terça-feira, 13 de setembro de 2016

Vêm aí os Coisos!


Diz que o FCP vai jogar amanhã contra o København. Confesso que fiquei contente pelos putos aqui da terrinha, que são apegados ao basquetebol. Já eu, é mais Carnaval e pão-de-ló. Do da Neuza. Nham, já me estou a babar.

Depois, lá me explicaram que não era a equipa do Kobe e vinham era para lixar a cabeça ao NES. Que aquilo era só a maneira como eles, coitados, sabiam dizer Copenhaga. Bem, é uma espécie de equipa de basquete na mesma, mas em loiro. Pena não vir o Kobe. Os miúdos ficaram tristitos.

Há muitojanos, passei uns tempos em Copenhaga. Aquilo é basto interessante, sobretudo se apanharem os três dias por ano em que fica, de facto, de dia. 

De resto, lá andam ao lusco-fusco, passarinhando pela sua cidade plana, de bicicleta. É assim uma espécie de Ho Chi Min, com muito menos piada. Porque circulam em dois sentidos apenas e é difícil encontrar prostituição de rua. Uma pasmaceira.

Por outro lado, é uma gente muito preguiçosa. Parece que têm tempo para tudo. Imaginem uma estrada com três faixas em cada mão, completamente plana - dá para ver um carro quando sai de Estocolmo, ou assim - em que não circula nenhum veículo. Nenhum, zero, bola. E lá estão eles todos alinhados no passeio, à espera que o boneco fique verde. É de quem não tem nada para fazer, porra. Tentei introduzir a modalidade numbemdláninhum, mas levei com déjolhares recriminatórios ao nível do pâncreas e desisti. A mim, faz-me jeito o pâncreas.

Outra característica curiosa destes amigos, é que são maijómenos parecidos com ajamigas, mas com o cabelo ma'curto e ausência de mamas. Em alguns casos. O que, parecendo que não, intimida um pedacinho. 

Esqueçam lá isso dos Vikings, belos mancebos de abdominais definidos e peitorais depilados e guedelhas ao vento. Panascas! Tajóbir, oh abelhita? É men-ti-ra! São enfeites especiais, é o que é. Ou então é atores Moçambicanos. Pumbas! Nós, os Moçambicanos, já se sabe...

Para um latino, pode ser um País catita, porque as moças acham o máximo que não sejamos louros. É do senso comum que o tom de pele é diretamente proporcional ao tamanho da pila. Encarando o degradé do mais pálido para o mais escuro; e nunca esquecendo que eu sou Moçambicano, está claro. Digo, escuro. 

Mas dada a característica autóctone explicada em antes, é preferível a pessoa limitar a sua interação não profissional a indivíduos cujo apelido não termine em -ensen. Sei lá eu se Elkjaer é nome de gajo ou de gaja. Deusmalivre.

Não se come nada mal em Copenhaga. Temos a gastronomia típica daquelas paragens, composta de hamburguesas a la Burguer King e mais hamburguesas a la McDonale; pizzas a la Hut; e sandes de queijo em pão ranhoso. Diz que há outros acepipes, incluindo restórans com estrelas daquela coisa dos pneus e isso tudo. 

Dado o facto de uma mini dose de almôndegas, ao balcão, custar o equivalente ao salário mínimo em Portugal, não posso confirmar. É que não tive tempo. Teve que ser sempre, com alguma sorte e muita ginástica, a abrir. Fast, fast. Food.

Quanto ao futebol, acho que não ligam nenhuma. Devem importar tudo às peças  e montar por lá. E cá pra mim, são todos lampiões. Parece que não sabem falar, todos entaramelados: Gfdarrzelsen ftquœyronson tröflesen gøndarson laudrup. Opá, eu sei lá! Parece a pessoa que está a tomar a bica com o Vilarinho e o Toni. Credo!

No entanto, nada de subestimar as bizarmas. Todo o cuidado é pouco, contra estes Dinamarquecos.

- Dinamarqueses!

Pois.

...

Já perceberam que o meu nível de conhecimento acerca do habitat do adversário é, mais coisa menos coisa, da profundidade da garganta da Tracy Lords. Quando está bem disposta. Sobre a equipa propriamente dita, não há Linda Lovelace que chegue para medir. Têm noção que eu sou Moçambicano, certo? Nunca esquecer esse porMAIOR.

Aliás, é seguro dizer que sei tanto sobre os Coisos, quanto o Adriaanse sabia sobre o Artmedia. Vejamos:

Os jogadores são maioritariamente importados do IKEA de Loures. Logo aí se vê que não passam de grandes armários infiéis. Que outra explicação haveria para não os irem buscar a Matosinhos? Filhasdaputa, pá. E nós nada. O silêncio. Nem um piu perante esta pouca vergonha.

Apesar de grandalhões, são quase todos mancos, ou vesgos, ou manetas, ou sofrem das hemorróidas. Sim, que isto de serem todos parecidos, eles e elas, é tramado no âmbito da afeção retro-anal.

Os restantes paralimpismos advêm de dificuldades de montagem. Lalalala muito evoluídos, mas sofrem cumójôtros para montar um móvel do IKEA. Excepto os das hemorróidas. Esses, diz que se montam bem.

Lá pelo meio, devem ter um latino e um ou dois Sistos, para dar cor e porque convém que alguém tenha uma pequena ideia do jogo que vai disputar.

