sexta-feira, 4 de março de 2016

Resumo da Semana: A TascaTV com os adeptos



- Liga aí a televisão, oh Silva. Está na hora das noticias.

Bom dia, boa tarde ou boa noite, em dependendo dos meridianos.

O Hospital da Régua foi fechado, uma vez que lá encontraram a legionella. Aquilo é um bicho bastante embirrante e é melhor prevenir do que remediar. O plano de evacuação foi posto em prática e, até este momento, não há noticia de doentes ou profissionais afetados. Correu bem, portanto.

Quer dizer, nem tanto. Veio um senhor e disse ISTO. Como não temos um comentador residente para as questões de transporte de trabalhadores, arrebanhamos aqui o senhor Pleonásio Rebelo da Silva. Diz que comenta o que for preciso. Certo, Pleonásio?

- Certíssimo. Sou fervoroso adepto do transporte de malta para exercer funções em outros locais. Acompanho esta modalidade desde muito tenra idade. Já li uns quarenta mil livros acerca do assunto. Isto a semana passada.

E então, o que lhe apraz comentar acerca deste caso?

- Muito simples, descobrem a legionella lá nuns arrumos do Hospital, onde médicos de carreira têm por hábito levar enfermeiras recém formadas para o esclarecimento de certas questões de natureza prática.

Hã?

- Não interessa. Bom, apanham o bicho antes de o bicho apanhar alguém. Tratam de tirar as pessoas todas dali, incluindo médicos, respetivas enfermeiras e demais pessoal. Providenciam transporte de leva e traz para toda a gente. E fica o senhor do Sindicato a pensar: Ah meus meliantes, fostes de certeza vós que plantastes a bicheza na excelsa unidade de saúde. Para entregar os cuidados nas mãos do Grande Capital, dos interesses estrangeiros e talvez mesmo do Alexandre Pinto da Costa. E revolta-se.

Acha então que se trata de uma questão de defesa dos trabalhadores e do interesse publico.

- Pois. Ou então o tipo visitou os arrumos do Hospital da Régua, saltou-lhe uma legionella de uma bacia de água estagnada e comeu-lhe o cérebro. Uma delas.


...

Nos E.U.A., no rescaldo da super terça, o debate entre candidatos Republicanos foi animado. O nosso comentador de Política Internacional está adoentado, pelo que pedimos a um senhor que ia a passar na rua para se juntar a nós. Caro Teocrácio Tavares e Silva, porque é que o senhor havia de comentar esta noticia?

- Ora, porque sou fervoroso adepto de penteados fatelas. Ainda o Paulo Bento era júnior e já eu apreciava o estilo. Já de orelhas esquisitas, não gosto tanto.

E o que se lhe vem assim de repente à cabeça acerca deste debate?

- Por fim, a discussão política nesta campanha Republicana chega aos assuntos verdadeiramente importantes.

A sério?

- Pois claro. Já passámos ao de leve pelos deficientes, pelos maricas, pelos pretos, pelas armas, pelo holocausto nuclear... - É interrompido.

Holocausto nuclear? Não se falou de holocausto nuclear!

- Nem é preciso. Basta reparar que este partido vai candidatar a Presidente da maior potência Mundial, um evangélico pré-fundamentalista ou então o moço do cabelo espetacular. Você pode chamar-lhe o que quiser, eu aposto em Holocausto Nuclear. Mas agora, por fim, chegámos à parte em que é preciso debater os assuntos sérios. E é aqui que cada um vai revelar a sua capacidade para impedir que a América tenha, pela primeira vez na História, uma Presidente.

Ah. As questões económicas, será?

- Nop. As pilas.

E isso é importante?

- A seguir aos cabelos, não vejo nada mais importante...


...

Agora a alta finança. O FCP apresentou prejuízo no seu R&C intercalar. Connosco, um espectador da TascaTV que ganhou um concurso para aqui estar. Senhor Damásio, boa noite.

- Errr...eu não sou o Damásio. Sou o primo dele. O Damásio não pode vir.

Ah bom. E o senhor importa-se de comentar isto? Senhor...

- Pancrácio Vandenberg von Silva. Sou de ascendência belga. Por parte de uma avó que fritava batatas. E não me importo nada, pelo contrário. Há muito que sou adepto da alta finança fintabolista.

Maravilha. Diga lá então.

- Ora bem, para nós adeptos, isto dos R&C serve mais é para nos insultarmos unjaojôtros. Epaaaa o teu clube teve mais prejuízo kómeu. Xinapá, embrulha que nós tivemos lucro e vocês não. E por aí fora. Mas numa análise mais desapaixonada, seria inevitável este resultado da SAD do FCP.

Por causa da má gestão?

- Pode ser, eu não sou acusa Cristos. Mas é mais por causa do recorde de estupidez.

Hã?

- Repare, foi no período a que diz respeito o presente R&C que o FCP fez o resultado mais estúpido da época.

Ah, percebo. A culpa é do Basco.

- Não, é do Costa.

Do Pinto da Costa, portanto.

- Não, credo. Isso nunca. É do Rui Costa e da família toda dele. Veja bem, oh xô'Silva, se o FCP não tem perdido em casa com o Arouca e, pelo contrário, tem feito o exigível, como estaríamos hoje? Com o FCP à frente dos lampiões e a um ponto dos calimeros. Esverdeados cujos, ainda vão ter que jogar no Dragão. 

E que tem isso que ver com o R&C?

- Ui, tanto. Tudo.


...

Na Venezuela, o Maduro diz coisas que só Maduro diria. Ou Trump, pronto. Como já não temos mais ninguém disponível, tem mesmo que ser o senhor Monteiro da Silva a comentar esta espécie de noticia. Diga lá, mas despache-se. Que tenho ali gente ao balcão para atender.

