quinta-feira, 17 de setembro de 2015

De cima do viaduto: Espírito patriótico e Mea Culpa

Palmado em http://www.skyscrapercity.com/

- Senhor Agente, por motivos assim assim, não tive oportunidade de ver a bola ontem. Disse ver, porque ouvi. Bem sei que isto da rádio está em desuso, mas entre o "Abrahadabra" dos Dimmu e o relato do FCP, não há nenhuma dúvida. 

Em boa hora, diga-se, porque descobri que em Kiev, com o representante de Portugal na maior competição de clubes do Mundo, estava apenas uma rádio. Quer dizer que as outras estavam a relatar em direto da transmissão televisiva. Como não gosto de ver bola com desconhecidos, uma vez que existe uma tendência acentuada para me sentir à beira do tabefe, a opção era simples: Antena 1.

O catch da escolha é que ia ter que ouvir o Manuel Queiroz a comentar o jogo. Quem frequenta a Tasca, abençoados, para além de ser mais sexy cajôtras pessoas, - está cientificamente provado. - sabe que o tasqueiro está a Leste das tricas e truques das lutas pelo poder fintabolista. Seja no geral ou do nosso Clube em particular. Vai daí, não faço ideia se é por ser do Porto ou por ser Portista ou por ninguém lhe ligar peva, este amiguinho raramente é desancado. E não percebo porquê. Eu embirro solenemente com ele.

No entanto, mantive-me fiel à minha escolha. Devo admitir que me fartei de aprender coisas importantes sobre o futebol e sobre o FCP. Coisas que não sabia, mas que agora já sei. Ora escute lá as principais conclusões do chorrilho de comentários do dito coiso, que muito agradeço:

a) O FCP é uma equipa medrosa. Ainda pensei ter ouvido merdosa, mas o moço repetiu. Era mesmo medrosa. Afinal, quem não vai jogar a Kiev com 8 avançados e espeta oitazero? Tirando o Real Madrid e assim?

b) O Herrera recebe a bola sempre de costas para a baliza. Ele não tem culpa disso. A culpa é do espanhol, porque todos os jogadores das equipas de Lopetegui são ensinados a jogar contra a sua própria baliza. Por mero acaso, o Herrera tem conseguido marcar uns golitos. De bicicleta, digo eu.

c) O FCP teve cá uma sorte! No fim da primeira parte, teve a sorte de ter um guarda-redes, o que não é uma coisa habitual em equipas de futebol. A meio da segunda, teve a sorte de um remate feito em Donetsk ter desviado na careca do Maicon e ter enganado o Casillas. E passado por cima. E mesmo no fim, teve a sorte de o jogo ter acabado depois dos noventa minutos e antes de mais golos do Dinamo. Pelo meio ainda teve a sorte de marcar dois golos.

d) O Osvaldo saíu desmandado do relvado em direção à bancada ou assim. Foi direitinho à tribuna partir os dentes todos ao basco.

Para ser completamente justo, mesmo tendo de ultrapassar o refluxo que o sujeito me provoca, diga-se que reconheceu uma melhor segunda parte dos nossos. Que não boa. Mas melhor que a medrosa primeira. Seria merdosa?

Como tive que parar na berma para vomitar, aproveitei o regresso ao veiculo para saber o que estavam a arengar na TSF. Onde, raio de sina, estavam de serviço um tipo que diz que é cantor e outro que costuma entramelar as palavras. Ai está mais um fulano que parece que agrada à massa azul e branca, mas que a mim me deixa as tensões ao nível da apoplexia. Para engrandecimento da sua alma, tento reproduzir o que me lembro do diálogo:

Clemente: Oh Costa, o FCP devia ter arriscado mais. Muito mais...

Zé do Tintol: Bem, a dada altura entrou um extremo para o lugar daquele feioso corcunda...

