sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O estranho caso dos gémeos Camillo Alves

Gamado sem remorso em www.nuncaetarde.com

Nunca lhes conheci o nome próprio. Apenas estes dois apelidos - porque sim, é de apelidos que se tratam - escolhidos pelo Padre do orfanato a que foram entregues  por um bêbado sem-abrigo, numa noite particularmente chuvosa. Com a explicação simples de que estavam embrulhados numa manta fina, aos pés de um contentor do lixo, no beco mais escuro da cidade. E, veja Senhor Prior, não é que chorem ou protestem, mas não se calam por um segundo. Nem com dois pacotes de Camillo Alves de um trago consigo adormecer.

De onde lhes veio a graça, já ficaram a saber. O velho dos sapatos jura que investigações suas provam que foram abandonados por pais assustados. Porque nasceram a falar. Um para o outro. E muito.

Tamanho fenómeno parece inventado, é certo. Mas apenas para quem ainda não percebeu que os Gémeos Camillo Alves são, em si, um fenómeno maior que os legumes do Entroncamento. Ou as mamas da Pamela, há 20 anos. Portanto, também são melhor e não meramente maior. 

Terem sido paridos já a botar faladura não é nada que se estranhe muito, quando estamos perante indivíduos que sabem tudo. Sim, tudo! Até pode ser que existam coisas que eles não sabem, mas todos os restantes humanos as desconhecem. São repositórios de toda a ciência da Humanidade.

Já se vê que, com tanto conhecimento, não lhes chega a Vida inteira para o debaterem. Pelo que não tiveram outro remédio, senão começarem assim que lhes foi possível. Parecendo que não, o líquido amniótico dificulta bastante a comunicação.

Sem tempo para tratarem de coisas miúdas, como subsistir, vivem do prato do dia da Tasca, ao almoço. E do da noite, ao jantar. As outras necessidades básicas, cumprem-nas em conjunto, para melhor aproveitarem as horas. Em troca da melhor nota da turma, seja qual for a cadeira que interesse à menina Universitária. À casa de banho, vão separados.

Para nós, que já os olhamos como à mobília, o traço de caráter mais vincado dos gémeos é nunca estarem de acordo. Apresentam sempre hipóteses díspares, as mais das vezes opostas, sobre qualquer tema. A única coisa em que concordam, é no clube da bola: São ambos Dragões. O que não admira, em fulanos de inteligência tão ímpar.

Só mesmo quando a bola bate, redonda e rodopiando sobre o seu eixo, na rede dos mânfios que nos querem mal, é que eles são as crianças que nunca foram. E saltam e correm e abraçam. Um ao outro e a quem mais estiver abraçável nos arredores.

Regressam imediatamente aos seus pontos de vista divergentes. Sempre de olho na próxima oportunidade de comunhão. Na Tasca.

Não conseguindo decidir-me sobre que opinião tenho quanto à mais recente novidade do Reino do Dragão, recorri a estes meus espantosos fregueses e amigos. Pedi-lhes que me redigissem, cada um por si, uma breve nota acerca da saída de Antero Henrique do FCP. 

Eles aceitaram prontamente. Bruxo, são suficientemente espertos para atender aos lamentos e alertas do estômago.


...

Antero Henrique é, na verdade, demitido da SAD do FCP. Elogie-se, desde já, o cuidado da Organização no tratamento deste seu ex-colaborador, em nome de mais de duas décadas de dedicação. A sua saída pode até fazer-se sem glória, mas não se faz com vergonha nem sob acusação.  

No entanto, os fracos resultados desportivos dos últimos anos, aliados a uma má performance recente no campo da transação de ativos, não podia passar em claro. Cabe ao responsável máximo, o Senhor Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, colocar de lado os sentimentos de amizade e gratidão que possa ter, quando se trata de avaliar o desempenho de quem detém boa parte do poder quanto ao futuro do FCP. 

Não podemos esquecer que os resultados desportivos são essenciais para a valorização de ativos. E que a negociação destes é a pedra de toque de todo o modelo de gestão do Clube. Se corre mal, o responsável tem que ser responsabilizado, passo o pleonasmo.

Na certeza de que o líder terá adiado quanto pode, quiçá para lá do aconselhável, uma decisão que lhe foi, estou seguro, muito dolorosa, ficamos cientes de que continua a cortar a direito, sem olhar a nomes, na defesa do que julga ser o interesse maior do FCP.