- Mas eu é de música que sou adepto, Silva.

Desenrasque-se.

- Pois, olhe, parece-me uma declaração bastante democrática. Para além disso, o homem deve ter um porradão de filhos. Onde é que ele ia morar? 

10 comentários:

  1. Tss tss... muitos reparos a fazer à programação, devem andar a encher a TTV (fica bem) de familiares dos administradores...

    "Já de orelhas esquisitas, não gosto tanto" - fica-lhe muitamal desconsiderar assim o Héctor Miguel.

    "(...) von Silva. Sou de ascendência belga" - toda a gente sabe que os belgas são "van". Van Basten, Vanenburg, Vendereyken, Vendenbergh, Paul Van Himst, Van der Elst, enfim, é a vantade do freguês. Já "von" é tipicamente português, onde como é bem sabido, se gama à von tadinha...

    Agora se quisesse brincar, diria que nem com cincazero ao Arouca se conseguia tapar a buraqueira negra do R&C e muito menos as ondas gravitacionais (daquela malta que gravita à volta do graveto).

    Aquele abraço :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim, o meu amigo acaba a provedor do telespectador!
      Está enganado, van são os alemães: levam sempre grande van tagem. Quem não grama do Hector é o Tavares, não sou eu! Mesmo concordando com as gravitacionais, olhe que o tipo de onda que se cria entre os adeptos, como o Pancrácio, era uma mera espuminha com cincazero ao Arouca. Vá por mim...
      Esse abraço :)
      PS. TTV é muito bom. Parece uma coisa que se faz com bicicletas ou motas ou assim. Vou roubar!

      Eliminar
  2. O meu pai já teve uma "van"...
    Era uma Volkswagen pão de forma que fez de uma simples familia aquilo que muito "hippies" gostariam de ter feito: uma viagem de 3.000 km e durante uns 3 mesitos fazer de habitação (uma espécie de condominio fechado).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que deve ter sido uma aventura. Ficaram conhecidos como a família fiambre: todos dentro do pão de forma :)

      Eliminar
  3. Amigo Silva

    Em primeiro lugar, e no seu caso, nunca é demais, quero agradecer-lhe pelos deliciosos momentos de leitura que nos proporciona, independentemente de concordar ou discordar (na maioria das vezes é a primeira) da sua visão/opinião sobre o nosso grande amor, céu azul rasgado por nuvens brancas.
    Para que melhor se compreenda o meu ponto de vista, acho que o despedimento de JL foi um erro, um a acrescentar a muitos cometidos nos últimos tempos.
    Como sempre vi defendido em muitas ocasiões anteriores, que as contas ou o balanço só se fazem no final, não vi ser dada essa oportunidade ao nosso ex treinador.
    Concordo que a situação estava à beira do insustentável, mas sempre me lembro o meu/nosso amor aguentar as dificuldades, tormentas, até à exaustão, ou seja, quando já não era possível ganhar. Percebendo que havia um desfasamento brutal entre equipa e adeptos, mesmo assim achei mal.
    Adiante.
    Entrou JP, que não é o melhor do mundo, mas é o melhor que temos, e como os nossos são bons, (não são?) estou com ele, que acho que tem pelo menos uma virtude, é “verdadeiro” não tem, como está na moda dizer “agenda”, é terra-a-terra, saloio no bom sentido, e é com ele que quero ganhar.
    A partir daqui, tenho que ressalvar que já vivi muitas alegrias ao som desta orquestra, mas há determinadas alturas em que temos que reconhecer, que o som está desafinado, que o que ouvimos não é bom, pese a experiência do maestro. Sou dos que acredita sempre, amanhã ganhamos em Braga, com golos de Herrera e Suk, mas que temos que redefinir estratégias e direcção, disso não tenho dúvidas.
    Vou tentar sobre isso, dar uma opinião concreta e precisa, logo que possa.
    Por agora renovo cumprimentos, peço uma São Domingos, e despeço-me, levantando a mão com as cinco falanges esticadas, que será o resultado de amanhã nos bispos.
    Ou xeque ou mate.
    https://www.youtube.com/watch?v=ZqOFZ1jHX0Q&index=26&list=PLkNpUIZAvv2CBC-hLwQ950yOkxHA53_1x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha quem é ele. Bom vê-lo de volta.
      Mais que o desfasamento entre equipa e adeptos, eu assisti ao desfasamento entre equipa e treinador. Fim de linha. O que não significa que tenha sido o melhor que nos podia acontecer. Longe disso.
      Aguardo com curiosa expetativa a sua opinião sobre a direção. Em breve darei a minha também.
      Amanhã...xeque! Cinco vezes. Agora vou desfrutar da gorja.

      Eliminar
  4. O badocha também acaba de ser "afiambrado".
    Ainda von dizer que a culpa é da SAD e do Pinto da Costa.
    (Onde é que nós ouvíamos isto e em que latitudes?).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em todas as latitudes, a propósito de qualquer longitude.
      Afiambrado o badocha, faço contas e descubro onde estaríamos ganhando em casa ao Arouca. Poijé...

      Eliminar
  5. Quem vive do nosso clube está melhor do que nunca!
    Quem vive o nosso clube... colhe cada vez mais tristezas!
    Ao menos na tasca encontra-se boa disposição!
    Obrigado Silva!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa disposição sempre, a menos que comece a pagar IVA :)
      Mas olhe que quem vive DO, tem que ter cuidado. porque quanto mais tristezas nos tivermos, menos fácil será para ele$$...
      Abraço.

      Eliminar