segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Mais cincazero, Silva!

...oooppsss, sorry, enganei-me no cincazero...

...mas estes foram do bem! Do jogo em si, a gente despacha-se num instante: aos 20 minutos já o FCP estava a ganhar por dois, com uma bola na trave e outra salva em cima da linha. Pressão alta, recuperação de bola em zona de ataque, maior rapidez do que adversário e mais agressividade para ganhar as segundas bolas, muita decisão má sobre o que fazer com a chicha. Chegou e ainda sobrou para quarta-feira que vem. Foram cinco, podiam ter sido um pouco mais, se bem que não muito, porque a eficácia esteve altíssima, ainda que o melhor futebol tivesse aparecido nos últimos 20 minutos. I wonder why... Desconfio é que não teríamos tido uma partida tão descansada se fossemos jogar esse bom futebol de inicio. Vai daí, fuck it!

Ah, é verdade, o Iker voltou à baliza. Vai-se a ver, está mais gordo. Concordando com a titularidade do Espanhol, porque é o melhor do plantel, não o teria feito agora. A menos que o Sá tivesse suplicado muito. Mas lá está, eu não teria tirado o Oliver da equipa depois do Besiktas...

Como dois parágrafos parece pouco para um post e não tenho nenhuma novidade acerca do meu estudo sociológico "Estupendas cenas da pornografia Mundial e a sua influência no conflito étnico do Sudão", vamos conversar um pedacinho sobre coisas a propósito do FCP vs Rio Ave de ontem.

...

Coisa 1 - Liverpool

Estratégia: pressão alta, intensidade e agressividade positiva. Objetivo: ganhar a bola em zonas adiantadas, encurtando o caminho para a baliza. Como ideia, não está nada mal. A aplicação pode ser complicada, mas contra o Rio Ave resulta sempre bem.

O problema não é o adversário, é o árbitro. Acertas na bola, mas raspas no jogador? Falta. Encostas-te ao rapaz que tem a bola, segue, segue, até ele ficar sem ela, momento em que? Falta. Carrinho para recuperar o esférico? Pá que abuso! Falta. O gajo teve uma embolia e caiu redondo - salvo seja! - e tu procedeste a avançar para a baliza? Espera, alguma coisa deves ter aprontado, seu traquinas. Falta. Há cinco dois minutos que ninguém se atira para o chão a balir de dores lancinantes? Deve-me ter escapado uma sarrafada ou outra. Pelo sim, pelo não, vou marcar uma falta.

Reparem, nem sequer vou discutir a Xistralhada do critério. Apenas porque o assunto não é este jogo, está claro. O assunto é o segundo golo do Liverpool no Dragão. Como, mas como, posso esperar que o Marega não achasse que tinha pelo menos 1 minuto para ficar a rebolar no chão? Porque é que a equipa não haveria de levantar o braço e deixar-se estar descansada? É o que nos ensinam, em campo, durante cinquenta jogos. Os milhões dos orçamentos, o pacing, a intensidade, a santa cona do assobio e os colhões do mudo, podem todos ser muito verdadeiros, mas o pior de tudo é termos que jogar outro jogo durante um ano inteiro.

Fosse um Xistra do estrangeiro, um Xáistra ou Xistre ou von Schïstr ou a puta que o pariu, a apitar-nos contra os de Anfield, não havia segundo golo para ninguém. Fosse um árbitro de futebol a apitar-nos ontem e teríamos dado oito. Quer dizer, dependendo do minuto de jogo. Se fosse depois de o cérebro do Brahimi ter ido tomar banho, se calhar dávamos só seis.

Imagino um trabalho muito complicado para um treinador do FCP. Na maior parte do tempo, tem que dizer aos moços: Pá, oh Orelhas, tens que ser mais meiguinho, não sei, não lhes tires a bola, fica só lá a olhar para eles ou assim. Pode ser que se hipnotizem a olhar para os abanos e adormeçam. E mesmo assim, não abuses, que olhar fixamente para o adversário pode ser conduta antidesportiva. Oh tu aí, o armário, um metrinho de perímetro de segurança, tajóbir? Se te chegas mais do que isso, ainda levas amarelo.