Roberto Leal: Sim, tá bem. Mas devia ter arriscado antes. Mais cedo. Para ganhar. Este Kiev não é nenhum Astana, caramba. Era ir pra cima deles como Tarzões!

Quim Bagacinho: É capaz. Eu acho que este resultado vai deixar marcas psicológicas nos jogadores. E o próximo jogo é com o 5LB, vamos ver como vão reagir...

Redimi-me com a vida no final de um dia injusto. Há sempre motivos para uma gargalhada.


...

Estou aqui tranquilo, a abanar as pernas no vazio, sentado no parapeito deste viaduto sobre a A1. Atrás de mim há um grande rebuliço que incluí, pelo ruído, carros dos bombeiros e o caraças. O PSP que tão paciente e, pareceu-me, atentamente me ouviu, toma a palavra:

- Entendo. Depois do desastre de ter empatado fora, contra um concorrente direto, o primeiro jogo da Champions, o meu amigo encontra-se fragilizado. Quando pensa que já de enfiada vão jogar contra o Campeão Nacional, embalado por vitórias esmagadoras contra alguns dos grandes colossos mundiais, como o Belenenses e aqueles rapazes do cicloturismo, a coisa agrava-se. Não quer viver a dor da humilhação que, mais que certa, se aproxima. Mas pense... - Interrompo:

- Eu? Eu não, credo! Estou calmamente à espera que algum daqueles palhaços passe lá em baixo. Para lhe acertar com uma bisgadela na moleirinha.

...

Saúdo o regresso do 5LB ao ciclismo. E logo com uma retumbante vitória contra uma das grandes equipas do pelotão Internacional. O mérito a quem o merece: Well done, lamps.

Para não dizerem que não sou patriota. Inchem!

PS. Esclarece-se que o Cazaquistão se localiza maijómenos a seguir à reta de Pegões, como quem vai à bela bifana a Vendas Novas. Ao alcance de qualquer operador de radiodifusão, pArtantos...

...

Mea culpa! A verdade é que o FCP é um grande na Europa e no Mundo. E, por inerência, o que se espera é que chegue a qualquer sitio, se imponha e massacre. Chamo a atenção para o "e". Impor-se apenas, parecer que está a jogar em casa, ter adversários Campeões a jogarem bem fechadinhos lá atrás, é apenas normal. Tem que ganhar, por muitos ou, pelo menos, alguns. Foras-de-jogo incluídos.

No fundo, o FCP ganhar seisazero ao Campeão da Bielorússia não é um feito. Concordaremos todos com isso. Fulanos ganharem ao Campeão do Cazaquistão por dois, é bastante positivo. Sicranos serem eliminados antes de a competição começar, é um roubo de igreja, mas deixa boa imagem do país. 

Mea culpa! Ainda me estou a habituar a este nosso estratosférico estatuto de beltranos. E depois fico pouco exigente, muito seguidista e basto zelota, pois fico?

...

- Era só uma brisasinha, Pedro. Nem precisávamos de uma rajada. E ainda aparecia no noticiário e tudo. Hein? Hein? - Semicerra os divinos olhos.

- Senhor! Isso é um exagero! Está a misturar assuntos pessoais com o trabalho, valha-O Você Mesmo.

- Oh, tábem! Eu arranjo outra maneira de o tramar...

20 comentários:


  1. @ Silva

    fantabulástico!
    impressionavelmente genial, a raiar as centelhas de uma tempestade cósmica ('get it'? :D)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigados, pá.
      Uh? Acho que não get it... Mas ando meio esquinado com o Cosmos...
      Abc.

      Eliminar
  2. Silva, fantástico como sempre.
    Um gajo fica fodido com o resultado, fica ainda mais fodido com as palermices que boa parte dos Portistas vomitam, mas vem cá e fica bem disposto!
    Obrigado!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ainda bem. Mas eu acho que é o tinto que vos deixa bem dispostos :)
      Já agora, há um "Anónimo" que tem um comentário para a banda do irónico, no Porto Universal, e que assina Carrela. Pá, não sei, mas acho que não é o mesmo Carrela... Ganda queixinhas que eu sou :)
      Abraço.

