segunda-feira, 28 de agosto de 2017

ACHTUNG!



Daqui a pouco, poucochinho, permita o granizo, a trovoada, a chuva ácida e o Carlos Xistra, grava-se a Jornada 6 do "A Culpa é do Cavani". Como é óbvio, o tema central será o GueVerreiros de Braga vs FCP, mais o resto que nos vier à tola e mais as alarvidades que eu conseguir dizer antes de me cortarem o pio. Deixemos para esse autêntico recreio de loucos perigosos a análise ao jogo em si, aproveitando aqui o balcão da Tasca para algumas considerações laterais. Quero dizer, gostaria eu que fossem laterais, mas cheira-me que serão, comme d'habitude, basto centrais. E centrífugas também, no que diz respeito a colocar o azul e branco longe da questão central do título.

Honestamente, considero que a nossa vitória de ontem vai fazer disparar muitos e variados alarmes pelo Portugalistão afora. Não tanto pelos pontos ou pela classificação, que ainda agora o Circo se está a instalar e falta tanta palhaçada para o fim que ninguém se preocupará grande coisa com dois pontinhos de atraso. A questão é a forma como passámos em Braga. Ia dizer passeámos, mas estaria a exagerar. Deixem-me tentar explicar da forma confusa e atabalhoada do costume.

...

REVISÃO DA MATÉRIA DADA - A palestra no balneário dos GueVerreiros

Bem pessoal, vamos lá recordar como é que vamos limpar o sebo a estes tripeiros dum cabrão. Os pontos fundamentais:

1. Dois gajos a caírem em cima daquele pequenito, agora varreu-se-me o nome do gajo. Ai pá, o Espanhol, aquele que é o Ai Jesus do gajo do Universal. Se taparmos este, os morcões vão tentar sair pelos extremos, mormente o careca do Estado Islâmico. Nessa altura, é aviá-los por trás mal se virem. De preferência com os pitões, mas se tiver de ser à força de braços e cotovelos, pois seja, não tem mal nenhum. Diz lá oh Goiano, que já estou cheio de te ver de braço no ar.

- Ô mister, máis aí o árbitro vai amarêlá à gentxi, né? Vamo ficá com déiz jôgadô lá prumêio da primêira partxi, pôxa.

És mesmo estúpido pá, Deusmalivre. Essa testa plus size, mais pareces o Frankenstein sem parafusos, não é para te albergar o cérebro, não. Oh anormalóide, mas quais amarelo? Podes passar o jogo todo a virar tripas que não se passa nada. E ai deles que protestem, que ainda são admoestados. Tájólhar para mim com cara de urso porquê?

- Admôéquê, mister?

'Xa pra lá, meu chapa. Preocupa-te é em lhejacertares nas gâmbias. Consegues fazer isso, não consegues? Senão avança o Jefferson visgarolho.

- 'Xa cômigo chéfi.

2. Se desatarem a puxar os alas para o meio para terem soluções de construção, temos que ter atenção. O gajo da máscara não pode é largar o pequenito.

- O Vukcevic, mister?

Não pá, já te disse que é Espanhol, não deve ser ic.

- Não, mister, o nosso.

Ah, pois, o nosso. O nosso é o da máscara, o Mascarilha, acho eu. Mascarilhitxe ou assim. Ele que se ponha às cavalitas do outro e não o deslargue. Quanto aos alas tresmalhados pelo meio, pomos aquele moço que tem dois nomes, o Fernando Sérgio, a tomar conta. Oh Nando, é fácil pá. Entras de sola em tudo o que tiver uma camisola azul e branca e tá feito.

- Vão mi expulsá, prôféssô! Eu tô quérendo sê expulso não, vixi!

Credo, outro monte de esterco com olhos. Oh rapaz, mas tu não sabes as regras deste jogo? Entrar de sola a um tripeiro é perfeitamente legal, sua anta. Já se o tripas deslizar no relvado e te acertar - SEM QUERER -  num tornozelo, ui, o basqueiral que se arma logo por aí.
3. Ora bem, para construir é que é um bocado mais lixado. Tentem meter a bola no nosso moço que é agricultor...

- Hein? Qual agricultor, mister?

O Enxadas, ou Sacholas, ou lá como raisparta se chama o petiz. Passem-lhe a bola e logo se vê o que acontece. É isto.

Pronto, cambada de inúteis, como vêm é fácil. Nem importa muito quem joga do nosso lado.

...