De longe a longe, chega-se ao pé dos mesmos tipos e: Pá, oh Hector, tu morde-lhes os calcanhares, não os deixes da mão rapaz. Oh tu aí, o armário, só cais se te derem um tiro, tajóbir? E mesmo assim, é se for audível. Se for com silenciador, continuas a correr que te fodes, andor meu menino.

A jogar em casa, contra o macio Rio Ave, o FCP foi mais agressivo e intenso do que contra os Saxões do Demo? Muito mais! Ontem, cometemos 25 - VINTE E CINCO! - faltas, contra 9 - NOVE! - de quarta-feira. Acreditam nisso? Really?

...

Coisa 2 - Miguel Cardoso

Já sabem que eu sou um embirrantezinho de merda. Ainda por cima, quando desata toda a gente a tecer grandes loas a alguém, eu fico desconfiado. Menos se for a mim. Aí, percebo lindamente.

Ora então, oh Miguel, amigo, deixa-me dizer-te que se me desse na gana de mandar num clube endinheirado - pois claro que me deixavam, homessa! - a primeira coisa que eu fazia, era garantir que nunca te contrataríamos. Depois de isso estar nos estatutos vitaliciamente, já me podia retirar para a minha herdade, que seria todo um atol nas Maldivas, e plantar frutos vermelhos. Gosto de sangria de Perignon com groselhas acabadas de apanhar, qual é o mal?

Becabecabecabeca a identidade, rebéubéubéu a coragem, renhónhó o espetáculo, blabla houvessem mais destes. Pá, tudo certo. E aquela coisa estupidamente sobrevalorizada a que temos o hábito de chamar...errr...espera...é como mesmo?...ah, já sei, aprender!? 

Tenho imensa pena pelo Miguel, sendo eu insuspeito porque gosto daquele tipo de futebol, mas o problema não é o modelo. É a burrice. 

Broda, fazer minetes é bom. Para além do mais, é coisa para colocar as pessoas bastante perto do orgasmo - mineteiro e minetada, já se vê - mas a coisa complica-se se à quinta vez ainda não percebeste que APENAS isso não chega. Vai-te valer umas quantas palmadinhas condescendentes nas costas e ZERO orgasmos. Precisas de fazer mais alguma coisa, moço. Qualquer dia, rebentam-se-te os tomates em cheio nas tuas próprias trombas. Canoijo!

... 

Coisa 3 - Ser Campeão!

No inicio deste ano, decretei que o Porto é Campeão. Foi logo a seguir ao assalto à mão armada em Santa Maria da Feira, com tentativa de violação por via anal incluída. Nessa altura, ainda não tinha quase caído uma bancada e ficado um jogo a meio. Hoje, essa metade por disputar apresenta-se, por motivos diferentes, tão relevante como a batalha de Terras de Santa Maria.

Eu devia saber que para o FCP ser Campeão, tem que ganhar o Campeonato duas vezes. Burrice minha, desculpem. Ainda acabo a treinador do Rio Ave.

...

Grandes Mistérios da Humanidade: Porque raio é que os motomobilizados são contra inspeções periódicas aos seus ruidosos veículos? Organizam arruadas e até aparecem ex-Presidentes de Câmara lá misturados e o caraças. Gajas com as mamas à mostra é que nem vê-las! É uma cena um bocado panasca para motard, não acham? Vou investigar...

...

12 comentários:

  1. Tá mal ! Male , Maleeeee.
    Cincazero é para ir a penaltys e já provaram que não são grandes espingardas nesse item.
    Seisazero faxabôr para marcarmos viagem para Kiev. Ok? Treinem.
    O Iker não sofreu golos nem mostrou qualquer vacilo? Então SC fez bem. Os melhores do momento devem jogar e ninguém tem de ficar chateado.
    Romantismo e futebol Salvador Sobral sob a batuta de Miguel Cardoso?!?!!... sim.... talvez no tempo do Conhé, kiki, Caló, Bolota, Camolas & Cª.:))
    Sr. Silva, há uns tempos que não leio certos jornais e não vejo alguns programas de televisão.
    O Sindicato irá roubar-me a carteira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disse Malé? Vou já! :)
      Em pagando a quota, o Sindicato não se chateia com nada homem...

      Eliminar
  2. A crónica que faltava, como é habitual. Também eu não tenho paciência para arbitragens deste calibre, que não só tornam qualquer ambição de tempo útil decente uma miragem ao nível de três bons passes seguidos do Marega, como ainda se dão ao desplante de fazer que não vêem que o Tarantini tinha de ir para a rua.

