segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ecos de Tondela


Estou cheio de vontade de publicar um texto intitulado "Na montanha russa com o adepto". Para que se perceba que o malfadado carrossel não tem uma via única, de lá para cá. Pelo contrário, é um aparelho de diversão com múltiplos sentidos. Como se fosse um papa-reformas, conduzido por um geronte com glaucoma e cincapontozero de taxa de alcoolemia. 

Mas hoje não. Preciso de dizer duas ou três coisinhas a sério - ou quase, vá - antes que me dê uma embolia na veia saliente da testa.

Ou seja, isto não vai ter interesse nenhum. Mais vale rodopiarem já para os sítios onde a malta sabe da poda e faz quadros e desfia a História e "É Porto" e conhece os jogadores todos, incluindo aquele moço muito jeitoso que é extremo da seleção do Nepal. O Dalai, acho eu.


...

NES não seria a minha escolha para treinador do FCP. Já leram e ouviram isto em todo o lado. Aparentemente, NES não seria a escolha de ninguém. Com duas honrosas excepções: O Presidente do FCP e um moço que me deve um jantar. Lá por isso, não fiz de repetir isto o meu passatempo favorito. 

Pedir que se substitua o treinador à quinta jornada não é uma precipitação, é um acabado disparate. Para além de ser um crime lesa-FCP, a coberto de uma intenção que, acredito, pode parecer a melhor. De igual modo, bradar que o Presidente está morto e já vai tarde e que a solução é correr com ele em setembro - e não em abril, com eleições! - não se pode considerar exatamente um belo serviço na defesa do Clube. Está já ao nível da estupidez crónica, digamos.  

Não porque qualquer daquelas atitudes seja interdita ou, no limite, reprovável. Por quem sois - eu cá sou pelos Dragões, incluindo os da Daenerys - podeis desancar tudo e todos com afinco. O que não cola é que isso seja produtivo, do ponto de vista desportivo; ou honesto, do ponto de vista diretivo. O primeiro deriva da escolha do segundo que ocorre por eleição direta. Quer dizer que fostes vós, mais eu, que escolhestes NES. De alguma forma.


...

Por outro lado, ser apologético é igualmente contraproducente. O Copenhaga é uma bela equipa, composta por muito razoáveis jogadores, de tal forma que é campeão da Dinamarca? Não! São fraquinhos. O Tondela é uma equipa aguerrida, cheia de vontade, que dificulta muito a vida aos seus adversários mais poderosos? Não! São ainda mais fracos que o Copenhaga.

( Uma pequeníssima derivação, para assinalar a assinalável mudança de filosofia do Tondela de Petit: Do futebol positivo de olhos nos olhos, às linhas baixas e à canela até ao pescoço, vão quatro meros passinhos. Da primeira à quinta jornada. ) 

O que dizer então dos dois últimos jogos do FCP? Que não jogámos um peido! Aliás, uma bufa que fosse. O que é péssimo. Até porque vínhamos mostrando sinais, e não mais do que isso, bem interessantes. 

Posto isto, somos o pior FCP dos últimos oitocentos anos? Não! Longe disso. Desapareceu todo o potencial que, em coro, se andava já a apregoar? Não! Está lá, claramente. Estamos a aprender com os erros? Não sei! Tem a palavra o senhor Espirito Santo.


...

Só há dois motivos plausíveis para ainda estarem a ler isto:

a) Têm o blogue aberto por baixo de um site com estupendas mamas e chegou o vosso chefe. Lá tiveram que fechar a outra janela à pressa e fingir que estavam a perder tempo de trabalho a ler blogues. Está explicado o atraso do relatório e não há motivo claro para processo disciplinar. Menos mal, ainda dão duas de treta sobre a jornada.

b) Têm alguma curiosidade - mórbida? - em saber o que tem a dizer um Tasqueiro acerca do futebol.

Ainda que perceba melhor a primeira, não vou decepcionar os da segunda. Olá pai, tá tudo bem, obrigado. E aí por casa? Ainda bem. Sim, claro que dou. Beijinhos para as pessoas por aí também. Temos que combinar um dia destes ... isso, isso...


...

Percebo que o FCP possa jogar em 4-4-2 muitas vezes durante a época, nomeadamente em Portugal. No entanto, creio que não deve ser o 4-4-2 jesuíta ou vitoriano, com um avançado fixo e outro móvel. Para ser isso, vamos precisar de um ou dois anos para afinar o sistema. Sendo alternativo, não merece o investimento.

