quarta-feira, 4 de abril de 2018

Do Golfo e de outra derrota



Eu acho que alguém me devia pagar para criar um blogue de viagens. Sou o tipo ideal, acreditem, desde que me mandem em lazer. Pá, nem me importo de ver os e-mails de trabalho duas vezes ao dia, pronto.

A questão é que parece que perco todo o sentido crítico. Adoro tudo. A comida pode não ser espetacular, mas a novidade dos sabores compensa-me plenamente. O tempo pode não estar lá essas coisas, mas hey, a maravilha que é lá estar no off season, a experimentar tudo o que os magotes de gente ao Sol vão esconder. É certo que o alojamento parece uma pensão manhosa na Brandoa, mas não há nada que chegue a este viver o sítio real, como se fosse indígena. Enfim, eu gosto mesmo é de laurear a pevide, de andar no laru, de alçar o rabo de casa e pôr-me na alheta. Se me quiserem pagar por isso - aliás, pagar isso, ponto! - é garantido que vou escrever maravilhas do local. No mínimo, de alguma coisa no local e de certeza que vou clicar na opção “voltarei”.

Depois há o “outro lado do Mundo”. Ainda que um pouco desviado na Geografia e no tom do castanho das gentes, alegro-me no cheiro das especiarias e na cor do Oceano. Aqui é Mar, mas acreditem que a água sabe ao mesmo. A localização permite-me cumprir a quota mínima de headshakers para que a minha Alma Indica se sinta igualmente em casa. Quero dizer, num upgrade de casa, como se o primeiro Mundo, de repente, tivesse invadido Hikkadwa.

A pessoa olha para a fotografia e pensa no Caribe, no Pacífico talvez, pode até condescender no Índico Maldiviano, em ilhas das Seychelles enfim. O Golfo são guerras e petróleo e explosões e mulheres de burca, no mínimo de hijab, e areia a perder de vista. Ou então imitações caras de grandes metrópoles, com espírito de Las Vegas, sumptuosos recreios infantis para os verdadeiramente ricos. Consigo ainda cheirar isso daqui, estereótipo à parte, mas a estrada foi marcando as diferenças, apesar dos poucos quilómetros e da mesma bandeira.

Voltarei, sempre que puder, mesmo que não me tenham pago. Mas deviam. Fiquem com o nome e mantenham o espírito Tuga alerta: de vez em quando aparecem promoções imperdíveis em RAS AL KHAIMAH.

...

Eu acho que alguém me devia ter feito jogador de futebol. Seria um daqueles que todos os treinadores gostam de ter. O repositório de mística do balneário, o capitão - com ou sem braçadeira - que grita com os companheiros e os mete na ordem, a voz do treinador em campo, o exemplo de raça, de querer e de crer, o homem do nervo, do sacrifício e da superação. O orgulho no emblema estampado no rosto de cada vez que entrasse em campo, os olhos cheios de água ao ouvir o clamor do estádio a culminar o hino: Porto, Porto, Poooooorto! Huuuuaaaaaa!

Tenho tudo, ainda agora, na calvície grisalha. Só me falta saber jogar à bola. Get it mister?

Nem por isso? Então pegue lá meia horinha de explicações. À borla. E vamos a isto que este caneco não nos vai escapar!

15 comentários:

  1. Oi Silva, fica aqui o meu comentario ao ultimo Cavani (sem bifes pessoais, somos todos amigos e azuis): Vassalo, fica aqui o meu contario ao ultimo Cavani: Como ja oico isto desde o inicio acho que nao sou suspeito ao deixar a minha mais sincera opiniao. Entao ca vai. O Berto, o Silva e o Vassalo estao dispostos no meio e extremidades que separam um adepto 'delusional' (Silva) do adepto 'hyper-realist' (Vassalo), com o Berto como forca pendular de equilibrio, se bem que mais a pender para os lados do Silva. O Vassalo e onde eu me revejo, e nao creio que alguem tenha o direito de dizer que X, Y ou Z estejam errados na sua postura porque todas elas, pontualmente, volto a repetir, pontualmente, acabam por ser necessarias e ate correctas.