    Quanto ao Miguel Cardoso, é a encarnação vila-condense dos Guardiolistas mais Guardiolistas que o próprio, que não olham a goleadas sofridas em nome de uma suposta pureza ideológica. Também eu acho que é só burrice.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa, nao se confunda uma tentativa de imitacao de Guardiola que so usa metade dos principios com o original - a transicao defensiva do Miguel Cardoso e pior que dos infantis ali do bairro....

      Eliminar
    2. Certo. Mas até mais que o jogo de domingo, o da Taça da Liga chegou a ser constrangedor pela facilidade com que o Porto pressionava e fazia com que os jogadores do Rio Ave deixassem de ter apoios para passe curto e com isso perdessem logo a bola à entrada da área. Pareceu mais um exercício de treino em que o resultado pouco importa que um jogo em que não se pode sofrer golos.

      Eliminar
    3. Exige um plantel de enormíssima qualidade. Nem o FCP de Lopetegui fazia SEMPRE aquele tipo de saída de bola. Aliás, nem o City o faz...

      Eliminar
  3. Ó Silva,
    Não há por acaso, e digo apenas e só por acaso, uma ligeira contradição da tua parte entre a Coisa 1 e a Coisa 2, ou sou eu que estou a ver coisas?

    P.S. Por falar em coisas, tenho um cunhado, burro que nem uma porta (porque é que se diz isto????), encarnado doente e de transistor a pilhas em FM frequência modelada ao sabor do vento, cujo apelido é precisamente... o Coisa! Venham onde eu moro e perguntem pelo Coisa que todoa a gente o conhece!
    Por exemplo, o jogo deles contra o Boavista:
    - O coisa (Rui Vitória) afinal deu razão ao coisa (Jorge Simão) em meter o coisa (Jonas).
    - Como é que ficou o resultado?
    - Foi coisa, 4 a 0 ao coisa, e o coisa ainda falhou um penalti!!!
    É caso para dizer que são as coisas da vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh coisinho, a minha coisa nunca entra em contradição. Não ser burrinho não significa desatar à paulada. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

      Eliminar
  4. Silva, no Cavani disseste que concordavas com a estrategia para o Liverpool, e eu estou 100% de acordo. Mas e os elementos que o treinador escolheu para implementar a estrategia?
    A saber que o Liverpool gosta de jogo partido, que vao fazer uma pressao alucinante no portador mas que se se conseguir passar a primeira fase de pressao ha muitas chances de fazer golo porque a defesa deles nem sabe para onde se virar, o que faz o SC? Escolhe os jogadores que nao conseguem resistir a pressao porque nao tem tecnica e que preferem jogar num jogo partido porque ai sim podem tirar partido do fisico - a antitese do que era necessario...
    Faz lembrar como paises africanos tem sempre grandes equipas de juniores porque os jogadores sao 3x maiores que os outros mas depois chegam a seniores e nao valem um boi porque nunca aprenderam as partes nao-fisicas do jogo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era o 11 que eu esperava. Pessoalmente, jogaria com Oliver em vez de Otávio, pq a pressão se ia fazer um pouco mais atrás. Mas não é por aí que se dá o problema, pq o jogo só se partiu do nosso lado quando...já não tínhamos o que colar. Dois erros, dois golos, fim. Uma pena.

      Eliminar
    2. Ninguem leva 5 por dois erros do GR, leva-se 5 por dois erros do GR mais tres da total inercia e ineptidao da equipa. Assim e que se levam 5. Mas o GR tem costas largas. Alias, ja lhe fizeram a folha tecnica, desta o Sa ja muito dificilmente se levanta. Com muita pena minha que acredito muito neste gajo.

      Eliminar
    3. Nop! Um erro do Sá, outro do árbitro seguido da inércia da equipa. Dois zero. O resto foi consequência de termos que jogar o jogo que eles queriam que jogássemos.
      Quanto ao Sá, disse e repeti no Cavani que seria titular contra o Rio Ave, fosse eu a decidir. A menos que fosse ele a pedir. Do que duvido. Ainda assim, o treinador foi coerente com outras decisões deste género. Sendo certo que em outras ocasiões não foi tão...assertivo ;)

      Eliminar