A matriz do FCP é em 4-3-3. E não há nenhum motivo para a deitar fora. Villas Boas ganhou tudo partindo deste sistema; Mourinho conquistou o Mundo com esta raiz. Sim, eu sei que o Porto do Zé jogou muitas vezes com 4 médios. Aliás, ganhou duas finais Europeias assim. Mas a maior percentagem de jogos, jogou-os em 4-3-3. E o seu 4-4-2 nunca se fez de um carro de assalto plantado na área e outro tipo a gravitar à volta dele. A identidade é a posse, a circulação, o domínio, a mobilidade.

O FCP 2016/17 pode formar uma grande equipa. Já sei que isso era a seguir ao Guimarães e ao Roma; e antes do Tondela e do Copenhaga. Percebem como é estúpido mudar assim em quinze dias?

O que NES tem que perceber, tão rapidamente quanto possível, é que para aplicar o seu futebol de esticões a esta matriz, não precisa de a descaracterizar. Claro que podemos contra-atacar e sair em ataque rápido e vertical. Mas isso vai acontecer-nos poucas vezes, em comparação com a quantidade de tempo que teremos que mandar no jogo e procurar espaço entre 22 pernas adversárias.

Como eu vejo, é essencial ao FCP não prescindir do talento. Aliás, é a chave. NES pode optar por Danilo, por uma questão de caparro e até de ajuda à defesa nas bolas aéreas. Desde que saiba que tem em Ruben uma melhor alternativa para os momentos em que, pura e simplesmente, não haverá o que defender. Mas o mais importante, está à frente destes.

Em 4-3-3, o FCP tem que jogar com Oliver e Otávio no meio. É demasiada arte? Demasiado risco? Não creio. Desde logo porque são dois jogadores com melhor reação à perda da bola que André André e Herrera, por exemplo. Depois porque, bem trabalhados, não serão piores recuperadores que Deco. Os espaços que poderão abrir nos Tondelas da vida, e não são poucos, viram-se nos últimos 10 minutos do jogo de ontem. E apenas com Oliver em campo. 

Neste sistema, as soluções para as alas são múltiplas. Com Brahimi e Corona podemos ter um carrossel deslumbrante, com trocas posicionais entre os médios e os extremos. Claro que pode ser um carrossel que nos deixe tontos e acabemos espetados contra um poste. Cabe ao treinador fazê-lo funcionar. O que não se pode é dizer que não existe matéria prima: Ainda sobram Jota, para verticalizar a ala; e Varela, para...fazer lá o que Varela faz e, de vez em quando, sacar um golo ou uma assistência.

Em determinados jogos e em muitos momentos da época, vai ser necessário acrescentar algum músculo ao meio-campo. Ou se opta por substituir um dos criativos, ou se acrescenta um médio. O ideal seria um Herrera em dia bom, mas é um bicho cada vez mais raro. Estará extinto? André André traz caráter, lucidez e boa posse, a maior parte das vezes. Mas fica a léguas dos dois minions, pelo que só será válido se deixar de se limitar a correr ao lado do adversário que tem a bola. E começar a tirar-lha...

Já se quisermos partir para o tal 4-4-2 de ataque, estaremos melhor servidos com um duplo A: André e Adrián. Porque se encaixam melhor na matriz Portista. Tratam melhor a bola, são moveis, têm talento. Fomos mais perigosos em Tondela no quarto de hora em que jogaram estes dois, do que no resto do tempo, com Depoitre. 

O Belga será útil, não tenho dúvidas, e tem as suas qualidades. Mas não para começar o jogo. Sobretudo quando já se percebeu que funciona como uma tentação irresistível ao jogo direto, vulgo bola para o pinheiro. Que nos fica mal, fazemos pior e resulta uma bela merda!

O último grande ponta de lança estático que vi foi Mário Jardel. Depoitre não é Jardel. E o futebol também não é o mesmo. É por isso que defendo que o Laurent poderá ser uma boa segunda escolha, mas não a primeira opção. Aliás, não foi para isso que foi contratado.

Pelo contrário, palmas para quem se lembrou de resgatar Adrián Lopez. E a pergunta que me ficou desde agosto: Se vamos usar dois avançados, porque é que o Kinder não cabeu?

- Não é cabeu, anormal! É coube.

- Uma bela coube me saíste tu, seu ganda molho de brócolos!


...

Uma nota final para André Silva e Iker Casillas, aos quais devemos o empate de ontem.

André falhou clamorosamente no lance em que não assistiu Adrián. A única forma de minimizar esse erro, seria ter feito golo. O erro permaneceria, mas o seu efeito seria inócuo. Alegar que André é jovem, que tem que crescer, que não é o que pintam e o peso da responsabilidade e a boca do corpo da tia ao lombo, não pega.

