segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Da bola e da bancada



Então diz que acabou a primeira volta. Conclui-se pois que a festa do título 2016/17 começa no Dragão, contra o Paços de Ferreira, e só acaba em Moreira de Cónegos. É bem catita, que eu gosto de rojões, sarrabulho e verde tinto. Daquele que se bebe da malga e faz estalar a língua no céu da boca.

A propósito disso, ontem ganhámos ao Moreirense. Tipo ensaio para a festaronga de maio. Houve três coisas que me ficaram do jogo e outra da bancada. 

...

Da bola:

1) O NES acertou em cheio na conferência de imprensa: Não foi muito diferente do jogo anterior. A bem dizer, é capaz de ter sido até piorzinho, embora mais sossegado. Verdade, verdadinha, não foi muito diferente da esmagadora maioria dos nossos jogos. Oportunidades para nós, quase nada para os outros. Desta vez, metemos golos e o árbitro não inventou por aí além. Duas diferenças que fazem toda a diferença.

Ou seja, nem brilhantes ontem, nem miseráveis há uma semana. Com um pouco mais de tino e menor inclinação dos campos, estaríamos bastante melhor do que a quatro pontos do primeiro lugar. Provavelmente, estaríamos a uns quantos pontos do segundo. Logo abaixo de nosotros.

2) O Brahimi está na CAN. Esse, não é o problema. Arma-se a equipa de maneira diferente e a coisa chega para os Tondelas da vida. O verdadeiro problema é substituir Oliver Torres por André. Não vai dar, pessoal. Há futebol enquanto o Tsubasa está. Deixa de haver quando ele vai descansar para o banco. Sobretudo se o treinador se esquecer que tem o Teixeira à mão.

Sendo que não percebo porque se há-de descansar malta que só tem que jogar uma vez por semana. Isso dos minutos aos menos utilizados é para a Taça da Liga. Ah, mas disso já não há. Pois azar! Eu cá pago bilhete por inteiro. Se é para acabarem os jogos aos 65 minutos, então comecem a vender entradas a metro. Olhárquibancada até aos sessenta; olhálateral só prá primeira parte; e assim por diante. 

3) Porque carga de água se está a dar cabo do promissor Rui Pedro, obrigando-o a fazer o papel de barata tonta? Deixem o rapaz jogar na B. É melhor para ele e, por conseguinte, para nós. A que se deve a pressa? A um golo aos 95 minutos - que o Depoitre não marcaria, reconheço - apenas? Epá, isso já está, pronto, maravilha. Aquele quarto de hora de ontem era do Belga. E os 90 minutos de anteontem, contra o Aves, eram do Rui Pedro. Estou farto de vos dizer que as cadelas apressadas parem cachorros cegos.

Como resumo desta primeira metade do campeonato, podemos dizer, sem medo nenhum, que em condições normais estaríamos à frente. Em condições basto anormais, estamos a quatro pontos. Juntem-se as Taças que foram embolsadas pelo Apito Lampião e estaríamos a roçar o brilhantismo. Sem sermos brilhantes, muito menos consistentemente.

Até ver, as grandes vitórias de NES são a solidez defensiva e o espírito de grupo. Se a primeira não se estranha, porque é normal que o FCP sofra poucos golos em Portugal; a segunda, a manter-se, é uma lufada de ar fresco. Por si só, não faz grande merda. Mas a juntar a uma maior eficácia, dá um jeitaço. Se for a um melhor futebol então, ui, ninguém nojagarra!

...

Da bancada:

O senhor chegou aos 5 ou 6 minutos de jogo ao setor quase vazio. Puxou a primeira cadeira da fila 15 para baixo e sentou o rabo. Agora, acho que sei o que remoía entredentes: Pracaso, chegar à hora, tábem tá. Eu chego quando quiser, esses filhasdaputa não mandam em mim. Cabrões do caralho, marcam os jogos para a hora que querem, mas eu cá chego à hora que mapetece, filhos duma grandaputa.

