quarta-feira, 21 de março de 2018

Do Amor e da Derrota


Escuta, uma noite destas separámo-nos. Não te sei dizer se de papel passado e tudo, mas deixámos de nos conceder esta prerrogativa da vida em comum. Como se algum dia a nossa vida tivesse sido comum. O mais estranho é que passámos todo o tempo da negociação que isto sempre envolve numa espécie de limbo. Posso garantir-te que eu e tu olhámos para o tempo a passar, para os requerimentos a decorrerem os seus prazos e, muito provavelmente, para o ar de espanto e secreta revanche mesquinha de muitos dos que terão, eventualmente, falado connosco acerca, como se tudo fosse apenas provisório. Como se soubéssemos de fonte muito segura que no fim não haveria desenlace, não este.

Víamos os acontecimentos como se estivessem dentro da vida de outros, a acontecerem-nos perante os olhos, sem que os parássemos porque aquilo não ia passar-se. Como não ia, nenhum de nós precisou de sair da sua fortaleza de razão, de dar um pequenino passinho na direção do outro que nos teria posto a correr aos dois. Para quê? Era tão evidente que este nó no estômago desapareceria de súbito, tão estupidamente claro que nunca - mas nunca, percebes? - iríamos deixar que um dia alguém chegasse a uma folha deserta e escrevesse: Escuta, uma noite destas separámo-nos.

É pois sem perceber bem como, que me vi sentado a uma mesa redonda, branca, de cadeiras brancas, tudo a fazer lembrar aquele mobiliário lacado de antigamente, de lado para ti, como é costume sentarmo-nos em mesas redondas só os dois, de forma a que não fiquemos muito longe, fora do alcance da mão. Mas super-design, está claro. Ou não, não tenho a certeza. Só sei que ninguém, em nenhuma esfera do saber ou sentir, alguma vez achou de mau gosto as tuas mesas e as tuas cadeiras. Sim, porque eram tuas, na tua casa. Assim, tua. Não nossa. Eu continuava com o estômago às voltas e a pensar: Mas quando raio é que acaba o disparate e volta tudo ao normal?

Sei hoje que tu pensavas pouco mais ou menos o mesmo, acrescido de um azedume sem razão aparente. Afinal, eu estava certo de que tinhas percebido que a razão era minha e que não poderia, jamais, fazer de conta que não a tinha. Enquanto tu te limitavas a não querer dar o braço a torcer, mais nada. Mesmo agora, aqui chegados. Como te podes atrever?

Do que falámos não sei. Sei que a tua amargura tinha tudo a ver com uma namorada muito jeitosa que eu devia manter à época. Ainda tenho muita pena de nunca a ter visto. Mas pronto, era do conhecimento geral, e teu muito em particular, que ela existia e as fotos - penso que haveriam fotos ou redes sociais ou alguma prova mais credível que estas linhas - comprovariam que era muito apresentável. Oh, que digo? Sabíamos todos que era um espanto, pronto. E só mesmo essa parte do teu fel por mim é que não conseguias disfarçar tão bem. Tudo o resto em nós era urbanidade e familiaridade e uma certa cumplicidade que sobrevivera. Tanto que sei que me aprestava a subir ao andar de cima, como se isso fosse vulgar, para desancar a mais nova por não se ter despedido do pai, antes de ir dormir.

Eu o mesmo. Mas tu, ai tu, tão outra. Engordaste a olhos vistos e ficaste tão menos bonita. Com o cabelo armado, à professora primária de antanho. Já se vê que o saia-casaco castanho, naquele tecido estranho que parece cheio de borbotos, com saia abaixo do joelho e os sapatos pretos, de salto baixo, à balzaquiana, não ajudavam nada a compor-te. E eu pensava: Caramba, mas porque é que se me rebola desta maneira o estômago, à conta desta senhora? Porque estarei tão angustiado por não se acabar já de repente esta situação inusitada e tudo voltar atrás? E, sobretudo, porque é que tenho tanta certeza que quando tudo estiver de novo no seu lugar, também tu serás tão bonita como te recordo?

...

Escuta, uma noite destas o Porto perdeu com o Paços de Ferreira. Tu já dormias quando cheguei, porque acrescentei tertúlia à derrota: um bando de tipos a carpirem-se diante de cervejas geladas e molho de francesinha. E eu vinha acabado, moído de rever as bolas que deviam ter entrado, chateado da chuva e dos quilómetros e de toda a gente a dormir. Por nada. Perdemos, foda-se.

