quinta-feira, 1 de setembro de 2016

I follow - Fora de mão no Mercado



Há sempre um ou outro momento em que um gajo se sente a Brasileira em contra-mão na ponte, parada por um agente da autoridade, de bigode farfalhudo e nódoa na camisa, por altura da pança proeminente:

- Majondékamenina pensa que vai?

- É, sêu guarrda, acho qui eu não vou maijnão. Tá tôdumundo vóutando...

Mas se pensarmos bem, é muito provável que o gajo que inventou a colher se tenha sentido assim igualmente:

- Oublá, consegues perceber como isso é estúpido, certo? Por que recarga de água alguém havia de utilizar essa coisa para meter à boca um liquido? Pode-se beber, oh anormal! Sólido, talher; liquido, beber. Simples.

Fazia lá eu ideia que o Paulo Bento era amigo do inventor da colher. Agora andam a ganhar milhões à conta do homem. E das mães que obrigam os filhos a comer sopa.

Por agora, parece que aquela história velha de zelotas e seguidistas e carneiros e isso tudo, perdeu o plural. Diz que é só um. 

Logo me havia de tocar a mim, chiça. Ainda por cima, eu que sou um gajo que grama do cunbíbio e detesto missões solitárias. Let alone causas perdidas.

- É como eu, Xilva. É poricho que prefiro o xecxo à majturbachão.

- Hã?

- Pelo cunbíbio, 'xtá claro.


...

Fechou então o tal do Mercado. E vai por aí um alarido que só visto. Daqueles que aparentemente só se apaziguaria com a cabeça da Maria Antonieta a rebolar pela Alameda do Dragão. É estúpido? Não, era mais do que expectável. Anda tudo a rondar a Bastilha com olhos de ódio há que tempos, dada a míngua de comida para o corpo e para a alma que vai por esta França Invicta. 

Uns aproveitando a onda para surfarem os seus muito próprios interesses, outros por estarem secos de esperar, outros por desesperança e ainda alguns - sim, acredito mesmo nisto! - por sentirem fundo que há coisas para salvar. Mas que só se salvam depois do fogo.

Estão todos errados? Não sei! Se considerarmos que estar certo fora do tempo é estar errado, então sim, creio que estarão. Por um lado, porque é tarde: A brecha para a revolução foi em abril. Por outro, porque é cedo: Contas fazem-se no fim.

Ah, era isto mesmo! Já aqui estamos há alguma meia-hora e, por fim, cheguei ao ponto: O que é que um gajo atrás do balcão de uma Tasca pensa do Fecho do Mercado? 

Nada. Acha que isto anda tudo interligado. É um processo que, como todos, terá um desfecho. Eu acredito que será bom. Outros juram que será péssimo. E não há assim assim. O tempo de maijómenos passou. 

A outra diferença, é que eu tenho dúvidas; os que não acreditam têm quase só certezas. No fim do dia, a dúvida que lhes resta é a melhor de todas: E se correr bem? 

Ora, se correr bem - e bem, nestes dias, tem que ser perfeito! Não chega quase. Não chega! - poderão sempre invocar a força Divina que nos apurou em Roma. Gandamijopá! E assim como assim, ficarão felizes. Tanto quanto eu. Invejo-lhes isso. 

Já se sabe que a maioria é porque são mais. E lá serei eu a juntar-me à festa deles e não eles à minha. O FCP ganhou, o povo está na rua. Quem se importa com estas coisas nesse momento?

Preparados para uma tentativa de explicação de como eu olho para isto tudo? É capaz de ser longa. Eheh, ya, eu faria o mesmo. Depois passem-me o link, ohfaxabor. Adoro sites com belas mamas.


...

Ao longo da Era Pinto da Costa, o FCP passou de um Peixe-Palhaço - fofinho, bonitinho e inofensivo. Vamos fazer um filme de bonecos com ele! - para um Cachalote, o Rei dos Mares. A subida na cadeia alimentar não se fez por milagre, mas sim libertando a Orca que havia no Nemo.