      Eliminar
  3. Mesmo!
    E logo alguém tão insignificante como eu... não percebo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas desculpas, Carrela. Dias de trabalho em que um gajo vê mal... e olhe.

      Vou apagar esse Pessoa Camaleao.

      Abraço

      Eliminar
  4. Fantabulástico, ler uma verdades e com humor pelo meio é o que se precisa!!
    Mais um grande post!

    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João. Sai um penalty fresquinho ou vai antes um fino? :)

      Eliminar
  5. Enfim... é um cansaço brutal este, o de ter contra nós... os nossos....

    Abraçom

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    P.S.: Não sei se o meu tasco tem alguma coisa estragada, mas não se tem visto por lá um xôr Silba.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está o meu amigo bastante enganado. O tasqueiro é visita diária dessa casa de má fama. E atentissimo, concentradissimo. Basta ver a "queixinha" uns comentários acima ;)
      Abraço.
      PS. Meet and greet antes do Chelsky? :)

      Eliminar
    2. E o comentário pertinente, carago?

      Claro! Osted tem o meu number.

      Abraço

      Eliminar
    3. Tenho pois. De resto, às vezes dizes tudo e outras o povo comentadeiro acrescenta o que falta, em antes de mim...

      Eliminar

  6. @ Silva

    o desenho é «maijomenos» assim:

    «brisasinha» » S. Pedro » «O Você Mesmo» » «raiar as centelhas de uma tempestade cósmica»

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar

  7. @ Silva

    isto hoje está movimentado, car@go!

    olha, avia três shots em fora-de-jogo posicional, em homenagem ao Fenercoiso do Bitó e também ao grande #notspórtém, sff.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo pela pátria! 4 bagaços. E depois, não esqueças que isso da Liga Europa não interessa ao menino Juses. Estou muito aperreado com o Bitó, foi azar. Mas o Lucho e o Hulk resolvem.,,

      Eliminar
  8. Funny as hell, ou como diria este que é dos vossos mas do contra, como (a grande maioria d)as opções de Lopetegui. Que não são funny, entenda-se, apenas hell.

    Mas isso de insistir em hiperbolizar a obrigação do nosso Porto em jogar para sempre (com meios e atitude) para ganhar, ainda por cima comparando com o clube do regime, não lhe assenta.

    Temos sim que entrar sempre com mentalidade vencedora e equipa que consiga corresponder-lhe. Temos porque é esse o nosso estatuto. Do clube, entenda-se. Não é necessário massacrar e normalmente nem possível, mas se ganharmos por 1 com uma atitude condizente, já não serei do contra.

    Eu sei que soa a take 2, dado o intercâmbio prévio na minha barraquinha, mas ainda assim os dedos teclaram e só pararão após o clique em publicar.

    Abraço portista,
    LAeB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se engane: O seu "contra" é uma mais valia. Nem que seja pelo prazer do paleio. Ao contrário de outros, que são também eles mais valia. Majé mais valia tarem calados. ;)
      Eu gosto da dissonância. E lembro que Mourinho construiu um campeão europeu cheio de médios. Ok, nem sempre temos a sorte de ter um Deco...
      Abraco.
      PS. Hell aint a bad place... :)

      Eliminar
  9. Grande Silva,

    não há como você para me fazer sorrir.
    que continue sempre assim, atento e arguto, não vão os "nossos" benfiquizarem-se ainda mais...
    E domingo lá estamos nós !!! Até os comemos, carago !

    Arnaldo Peles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Arnaldo. O objetivo é mesmo esse. :)
      De cebolada, com molho branco, fricassé ou de escabeche! Ao natural não que sabem mal. Ficam os ossinhos para contar a história. :)

      Eliminar