quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Silva on acid

É aqui, pá. Parece que aperta...

Um amigo disse-me há uns dias: Epá, tu não és otimista. Tu tomas ácido! Não vou revelar o nome dele - o apelido começa por V e acaba em O, com assal pelo meio - mas vê-se logo que é um tipo basto exagerado. Sou uma pessoa muito ponderada e racional. E bonito, essa é que é essa. Só não sei se sou charmoso, mas estou para tirar isso a limpo.

Isto a propósito de mais uma jogatana do nosso FCP. Este "nosso" é cada vez mais genérico, pois estamos mesmo à beirinha de ser fofos como um gatinho bebé abandonado. Toda a gente gosta de nós, por compaixão. Oh paaaaaaaiiiii, vamos levá-lo para casa. E abandoná-lo num pinhal quando vierem as férias. Pode ser no de Coina, para fazer companhia às senhoras. Afinal, os gatos safam-se bem sozinhos e, parecendo que não, adaptam-se muito bem a Coina, ou Raita, ou lá onde é aquilo.

- Pá, foda-se! Vais chegar a algum sitio? Se vais continuar a verbalizar a cacofonia dessa mente distorcida, avisa. Para ir tomar um alprazolam.

Ah, pois, a bola. Então, tenho grandes novidades, e bastante positivas, para vos contar, acerca do FCP x Pasteis de Belém de ontem:

1) O Inácio Sandro tem pinta; o Brahimi tem vontade; o André recuperou alguma força; o Ruben tem um tornozelo de adamantium; o Varela adapta-se tão bem a lateral como a extremo; o Teixeira tem bom toque de bola; o Depoitre é bastante grande; o Adrián tem duas pernas; o Rui Pedro estreou-se.

2) As nossas segundas linhas estão perfeitamente aptas a substituir as escolhas principais, sem se notar alteração de rendimento. Ainda mais espetacular, demonstram quase o mesmo nível de entrosamento da equipa habitual. Não digam que não há aqui dedo do treinador.

3) As bolas paradas evoluíram notoriamente. De nada, já passámos a quase. Quase que o Belga marcava, quase que o árbitro não palmava um golo limpo.

4) Abrimos a nossa participação na Taça do Selo bem melhor do que na época passada. Este ano não escapa, caraças!

5) Todos os que se queixavam de altos e baixos no nosso percurso, desde Lopetegui, ficaram, finalmente, descansados. Maior previsibilidade do que zerazero é difícil. 

...

Depois de ter prometido que acampava no Dragão até NES se demitir, se jogassem os de sempre, devo dizer - e agora num tom sério - que, nesse aspeto, o treinador está de parabéns. Na minha opinião, pois claro.

Apesar do momento conturbado para a equipa e, ainda mais, para si próprio, NES não sucumbiu à tentação de massacrar um pouco mais os habituais titulares. 

Expôs-se à crítica da treta da mudança exagerada; arriscou o mau resultado que o deixaria - e deixou! - em piores lençóis; e procurou sangue novo. Se procura mesmo ou se é só a fazer de conta, não sei, nem agora mimporta.

O facto é que acho que esta alteração radical era essencial nesta altura, para evitar o desgaste que já se vai notando. No fim do dia, há duas finais à vista e é bom que estejam todos tão fresquinhos quanto possível. 

Os próximos dois jogos decidem muito - tudo? - do que será a nossa época. E do local de trabalho de NES até maio. Também é certo que, ganhando ontem, nada se alteraria. Exceto, talvez, o grau de irritação dos adeptos. E a quantidade de ácido que eu tenho que tomar. 

Olha, lá vai outra Popota psicadélica, vestida de canguru, a correr pelo arco-íris. Cuidado com o buraco negro, Popota! Ah, não, era um close up da Erica Fontes, ufa. São tão kiduchos os hipopótamos cor de rosa, não são?

...

Duas vitórias, nada menos. É o mínimo exigível para que as coisas fiquem maijómenos. Perder pontos no campeonato ou perder a Champions, torna a situação insustentável. Mesmo com ácido.

Pelo sim pelo não, espero que o Zé diga à sua defesa o mesmo que dizia ao Helton e ao Marcano e ao Chidozie e ao Danilo, há poucos meses.

E um autogolo ou dois também não faziam mal nenhum, tájóbir André Pinto?

...

Soundtrack to Mr. Silva: Not that obvious...

17 comentários:

  1. Filho da mãe pá, já me arrancaste um sorriso. Concordo, pois claro. Quer dizer, menos na defesa do instinto de autopreservação do menino NES.

    Abraçom

    E mis uma pró caminho! :D

    Abraçom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era essa a ideia :)
      Acho que o NES pensou na equipa e não nele próprio. Isso é bom, mesmo que não faça diferença nenhuma.
      O Elton João não é aquele moço que fazia uma perninha à baliza nos intervalos das músicas? ;)
      Abração

      Eliminar
  2. O problema não foi ontem... o problema é a sequência, como é evidente!

    Ontem NES mexeu muito e diria que bem, se é que nestas coisas do futebol, existe bem quando o resultado é mau.
    Seja como for, dominamos o jogo por completo!
    19 remates contra 1.
    O Belém fez 0, ZERO, CERO, NUL, NULL remates à nossa baliza!
    É certo que a maioria dos nossos foram inconsequentes e pouco mais que passes para o GR, que em boa verdade só fez 1 ou 2 defesas difíceis.

    Falta confiança na hora de decidir rematar à baliza!

    E aqui é que está o grande problema, será NES capaz de a dar?
    Apesar do discurso e postura do mais insípido que me lembro de ver na nossa cadeira de sonho?
    Vamos acreditar que sim................

    Abraço

    PS: Apesar dos sinais negativos, sinto que vamos ganhar ao Sporting de Braga por cincazero!
    Dos ácidos não é, garanto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois claro, Carrela, that's the spirit! Por cinco não, por seis! Para nós poderem anular um e ficar cincazero na mesma.
      Abraço

      Eliminar

  3. o jogo de ontem, para a taça da crica, deixou mais um "selo" nos trousses de um Espírito, cada vez mais, menos Santo - de tão cagão que é.
    de facto, de positivo, para mim, só as estreias de Inácio, Rui Pedro e João. e perceber, como reconheces, que o pinheiro belga tem «duas pernas» e é alto, espadaúdo e não vale seis pinhões quanto mais seis milhões.

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, duas pernas tem o Adrián. O Belga, não tenho a certeza. Mas é grandalhão, lá isso é.
      Abraço.

      Eliminar
  4. Mais difícil do que o FCP marcar, é conseguir por Portistas a sorrir neste nosso marasmo futebolístico actual. Mas o Silva conseguiu-o plenamente com este fantástico texto. Brilhante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo Hugo. E muito obrigado pela gentileza.
      Deixe lá, no sábado já é a serio. Com ou, sobretudo, sem golos.
      Volte sempre.

      Eliminar
  5. Boa tarde, estimado(s) companheiro(s) de luta desportiva (se bem que o nosso FCP é mais do que um clube...)

    Pode o amigo ler como entender toda esta tragédia que nos assola, mas eu cá, qu'até sou um moço céptico d'espírito (e pouco séptico, ainda, nas carnes), ofereço-lhe, de borla, mais uma conclusão: ninguém nos ganha, pá !

    Um abraço,

    Reinaldo Peles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma naçom, carago! Já tinha saudades suas xôr Peles.
      Aí está outra grande verdade. Não perdemos desdospenaltes em Trás-os-Montes. E mesmo aí, empatámos!
      Abraço.

      Eliminar
  6. Lá está o Silba a cumplicar.
    Penaltes num bale, carago.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se forem a nosso favor, num balem de certeza. Mesmo os golos, pelos bistos, só balem de doijemdois...

      Eliminar
  7. A única vez que "tripei" - e faço aqui um () para bos explicar que tripei de viajar, não tripei de tripas á moda do Porto ou de tripeiro que sou, fechar ().
    Ah pois, a única vez que tripei foi no Gerês lá para cima bem para os altos montes com uma data de "hippies" que tinham aversão ao hippismo. Eramos mais prós friques que prós hippes.
    Foi uma sensação indescritivel, apesar de a poder descrever!
    Foi uma viagem astral como nunca tinha tido e como nunca tive depois.
    Fiz essa viagem graças a uns gajos de Lisboa - alfacinhas de gema - que em troca de andarmos 40 - sim córenta - quilómetros a pé, nos aliciou com esse ácidozinho...
    Partimos 4 e chegamos 4 á vila do Gerês. O regresso para as montanhas já foi bem mais terra a terra. Foi com um garrafão de tintol !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, se não viste a Popota da Erica, era ácido marado :))))
      Abraço.

      Eliminar
  8. outro grande som para isto era
    https://www.youtube.com/watch?v=prPLWvYE7fU
    mesmo que o gajo tenha mudado o nome de Silva pra Silver... já sei já sei, não faz o estilo do tasco mas prontos, paciê...Depoitre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol tão bom! Haja Depoitre :)
      E o som é mesmo muito adequado. Até para um tinto, quanto mais para ácido...pot or pills.

      Eliminar
  9. Pessoal, e a rtp a passar apenas um jogo nosso da champions...?

    ResponderEliminar