O que não se pode é esperar que um cachalote tenha comportamentos de golfinho. O cachalote abre a boca e come, ponto! Não anda cá à caça de presas incautas, para deglutir ou enrabar, ao som de guinchos histéricos dunspójôtros. Daí que nunca tenha visto qualquer necessidade de andarmos a armar um berreiro desgraçado, fazendo o que tanto criticámos. Afinal, o Rei da Selva era o Dragão.

O que tem isto a ver com o fecho do mercado? Tudo.

Inspirados no grande Sérgio Leone, vamos lá dividir isto em partes.


O BOM (quer dizer, menos mau, pronto!)

O FCP emprestou mais que uma loja de penhores em pleno crash da bolsa. Ficam as pessoas indignadas, porque não pode ser, então afinal não se vende, que pouca vergonha. Dando de barato que muitas das mesmas clamariam que vendemos tudo, é as comissões, estamos em saldos, que pouca vergonha, o que é irritante; eu até acho que se optou por uma boa solução.

Para a questão do fair play financeiro da UEFA, a diferença entre vender agora e vender no dia 30 de junho de 2017 é nenhuma. Zero. Para as contas que o FCP vai apresentar, é perfeitamente indiferente nesta altura. É desonesto que gente que sabe disto bastante melhor do que eu venha agitar esse fantasma. É treta, não liguem. É só uma questão de juntarem um bocadinho de palha à fogueira. 

O problema foi não ter vendido até 30 de junho de 2016. E ainda assim, o que a UEFA fará é manter vigilância sobre as contas, para perceber se o caminho é invertido no próximo exercício. Nesta perspetiva é que entra o lado bom dos empréstimos: 

Em vez de andar a vender uma série de jogadores desvalorizados por três anos de derrotas, culminando no pior de todos, que foi o último, fizemos uns trocos, aliviámos a folha salarial - afinal era importante ou já não interessa para nada? - e damos oportunidade a que a referida mercadoria, salvo seja, volte a valorizar-se. 

O risco é isso não acontecer. Até 30 de junho de 2017. É grande? Sim. Mas ninguém esperaria uma gestão conservadora por parte de uma Direção que viveu sempre no limite do risco. Com bons resultados.


O MAU

Há coisas em que sou pior que uma gaja boa, mas medianamente puritana. Não engulo! Até posso chupar, mas engolir, tá quieto, issékenão!

La atrás, ficou dito, e alguns de vocês já terão reparado, que eu não penso da mesma forma que a maioria em relação à necessidade de o FCP fazer barulho. Já tentei explicar com a metáfora marítima, bem catita por acaso. Mas isto não significa que sejamos uns anormais! Credo, gente.

Se o FCP está interessado num jogador e isso transpira nos media, só temos duas possibilidades: Fechar o negócio ou comunicar que deixámos de estar interessados. Com o incêndio a lamber os muros, não é boa ideia ir atestar o depósito de gasóleo da caldeira. Não é mesmo! Deixar a malta pensar em Mangala é meio atestado de óbito a qualquer Boly. E mais um metro na sepultura de quem manda.

O Boly ficou pior jogador depois disso? Sim, ficou. Mesmo que possa ser trinta vezes melhor que o Mangala. Agora terá que ser trinta e cinco, ter uns tomates do tamanho dos do Silva - um vosso criado - e render alguns cem milhões por um terço do passe. A culpa não é dele.

Ou seja, o FCP fez tudo mal, em termos de comunicação, neste período: Deixou que se soubesse muito, não desmentiu nada, enrolou-se em negócios à vista da populaça e ainda acabou a deixar a sensação de ter sido bastante encavado. E ter gostado. Fraquinho, senhores, fraquinho.

Pode não ter sido nada disto que aconteceu? Pode. Mas ninguém saberá. A menos que nos digam.


O VILÃO

Neste momento, é simples perceber quem é o apontado, está claro. Há uma aura de quase Santidade que o envolve, Senhor Presidente, que leva a que alguns - nem todos, aviso-o, sinceramente - de alguma forma o procurem proteger da sua fúria:

Ah e tal, eu quero que seja o Pintinho, mas tem que varrer aquilo tudo; ah não, eu acho é que o homem já não manda nada, coitado; eu cá acredito piamente que é com estes, só que tinham que ser outros. Pois, pois.