    Agora, acreditar todos queremos, e acredito que o Vassalo tambem o quer, mas contrariamente ao Silva que anda num estado de DMT a ver aquela matriz que nos ainda nao conseguimos ver sobrios, as indicacoes que temos do terreno, da atitude dos jogadores, da performance do treinador e dos criterios da SAD sao perturbadores. Sao sinais que nos matam a fe e deixam antever nao so dias maus mas um futuro pessimista.

    Nao e correcto vir-se aqui dizer que somos uns fatalistas porque somos criticos. Quando as coisas nao estao bem tem mesmo e que se ser critico, e nao parar de se-lo quando as coisas vao bem para que nao voltem a estar mal. Temos e que ser justos. Mesmo a vencer estivemos muitissimas vezes a praticar um futebol retalhista que funcionou porque iamos no principio e meio da epoca. Costuras rebentadas no final da epoca vem ao de cima o roto que moi o retrato, e nele estamos mal.

    Nao e digno ser-se apenas e so 'delusional' no sentido em que essa fe inabalavel nao tem fundamento. Assim como nao tem fundamento pratico acreditar-se que o Benfica perdera o primeiro lugar perante tudo o que se tem visto dentro e fora das quatro linhass com emails e apitos envolvidos. Agora Silva, possivel e, tudo na vida e possivel se alguem dentro do sistema se evadir dele, por moral, por principios... ou se a nossa equipa se sublimar e repor a verdade dos factos como a historia deve rezar e se quer contar aos netos (futuros adeptos que ai virao).

    Eu acho que o Vassalo tocou em muitas feridas que por falta de aocmpanhamento critico da parte dos outros dois acabam sempre por cair em saco roto. Mas nao e por 'ridicularizarem' o hiper-realismo do Vassalo que os mais moderados ou liricos passam a ter a razao do seu lado.

    Finalmente e relativamente ao Marcano, O Vassalo tem toda a razao em dizer que a SAD do Porto, por vias da sua atitude mercantil assumida de ha uns 6/7 anos para ca e que tem dado resultados de MERDA! para os adeptos e de bolsos bem recheados para eles, esta a matar a mistica e o sucesso desportivo. Nao sou fa do Marcano, para mim teria recebido guia de marcha ainda antes de ca ter posto os cotos, mas nao ha melhor e a idade nao e um posto nem tem que ser um vaticinio. Querem arrumar com o homem pura e simplesmente porque desejam fazer com ele algum lucro financeiro, em contraposicao ao lucro desportivo que pode dar.

    Estou triste com o Porto. Triste mesmo. O meu filho nasceu em 2013 e ate agora nao consegui dar-lhe a alegria de comemorar qualquer porra comigo vestido de azul em delirio. Nao sou nem hiper-realista nem lirico iludido, nao vejo o Benfica a perder qualquer ponto ate ao fim. Nao vejo o Porto a vencer na Luz. E nao vejo bom destino para o caso de corrupcao que afecta o clube do sistema que e ele proprio o sistema. O pais Portugal tem um chavao que se subentende desde a sua genese e que e afecto as cores Benfiquistas tambem,..., mas as nossas, as de Oeiras, as de Tavira,as de Marco de Canaveses (voces todos percebem as mencoes especificas deste vosso amigo) - roubar e feio, mas ele se roubar para nos ja e servico publico. Entao bardamerda porque assim nunca nada vai mudar, seja nos apitos, nas camaras, nos parlamentos e nas SADs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, blablabla todos juntos blablabla respeito todas as opiniões blabla se ganharmos lá estarás a festejar com os delusuonals blabla se perdermos lá estarás a apontar o dedo a eito, sobretudo aos delusionals blablabla olha que cómodo hein?! De resto, cito : “Não é DIGNO (...) envolvidos.” Ou te enganaste no verbo, ou vai-te foder que indigno é o titio sim? Sem bifes, por quem sois, que aqui os bifes são todos com ovo a cavalo.
      A long story short: parece-me totalmente descabido e profundamente estupido, considerar que quem acredita é um anormal, só porque...não se acredita. E olha, o Vassalo que se defenda do facto de achares que ele pensa que se ganharmos é só por acaso é milagre do Senhor. Ou que confirme, é-me tinto. Do teu, Dilusional.

