segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

La griffe, le prochaine et le chatô du carraçás


A malta anda semifeliz. O FCP ganhou no Sábado, mantém-se nos calcanhares dos lampiões e eles não parecem lá muito seguros. Passa-se pela bluegosfera e fica-se com a sensação que está tudo de dedos cruzados, a saborear vitórias e a dizer "mas, por outro lado..."

Parecemos uma gaja a queixar-se ájamigas: Aiai, ele é muito jeitoso de mãos, mas lambe tão mal...

- Oh Xilva, tem o número de telefone decha xenhora? - Avia meio fino.

- Hã? Era uma metáfora, Berto. - Sirvo-lhe a sande de courato.

- Ora, pode ter um nome 'xquichito e xer compoxtinha de mamaj. - Fino à vida.

Ninguém teve o cuidado de utilizar a palavra que marcou o Sábado: Competente! Já todos tinham, tarde ou cedo, concedido o mérito da Alma e da garra que, em alguns períodos, andavam arredadas do Dragão. Mas é por aí que se vai ficando. Ora, está mal.

Assim, não sobra espaço para reconhecer que, dos calimeros para os Afonsinhos, melhorámos. Sofremos muito menos, criámos mais, controlámos com alguma tranquilidade. Sem bola, pois claro. O treinador mexeu bem na equipa e, se era para jogar assim, também acertou no onze inicial. Competente.

Um golo que é um centro do lateral na linha de fundo, amortecido por um médio na área, resultando numa assistência - por querer ou não, é indiferente - do avançado, para uma finalização de classe do ponta de lança, não cai do Céu. É competência.

A segunda parte trouxe o espaço, desta vez explorado com mais cabeça, que matou o jogo. E que podia ter posto o resultado no campo da euforia. A jogar o mesmo. Isto é o FCP de NES, uma equipa de autor, com griffe.

Os estimados fregueses sabem que eu gostava de Lopetegui. Aliás, acho que o objetivo de uma equipa deve ser ter 100% de posse de bola. Por isso, condescendam que tenho idoneidade para julgar neste caso. 

Não vamos ser outra coisa, somos isto. Podemos ser ainda melhores a fazê-lo, mas não vamos mudar. E sim, pela amostra de Sábado, conseguimos fazê-lo de forma muito competente.

Do teu limão, faz uma limonada. NES' way.

Next, please.

...

- Mas gostas, Silva?

- De ser Campeão? Ui, à brava!

Há pouco tempo, homenageámos, por infeliz motivo, um treinador que por cá passou fugaz e vencedoramente. Se havia coisa que as equipas de CAS eram, era competentes. Já máquinas de ataque demolidoras, de elevado recorte artistico, nunca foram.

...

A propósito de ataque demolidor, será muito interessante reparar se equipa e treinador já estão prontos para perceber que, no Dragão, contra o último, só nós é que poderemos querer jogar à bola.

Estando, restará saber se queremos. Porque saber, o Oliver sabe. Your call, Mr. Santo, Espírito.

...

Senhores da SportTV, não queria ser desmancha prazeres, nem nada disso. Até porque estava aqui a pensar que talvez seja um concurso. Se é, eu ganhei!

Bem sei que só deram uma tímida repetição, majacontece que eu estava a mastigar um rojão, de olhos postos no televisor. Desculpem o mau jeito, mas eu vi aquela mão na área do Guimarães. Sim, naquele lance que isolaria o nosso avançado.

Achei até ternurento o facto de os comentadores terem comentado...o lance seguinte. E o anterior. Ui, não é o tê Ti Alberto, ali duas filas abaixo? Epá, é mesmo! Oh Tio, oh Tio! Raisparta o velho, surdo que nem uma porta. Qual mão?

Pois, majeuvi!

- Chato do caraças!


26 comentários:

  1. O NES vai acabar por ser um herói, isso eu vos garanto, carago!!!
    100% de posse de bola é prós betinhos! Pr'aqueles que num tinham jeito prá bola mas eram os donos da dita cuja, e a gente bem tentava mandar os gajos prá baliza, mas eles insistiam em ser os armadores de jogo, o místico nº 10. Assim, estilo Oliver, mas sem rotundas, apesar de jogarmos na rua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que vi o 5LB de Trapalhoni ser campeão...
      As rotundas do Oliver mereciam belas estátuas, é o que te digo.

      Eliminar
    2. Que implicância com o moço, pá! Mas yo se porque és... :)

      Abraços!

      Eliminar
    3. A seguir embirram com o Marcano?

      Eliminar
    4. O Oliver precisava de ouvir isso Sr. Silva "Aiai, ele é muito jeitoso de mãos, mas lambe tão mal..."
      Saía dos círculos que não levam a lado nenhum e atinava com o objectivo. Língua tem ele. E não, com André André ao lado, passa a ser uma rotunda cheia de Stops, que transforma o nosso meio campo num, "nem Jardelas nem sais de Lopetegui".
      Marcano tem estado absolutamente impecável e merece todos os elogios. Se vier a jogar mal (abrenúncio!), é tão criticável como todos os outros.
      De resto, já não me lembrava de ganhar em Guimarães com tanta segurança. Se tiver que ser assim, que seja.