Alguma desta benevolência, mesmo a mais honesta, é insultuosa para um Homem que construiu aquilo que o acusam de estar a destruir. A verdade é que este sentimento de pertencermos a um Grande, a Pinto da Costa o devemos. Sim, fomos Cachalotes pela mão de alguém. Muitos ajudaram, é certo. Mas é uma vergonha assistir hoje à subalternização do mérito do nosso Presidente. Eu saberei pouco da História do FCP, mas reparo o suficiente para saber que Pinto da Costa não é menos relevante que José Maria Pedroto. Ou que quem quer que seja. Ele é a Figura Maior da nossa Invicta História.

O que não o iliba dos disparates que possa cometer. Era o que faltava. Nem sequer aceito que se esgueire à responsabilidade. As vitórias têm como primeiro responsável o Presidente. E as derrotas também! Já disse que tipo de gaja sou: Não engulo, sorry!

O que acontece esta época é que o FCP construiu um plantel teoricamente mais fraco que os seus diretos opositores. Eu não tenho dúvidas quanto a isso. No entanto, não é um plantel fraco, isso não. É bom, mas o dojôtros é, aparentemente, melhor. Nada que seja novo para nós. Puritanas talvez, mas não somos virgenzinhas assustadas, neste campo. 

Estou a lembrar-me de 1991, por exemplo, com CAS a treinador e o fabuloso Kiki no meio campo, a guardar as costas de Domingos e Kostadinov. Contra Paulo Sousa, Rui Costa, Paneira, Thern, Schwarz, Kulkov, Magnusson, Águas e eteceteras. E podia, seguramente, ir buscar uns quantos exemplos mais.

Tínhamos, however, dois reforços inigualáveis em todas as épocas: A Bancada e a Direção.


...

É precisamente no último ponto que reside, quanto a mim, a última possibilidade de sucesso deste ciclo do FCP. Vejamos:

A cadeia alimentar foi atacada, invertida, deturpada. Não somos já o Cachalote imponente que reina sobre os Mares. Outros se apoderaram desse lugar, ao qual, não obstante, cremos ter direito. Pois teremos que o conquistar. Teremos que saber voltar a ser a Orca, a baleia assassina. Caso contrário, pareceremos uma morsa gorda e velhota. E bateremos palmas.

Metáforas à parte, creio que temos que reconhecer que somos os underdogs. Que não somos nós que dominamos. Digamos que já não somos Regime e passámos à Guerrilha.

Só com um excelente treinador, uma verdadeira equipa e umas pinceladas de talento, respaldadas por uma Direção forte, unida, interventiva e muito, mas mesmo muito, atenta, poderá o FCP ganhar a Bancada. Se o fizer, podemos chegar onde quisermos. Enfim, aonde pertencemos.

Em resumo: Este Mercado prova que o domínio está a Sul, o que deve promover uma mudança de postura a Norte. Não para gáudio da populaça, mas por necessidade tática, teremos que nos fazer ouvir muito alto e mais vezes. Deveremos ter a faca nos dentes, sem sermos trauliteiros, e ter uma equipa que dê sangue, suor e lágrimas. 'Safoda, continuemos nos clichés: Assim se escreverá mais um Hino Triunfal.

O que não sabemos ainda é se temos o tal treinador e a dita equipa. Há sinais que considero positivos. Até sou insuspeito porque NES não seria a minha escolha. Mas é o meu treinador, hoje.

Também não sabemos se quem chegou a Rei Absoluto pode voltar a ser o líder dos Plebeus em armas, à volta da Bastilha. Eu teria preferido que nunca tivesse sido necessário descer do Trono, mas agora é. Não nos vamos por a chorar por isso, certo? Nem fazer de conta.

Saberemos isto tudo no final da época 2016/17. E esse é o tempo correto. O tempo em que todos poderão estar certos ou errados. Aposto que serei eu a acertar! Estão convidados.

Desta vez, temos pela frente uma prova de Superação. Já não de Superioridade.

... 

Soundtrack to FCP: Can´t bring us down!

36 comentários:

  1. Li até "Ao longo da Era Pinto da Costa, o FCP passou de um Peixe-Palhaço - fofinho, bonitinho e inofensivo. Vamos fazer um filme de bonecos com ele! - para um Cachalote, o Rei dos Mares. A subida na cadeia alimentar não se fez por milagre, mas sim libertando a Orca que havia no Nemo."

    Depois continuo :)

    Esta frase diz tudo!
    E é isto que custa, saber o quanto custou dar à luz o cachalote!
    A "mãe" que o pariu, deixou de ser mãe, o Cachalote anda sozinho... e com fome!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que não tenhas trocado o post da Tasca por, sei lá, ir almoçar ou assim. Essas coisas sem importância nenhuma :))))

      Eliminar
    2. Até nem foi bem, foi mais por quem estava à espera :)

      Continuando.
      Concordo no geral, como normalmente.
      O Silva até já pede barulho indirectamente:)

      "...respaldadas por uma Direção forte, unida, interventiva e muito, mas mesmo muito, atenta, poderá o FCP ganhar a Bancada."
      É a ausência disto que eu não suporto!

      Não temos uma direcção interventiva nem atenta!

      Se fosse interventiva, não andávamos a ser comidos e roubados como temos sido. Vendo os nossos enxovalhados publicamente dia sim dia sim e NADA, NADA em sua defesa!

      Atenta muito menos, pois há muito que perdeu a sagacidade para contratar/antecipar-se nas contratações, por exemplo.
      O próprio presidente, tem a coragem de afirmar que Jota era desejado à 2 anos... veio agora, e supostamente, para ficar com ele teremos de pagar 3X mais do que pagou o Atl. Madri à uns dias atrás (simplesmente ridículo).

      Já o disse no Dragão até à Morte, e aqui tb concordamos.
      Acho que apesar de tudo temos uma boa equipa.
      Um 11 forte e + 4 ou 5 boas alternativas, e muito potencial por explorar!
      Podia/devia haver + 1 ou 2 soluções, no ataque e na defesa.
      Até as tínhamos, mas foram emprestados (Garcia e Aboubakar, por exemplo).
      Menos argumentos, mas bons argumentos.
      Só temos de lutar mais que os outros, nada de novo afinal!

      E diga lá que não custa, assistir ao folgor da equipa do bruninho, aquele betinho de merda que tanto cuspiu para o nosso lado... Aquilo vai estourar, mas até lá, vai mexer na cabeça do adepto! Custa a engolir!

      Abraço

      Eliminar
    3. Indiretamente? Nop! Muito diretamente. É uma das armas para encurtar a distância que nos separa dos outros. Mas atenção, não é barulho, assim de forma genérica. É intervir, com pés, cabeça e muitos factos irrefutáveis. Se for preciso, aos gritos. Pronto, é barulho. Mas com classe :)
      Quanto ao Sport Calimero de Portugal, veremos. É uma equipa nova. O que também nos ajuda a encurtar a tal distância. Vai-se a ver, tanta bela contratação ainda nos favorece...
      Abraço.

      Eliminar
    4. "É uma das armas para encurtar a distância que nos separa dos outros"

      Pois é! Sempre foi!

      E agora a questão é.
      Porque raio deixamos de a usar?
      Porque raio optamos por menosprezar essa mais valia "essencial"?
      Haverá alguma justificação de força maior?
      Não conheço... para mim é e sempre foi um erro GROSSEIRO!

      O meu Porto, aquele com que cresci, independentemente das vitórias e/ou derrotas, NUNCA abandonava os seus à sua sorte. E nos últimos anos foi a isso que assistimos e não vejo jeito de mudança...

      Abraço

      Eliminar
    5. Acho que estás a misturar coisas. O que eu penso é:
      Se estamos no topo e os outros é que são os chalengers, não podemos usar as mesmas armas que eles. Não faz sentido gritar por revolução quando o governo és tu. O que me parece é que agora quem corre por fora somos nós. Dai que mais barulho, mas com contenção, vá ser mais importante.
      Deixar os nossos abandonados só vi com Julen Lopetegui. Nem com Paulo Fonseca! Espero não ver com NES.
      Abraço

      Eliminar
    6. Mas alguma vez fomos tratados ou respeitados como governo?
      Não!