Ajeitou o gorro de lã azul e branco e, pela primeira vez, olhou para o relvado. Gritou: Corre práfrente, seu filhadaputa. É muito difícil, chulo do caralho, filhadaputa? Correi, filhos duma grandaputa! Olha-me praísto, olha-me praísto, foda-se, andam a gozar comigo, estes... Yep, vocês perceberam.

Para não repetir mais cinquenta parágrafos de "filhasdaputa", deixem-me só acrescentar que este nosso adepto (?) não festejou nenhum dos golos. Aliás, acho que ficou até muito zangado com o primeiro, do filhadaputa do Espanhol anão, cabrão de merda, filho de uma grandaputa, chulo. E foi-se embora com o mesmo ar muito zangado com que entrou. Cinco minutos antes do fim.

Eu sei que o senhor pagou bilhete, como eu. Admito até que aqueles 80 e picos minutos sejam a sua catarse. O momento em que deixa de ser apenas um homem a caminhar para o fim da vida, amargo da pancada que levou, azedo da mulher fria que o espera - coitada!, em sofrimento da ingratidão de filhos ausentes, por quem tudo fez e tanto trabalhou.

Ou então é mesmo só má pessoa e é mesmo aquilo que entregou sempre aos seus. À sua família, aos amigos que não teve, ao Clube do seu coração. Seja, não devo - não posso! - julgá-lo. Pelo contrário, peço-lhe desde já desculpa, porque não tenho nada com a sua vida e nem com a forma como vê a bola ou torce (?) pelo nosso FCP. Não me devia incomodar e não devia estar para aqui a tecer considerações a seu respeito. Ainda por cima, pouco abonatórias.

Mas deixe-me que lhe diga, caro senhor que não conheço e não conhecerei, que eu também pago o meu bilhete. E por isso, sinto-me roubado. Por si. Uma parte significativa do prazer que quis pagar com o meu dinheiro, foi triturado pela sua presença. Nem tanto pelo que vociferou - eu até poderia ter achado piada, acredite - mas sim pelo ar com que o gritou. Pela sua expressão profundamente irritada com tudo e todos, pelo facto de me parecer que o melhor que lhe poderia ter acontecido era o FCP ter perdido por cincazero.

Creia, o meu pensamento foi para os filhos que não sei se tem. Espero que todo esse fel ao que se ama lhe tenha sido canalizado para o azul e branco. De coração nas mãos.

E não, eu não resolveria nada trocando de lugar. Porque ainda hoje, um dia passado, me sinto agoniado. Não pelo que disse, mas pelo facto de o seu gorro ser azul e branco e de este ser o seu Clube. E por ser dessa forma que o senhor puxa por ele. A partir do momento em que tomei consciência disso, deixou de fazer diferença se o ouvia do meu lugar ou não.

Oh well, no fim, o que lhe quero mesmo dizer, senhor do gorro azul e branco, é que eu não tenho nada com isso e que acho muito bem que vá a todos os jogos e os veja da mesma exata maneira. It's all about me, not you.

...

Soundtrack to disappointment: The other way around?

14 comentários:

  1. Tens toda a razão, uma vez mais. Acho. Espero.

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do Oliver tenho, de certeza! O resto, caramba, o resto não depende SÓ de nós. Os da bola e os da bancada.
      Abração.

      Eliminar
  2. Rui Pedro, SIM, estamos de acordo. Agora é só aplicar o raciocínio ao AS...

    Solidez defensiva? Será? Ou alguma felicidade em muitas bolas que não entraram, qual spitting image das que não conseguimos nós marcar nas deles?

    Espírito de grupo, SIM, mas apesar de NES. Digo eu, que até aprecio priores e mais malta das bases do clero.