A estrutura não chega a ser abalada, dada a pronta e eficaz substituição do referido Gestor. Por outro lado, cresce ainda mais a responsabilidade do Senhor Presidente, e de Reinaldo Teles, na condução do futebol do nosso Grande Clube. Eram três cabeças que pensavam e decidiam, restam duas. 

Esperando que lhe tenha sido claro, meu caro amigo Silva, subscrevo-me com elevada estima e a consideração de sempre,

Camillo Alves


...

A demissão de Antero Henrique representa não só uma má noticia na pior altura, como é, indubitavelmente, um rombo, quiçá definitivo, na estrutura diretiva do nosso Grande Clube, nomeadamente da sua SAD. A saída de um dos pilares da atual Gerência, não pode significar menos que a falência do projeto.

Poderíamos, em alternativa, conjeturar acerca das badaladas "guerras de poder" no interior da cúpula do Dragão. Nesse caso, dir-se-ia que Antero Henrique reconhece a sua derrota, ou se recusa a compactuar com o caminho que seguiremos, por nele não se rever. Ainda que não seja liquido que não será um trilho de novos sucessos. Disso tratará apenas o tempo.

Ainda assim, fica claro que Antero Henrique, cordialmente tratado pela Organização na hora do seu adeus, deixou de estar disponível para assumir responsabilidades por decisões que não foram suas. Mormente no que diz respeito às épocas em que não ganhámos.

Em qualquer dos casos, a perda, não sendo irreparável, é grande e terá, por certo, nefastos efeitos a curto prazo no seio da própria equipa de futebol. Para além de que representa, em si mesma, a assunção definitiva de uma linha de pensamento único, em que todas as decisões passam a estar não apenas subordinadas, mas também a derivar do Senhor Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.

Por esta ordem de razões, é evidente que a responsabilidade do Ilustre Presidente, secundado pelo seu agora único braço direito, Senhor Reinaldo Teles, é total. E deverão ser assim avaliadas, como sempre.

Acredito ter contribuído para o seu cabal esclarecimento, caro amigo Silva. Aceite os protestos da mais elevada consideração, deste que o estima

Camillo Alves


...

Cá está, fodeu-se! E agora? Se ambos sabem tudo, qual deles estará certo? Provavelmente, nenhum e os dois. Qualquer coisa ali pelo meio. Até porque quem ganha também perde. Não vale achar que um manda quando se ganha; e depois já não manda nada quando se perde. Nem o Presidente, quanto mais o Antero. 

No entanto, o que guardo de tudo isto, são os relevantes pontos que têm em comum as duas opiniões. É desses que devemos fazer a nossa armadura para as batalhas futuras.

- Poiché, Xilva. É como as gachas.

- Ai sim?

- Xim, evidentemente. Vecha, o roxto e axmamaj xão dechichivoj; e ajpernocajatéóxpéchinhoj, na minha modexta opinião, também xão. Maché no meio, Xilva, bem no meio, que 'xtá a verdade. E o rabioxque também. Echa é que é echa! Oicha o que lhe dijextecheu amigo lagarto...

- Ai rapaz, rapaz, tudo te corre mal...


...


PS. Para que fique claro, eu, que tenho tanta inside information sobre o FCP como sobre o Laboratório de Engenharia Civil do Botswana, penso que Antero Henrique prestou relevantes serviços ao FCP. Tenho-o em conta de um profissional competente e de sucesso, pelo que, à partida, me entristece vê-lo sair. 

Não creio que fique muito tempo de repouso, pois será seguramente muito requisitado. A menos que ambicione ser Presidente do FCP. Cargo para o qual julgo que não tem perfil.

Sobre o seu substituto, sei o mesmo que Jergo Juses acerca da sintaxe. Isso mesmo. Resta-me pois desejar-lhe, a bem do FCP, toda a sorte e sucessos ainda maiores, e melhores, que as mamas da Pamela, há 20 anos. Ou então que as vitórias de Antero Henrique. Já não estava mal assim.


16 comentários:

  1. prefiro as mamas da Sabrina.
    ainda há pouco a(s) vi, e estavam impecáveis para a idade (proveta?). tudo (muito) 'au naturel', meu caro, ao contrário da siliconada da Denise.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cada um o seu par de mamas. Digo, a cada um os seus pares de mamas! Havia de pô o Senhor Monteiro da Silva a fazer uma lista de belas mamas :) Vou ver se negoceio isso internamente ;)
      Abraço.