André Silva é o jogador de maior potencial a jogar em Portugal. E é já um dos melhores, senão o melhor, avançados do Campeonato. Quero lá saber se tem 20 anos ou a idade do Renato Sanches. É bom, joga, ponto final. E quando falha, aponta-se, como a todos os outros. 

Portanto, não compro a tese segundo a qual estamos mal servidos no ataque, porque o miúdo não chega e não se aguenta e o caraças. Ter um ponta de lança melhor do que André Silva, em havendo, está ao alcance apenas dos tubarões. Guardá-lo para quando estiver maduro é das coisas mais bestas que poderíamos fazer. E não estamos a fazê-lo. Até ver.

Iker salvou um ponto em Tondela. O que não é mais do que aquilo para que lá está. Se era para sair mal a cruzamentos e deixar entrar cada remate à baliza, deixava-se lá ficar o Wozniak até hoje. 

Isto dito, não é menos verdade que Casillas tem sido apontado como um dos pontos fracos da equipa. Mormente pelos seus próprios adeptos, sempre prontos a queimar um dos seus e a esquecer qualquer ponto mais positivo. Como não tenho essa má opinião de Iker Casillas, muito pelo contrário, vou tentar manter uma contabilidade de pontos para o mais titulado guarda-redes do Mundo.


Não se podendo dizer - certo? - que tenha sido culpado pela derrota no Campo Grande, para já a conta é: 
+ 1 ponto   

...

De óculos escuros, apesar de ser de noite, e de corta vento apertado até às beiças, no meio da multidão dos Arcos:

- Ora, caro senhor Simão de Betsaida, apesar do ajuntamento, isto até é divertido. Diga-me, quem será aquele moço alto, com ar de ter menos jeito para jogar a bola que os restantes?

- Deixe-me ver, caro Senhor...errr...errr... - O outro socorre-o:

- Trate-me por Silva, pela ironia. - E ri-se com gosto.

- Seja. Diz aqui que se chama Roderick, Senhor. - Leva uma cotovelada. - Silva! Senhor Silva, pois claro.

- Broderick? Aquele catraio que embirra com répteis gigantes? Pfff, marrãozito, não podia jogar nada.

- Não, Senhor. Silva, digo. Não é esse Rod... - Interrompe-o enquanto se levanta na bancada:

- Olha, olha, lá vai ele. Vai-se a ver, desceu-lhe o Mateus! Vai Brodecoiso, vai. - De braços no ar. - Gooooolooooo. - Rebenta numa gargalhada.

- Humm, oh Silva, isto não terá metido alguma batota Celestial pelo meio, não? - A cofiar as barbas.

- Silva é o teu padrinho torto. - Dá-lhe um calduço. - Olha lá o respeitinho. É bonito e eu gosto. Tájóbir oh labrego? - Aos gritos para o terreno de jogo. - Aprende que o único Jesus que pode tudo é o meu ma'novo! Incha!

As pessoas divertem-se na bancada com os dois tolinhos. Oh well...

...

Soundtrack to sanctity: What if ?

24 comentários:

  1. Não jogou a Cucaracha e o Danilo. No seu lugar jogaram 2 caranguejos paraplégicos :) (modo provocação dos tolinhos da bancada)
    O moço que lhe pague 2 jantares, mas que venha um treinador razoável.
    Cucaracha. Enerva por vezes, sem dúvida, mas é um Messi se compararmos com a concorrência.
    André Silva, não poderia estar mais de acordo. Ou é ou não é, ele é que tem de decidir. A data de nascimento é so para entrar no Sá da Bandeira.
    Venha o Boavista e cincoazero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opáááá, agora estou a pensar como é que anda um caranguejo paraplégico! :)
      5 jornadas! Não é possível avaliar o treinador. Sair a la Del Neri, ainda vá. E mesmo assim, olhe o belo resultado que deu. Caaaalma.
      O André está mais que decidido. Vai ser excelente.
      Cinco à malta da Rotunda, para começar...

      Eliminar
  2. Ah... estava eu a magicar que finalmente alguém de bom senso tinha hackeado esta tasca, tal a qualidade da prosa futebolísta, até que... André Silva e basta. Pronto, afinal é mesmo o Silva.

    Não chega, Silva, não chega. O André é para jogar e ser titular, sim senhor, mas precisa de uma alternativa VÁLIDA para quando estiver a) lesionado b) castigado c) a precisar de banco, como ontem. Não chega, mesmo...