      Eliminar
    7. Não Carrela. Mas o domínio era nosso. Digamos que éramos a força de ocupação :)

      Eliminar
  2. é por esta lucidez que gosto de o ler. Tivessemos nós nas bancadas um terço de adeptos desta estirpe e seríamos campeões europeus pela 3ª vez em 30 anos.

    Saudações, Reinaldo Peles

    Viva o Futebol Clube do Porto !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, obrigado Reinaldo, mas é apenas simpatia sua. Se isto fosse lá só com os adeptos, éramos Campeões todos os anos...
      Viva! Sempre, pois claro.

      Eliminar
  3. Silva, meu caro, subscrevo-te na ideia - que é a mesma que muitos de nós temos - mas o problema é a frase final.

    Admiro muito a tua postura Zen de "depois vê-se". Adorava ser assim, a sério.

    Acredito que podemos ser melhores sendo underdogs. Aliás, acho mesmo que não temos jeito para Ferraris - nunca vi um "Ferrari raçudo". Já o disse e escrevi, prefiro quem queira jogar no FC Porto.

    Mas uns de nós estão aqui, escrevem diariamente sobre o que vai acontecendo ou não, e querem avisar para que algo de mau não aconteça.

    O que dizes da comunicação já foi dito por muitos de nós variadíssimas vezes mas não mudou.

    No entanto, ganhar o Campeonato é tudo o que importa. E cá estaremos para admitir erros de análise. Olha, se isso acontecer passo a ser Zen.

    Mas eu se vejo um carro desgovernado na rua, tenho medo que ele caia da ribanceira na curva, não espero que este a faça. Mas, se por acaso chega ao fim por aí, sou só pessoa de admitir que, felizmente, estava errado.

    E espero estar.

    Abraçom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que esperas estar enganado Jorge. E eu espero que estejas, está claro.
      Quanto à comunicação, a questão é diferente: Sempre que discordei de ti por este motivo, e foram várias vezes, o motivo foi o mesmo. Se a hegemonia é nossa, não podemos andar a fazer um estardalhaço do camandro. Não me parecia, e não me parece, inteligente. O que digo neste post é que esse status quo se alterou. Este mercado prova que não perdemos apenas Campeonatos, perdemos capacidade para encontrar melhores armas que os outros para os disputar. Vamos pois ter que recorrer a métodos "novos". A comunicação vai ter que mudar, porque ela será uma das armas. Sobretudo em termos de galvanização da massa.
      Abração.

      Eliminar
  4. "Pode não ter sido nada disto que aconteceu? Pode. Mas ninguém saberá."

    Se não aconteceu, não há nada a explicar.

    "Só com um excelente treinador, uma verdadeira equipa e umas pinceladas de talento"

    A dúvida é essa. Ele bem tinha tudo acertado com Paulo Sousa, mas...

    "Dando de barato que muitas das mesmas clamariam que vendemos tudo, é as comissões, estamos em saldos, que pouca vergonha, o que é irritante; eu até acho que se optou por uma boa solução."

    Pois é, o Silva não engole, mas esses gostam é de engolir.
    Cincoazeroapesardasdúvidasdotimoneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nananana, se não aconteceu, deviam ter dito que não estava a acontecer. Caramba, se o Bolly era a segunda hipótese, deixar toda a gente pensar que tínhamos sido uns "durões" e tínhamos deixado cair o negócio por causa de exigências e tal, só podia dar mau resultado se Mangala falhasse. E falhou!
      Quanto ao treinador, se tinha acertado com o Sousa, porque não foi o Sousa? Eu apoiaria na mesma, está claro. Mas porque não foi, se era essa a escolha? E isso agora conta? Nop, NES é que é! E é responsabilidade do Presidente, não há como fugir.
      CINCAZERISSIMO! Majádúvidas? Nunca!

      Eliminar
    2. Porque não veio? Levaria 1 dia a explicar, mas a imaginação fértil do Silva, chega lá facilmente. Os lobbys internos, grupos engajados com certas personalidades, jornalistas e bloguistas prontos a disparar implicando o Alex na sua contratação e mais umas coisas poderão dar algumas pistas.
      Da mesma forma que Rafa estava vendido em meados de Julho ao Benfica por 14 milhões. Se depois foram obrigados a dar mais algum e se tivemos alguma responsabilidade nesse acto de diversão...chapeau a quem fez essa guerrilha.
      Em ultima análise é sempre ELE que tem a responsabilidade. Sempre teve, nunca fugiu, nem alegou relatórios médicos para não estar sempre presente, mesmo quando choviam canivetes e pedregulhos.