      Eliminar
    5. Opá, ninguém merece ouvir isso, nem que seja pelo esforço e dedicação :) Há mentiras piedosas, tipo a mãe do Herrera quando chegavam as fotos da escola e assim ;)
      Todos são igualmente criticáveis, mas pela performance, nunca pela nacionalidade.
      Assim será, mas que seja mesmo!

      Eliminar
    6. "Nem sais de Lopetegui" é muito bom. Um dia eu publico um "best of" dos comentários. Você tem lugar garantido. E repetido :)

      Eliminar
    7. "....as fotos da escola e assim ":))))) dassss tivesse o Oliver metade dessa imprevisibilidade!!!
      tinha lugar de caras, sem qualquer tipo de favor.

      Eliminar
  2. Goste-se ou não da forma, NES está a levar a água ao nosso moinho!

    Competente, é mesmo a palavra certa para descrever o momento da equipa!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda assim, precisamos de um pouco mais em alguns momentos mais, digamos, Italianos...
      Abraços.

      Eliminar
  3. Estamos resultadistas? Estamos! O que interessa é ganhar! Boa! Vamos em frente!

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso estamos sempre. Mas honestos também. E no Sábado fomos competentes, mérito do moço. Se gosto? Ai, espera, já respondi a isso.
      A jogar como contra o Rio Ave, ganharemos pouco. A jogar como em Guimarães, não há estádio na Tugalândia que meta medo. Exceto o Dragão ;) onde jogar assim não serve para nada. Mesmo!
      Abração.

      Eliminar
    2. Estava aqui a pensar no "resultadista" :) Mas agora queremos perder, desde que seja de uma maneira que nojagrade à vista? ;)

      Eliminar
  4. "Mas gostas, Silva?"
    "De ser campeão? Ui, à brava!"
    Pronto, acho que é isto, digamos que abdico de bom grado de ver o meu clube a jogar da maneira que mais gosto de ver uma equipa a jogar futebol (credo, que egoísmo), se no fim da época puder ir prós aliados ver o Iker com uma "bufanda" do FC Porto ao pescoço!
    PS: espero que isto não seja um crime lesa-clube, mas eu também era fã do Lopetegui :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Fernando, mas de tudo isto, o único facto, até ver, é que Lopetegui não foi campeão de coisa nenhuma. E isso traçou-lhe o destino. Pelo que, oxalá o de NES seja diferente.
      Quanto ao que jogamos, é, também, uma questão de expetativa. Eu não discutia muito o estilo "Defende bem e mete a bola num gajo que lance o Domingos e o Kostadinov". E parece que é hoje muito querido pelos nossos um amigo que praticava o "adormece os gajos e dispara o Hulk"... ;)
      Abraço.

      Eliminar
  5. Esse último ganhou tanto "papo", tanto ego que já não consigo ver o juzes atrás dele. Pelas declarações dele percebe-se que se julga maior que o clube, e (muito) maior do que realmente é. Em relação a esse sujeito estou descansado: nunca gostei dele enquanto cá esteve, fiquei feliz da vida quando se pôs ao fresco, e por mim nunca mais põe o rabinho no banco do meu clube. Godspeed. Talvez seja outro crime lesa-clube, mas é a minha opinião.
    PS: antes criticavam por termos uma posse de bola estéril, agora criticam porque ganhamos jogos sem bola (como disse?), que nervosinhos que eles estão :) :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também o quero à distância. Sem, no entanto, deixar de lhe reconhecer o mérito de dois campeonatos no bolso. Com uma derrota apenas. Na soma dos dois!
      O resto, é ressabiamento de malta da segunda divisão ;)

      Eliminar
  6. "O treinador mexeu bem na equipa e, se era para jogar assim, também acertou no onze inicial." - um castiço, este Silva.

    Melhoramos de um jogo para o outro? Talvez, mas convenhamos que os adversários não valem exactamente o mesmo. Ganhámos foi com menos sofrimento.

    Mão do Josué, foi essa? Não era de marcar, digo eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yep, de acordo quanto aos adversários. Não chega para a Juve.
      Era de marcar sim senhor. Se aquilo é o prolongamento do corpo do rapaz, ele é muito mal feitinho, benzóDeus ;)

      Eliminar
    2. Em verdade, em verdade te digo: penalti por marcar foi o agarrão do Maxi na camisola do avançado. Para variar, um erro importante a nosso favor.

      Eliminar
    3. Blasfémia!!! Mas tu não sabes que o Senhor às vezes ainda aí a beber copos? E vens blasfemar nesta Sua casa de pasto? Herege!

      Eliminar
  7. Valem tanto estes 3 pontos como quaisquer outros. E gosto deles assim, tranquilos que agradeco o descanso da frenetica vida. Melhor so se seguissemos assim ate a ida a segunda circular. E la repetissemos. Esses saberiam ainda melhor. Venham eles. Cincazero com zero per cent de bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não vamos precisar de ganhar no galinheiro. O que não sei se será bom ou mau...

      Eliminar
  8. Mais tarde tratamos deles, mas hoje sou https://youtu.be/APdC_YhkSd4, desde pequenino.

    ResponderEliminar