    A dos Arcos é sublime, mais um obrigado: o que não percebe de bola, compensa com o Senhor. Agardecidos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Adrián é uma bela alternatova, se for para jogar com dois avançados. Se for só um, até janeiro avança o Laurent. Já fui Campeão com o Janko, não há Depoitre que me meta medo :)
      Ele está entre nós! Otchochientas otcho viezes otchário, chiça.

      Eliminar
  3. Caranguejos paraplégicos e ainda por cima anões, pois, só mexiam os olhinhos.
    Avaliar, podemos avaliar pelo que vamos vendo, mas de nada adianta. Ou já era, ou até Junho.
    O André vai lá porque tem tudo, mas tem de fazer por isso.
    Cinco aos gajos do xadrez e que joguem desde o minuto zero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, deixe lá que o Deco e o Alenitchev, até o Maniche, eram cá uns latagões...
      Até junho, é isso mesmo! A menos que algum colosso pague uma pipa de massa para levar o rapaz em antes...

      Eliminar
    2. Pois, falou em 3 jogadores de futebol.

      Eliminar
    3. Você ainda vai descobrir que o Oliver é um grande jogador. É que o Adrián também não é nada mau ;)

      Eliminar
    4. Para o F. C. do Porto, nada mau, é curto, muito curto.
      Fintar numa caixa de sapatos, ele é capaz, gostava de ver isso no campo todo.

      Eliminar
    5. Nana, era "nada mau" para nós. Ao nosso nível, naturalmente.

      Eliminar
  4. Citando Manuel António Pina "Ainda Não É o Fim Nem o Princípio do Mundo Calma É Apenas Um Pouco Tarde" e nós ainda vamos a tempo, acrescento eu.

    Xeque-mate ao xadrez, pois então.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sábias palavras de um grande Portista.
      Cinco mates ao xadrez. Até ficarem com a cabeça às rotundas.
      Bem-vindo Paulo.

      Eliminar
  5. Eu cá peço desculpa, mas há uma coisa que não me entra na mona!
    Como é que dois sistemas tácticos, o 4-3-3 e o 4-4-2, mais os losangos pervertidos, o duplo pivôt, a pressão alta, foram concebidos para um jogo onde á partida alinham... 11 jogadores?

    E ainda dizem mal do Casillas!!
    E ainda se riem dos frangos dos guarda-redes!!
    Sim porque até nisso nem se diz que é jogar mal, falhanço, erro técnico ou erro táctico! É logo frango. De aviário ainda por cima, não daqueles capões de Freamunde, carago!!!
    Eu cá juro e rejuro e perjuro que se fosse apanha bolas oficial entre aqueles 3 postes metálicos - os guarda-redes serão metaleiros? - faria greve. Ou então metia-me a militante do bloco e falava com a Catarina, carago! Discriminação mais injusta nunca vi em toda a minha vida, nem mesmo quando um belo dia na Bélgica vi afixado num café o seguinte letreiro: proibida a entrada a pretos e portugueses (é literalmente verdade)!!!

    É por isso que os guardiões tem todos nomes esquisitos: Marafona, Micha (dizem-me que é Mika), Baía, Mlynarczik, Zé gato, Delgado, Galrinho Bento, Barrigana, Elderson, Bufão, Quer é guita, Chila verte, Edwin Vende Sarro, e até um hilariante Hilário já tivemos na baliza!!!
    Agora tou mesmo a ver, porque é que quando somos putos, os mais fracos é que vão para a baliza...

    http://c8.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/m5e04818a/6774773_8wSJy.jpeg



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nananananana, não eram só os mais fraquinhos que iam à baliza. Também iam os muito bons nisso do apanha bolismo entrujpostes. Aqueles com vocação para o voo picado e respetiva queda no asfalto. Os tolinhos, vá...

      Eliminar
    2. vulgo, os Silvas :)

      genial, como sempre!
      Sexta-feira é para ser #cincazeroSilva, não há cá meeeee nem meio meeeee :)

      abr@ço forte
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    3. Na, os Silvas são o terror dos guarda-redes. Menos dos do Tondela ;)
      Abraço.

      Eliminar
  6. Censura!
    Ia jurar que fiz um comentário ontem ou anteontem , mas não aparece!:)

    Temos um 11 forte, diria mesmo fortíssimo, com 4/5 bons no banco. Não tenho dúvidas nenhumas!
    Mas como é evidente para todos, estamos curtos na linha de ataque.
    Qualquer lesão ou abaixamento de forma, deixa-nos em sarilhos!

