segunda-feira, 9 de abril de 2018

O batismo na Fé ou Ver a bola com jetlag



Olha, só eu e tu agora. Esquece todas as vezes que eu te disse que era preciso fazermos diferente, que a mesma solução para todos os problemas era insuficiente, que chegaria a altura em que as montanhas se agigantariam e os ratos aprenderiam as suas lições. Sim, ignora isso tudo. Façamos de conta, ainda que por sete breves instantes, que eram devaneios de quem tinha pouco com que se ocupar.

Sei lá, como se fosse Pessoa a brincar de Caeiro por lhe sobrar do tempo que determinara para Reis. Deixa, não é importante entenderes a metáfora - que se fodam essas também! - tudo o que interessa é a essência da mensagem. Eheh, nem de propósito, A Mensagem. Ah, nada, era só eu a tergiversar de novo. A perder-me, é isso que quero dizer. Foquemo-nos: esquece!

Ficamos aqui os dois até ao fim. Eu prometo-te que caminho ao teu lado até morrermos ambos ou tu saíres em ombros. Nunca mais falaremos de alternativas e de planos diferentes para desmoronar os inimigos. Partiremos de dentes cerrados para cada batalha, no conforto daquilo que sabemos fazer. Apenas! Sem mais um pingo do que seja. Aqui esconjuramos todos os acessórios, todas as curvas que não as absolutamente necessárias e expectáveis, qualquer vislumbre de diferença. Só estarei feliz quando te ouvir gritar às tropas as ordens de sempre.

Seremos vitoriosos então, ao lombo dos rapazes que transportarão a nossa bandeira, na profunda segurança do same old same old. Avançarão de olhos fechados, cada um a conhecer a distância exata do outro, lá longe, no meio das linhas inimigas, quase já nas suas costas, na verdade, onde detonará a nossa paixão que sobrevoou todo o imenso campo de cada guerra. Se nos rechaçarem, a segunda vaga será a mais terrível, marchando sobre o sangue dos seus irmãos caídos, como antes, como antigamente, como no dia primeiro e em todos os que se seguirão de hoje em diante. De hoje, ouviste bem? Porque estou aqui a dizer-te para esqueceres!

Na verdade, acho que estou a pedir-te desculpa. Está claro que eu não tenho a culpa, toda a gente sabe disso. É como a fome no Mundo, tão fora do alcance da nossa responsabilidade. E no entanto... Também sentes o remorso, pois sentes? Por tudo aquilo que certamente poderias fazer e não farás. É esse o sentimento. Desculpo-me por tudo o que te pedi e tu, sem me ouvires, fizeste e não quero que voltes a fazer, ainda que não saibas e não te interesse o que desejo.

Não voltarás a pedir que tenham calma e paciência. Porque eles ficam ansiosos na calma e nervosos na paciência.

Não voltarás a mandar refrear a sede de sangue. Mesmo que saibamos que muitas vezes ela nos tolda a razão e dá asneira. Isso agora não interessa nada. Eles secam sem a cavalgada e o choque, perdem-se em flores como meninas no demasiado tempo que ganham, espantam-se na serenidade bucólica e deixam-se adormecer.

Não mais tentarás dar ordem ao estouro de gnus. É um estouro, deixá-lo estourar e embalar no clamor dos cascos sobre as pedras os nossos sonhos, enquanto o inimigo se vê perante a carga, tantas vezes desnorteada, dos nossos Invictos.

Pelas sete eternidades que nos faltam, farão o que lhes ensinaste. Que é tudo o que eles sabem fazer. Porque é no que os doutrinaste e é nisso, apenas, que eles acreditam. Repara, estou a converter-me por esta vida que acaba em maio. Abençoa-me, entrega-me o teu Livro sagrado e eu jurarei sobre ele, um joelho no chão, a minha lealdade ao Grande Dogma. 