      Eliminar
    3. Ainda assim, o meu Presidente, aquele que eu acredito que está à frente do FCP, estando seguro dessa escolha, avançaria com ela. Custasse a quem custasse. E acredito que o fez com NES por grande convicção.
      Se obrigámos os lampiões a largar mais dinheiro, fizemos muitíssimo bem. Só é pena termos deixado transparecer que quisemos o jogador umas vinte vezes.
      Eu concordo, PdC nunca fugiu à sua responsabilidade. E não o fará agora. Mesmo que estejam a chover, e estão, canivetes e pedregulhos. Eu cá abro-lhe um guarda-chuva. Mas cobro-lhe a assertividade que me parece ser imprescindível para termos sucesso nesta altura. Aquilo em que acredito, e como todos desejo, é que seja o responsável por mais esta Alegria, por mais esta Vitória.

      Eliminar
    4. "A cadeia alimentar foi atacada, invertida, deturpada. Não somos já o Cachalote imponente que reina sobre os Mares. Outros se apoderaram desse lugar, ao qual, não obstante, cremos ter direito. Pois teremos que o conquistar. Teremos que saber voltar a ser a Orca, a baleia assassina"

      A resposta a tudo isso deu-a o Silva no seu post.
      Com um treinador competente (ele viu isso, quando quis contratar JJ e também eu era contra) Pinto da Costa ter-se-á de reinventar. Acredito que só ele é capaz.

      Eliminar
    5. Jaaaazuuus, o Juses é que não :)
      Sim, eu também acho que será plenamente capaz de se reinventar a bem do FCP. Que não é igual a voltar a ser o que era. O que foi não volta a ser.
      Agora, nada o impede de ser tão decisivamente importante neste novo tempo, como foi no antigo. Só um eventual problema de saúde ou fartar-se do arraial...

      Eliminar
    6. Nada o impede de ser decisivamente importante e hoje prova-o. Não cede a chantagens nem a ameaças, sabendo que lhe será movida uma guerra suja e sem tréguas.

      Eliminar
    7. Como em tudo o resto, máxima responsabilidade para o Presidente. Para o bem e para o mal.
      Eu pedi união e coesão na Direção. Isto pode ser um sinal disso. Ou do seu exato contrário. De novo, são as ações seguintes que o clarificarão.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Malta do Kop? :) King? :) Raisparta, ojanónimos deviam ser obrigados a identificarem-se de alguma maneira, pelo que deixariam de ser anónimos...pois. Não dá. Raios! :)
      OBRIGADO PELA COMPANHIA, anyway!

      Eliminar
  6. Silva, algo esta efetivamente a mudar... Nao vejo aqui so "amen". Tb eu quero que a coisa funcione, seja la como for. Mas la que a salgalhada destes meses foi forte, isso foi. Mais uma vez, Eu sinto vergonha alheia de tudo o que aconteceu nestes meses. Abr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sinta vergonha. Pela frente temos duras batalhas, para as quais precisamos de transformar a nossa frustração em energia. Pelo Porto. Por nós.
      Abraço

      Eliminar
  7. O Silva não é o "adepto" do FC PORTO!
    O Silva não é o "sócio" do FC PORTO!
    O Silva é a alma do FC PORTO!
    O Silva é o eterno enamorado do FC PORTO, quer este lhe dê cús (salvo seja!!!) pés, quer este lhe dê feitos gloriosos!
    O Silva é o FC PORTO!!!!
    Também eu, pobre coitado, demasiado a oeste sem que haja nada de novo, continuo a acreditar no meu, teu, nosso (já pareço o Luís!) presidente!!!!

    E depois, essa do mercado é como a minha Maria. Ela gosta de fazer compras, mesmo que saiba como as fazer!
    A mim aborrece-me andar atrás a empurrar o carrinho, mesmo que tenha que ser!