    Se me disseres que o senhor aplaudiu o Herrera, eu arrisco um palpite :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, ora, já se sabe que o Silva é todo um outro nível.
      Honestamente, se há coisa que acho que não temos tido, é sorte. Um bom redes, sim.
      Se o rebanho permanece unido, algum mérito terá o clérigo. Nem que seja não estragar.
      O senhor não aplaudiu ninguém. Nada. Nicles. Bola. Nem o golo do Marcano...

      Eliminar
    2. Lápis, hahahaha! Boa! Passou-me ao lado o embodiment viral! Será!?

      Abraços

      Eliminar
    3. Nem lá perto, Jorge. Há qualidades que se notam até na maneira de insultar alarvemente. O senhor do gorro não tinha nenhuma. Só fel mesmo.

      Eliminar
  3. Oh Lápis, a sério? Mas há dúvidas da nossa solidez defensiva?
    Há alguma equipa no nosso campeonato que conceda menos chances de golo aos adversários que nós? Qual?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, ele ainda estava a ressacar uma ou outra semi-maiconada do Filipe, limpa pelo Marcano. Ele há ironias que sim senhor... :))
      Abraço

      Eliminar
  4. Silva, apesar do tema ser triste, não contive a vontade de soltar umas gargalhadas! A forma como escreves..............
    Devem ser cocegas "filhadaputa".

    O homem do gorro deve ser um Ignatius Reilly :)
    Sim, já entrou na "queue" ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh yeah! É uma conspiração de estúpidos, portanto! :)
      Mas estás a insultar o Ignatius. porque no fundo, o Ignatius mantinha alguma pureza na sua estupidez galopante. E daí, talvez não. Mas tinha alguma graça. Este amigo não tinha graça nenhuma.
      Sabes, acho que o que me incomoda mesmo, é que tenho pena dele. Raisparta.
      Abraço.

      Eliminar
  5. «Melhor plantel? Não. Tenho é uma equipa trabalhada por mim. E se está trabalhada por mim, tem de ser a melhor. A diferença está no treinador»

    Depois disto bem sabemos o que aconteceu!
    E ontem foi mais um largo prego!

    Não sou fã do NES, mas entre insosso ou arrogante de merda, venha o insosso!

    Apontem-lhe os defeitos que quiserem, mas por favor, não lhe tirem o mérito da garra com que a equipa se entrega na maioria dos jogos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre que o Jergo corre o risco de ficar livre, sinto um arrepio na espinha. Brrrr....

      Eliminar
  6. Da bola:
    Também já disse e repito; amandem o Rui Pedro prá B, pra ele levar forte e feio nas canelas por uma carrada de defesas centraias com bafo a bode, que marque uns golitos, enfim, que cresça e saia de lá um homem feito. Quer dizer, um jogador feito!

    Da bancada:
    É curioso que no sitio onde alapo a peida, duas filas atrás, também há um gajo que não se cala. Ele é a fazer de treinador, ele é a berrar com os jogadores, ele é a cismar com o árbitro, ele é... enfim, chato como o caralho! O Miguel Lima que o diga pois já provou da dose!
    São portistas do yan, enquanto nós somos do yin. Ou são pessimistas por natureza, malcriados por afeição e resmungões por experiência... e chatos que além de habitarem em tomatais duvidosos, incomodam toda a gente com os seus 5 minutos iniciais e finais.
    Eu cá jamais levanto a peidola para deixar passar gajos desses. Desvio as gâmbias e eles que se amanhem na passagem!
    Para mim o jogo do FC PORTO começa 2 horas antes e acaba meia hora depois (não estou pra ir feito sardinha em lata no eléctrico, perdão, metro!).
    Prontos. Já disse o que tinha a dizer. Espero ter sido curto e jacinto, sucinto... pois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Felisberto, mas este não era desses. Não embirrou com o árbitro, não fez de treinador, nada! Apenas insultou os nossos e - pareceu-me! - lhes desejou bastante mal. Foi isso que me marcou.
      E está na hora de o amigo Costa comparecer. Olha que se anda a notar a falta...

      Eliminar