Ouve, é tarde agora. Não vamos demorar-nos sobre o que podia ter sido, à volta do que potencialmente podíamos ter tido, em elipses de recursos desperdiçados ou usados fora do tempo e do lugar. O que nos resta é o que aqui nos trouxe e isso não pode ser pouco. Pelo contrário, meu caro, será tudo:

O fim da longa espera, o grito, já não de revolta mas de conquista. A queda do Mal, o triunfo cliché do Bem. É isso que será, se esqueceres e te agarrares ao que sabes. Sabemos. Apenas. Comigo, com todos. Vamos! 

...

16 comentários:

  1. Parabéns pela excelência do texto.
    Como dizia o outro: Enquanto há vida há esperança! Preocupa-me apenas que o chefe da banda ande entretetido lá por Santo Tirso e não acompanhe as tropas. E quando o chefe dos guerreiros se esconde...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado José, mas olhe que há aí uma pontinha de simpatia sua. O que anda o homem a fazer em Santo Tirso? Não é altura para ninguém se esconder!
      Abraço.

      Eliminar
    2. A frequentar curso de cinéfilo no Colégio das Caldinhas

      Eliminar
  2. Por uma vez, de acordo. Sem ses nem mas.

    Mas... ;-)

    ...para que o tal estouro reapareça, dava jeito que o gnu-mor voltasse e em força. Sem ele, nem chega a ser um estouro, é um estalinho de carnaval.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dava jeito, sim senhor. Mas...o último Marega a ser testado até me pareceu o melhor de todos. Capaz de ser pela maior semelhança física. E tem mais uma semaninha para aprimorar o caparro...
      Tu estares de acordo é que me parece mau sinal. Vai-se a ver, é melhor fazer tudo ao contrário :))

      Eliminar
  3. Correr mais. Querer e crer mais. Só isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. E saltar maijalto, chutar com mais força e dar maijencontrões. É por aí, estou convertido. Até maio! ;)

      Eliminar
    2. E quiseram... e correram....
      Que o treinador também o queira no que falta jogar e não apenas nos minutos finais.

      Eliminar
    3. E foram melhores, à sua desajeitada maneira. Muito mérito do treinador que, na minha opinião, geriu muito bem um jogo complicado. Está feito. Outra vez! Chiça, tricampeões numa só época... :)

      Eliminar
    4. Cautela Sr. Silva. Já vimos competência (Mónaco foi de Mestre), mas também vimos muita incompetência (Cónegos, Aves, 1/2 Estoril, Besiktas, Sporting, Paços, Belém). Confesso que Sérgio Conceição ainda me deixa com muitas reticências.
      Se perder este campeonato, ultrapassa os antecessores no seu pior.
      Espero que Sérgio e os jogadores tenham sempre presente na sua memória, aquela arrepiante despedida do Dragão na partida para Lisboa.
      Eles, nós e o Luis :))) sabemos que somos melhores, mas temos de correr, crer e querer muito mais que todos os outros, sem vacilar.

      Eliminar
    5. E acreditar que somos capazes! Deixar de ter medinhos parvos, nunca mais duvidar que somos melhores! Estou completamente de acordo consigo em relação ao que NÃO pode acontecer: este escapar. Não escapará.
      E estou tão aperreado com essa coisa da "cautela" que até vou mandar uma posta de pescada ao final da manhã :)

      Eliminar
  4. Oh caro Silva, que gosto deu ler este pedacinho de arte.
    o amor as coisas que faz hein!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja muito bem-vindo, caro Marbosa. Ainda bem que gostou da pinga. É uma reserva da casa ;) Apareça sempre.

      Eliminar
  5. Oxalá a profecia da Feira esteja certa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que está. Isto é tudo para dar emoção à competição.

      Eliminar
  6. Muito bom texto!
    Novamente de acordo com o conteúdo da mensagem. Será pedir demais que a 5 jornadas do fim os homens tentem ser o que não lhes ensinaram (ainda) a ser.
    Para o ano há mais, um passo de cada vez. Que o primeiro seja de campeão.

    Um Abraço,
    Pinto Não da COsta

    ResponderEliminar