respeito!

...

Soundtrack to instant heroes: The bottom line is dying...

14 comentários:

  1. Infelizmente parece-me que o "buraco do ozono" é já hoje grande demais para ser controlado, sem medidas radicais.
    Não há por aí umas máscaras de oxigénio em forma de Leonardo Jardim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, seja muito bem-vindo David.
      Acho que a sua máscara de oxigénio é inacessível :) Mas ainda confio que o responsável máximo ponha ordem na casa, ou mande pôr, que dá igual. E que escolha a máscara certa!
      Volte sempre.

      Eliminar
    2. Oxalá caro Silva, que seja cincazero ;)

      Eliminar
    3. Yep! Você anda por aí, ai anda, anda. Caladito e tal... :)
      Mas tem mesmo que ser, David. Menos de cincazero, não sei se chega...

      Eliminar
  2. Andamos uito tempo a saborear as vitórias. Agora há que saber contornar as derrotas, porque o problema não está em cair. Está em saber se levantar!

    https://www.youtube.com/watch?v=UpfZcEjopYE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Derrotas? We aint gonna take it anymore! Pois claro que nos levantamos! O Dragão a fazer corar de vergonha qualquer Fénix.
      Que vocalista, Felisberto! I wanna rock \m/

      Eliminar
  3. ESTE SILVA É O "MAOR": CERTEIRO, INCISIVO, SARCÁSTICO,CRIATIVO...
    NESTE TEMPO DE CIZENTISMO, É UM GRANDE PRAZER LER OS SEUS TEXTOS (nem todos, certamente dirão o mesmo...). ESPERO QUE CONTINUE POR MUITOS E BONS ANOS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora seja muito bem-vindo o xôr Mesquita.
      E muito obrigado! Por acaso, acho que as mais das vezes sou só parvo, mas acredite que fico muito feliz por enganar bem ;)
      Quase todos, certamente, concordam mais comigo do que consigo :)
      Olhe, enquanto houver um Carlos Mesquita para me aturar, continuo com muito gosto. Consigo, já devemos ser uns...seis. :)
      Um abraço. Volte sempre.

      Eliminar
    2. Caro amigo Silva, fajofavor de adicionar maijum à 1/2 dúzia...
      1 abç e continue a postar por muito tempo.
      LAFOI_93520

      Eliminar
    3. Acrescentado, com todo o gosto. E seja muito bem-vindo, o senhor LAFOI.
      Abraço e volte sempre.

      Eliminar
  4. Resumindo:
    1. René não será o próximo treinador do FCP.
    2. O maracujá é fruta da boa.
    3. A fé em Pinto da Costa já teve melhores dias.
    4. Vivemos o dilema: Venha quem vier, com este polvo pidesco, não metemos a mão na chicha. E, se andarmos sempre nas trocas de cozinheiro, corremos o risco de mesmo com um polvo mais suave, não saber meter a mão na chicha!

    Abraço

    PS: será que é esta semana? Duvido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1. Não, diz que entretanto faleceu.
      2. Nem gosto muito :)
      3. Hã? Este post não fala do Presidente...Quer dizer, claro que é responsável, em última instância, por tudo o que nos dizem, mas...
      4. Trocar o NES pelo cozinheiro Sueco dos Marretas, era bem visto, na minha opinião. :)
      É esta semana pois. Abraço.

      Eliminar
    2. "Assim, parto quase sempre de uma posição Cartesiana: Eu penso e existo. Já V.Exa, só sei que existe. "

      Cá está! Uma boca ao presidente! ;)

      Abraço

      Eliminar
    3. Naaaaaa, era uma generalização. E vá, por muito desiludidos que pudéssemos estar, achar que PdC não pensa, seria...não pensar!

      Eliminar