domingo, 27 de setembro de 2015

Uma Basca apologia, outro Danoninho e óculos graduados



Deixa lá ver como é que eu posso dizer isto, sem ser ordinário... 

Ora, fuoda-se! Majalguém me explica direitinho porque é que estou tão errado? Sem ser daquela maneira espetacularmente esclarecida e soberbamente explicativa: Tu não kerjéber! Pá, eu juro que quero. Até aumento a graduação dos meus óculos do Avô Cantigas. Mas têm que fazer sentido e tem uma regra única: Se faltarem argumentos, ninguém pode dizer " Tu não kerjéber!". Combinado? Ok. Please, help me see.

Ainda sobre o jogo em Moreira, contem lá quais foram os erros. Para eu perceber tudo direitinho. Expliquem-me como se eu fosse ainda mais burro do que já sabemos que sou.

- Oh, tu não kerjéber! Aquele futebol da treta, roda que roda, que roda e não vai a lado nenhum. Viste o belo resultado que isso teve na sexta-feira. Quer dizer, não deves ter visto...

Estamos pois perante uma questão sem resposta. É que eu não alinho nada pela inconsequência do estilo. Pelo contrário, quando é bem aplicado, é um regalo. Concordo que é complicado fazê-lo no campo do Moreirense, contra o Moreirense. Porque não há réplica e, portanto, roda que roda que roda, a ver se sai algum ali de trás. E não sai. De todas as formas, marcámos um golo e o adversário foi inexistente. Como em 99,9% dos jogos do nosso campeonato. Estou a ver mal?

- Isso é uma parvoíce! Não viste que empataram? Ou não kerjéber? E o que fez o patego? Meteu o Tello, partiu a equipa, estragou tudo. Para além de que andamos sempre a mudar jogadores daqui para ali, um disparate.

Estragou o quê? Afinal não estava tudo mal antes? E, caramba, não resultou? O aumento do contingente de assalto não deu mais um golo? O golo! Na jogada, o Tello no centro, o Maxi na área, o Osvaldo a tentar tabelar, o ressalto a cair para o Corona, dentro da área... Que disparate é que não estou a ver?

- Sim, sim, tudo muito lindo, mas ganhaste? Népias! Deixaste-te empatar. E porquê? Porque se borraram todos! Ou também numbiste?

Por acaso concordo um bocado com isso. Aliás, já disse que o erro foi mesmo não ter mantido os 3 defesas, dos quais dois laterais, a meio do meio campo dos gajos. É a minha opinião. Isso vejo.

- Bah, não há atitude, nem raça! Nem risotto de vieiras, pois não Silva? Tajaberohnão?

Não, risotto não há hoje. Vai ser Bacalhau à Brás. Quanto à atitude e à raça, ide passear mais essa história. Vi os tipos de rastos depois de darem tudo para ganharem, vi o Corona a fechar atrás, vi um golo a sair de um corte do Varela... Foda-se pá, vi o ponta de lança que o Espanhol mandou jogar a 10 a fazer um passe perfeito para o ponta de lança que fez o jogo todo a 9. Vi o gajo que só se preocupa em beber copos e papar gajas e partir balneários a rebentar-se todo atrás daquela bola. A desviá-la do redes com a pouca, tão pouca, força que lhe sobrava. Vi a cara do Casillas no fim do jogo...

- Oh, tu não kerjéber!


...

A minha sensação mantém-se: Danoninho! Mas o que conta é o que toda, aparentemente toda, a gente diz, pensa e escreve. Eu aceito que conte, mas não aceito que tenha que concordar. Prefiro ser ceguinho do que abanar a cabeça só porque me fica melhor alinhar com o coro. 

O que seria deste Jota se tivesse sido eliminado na pré da Champions o ano passado; levado 3 em casa no primeiro jogo da Liga Europa; e feito exatamente o mesmo inicio de campeonato que está a fazer? Há Jotas que nascem com a curva virada para a Lua.


...