    Mais uma vez não se compreende esta atitude, do deixar para o fim o que se pode e deve fazer atempadamente.

    «Não sei tenho o melhor plantel, mas tenho uma equipa trabalhada por mim. E estando trabalhada por mim só pode ser a melhor. A diferença está no treinador», by "Dr. do povo".

    Como é possível haver quem queira isto à frente do FCP!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carrela, enganaste-te nas janelas pá. Recebemos foi uma "nude" com a frase: "isto é tudo para ti, baby". Fiquei um bocado preocupado - e também regurgitei um pedacinho - mas agora está tudo explicado. :D
      A sério, nenhum comentário para aprovar. Senão já cá estava, pois claro.
      O Lápis diz o mesmo uns comentários acima. Eu até acho que o Kinder havia de ter ficado. E também acho que se estão a esquecer do Areias ;)
      De resto, não comento os filhos dojôtros :)
      Abraço.

      Eliminar
    2. Eu tb fiquei surpreso com a saída do "Kinder".
      Se o Varela fosse o do tempo de VP, era tudo mt diferente... para melhor.

      Eliminar
    3. Note-se a inexistência de desmentido quanto ao "nudegate". É para verem o que sofre um gajo que tem um blogue... :)
      O Varela é...o Varela. Para o mal e também para o bem. Mas poucas vezes ;)
      Abraço.

      Eliminar
    4. Não escapa nada ao Silva!
      Antes fosse, antes fosse ;)
      Trabalho, muito trabalho!!!

      Eliminar
    5. :)
      É do que precisamos, trabalho, muito trabalho. Vocês sabem do que estou a falar... :)

      Eliminar
  7. Silva, quem é esse tal de Dalai, tens a certeza que é craque? É que se tens, podemos sempre ir à página de facebook do NES e indicar-lhe o rapaz.

    Mais a sério, 4x3x3 ou 4x4x2, tanto faz, quando as equipas funcionam, como era esse Porto de Mourinho, os jogadores sabem o que fazer, rapidamente passam de um para outro, sem qualquer problema. O que se passa é que este Porto ainda está muito azulinho - não estavas à espera que dissesse verdinho, pois não? -, não pode andar a saltar de um para o outro. André Silva já é o melhor avançado do campeonato? Discordo, mas reconheço-lhe valor, potencial para crescer muito - será que NES fará dele o tal avançado, como Jesualdo fez de Lisandro, Falcao ou Hulk? -, agora se ele joga tem de fazer bem o seu trabalho, não podemos pagar um preço alto, porque o André tem de jogar, jogar, jogar até crescer. As ambições e exigências do FCP não se compadecem com isso.

    Abraço

    Ah, a pinga no tasco continua a ser de qualidade superior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Vila Pouca,
      Já se sabe que a freguesia é que faz a casa. Tê-lo por cá é sempre um prazer.
      O Dalai acho que já foi para o Bruxelas. Os chineses não estão nada contentes. Primeiro deixámos ir o Sisto para Vigo, agora isto... :)
      Mais a serio, não estou a comparar, nem podia, o grau de desenvolvimento deste FCP para aquele. Só deteto algumas possibilidades semelhantes. Não sei se o maestro tem unhas para afinar ao mesmo nível a orquestra. Mas existem executantes.
      A troca entre sistemas não é complicada, se não se romper com a matriz. Ter uma dupla de avançados André + Adrián, porque já não há Kinder, não implica nenhuma mudança radical no processo. Agora, de acordo, um dos modelos tem que ser o de base e o primeiro a ser solidificado. Não sei se já se sabe qual será. Eu cá ainda não percebi. Olhe, os jogadores tbem parece que não.
      André. Eu sei que o VP e boa parte das pessoas cuja opinião considero, acham que André é curto. E concordo que o FCP tem um nível de exigência que não se compadece com "estágios". Dai achar a balela da aposta desenfreada nos B e outras estórias, um belo disparate. Mas, no caso do André, não estou a defender que devemos proporcionar esse tempo. Acho que ele é uma excelente opção agora, que será ainda melhor e não vejo quem o poderia substituir. Jonas? Mitra? Dost? Jackson? Talvez o ultimo, sim. Repare, com um pingo de sorte e outro de cabeça, André teria salvo 2 pontos em Tondela. Depois de toda a porrada que levou e de 80 minutos a navegar à deriva. Com a equipa.
      Para cumprir a minha expetativa, faltaram esses 10%. Que, sendo os mais decisivos, certamente não faltarão sempre.
      Um grande abraço.

      Eliminar