domingo, 13 de setembro de 2015

Domingo B e já choveu...




É que não estou a ver como é que me tiram da cama hoje. Está a chover lá fora e há 398674 jogos de futebol que vão passar no meu PC. Enfim, sou uma espécie de Belinda Carlisle, mas de olhos escuros e barba. Pronto, uma Conchita Wurst, mas em careca e bonito.

- Jantamos em casa da minha mãe hoje.

- Eu não! Nem pensar, não vou! Não posso, sinto-me doente.

- Liga-lhe e diz-lhe isso, nesse caso.

- A que horas é que temos que lá estar, mesmo? - Há causas perdidas...

Seja como for, não podia começar melhor esta, assim sendo, meia-maratona futebolística. O FCP B joga em Famalicão, que parece que está a começar muito bem o campeonato. Eu vejo muitos jogos da nossa B. E devo dizer que este ano me parece que há uma mudança incontestável: Alguém pôs mão naquilo. 

Sim, o Luis Castro continua a treinador. Eu também não vou à bola com o tipo, mas dá-me a sensação que está, finalmente, instruído. Quero dizer que decide no jogo e, claro, treina os miúdos à semana,  mas creio que tem uma cartilha a seguir.  Começa-se a perceber um jogo de sombras com a equipa A. Afinal, o que devia ter acontecido sempre. No sistema, na tática, no modelo, nos jogadores. Isso é bom!

A Segunda Liga é muito competitiva e rebéubéu pardais ao ninho, mais aquelas coisas todas catitas que a malta gosta de dizer sobre a nossa segunda competição. A verdade, porém, é um bocadinho menos engraçada. Competitiva sim. Mas jogada numa maioria de batatais, contra equipas de râguebi que aprenderam a não pegar na bola, embora o formato lhes interesse pouco, com as mãos. Os árbitros são maus, muito maus, a menos que sejam os que por norma apitam na Liga maior. Bem, conseguem perceber assim quão maus são os outros, hein? Acaba por ter piada, porque os jogos são em boa parte apitados pelo público da casa. Que se está lixando para o futebol, mas berra bastante alto e assusta um pedaço. 

É evidente que depois de passarem dois anitos a dar de fuças com estes adversários, estes árbitros, estes campos e estes ambientes, não há muito mais que possa assustar os putos. Isso é bom!

Neste inicio de época, pelo pouco que ainda vi, há duas coisinhas para as quais gostava de chamar a atenção. Digamos, como diria o Miguel, que ficam para memória futura:

1 - Omar Govea. Vou seguir com muita atenção este rapaz. Para mim, é a "sombra" do Rubén. Muito interessante.

2 - Pité. Não sei de quem foi a ideia peregrina de fazer deste moço um lateral esquerdo. Pareceu-me um disparate pegado. Ando de queixo caído a vê-lo correr, fechar por dentro, enfim, jogar à bola em vez de passear aquele fabuloso pé esquerdo por um gramado. Não creio que possa dar um lateral de estalo, mas a formação intensiva pode dar-lhe - e eu não acreditava. - a chance de ainda se tornar no jogador que pode ser. Confusos? Deixa lá clarificar: Juanfer.

E no meio disto tudo, sobre tudo isto, acima de todos eles: André. As minhas dúvidas - que as tinha. - sobre este rapaz, acabaram hoje. Não é o próximo ponta de lança do FCP. Como o Messi não é o médio-ofensivo do Barça. Está para lá da posição. Será o avançado, claro. Mas mais que isso, será um fora de série. Fantástico em tudo, incluindo marcar golos. Bow before near perfection.


...

Oh Verdasca, se um brasuca, com ar de criminoso favelado, enfia uma murraça no teu guarda-redes e o árbitro, por não ter ouvido um bruuuaaaa da bancada, ignora; ou ignoras também ou tens que aprender isto: De mão fechada e com força suficiente para não lhe ficarem os dentes todos! Estaladinhas é uma cena assim carinhosa e tal, mas tu és Verdasca, não és Panasca. Assim cumássim, vais pá rua na mesma, oh Conchita...

5 comentários:

  1. Muita futabol mas de sagunda classe: hoje só joguem as equipas da liga Europe para baixe...

    Abrace

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) olha, o Leicester vs Villa foi cá uma joga! Ao mesmo tempo jogou o Vitória contra o Tondela. Estou deprimido...
      Abraço.

      Eliminar
  2. Ó Silva, mas como é, jogamos bem ou nem por isso? E o Ismael? E o Gleison? Sobre o mexicano já tenho boas referências. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem! Apesar do campo e da porradinha. Boa posse, bastante vertical, muito eficaz. Ismael bem, Gleison muito bem, enquanto teve pernas; Graça fez dois golos e eteve muito forte na pressão. E olhe que eu desconfio bastante do moço. Chico...já vi melhor; Garcia do costume e ambos os centrais muito certinhos. Pronto, foi isto :)

      Eliminar
    2. Caro dragao vila pouca

      Sou LAeB, Do Porto com Amor e aproveito esta oportunidade para perguntar se não há maneira de o teu blogue funcionar nos feeders. Tive-o no meu mas acabei por retirar, por falta de actualização dos posts, o que obviamente empobrece a minha carteira portista.

      Alguma dica, agradeço...

      Abraço portista,
      LAeB

      Eliminar