      Eliminar

    2. vais precisar de um post em exclusivo para as da Dolly Parton :D


      Eliminar
    3. Bahahahahahahaha. ATTENTION: Belas não é sinónimo de grandes! De enoooooooormes vá :)

      Eliminar

    4. ah! e esta imagem aqui, da Samantha, persegue-me desde a minha adolescência :D

      ps:
      ainda não li a tua prosa até ao fim. é óbvio que parei na parte que reza assim «Ou as mamas da Pamela, há 20 anos» :D

      Eliminar
    5. Por "persegue-me" queres dizer "obriga-me a lavar as mãos, algum tempo depois de lhe botar as vistas em cima"? :D
      Retiveste as partes importantes da prosa, portanto!

      Eliminar
  2. Poiché sr Xilva
    Quem lhe manda dar ouvidos aos gémeos!
    Já anda tanta faladura nos corredores da net, ainda mais agora com estes dois bitaiteiros....
    Acho melhor nesta fase dar ouvidos a mudos assim como assim a malta fica a saber o mesmo.
    Não é que a "ingnorância" seja boa tipo as mamas da Sabrina ( In: Miguel Lima) mas praquê tanta informação...e ainda por cima contraditória.
    Não acha que tanta informação pode fazer mal às vistas...e depois como contemplamos aquelas gémeas...(às apalpadelas dizievoce a preceito!)

    Eu também não tenho Inside information mas no próximo é Dezazero! Só por causa dos gémeos......tipo cincazero para cada um(acho que fiz bem as contas)

    O FRINCHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque os oiço? Primeiro, porque, apesar de não serem Silva mas Camillo Alves, estão dentro da minha cabeça. Não é como se tivesse remédio. Sim, oiço vozes. Credo!
      Depois, e sobretudo, porque acredito que, sendo tão díspares, o facto de concordarem que o mais importante é que o FCP avance e vença, me leva a acreditar!
      Quanto ao resultado, lamento dizer-te, mas erraste. São onzazero, porque há sempre uma que é maior do que a outra. Pumbas! :)

      Eliminar
  3. Outro tasco que por estes dias calientes também frequento com alguma regularidade,onde refresco o cérebro (não de caracol)desta enxurrada de lixo digital e que venho recomendar a todos os apreciadores!
    http://edeuscriouamulher.blogs.sapo.pt/

    Almeno Menino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja muito bem-vindo, senhor Menino. Soa bem, não soa? :)
      Não visitei, naturalmente. Mas pareceu-me muito bem ;)
      Volte sempre. E traga a Scarlett...

      Eliminar
  4. Mais uma vez muito bom!
    Apesar das vozes que a co-habitam serem de um vinho rasca (não tasca), a sua cabecinha é uma lufada de ar fresco neste "suspiroso e choroso vale de lágrimas" em que se tornou a net portista !!!
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigado sou eu, mais uma vez, pela preferência e simpatia da reine,
      De resto, não se amofine, a bola salta e passa-lhes tudo. Nestes entretantos, apontam apenas os alvos onde descarregarão a frustração. Se nos correr mal. Convém que os ditos não façam ouvidos moucos, porque será a sua pele a alimentar a fogueira. E não duvide, haverá fogo, dada a quantidade de galões de gasolina prontos a usar. É só aparecer a oportunidade.
      Eu acredito, e espero, que o nosso sucesso os deixe agarrados aos bidões. Mas isso não dependerá só de nós e da nossa paixão. Oxalá não estejamos sós. Não estaremos.
      Be no stranger.

      Eliminar
  5. Há dias em que o Camillo Alves supera e em grande o Alvarinho...
    Basta apenas fechar os olhos e tar atento ás circunstãncias.
    Tal como o Antero que foi sempre o pai de todas as derrotas do FC PORTO, ainda há quem suspire pelas 3 Marias!
    Eu cá para mim mesmo avermelhado, coradinho na face, não digo que não ao Mateus!
    Tal como Pinto da Costa o pai de todas as nossas vitórias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém perde sozinho, ninguém ganha sozinho. E o tempo é de cortar a direito, com o carrascão que houver. Saberemos transforma-lo em Moēt.

      Eliminar
  6. Silva, por favor não arranje um gémeo para o Camilo Lourenço. Esse sabe tudo já fala pelos tornozelos, com um gémeo, corriam mais estúdios de televisão que o Bagão Félix. Além do mais tem tanto ódio ao Pinto da costa, que faria corar de vergonha qualquer acrobata da bluegosfera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo! Não!
      Para além que os Camillo Alves sabem demais para aparecerem na TV e nos jornais. E não ligam nenhuma a dinheiro, pelo que é difícil fazerem fretes...

      Eliminar