    Ah, porque raio somos nós tão latinos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, eu já lhe tinha oferecido um tacho na Tasca, não precisa de dizer mais nada :)
      Agradeço a sua simpatia, pois claro. Mas é como diz, a alma do FCP não está na SAD, nem sequer no balneário. Está na bancada! É a bancada não pode abandonar o FCP.
      Somos assim porque o Mundo seria um sítio pior se fossemos de outra maneira!

      Eliminar
    2. Enquanto a equipa der o litro e jogar a Porto, a bancada estará com eles. Sem sombra de duvida.

      Eliminar
    3. E se não der, a bancada estará...atrás deles! Não abram a pestanola não :)

      Eliminar
  8. Obrigado pelas palavras que nos dedica nesta tasca de todos e para todos, pois como dizia Umberto Eco:
    “O riso liberta o aldeão do medo do diabo, porque na festa dos tolos também o diabo aparece pobre e tolo, portanto controlável.”
    Por estes dias em que leio esse grande autor também retive o seguinte e tão actual pensamento:
    "É impossível pensar o futuro se não nos lembrarmos do passado. Da mesma forma, é impossível saltar para a frente se não se der alguns passos para trás. Um dos problemas da actual civilização - da civilização da Internet - é a perda do passado".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, bem-vindo Zé. Se você tocar guitarra, ainda neva! :)
      Depois, de facto, a malta da Tasca é escolhida a dedo. Eco! É muito bom gosto! Algumas das obras desse mestre fazem parte dos livros da minha vida. A começar no quase "despercebido" "Baudolino".
      Por fim, não há dúvida que uma sociedade sem passado, e sem memória, não terá futuro.
      Eu é que lhe agradeço a preferência. Volte sempre.

      Eliminar
  9. "the end has no end", the strokes.

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma propriedade das coisas infinitas. Assim como não ter princípio.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. É impressão minha ou nos últimos tempos parece que vivemos numa montanha russa....ele são descidas em queda livre, são subidas ao cume de dante, são loopings e de vez em quando alguma paz.

    Isto de ser adepto do nosso clube está a ser muito intenso.....a malta até gosta de aventura mas tanta não era necessário.

    Terminada esta "janela" de transferências até que a próxima se abra esperemos que a tranquilidade volte para desfrutarmos da boly que é isso que a malta realmente quer.

    Como o futebol é um desporto de massas e nos dias de hoje a palavra passa muito mais rápido e a mais gente, vemos que por essa blogosfera fora existe algum descontentamento/desanimo com quem nos lidera.

    Para além deste espaço, "sigo" também dois PORTISTAS de corpo e alma como são o caso do Jorge Vassalo e Manuel Vila Pouca e eles também são o reflexo do que acima escrevi.

    A falta de conquistas relevantes nos últimos tempos e principalmente the sound of silence que vem de dentro, tende a aumentar o ruído que vem de fora para dentro.

    Neste momento mais do que nunca era necessário uma voz forte e ativa de quem nos lidera. Será que a vamos ter???? Realmente não sei mas acho que era necessário...!!!

    Com tudo isto o que interessa é que contra o Guimaráes é cincazero.......

    O FRINCHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, meter a Tasca no saco do Universal e do Dragão, é grande elogio.
      De resto, o teu comentário tem muito do que eu penso. No meio da paixão que é ser FCP, devemos encontrar alguma calma e equilíbrio.
      Quanto à voz, depende... Não gostava nada de yet another entrevista ao Presidente. Prefiro que venham ações, intervenções adequadas nos momentos certos.
      Sendo certo que quantas mais vezes a Tasca acertar no resultado dos nossos jogos, mais bonito será o caminho :)
      Abraco

      Eliminar
    2. Vocês estão no mesmo saco porque são o TRIO que eu ODMEIRO....
      Abraço

      O FRINCHAS

      Eliminar
    3. Epá, que trocadalho do carrilho :)
      Majolha que há aí uma distância tão grande de alcance, que, no máximo, eu era o motorista da vanette do Trio...
      Ainda assim, 'safoda!, sabe bem ser considerado! obrigado Frinchas!

      Eliminar