Em resumo, são uns tipos altos, fortes e louros. Com um ou outro compincha que  lhejatire a bola. Depois, eles deslargam-se a correr feitos doidos e aos pinchos como se fossem tolinhos. Se um aterra em cima do Tsubasa, fode-nos a época toda. Faz atenção, oh Espírito Santo.

Creio que vamos ganhar cincazero, naturalmente. Mas só se formos sérios e competentes. E se nos lembrarmos sempre do que esperam os nossos inimigos que aconteça. 

Nem que seja para contrariar essa corja de imbecis, vamos lá esfrangalhar os Dinamarqueses, fabricados por Suequeses!

- Suecos!

Ai agora já é ecos?! Vocês decidam-se! Maijócaralhensenkvøsfödarsœn, chiça, penico.

...

De boca aberta, a babar de incredulidade. O que provoca inoportunos aguaceiros matinais:

- Este fulano é completamente idiota.

- Imbecil, Deus. Diz que é imbecil...


...

Soundtrack from Denmark: Envy!


16 comentários:

  1. Só no final da crónica é que percebi que o Silva não estava a falar do Maniche! Aquele rapaz alto e loiro e tosco e branquinho e Ikea... Tava a falar de todos os escandinabos, perdão, escandinavos!
    Profissionalmente, já tive que lidar com um norueguês, que fica para aqueles lados e a cultura é ao que parece a mesm: vikings e cerveja ao fim-de-semana.
    Pois bem o homem contou-me que lá na Noruega é tudo tão esteriotipado, tudo tão controladinho, tudo tão atinadinho, que a única maneira de dar nas vistas é cometer... suícidio! Credo!!!!

    O Andre x 2, o Oliver, o Silva (o jogador, o jogador!!!), o Corona, tipicos machos latinos (baixos, com comichão nos tomates e sempre na escarradela), vão mostrar a estes suicidas, o motivo de Portugal de troika em troika andar sempre alegre como se todos os dias fossem S. João!
    E depois, preferem estar debaixo do colmo com uma sueca do que em Estocolmo com uma pipi das meias altas!

    E claro está Silva, vão ser cincazero pois nós também temos um gajo alto e loiro e... não, creio que não é tosco! É belga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é o jogador. Eu cá sou alto e espadaúdo, homessa! :)
      Tenho que falar consigo na quarta.
      Até lá.

      Eliminar
    2. Caro Silva,
      M completamente impossivel estar no Dragão na 4ª feira infelizmente. A Champions para mim só começa ao minuto 25, 30 da 1ª parte!
      Mas confio no cincazero, pois claro!

      Eliminar
    3. Tranquilo, ainda vai a tempo de ver os últimos 3 golos do FCP.
      Quanto a nós, mando-lhe um e-mail e está o assunto arrumado.

      Eliminar
  2. Que detalhada e impressionante descrição! :)

    Será muito imbecil pedir para logo, 1 do Talisca, 2 do Aboubakar e 3 do Quaresma? É capaz de ser...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É. :) Já fica a pessoa a saber tudo sobre os moços que por ai vêm :)
      De resto, vamos lá ver, eu acho que é até bastante patriota o teu pedido: 1 golo de um jogador do 5LB, dois de um jogador do FCP e 3 de um catraio formado pelos Calimeros. Fica tudo em casa, digo, na Pátria!
      Abraço.

      Eliminar
    2. E não se esqueçam do Pinto da Costa!!!! O homem é tão patriota (o Ruizinho meia leca que o diga, carago) que aposto que vai ver o jogo dos encarnados de cachecol ao pescoço!!!!

      Eliminar
  3. O Abubakar e o Quaresma foram uns imbecis, ao menos salvou-se o Talisca!😀

    ResponderEliminar

  4. @ Silva

    mais uma vez, muito obrigado pelas gargalhadas! muito bom, mormente aquela parte homofóbica dos para limpinhos, paralimpismos e que assim! :)

    ps:
    banda dinamarquesa descoberta há pouco e que já me viciou: volbeat. recomendo-te

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa xôr Lima, para o Diretor de Informação da RTP, tudo ;)
      Os Volbeat eram a segunda opção, são velhos conhecidos. Mas os Pretty Maids foram os Dinamarquecos pioneiros. São um dinossauro clássico.
      Abraço

      Eliminar
  5. Altos e espadaúdos, só me lembro destes
    https://www.youtube.com/watch?v=32YQYJuxyn0
    concoazero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, tem lá um Moçambicano. Havia de ser meu vizinho :)

      Eliminar
  6. Ainda bem que só li isto hoje, serviu para esboçar meia dúzia de sorrisos nesta manhã cinzenta e sombria. Raisospartam, por Odin! (Aos nossos, claro)

    Quanto ao estádio dos trucos, gostei muito de lá ir. Impressiona o ruído, ainda que o estádio não seja grande. Mas o que mais me impressionou foi termos de lá saído sob uma enorme ovação após uma vitória categórica. Parece que foi há uma vida atrás...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, e tão fraquinhos que os armários são. Credo.
      Mas não, não foi assim há tanto tempo que pusemos otomanos no lugar. E ainda vamos explicar duas coisinhas a estes vikings de trazer por casa. Vais ver.

      Eliminar