Apesar de não se poder dizer que se trata de uma estratégia lá muito elaborada, havemos de convir que estamos fartinhos de a ver resultar em cheio. Anos a fio.

Ontem, os jogadores do Braga e o senhor Xistra cumpriram o plano à letra. O amarelo a Ricardo Pereira é o exemplo perfeito do que se diz. Contra quantos jogadores teríamos acabado o jogo, se o critério fosse igual para as duas equipas?

...

Não podemos, ganhando ou perdendo, compactuar com este estado de coisas. As regras devem ser iguais para todos, não pode ser de outra forma. Não temos que jogar melhor do que todos os rivais para ganharmos da mesma maneira. Não é obrigação de nenhum participante de uma competição ser muito melhor do que os outros, é um objetivo!

Mas como em Portugal está instituído que as regras mudam consoante a cor dos contendores, até os Portistas passam muito tempo - DEMASIADO TEMPO - a exigirem que os seus sejam muito melhores, de forma a equilibrarem as coisas. É injusto, é errado, É PARVO!

...

A maneira limpa, de alguma forma até tranquila, como o FCP venceu ontem, indica que no campo estamos diferentes. Melhores. Apesar de todas as contingências, criámos muitas oportunidades, dominámos claramente uns 70 minutos do jogo, permitimos que o adversário fizesse pouco. E tudo o que conseguiu, esteve concentrado naquele quarto de hora final da primeira parte.

Acreditem, deve ser muito preocupante para TODO o edifício do tuga fintabol. Deal with it!

...

Soundtrack to Portugalistão: We're coming for you!

36 comentários:

  1. O General Ventoínhas deve estar reunido com as altas patentes da propaganda, tal é a preocupação. Tem motivos para isso :)

    O espanhol da IURD, comme d'habitude, tem andado escondido, mas aqueles perigosíssimos muçulmanos africanos, ajudados pelo cartel de Sinalôa, estão a dar que fazer aos gajos do xistrema.:)))
    Que inchem até rebentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É malta que segue a série "Portugalistão", no Do Porto com Amor. Depois tomam estas liberdades poéticas ;)

      Eliminar
  2. Tive de parar para continuar a ler... ia fazer figura de parvo ao não conseguir conter o riso!

    Impressionante como somos tão mal tratados e mesmo assim, como dizes e bem, há tanto Portista mais preocupado em exigir e exigir e exigir... pqp...

    O Sérgio está de parabéns.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Foi muito bom o resultado, mais ainda quando aproveitamos um deslize dos lampiões, mas, precisamos de fazer mais do que isto se queremos ser campeões. E não me estou propriamente ao que se faz em campo. Aí estamos bem, podemos estar melhores, ganharemos e também perderemos os nossos pontos. Somos, como o Sérgio diz muito bem, uma equipa competitiva que tem argumentos para lutar pelo título.

    O 'mas' vem do facto de continuar a existir uma gritante falta de equidade na forma como nos ajuizam antes, durante e depois. E estas iniquidades tornam a conquista do campeonato uma tarefa hercúlea. Não quer dizer que não apareça um semi-deus de vez enquando como o AVB ou Mourinho, mas, à falta disso, o Porto, clube, adeptos, SAD, whatever, tem de exigir à Liga, FPF, ao Presidente da República se for preciso!, que a competição é séria.
    Assim não vale a pena. Vamos andar semanas, meses, anos!!, a debater o Polvo, a descrever o Polvo, a entender o Polvo, a explicar como o Polvo se move, aquilo que o alimenta. A falar sobre o Polvo ad nauseum quando o que é preciso é cozê-lo, grelhá-lo, esquartejá-lo, trichá-lo, ou outra coisa qualquer que o aniquile.

    Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retirar-lhe o ar na relva é um bom princípio para a aniquilação. De resto, de acordo, a competição é pouco séria. É por isso que não podemos distrair-nos, nem quando ganhamos com tanta clareza como ontem. Nunca baixar a guarda, senão o cefalópode engorda.

      Eliminar
    2. Caro Santos,
      Agarro na sua tirada "o Porto, clube, adeptos, SAD, whatever, tem de exigir à Liga, FPF, ao Presidente da República se for preciso!, que a competição é séria" para voltar a escrever que o FCP tem que jogar sempre acima do que é necessário para poder ganhar os jogos. Ora, enquanto que os carnidenses jogam com a total confiança de que tudo lhes irá correr bem, os nossos jogadores sofrem desgaste muito superior ao que seria suficiente para ganhar. O FCP não necessitava de se aplicar a 500% (SCB jogou 15m, o FCP os restantes 75m, 75/15... a conta é fácil de fazer) para ganhar a estes vulgaritos GueVerreiros, ou lá como lhes chama o amigo Silva, acoitantes do leitor LFV.
      Sócios, adeptos, simpatizantes e cidadãos em geral que exigem a verdade do jogo têm de facto, e muito tenho admirado, feito tudo ao alcance para denunciar e fazer estridente eco daquilo que o que o Francisco José tem denunciado. Perante a "mudez" do polvo lampiónico, o silêncio da nossa direcção é ainda mais ensurdecedor. Um discurso à moda antiga (hipoteca da sanita, roubos de igreja,...) vigoroso e ólhosnojolhos de forma a abanar com estas estruturas que assobiam para o lado quando é necessário actuar e desmacarar o 1º ministro e os seus ordenados padres e acólitos. Este silêncio poderá levar-nos a pensar duas coisas: (i) será que o nosso presidente PdC está comprometido com alguma coisa?; ou (ii) Será que a estrutura do FCP tem receio do polvo LFV?? Este silêncio é aproveitado pelas massas microcéflas do Portugalistão (grande Lápis) para dizer que tudo o que o FJM tem vindo a denunciar é invenção de bloguistas (muito bons, dos melhores que tenho acompanhado)e participantes afectos ao FCP.
      Meus Caros, mais vale uma boa guerra do que uma paz podre. Mais 6 meses menos 6 meses de castigo, Kékesafoda. Também, não estar castigado e não dizer nada... Com o evoluir desta palhaçada vergonhosa do nosso campeonato, sem qualquer intervenção institucional da nossa parte, podemos assitir ao multiplicar de bofetadsas na tromba (literalmente) dos que têm vindo a colaborar com os sem vergonha.
      1 abç e viva o FCPorto.
      Luís Oliveira

      Eliminar
    3. Já pensaram que se nos quisessem ouvir, o barulho que temos feito seria mais do que suficiente? O que aconteceria se estas denúncias partissem de outra cor? E assim sendo, fará mesmo diferença quem berra? Sinceramente, não sei...

      Eliminar
  4. "Não podemos, ganhando ou perdendo, compactuar com este estado de coisas. As regras devem ser iguais para todos, não pode ser de outra forma. Não temos que jogar melhor do que todos os rivais para ganharmos da mesma maneira. Não é obrigação de nenhum participante de uma competição ser muito melhor do que os outros, é um objetivo!

    Mas como em Portugal está instituído que as regras mudam consoante a cor dos contendores, até os Portistas passam muito tempo - DEMASIADO TEMPO - a exigirem que os seus sejam muito melhores, de forma a equilibrarem as coisas. É injusto, é errado, É PARVO!"

    Touché, mas a questão é que não é com Universos Porto, Dragões Diários e afins que vamos lá. Ninguém nos liga. Assim não. Falas (e bem) em não baixar a guarda, mas onde é que é que a 'guarda' alta está a ter efeito? Os Xistras, Hugo Migueis e afins vão fazendo EXATAMENTE as mesmas coisas que, de uma forma ou de outra, vão condicionando os candidatos ao título, favorecendo uns e prejudicando outros.

    Achei piada o que li hoje noutro blog portista, em que um dos bloguistas é, como direi, "exigente", dizer que o Porto ganhou por pormenores e o benfica empatou por pormenores. Mas a questão é que com pormenores dentro de campo posso eu bem, a questão são os pormenores fora dele. E é nesse tabuleiro que os lampiões jogam muito bem e construiram 4 vitórias na Liga. Eu não tenho pejo nenhum em admitir ou aceitar todos os erros que o meu clube faz mas os "pormenores" o ano passado tiraram-nos pontos em momentos fulcrais, como Bragas, Setubais, Tondelas e afins que se calhar teriam ditado outro desfecho.

    Na relva é onde temos conseguido fazer a diferença, mas ontem se o Oliver tivesse chegado tarde a um qualquer lance inofensivo lerpava com o 2º amarelo.

    Temos de ser muito mais incisivos na 'guarda'. O benfica até quando é beneficiado protesta, pressiona, manipula...

    Por exemplo: neste caso do Meirim/Eliseu, devíamos ter questionado por todas as vias e mais alguma porque é que esse vermelho de gema decidiu não julgar o caso na reunião do CD da passada 3ª. Toda a gente sabe porquê, mas enquanto não houver gente a questionar este tipo de atos/gestão de uma forma que obrigue a dar resposta, nunca vamos ter resultados diferentes.

    Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, o importante é nós sermos conscientes. É não embarcarmos na onda e sermos os primeiros a exigir que os nossos compensem as inclinações sendo super-homens. Porque isso nos levará a criar barreiras inultrapassáveis e endógenas, que são as verdadeiramente inultrapassáveis. O resto é conjuntura e, tarde ou cedo, entra em entropia e desfaz-se, porque os alicerces são de papel. Vegetal.
      Não há nenhum problema em reconhecermos os nossos erros e apontarmos as nossas fragilidades construtivamente.
      O Porto de NES teria sido campeão numa competição justa. É a maior prova de que o adversário é frágil. E vai cair. Já!! Bem feito.

      Eliminar
    2. Ah, quanto ao nosso blogger exigente, isso depende das épocas. Olha, a época passada não era nada exigente. Pelo contrário, era até bastante condescendente...

      Eliminar
    3. Tenho a impressão que esse Xadas, já foi nosso e foi dispensado pela Formação. Tal como Nuno Santos e tantos outros.
      Esse Romeno não teria que perder no minimo 10 Kgs, ou seria mais um Walter de Leste?

      Eliminar
    4. Lá está, can't get them all. Todos os clubes formadores têm histórias dessas para contar.
      O Romeno parece mexer-se com mais facilidade que o Walter. Pelo sim, pelo não, se parecer por aqui, escondem-se as bolachas...

      Eliminar
    5. O Sr. Silva não facilita. Esconde-lhe logo as bolachas.:)
      Com o SC palpita-me que o Romeno teria a mesma receita do Timofte. Fazer Santos Pousada 10 vezes, depois da 1 da manhã.:)))

      Eliminar
    6. Sobriedade é para meninos.
      Edmilson nunca passou bilhete a esses pormenores e quando entrava em campo era sempre dos melhores.

      Eliminar
    7. Que remédio! Não se esqueça de quem é que a loira tinha nos calcanhares.

      Eliminar


  5. tal como o carrela, também tive que fazer uma pausa. só para dizer que o moço dos dois nomes é mais Francisco Sérgio.

    #justmytwocents

    ResponderEliminar

  6. a do agricultor está genial. arrancaste -me uma gargalhada às duas da matina

    Foda-se. brutalmente genial. ainda enxugo as lágrimas. sacholas é do caralho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz que é conhecido por um diminutivo. Xolas, acho eu...

      Eliminar
  7. Ahahahah ... "La-bra-dor", Sr. Silva. :)))
    Uns tempos na Amadora e já fala como o Dr.(Dasssss!!?!) RGS.:)

    ResponderEliminar
  8. Com Xotas?!....sem dúvida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Silva, independetemente de como se chama, acho que é um grande jogador.
      Não fomos capzes de descobrir um tal de NF que está a jogar pela lagartada e este parece que já anda a ser farejado pelos cães.
      Recordo-me quando o nosso scouting (parece que é assim que se diz) se antecipava a esta malta toda e trazia verdadeiras pérolas: Lisandro, Lucho, Falcao, Derlei, Maniche, Nuno Valente..., só para citar alguns muito recentes que a minha debilitada memória permite.
      1 abç (tenho de ir ouvir o último Cavani).
      PS: o que achou do romeno?

      Eliminar
    2. Confesso que ainda não lhe prestei a devida atenção, mas têm-me dito que sim, que o rapaz da enxada é muito jeitoso.
      Danilo, Ricardo Pereira, Soares, Oliver, Alex Sandro, Danilo (o defesa direito), Jackson... enfim, não podemos dizer que o nosso scouting está morto, não acha? Agora, isto não é pokemons, não os podemos apanhar todos ;)
      Quanto ao Romeno...assim que ouvir o Cavani ficará a saber o que penso :)
      Abraço.
      PS. Acho que o Romeno pode ser bastante útil

      Eliminar
    3. Concedo caro Silva, também são pérolas mas aindsa não sairam da ostra ;)
      abç e boa continuação.

      Eliminar
    4. Pois não. Precisam de ganhar primeiro.
      Abraço.

      Eliminar
  9. Peço perdão!
    Estou sem óculos. :)

    ResponderEliminar
  10. Creio haver uma imprecisão da parte só seu informador de serviço. Aquele discurso não poderia ser do bonzinho do Abel (o mau era o mano véio), mas sim do mini-orelhas: Bronco, o Construtor. Ou será Bob, o Salvador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é capaz. O Abel percebe menos de bola do que aquilo...

      Eliminar