Miguel exorta-nos, da sua tão eficaz e paisagista maneira, a virar a página. E assalta-me uma canção velha: 

Daquilo que está por baixo
Até ao que fica no alto
Vão dois carris de metal
Na calçada de basalto.

Desde este lugar sem história
Até um lugar na História
Vão apenas dois minutos
No elevador da Glória!


- Anda daí Espanhol que eu vou contigo!

15 comentários:

  1. Vamos todos. Tens toda a razão.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Está mais que na hora da nação portista se unir à volta do treinador, inquestionavelmente o melhor e mais evoluído tacticamente em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, bem-vindo Raul.
      Depois, eu concordo com a sua afirmação. Mas é preciso adaptar ao nosso campeonato. Ter razão antes do tempo ou fora do lugar...é estar errado.
      Volte sempre.

      Eliminar
  3. Silva,

    Ires contra a corrente não faz de ti um cego. É uma visão tão válida como as outras. Uma opinião é apenas isso mesmo: a face de um prisma, onde a dicotomia certo/errado não cabe.

    A mim, como assinalei no texto que escrevi, chateou-me sobretudo a falta de nervo daqueles jogadores em segurar a vantagem. 1-2 a dez minutos do fim é para defender com dentes cerrados, raios.

    Depois de um massacre tão bem perpetrado à baliza adversária, onde se escondeu a agressividade que se impunha? Bater-lhes nas canelas, rebentar-lhes o atrevimento. Não fomos capazes. Eles acercaram-se demasiado porque nós permitimos isso.

    Quanto ao danoninho, bom. Mais a frio, só espero que não se multipliquem e se transformem em iogurte de quilo. Temos equipa para provisionar estes pequenos danoninhos, que fazem parte das incidências do jogo.

    Sobre Lope: para mim é o homem do leme. Vou com ele até ao fim. Concorde ou discorde de algumas coisas. Ele tem aprendido e vai certamente o tom de evolução.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não discuto sequer a corrente. Até porque a acho mais "importada" do que verdadeiramente nossa. Acho que a malta se perdeu. Ficou ali entre o que estava a fazer e o reequilibrio que se lhes pediu. Impossivel. E caro.
      Abraço.

      Eliminar
    2. Ah, e sim, danoninho a danoninho se faz uma palete. Isso não pode ser! Eu gosto do Lopetegui, não gosto do Peseiro. :)

      Eliminar
  4. Contando que resultem de uma reflexão séria, é sempre preferível ficarmos com as nossas convicções, ainda que o resto do universo pense diferente.

    O problema não foi específico de Moreira, mas antes do futebol que normalmente jogamos. Penso eu de que.

    Correu bem no Bessa, pelo que devemos aproveitar a contra-oferta sem hesitar. Olhando para a frente, temos que chegar a Alvalade em Janeiro à frente, de preferência com mais de três pontos.

    E já a seguir, condenar o Mourinho a meter a arrogância onde o sol não brilha.

    Abraço portista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a concordar demasiadas vezes consigo num curto espaço de tempo. Começo a ficar preocupado :)
      AHA, discordo que o futebol que jogamos seja um problema. Ufa!
      Abraço.

      Eliminar
  5. Concordo a 100%, estava a ver que estava só!!

    Abr,
    HF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo HF.
      Não, nunca sozinho. "Ser do Porto é nunca estarmos sós!"
      Volte sempre.

      Eliminar
  6. +1 que vai com com o NOSSO Espanhol!

    O treinador até pode ser um burro, e eu um cego, mas a argumentação dos que têm olho da águia, é na sua generalidade fraca e contraditória, ou seja, DESONESTA!
    Eu aceito que me chamem cego, mas não aceito que me chamem DESONESTO, JAMAIS!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JAMÉ! :) No fim do dia, vamos todos! Até a malta de Olhão ;)
      Um abraço.

      Eliminar


  7. @ Silva

    'muito obrigado!' pela referência, mas o privilégio não é meu, antes da beleza escultural das linhas que ornamentam toda uma envolvente citadina.

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar