segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

hiperligação | 92º shooter: opus V - o Triunfo dos Porcos




«todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros.»

Agosto de 1945.
George Orwell, pseudónimo de Eric Arthur Blair, publica romance sobre a vida numa quinta e a interacção entre animais e humanos, satirizando o regime de Иосиф Виссарионович Сталин. “de quem, porra?!”, perguntas tu. bendita Wikipedia que me permite pesquisar sobre o cirílico (russo) de Iossif Vissariónovitch Djugashvili – nome de baptismo que posteriormente viria a dar origem ao de Josef Vissariónovitch Stalin, mais conhecido por “o Pai dos Povos“ e que, entre outros cargos de somenos importância, foi editor do ‘Pravda‘ (voltaremos a este facto mais tarde).
portanto, depois dos bombardeamentos de Hiroshima e de Nagasaki, a 06 e 09 de Agosto de 1945 respectivamente, o sr George resolve ridicularizar as classes sociais e politicas vigentes do seu tempo, contando uma história que tem como protagonistas um grupo de animais, que vivem numa bela quinta e que num dia se revoltam contra o seu dono, o “sr. Jones“, que os trata «de forma desumana». dá para perceber a ironia? é que “1984“ estava a somente cinco anos de distância daquele…
a citação acima é a redefinição de um dos mandamentos para os animais que tomaram a quinta de assalto e que serve de mote para as linhas que se seguem.

em tempos, prometi (e impus) a mim mesmo duas condições máximas; a saber:
(i) quando em casa, ver as transmissões dos jogos de futebol em ‘mute‘, sobretudo para ganhar Paz de Espírito e evitar posterior recurso aos dislates do Freitas Lobo e/ou partir a tv por causa do lampionismo obsessivo do Pedro Henriques – não necessariamente popr esta ordem de grandeza;
(ii) deixar de ver os “debates“ televisivos que se seguem àqueles, excepto os que se realizam entre pares, no Porto Canal. Sobretudo, poupar-me e à minha sanidade mental, à verborreia do «merceeiro», aos microfones da Estação de Queluz.

pois que ontem, Domingo, não consegui evitar a segunda condição. explico.
quem tem a coragem (e o pouco discernimento, convenhamos) para me seguir no twitter sabe o que escrevi a seguir a uns intensos 45’ minutos no Estoril, na passada Quarta-feira: «está a ser bom, não foi? o encontro na Amoreira já é Passado; foco total no próximo compromisso, de grau de exigência igualmente máximo: Portimonense».
o jogo de ontem, sobretudo a primeira parte, pareceu, em tudo, a continuação do encontro ante o Estoril, mas num estádio diferente e contra um adversário não tão “amarelinho“ – principalmente pela intensidade de jogo e por, mais uma vez, se vislumbrar na Equipa um Querer como há muito tempo não se via no Clube (literalmente a querer “comer a relva“ em busca dos três pontos, não só o mais rápido possível, mas não facilitando em nada na prossecução desse objectivo). sem pretender ser exaustivo, acho que se trata de uma súmula do muito que li na bluegosfera sobre estes dois jogos e do que escutei no #aCulpaédoCavani.

acontece que, quem não é afecto à cor azul-e-branca e está tão-somente a cinco pontos de distância da liderança graças à benevolência de muitas #missas, ordenadas pelos insuspeitos #padres do nosso comezinho futebolzinho de treta, assim não entende. e este é um facto que se comprova nas múltiplas reacções às nossas duas últimas vitórias incontestáveis e independentemente da cor de onde provêm as críticas; aliás, o verde e o rubro confundem-se nestas questiúnculas de “choradinho calimero“ quando o azul é o que predomina no panorama nacional…
o que se tem verificado nos últimos dias é a total filha-da-putice, com um descarado despudor e uma sem-vergonha de uma desfaçatez, com “os de sempre“ a acusarem-nos de comprar os nossos adversários. sim, não estou com meias-palavras, nem com “paninhos quentes“ no uso das mesmas: acusam o FC Porto de práticas ilícitas, sendo que o desplante raia o Absurdo quando uma das agremiações, recorrentemente altercadora, encontra-se a ser investigada por supostamente praticar actos ilícitos, como são a compra de resultados desportivos, aliciamento de jogadores adversários, e a prática continuada do crime de Corrupção na actividade desportiva –os célebres maletins ‘Louis Vuitton‘, repletos de muita Boaventura, expedidos por via dos Césares desta vidinha…
é tamanho o “melão“ que, por exemplo, o foco dos ataques deixou de ser a tentativa do FC Porto tentar «ganhar na secretaria» o jogo da passada Quarta-feira para passar a ser o de um suposto «adiamento irregular» do mesmo – num ‘spin‘ digno de quem está habituado a interpretar os Regulamentos a seu bel-prazer, mesmo que os tenha aprovado há sete meses atrás… de facto e indubitavelmente, mais uma «página negra» perpetrada pelos mesmos de Sempre, em conluio com os habituais pés-de-microfone e sabujos do #jornalixo tuga, que se prestam a este papel menor de serem meras prostiputas rascas de um #EstadoLampiânico dentro do próprio Estado de direito. compreende-se a necessidade de se levar dinheiro para casa para se pagarem contas, mas há limites para a Decência… só que comprovadamente há uma agremiação «mais igual» do que as demais – assim como há mais do que um ‘Pravda‘ que convenientemente vai adulterando a Verdade ao sabor das conveniências daquela, e sem olhar a meios para tal.
o momento máximo deste desaforo aconteceu na noite do dia de ontem, por via do «merceeiro» do «Primeiro-ministro» do mesmíssimo #EstadoLampiânico. mais do que comentários, escute-se o que proferiu a aventesma (aqui). e, já agora, qual foi o mote para o título desta prosa (aqui).
acho que não será necessário acrescentar mais nada. .


portanto e em suma:
este é só um exemplo do muito que se avizinha por aí e quando faltam dez finais por disputar, mais a segunda parte da meia-final para a Taça de Portugal (em Alvaláxia, a 18 de Abril próximo). e desengane-se quem pense que este foi o máximo da petulância; ainda é só o começo, e independentemente das “facturas“ que a nossa Equipa faça por cobrar, depois do pesadelo contra o Liverpool.
também reafirmo essa minha forte convicção de que é muito importante o espírito de União em torno daquela, porque esse é o único facto que conseguiremos “controlar“ e que efectivamente depende de nós, tal como o mesmo Blair o afirmou, em tempos e acerca do romance que este post toma por empréstimo:
«não há Revoluções a menos que sejamos nós próprios a fazê-las, uma vez que inexiste algo parecido com ditadores (ou ditaduras) benevolentes.»

“disse!“


Miguel Lima | 92º minuto
(este espaço será sempre escrito de acordo com a antiga ortografia. limices.)

15 comentários:

  1. Pois é sr. Silva. Sem Oliver 4 sêcos, com Oliver mais um empate. :)))
    E quase me convenceu que percebia disto a pacotes.:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))))) muito bom! Deixe lá, até o SC se deixou enganar. Viu a equipa? Lá está!

      Eliminar
  2. Que Sérgio Conceição aprenda a lição e em Liverpool só meta o Oliver quando estivermos a ganhar 6-0. :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, com 1-7 passamos tranquilo :) Mas até acho que vai vê-lo o jogo inteirinho... e vai torcer por ele!

      Eliminar
  3. Claro. Por ele depois dos 6-0 e pelo Osório, Waris, Gonçalo Paciência e até pelo André André. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O AA? Pronto, tinha que vir o exagero... :)))

      Eliminar
    2. Exageros não, sr. Silva. Senão os juízes corruptos ao serviço do Estado Lampiânico ainda lhe fecham a página. :)))))

      Eliminar
  4. Eu pessoalmente acho este tipo de programa de um nivel tal forma baixo e um tiro no pe do desportivismo. O que as televisoes querem e exactamente este festival de vaidades e insanidades. Se tivessem a nocao de quanto ganha esta gente para supostamente la ir defender os interesses dos seus clubes olhavamos para nos proprios e para os sacrificios dos nossos pais, para a educacao que lhes custou a adquirir e os estudos a cumprir, e se calhar antes de termos qualquer outro sentimento que nao fosse a justificavel pena por este numero menor de circo social, teriamos nojo. O mundo nao pode ser perfeito, nao sera certamente apreciavel um mundo sem maculas, mas como disse Adolfo Luxuria Canibal e os seus Mao Morta ha ja uns tempos largos para ca "Ha muito tempo que o cheiro desta latrina se tornou insuportavel". O futebol nacional esta a esse nivel, nivel latrina. Independentemente de clubes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo. Ontem descobri que há um programa que analisa as imagens do VAR! Chama-se "Juízo Final"! E eu acho que estamos maijómenos aí, no fim.

      Eliminar
    2. Por mim podem fazer os programas que quiserem, eu nao os vejo. Para mim futebol sao os 90 minutos. E verdade que ultimamente se tem passado imensos jogos de escritorio, trafico de influencias e outras mafias que tais, mas esse e o problema do amadorismo do nosso futebol. Enquanto nao compreenderem que podem tornar a nossa liga tao competititiva como sao os nossos jogadores por esse mundo fora, basta para isso trazer um organismo independente dos clubes para a gestao do futebol profissional ao nivel das competicoes da liga. Mas duvido porque sofremos de regionalismos tao condicionantes ao nivel intelectual que o mais facil e sempre dizer que as condicoes a que aludem os outros nao sao as mesmas que nos temos. Pois e meus amigos, mas as condicoes criam-se. Nao se pode estar sempre a dizer que nao temos condicoes ou o perfil do pais e diferente. Um pais moderno e que quer ser competititvo tem de ir beber aos bons exemplos la fora e deixar de fazer este papel degradante de conluios e mafias regionalizadas. Arrisco dizer com toda a seriedade que me pode assistir neste momento de quase comiseracao pelo estado do futebol nacional que o grande culpado deste status quo e o adepto. O Portista, o Benfiquista e o Sportinguista e todos os outros que lancam pedras, canticos racistas, atropelam, matam com very lights, destroem lojas, agridem, insultam, grafitam improperios, compram e deixam-se comprar. Recuso-me determinantemente a ser parte desta corja cega de gente que so esta interessada em denegrir o futebol. Cumprimento um benfiquista como um sportinguista como um boavisteiro com todo o respeito, mas nao me pecam para falar de arbitros e ve-los destilar odio na televisao em analises ao milesimo de segundo. Queriam o VAR, ai esta o VAR, mas usem-no como uma analise imediata e pontual, sem recortes de estudo analitico desenvolvido porque isso nao se passa nos campos de futebol. Esta a querer matar-se o futebol com preciosismos que nao adiantarao nada. Terminem com as nomeacoes, passa-se a sorteio, os arbitros tentam fazer o seu melhor e confiemos um pouco na pureza do Homem porque se se continua assim vamos ser cada vez mais perifericos.

      Eliminar
    3. Revejo-me em muitas dessas posições. Não em todas. Temos que falar...

      Eliminar
  5. Olha o Miguel!!!!
    Bem vindo sr. Lima, mais as gajas que não são de Ermesinde :)))

    ResponderEliminar
  6. Ainda so consegui ouvir um terco do programa (muito trabalho, temperaturas negativas, uma tempestade com o nome da minha filha e neve as pazadas por todo o lado). Mas fica aqui uma ajuda desinteressada para o Silva entender melhor:

    “The Premier League is the organising body of the Premier League with responsibility for the competition, its Rule Book and the centralised broadcast and other commercial rights.

    However, we do not operate in isolation. We work proactively and constructively with our Member Clubs and the other football authorities to improve the quality of football, both in England and across the world.

    The Member Clubs of the Premier League
    The Premier League is a private company wholly owned by its 20 Member Clubs who make up the League at any one time.

    Each individual club is independent, working within the rules of football, as defined by the Premier League, The FA, UEFA and FIFA, as well being subject to English and European law.

    Each of the 20 clubs are a Shareholder in the Premier League. Consultation is at the heart of the Premier League and Shareholder meetings are the ultimate decision-making forum for Premier League policy and are held at regular intervals during the course of the season.

    The Premier League AGM takes place at the close of each season, at which time the relegated clubs transfer their shares to the clubs promoted into the Premier League from the Football League Championship.

    Clubs have the opportunity to propose new rules or amendments at the Shareholder meeting. Each Member Club is entitled to one vote and all rule changes and major commercial contracts require the support of at least a two-thirds vote, or 14 clubs, to be agreed.

    The Premier League Rule Book serves as a contract between the League, the Member Clubs and one another, defining the structure and running of the competition.

    Any serious breach of the Rule Book results in an independent three-person tribunal sitting to hear the case, ascertain guilt and set the punishment, which can range from fines to points deductions and, in extreme cases, expulsion from the competition (this has never happened in the history of the Premier League).”

    E e por isso que funciona tao bem. Sao uma empresa. Todos tem a mesma participacao e peso nos votos. Ao ser despromovido perde essa participacao e passa-a ao promovido. Nao ha clubes com maior presenca. Ha um interesse financeiro distribuido equitativamente por todos porque todos tem as mesmas accoes. Nao e dificil copiar se funciona bem, so nao ha e interesse de quem esta la. Eu quero um Moreirense a lutar pelo campeonato, nao quero um Moreirense a lutar para nao levar 7. Quero um Braga a disputar ate ao fim com o meu clube, nao quero um Braga a achar que fez um grande campeonato porque ficou em 4o. Na Premier League tambem ha desniveis, mas esses sao intrinsecos a gestao e genese de cada clube (disso ninguem pode fugir mas a culpa ja e de cada clube e nao da competicao em que se inserem). Abracos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A chave é mesmo essa: é uma empresa. Em Portugal não funcionaria. Há shareholders que se estão a lixar para o sucesso da companhia.

      Eliminar