      Eliminar
    2. Nao era minha intencao ofender, sinceramente. Se ofendi, peco desculpa. A questao do digno e pura e simplesmente resultado de nao falar Portugues todos os dias ou a toda a hora. Uma vez mais, acto de contricao e as devidas desculpas. Apesar de nao retirar uma linha ao meu comentario que foi participativo, porque gosto do podcast e tento contribuir positivamente sempre que posso, acho que o fiz com respeito, e sem maldade. E sim, comemoro se ganharmos, mas isso nao faz de mim um hipocrita, apenas um descrente. Um abraco e ate uma proxima oportunidade.

      Eliminar
    3. Caríssimo, não ofendeste nada. Aliás, tive o cuidado de ressalvar o uso indevido do verbo, porque não via nenhum motivo para que me quisesses insultar. So, no harm done.
      E sim, os teus comentários são sempre bem-vindos e encarados, falo por mim, como construtivos e sinceros. Não espero outra coisa de ti. Por fim, nenhum portista a comemorar uma vitória é hipócrita. Tal e qual como nenhum é tolinho por acreditar nela. Ou não acreditar.
      Já agora, retribuo as desculpas se o vernáculo te ofendeu. Não era suposto.
      Outro abraço e até breve.

      Eliminar
    4. Fico feliz, sinceramente. As vezes o que se escreve e a emocao com que se o faz pode dar azo a passar-se a mensagem certa por palavras erradas. Fica desde ja aqui o sentimento de inveja relativamente ao teu acreditar, que ate acho que o vassalo gostaria de partilhar tambem,... ele e uns quantos milhoes de outros (eu incluido) - estou a tornar-me um melancolico cronico por nao ver o Porto vencer a tantos mas tantos anos... a mim com toda a honestidade esta a custar-me mas espero que esteja completamente enganado e este ano seja o tal. Um abraco e muitos golos nas Aves.

      Eliminar
    5. Outros antes de nós atravessaram desertos - olha, nem de propósito - muito maiores e com bem menos motivos para terem esperança. E ainda melhor, o Aves é no Dragão, para podermos aproveitar tranquilamente o escorreganço inesperado dos lampiões em Setúbal. ;)

      Eliminar
  2. Hello mate !! Tudo muito bonitinho, como sempre, mas, não HÁ pensões manhosas na Brandoa, porquê? Porque segundo sei, não há pensões na Brandoa!!! E eu conheço o sítio , he he !! Abração ! !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade, berdadinha, é que nem a Brandoa existe! Chama-se Encosta do Sol agora. Olha que bonitinho hein?! Abração.

      Eliminar
  3. Pois era um capitão assim, mesmo que a bola atrapalhasse um pouco, que tem feito falta a este F. C. do Porto desde há uns tempos a esta parte. Com um treinador competente, que soubesse orientar esse capitão, a sua mística, os berros para o lado aos outros passarinhos, a raça, o querer e o crer, não havia mouro, padre ou a pqp que nos f*****.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogar à bola ajuda bastante, você sabe bem disso. Se bem que estejamos de acordo quanto à falta de quem lhes berre umas verdades áqueles ouvidos, foda-se!

      Eliminar
    2. Pois ajuda, mas quando não há harpas, os bombos até soam a violinos de Chopin aos ouvidos de, pelo menos, Santana Lopes.:)))

      Eliminar
  4. Estou quase convencido a passar por lá... fazes de guia na próxima?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deal! Começamos na Grand Mosque em Abu Dhabi de manhãzinha e acabamos no mar em Al Hamra pela tarde :)

      Eliminar