Devo ter adormecido relativamente depressa. Tu sabes que quanto maior a chatice, mais depressa e mais profundamente durmo. Fujo. E foi então que o meu inconsciente se decidiu a colocar-me perante uma verdadeira derrota. Não sem ter o cuidado de me apaparicar e te deixar claro o que te faria perderes-me. Como de repente serias uma pessoa amarga e feia e gorda e com as gengivas todas arrepanhadas e os dentes cariados. Lembrei-me agora mesmo disto da boca, não estou nada a inventar! Ninguém te pegava, pelo que permanecerias minha. Acho que era esse o objetivo do extreme make-over.

Confesso que acordei zangado contigo. Porque a razão era mesmo - repara, eu sei isto! - minha, independentemente de qual fosse o problema. A esse, desconheço-o. E tu esperaste que eu relevasse esse facto em beneficio do teu orgulho e deixaste-nos cair. Deixámos. Na certeza de que o outro acabaria por evitá-lo. Perdemos, como o porto em Paços. E em nenhum pedacinho do meu sonho eu quis saber do futebol. Aí tens.  

...

17 comentários:

  1. Como assim a razão era tua? Também desconheço o problema, mas sejamos razoáveis: tu és tu e eu sou eu! Logo - tão óbvio quanto o Porto perder em Paços de Ferreira - a razão seria certamente minha.
    E uma vez que concordamos os dois com esta evidência - Certo!...? - vou ali arrumar o saia-casaco e passar uma escova no cabelo, que isto da chuva, já se sabe, consegue esguedelhar o penteado mais ajeitado.
    E esquece! Nunca - mas nunca! - vou virar uma matrona pindérica, sem graça e acabada. Meto essas namoradas-espanto num chinelo todos os dias! De hoje até aos meus 132 anos.
    Inventais pouco, inventais. Por acaso... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é evidente que estamos de acordo, meu bombonzinho de ginja. Isto foi o Sigmund. Já se sabe que eu não tenho a culpa! 😇

      Eliminar
  2. Que inveja !!! Mas, porque "raio" não consigo escrever como tu?O meu único consolo(pequenino), é que canto melhor do que tu. Ora toma....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jovem Papá, é por isso que temos filhos. Para trazerem ao Mundo coisas que nos não podemos oferecer. É por isso que decidi ter filhas. :))

      Eliminar
    2. Ok, estou convencido !!

      Eliminar
  3. On a completely different note... encontrei este comentario publico num jornal desportivo e creio que pela qualidade do comentario merece a vossa analise. Diga-se de passagem que este e o tipo de comentario que me apraz ler, por ter muitissimo mais de factos do que paixao la enfiado. Gosto de numeros realisticos e acho que o que e aqui dito tem valor. Algum comentario?

    "Os laterais da seleção deveriam ser o Semedo, Dalot, R. Pereira e Guerreiro. Mas já se sabe que o colinho está instalado também na federação. Podemos falar dos casos escandalosos das seleções jovens em que o benfica é beneficiado de forma insultuosa. Não sendo campeões nos seus escalões levam 12, 13, 14 jogadores ao passo que o FC Porto e Sporting que costumam ser campeões levam 2 ou 3 jogadores. Mas podemos falar também de algo sintomático e que entra pelos olhos adentro de quem estiver a ver com olhos de ver. Podemos verificar que Nelson Semedo, Gonçalo Guedes e Renato Sanches são chamados á selecção principal após terem feito 4 ou 5 jogos pelo benfica. Por outro lado vemos por exemplo que Ruben Neves e André Silva têm de esperar1 época para chegarem á selecção. Ricardo Pereira ainda está á espera da sua 1ª internacionalização A, tal como Sérgio Oliveira. Não é novidade para ninguém...a lampionagem (ir)responsável na FPF está fazer um grande "trabalhinho" em promover os jogadores do benfica e a desvalorizar os jogadores do Porto.
    Claro que depois quando meterem árbitros isentos, dirigentes competentes, tecnicos idóneos, neutros e responsáveis, sintam que estão a ser prejudicados em relação a um passado recente e achem que estão a ser prejudicados. Mas é apenas ilusão.
    Não é normal numa época o FC Porto B ser campeão da 2ª Liga, os juniores serem campeões e levarem apenas 6 jogadores repartidos pelas seleções dos seus escalões, ao passo que o benfica esteve para descer de divisão com a equipa B, acabaram em 6º no campeonato de juniores (disputam 8 equipas) e levarem quase 30 jogadores nos escalões que abrangem a equipa B e juniores. Isto é um insulto e demonstrativo do que está a fazer esta gentalha na selecção"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um tema que tenho agendado para o próximo Cavani, que gravaremos na quarta. Adianto que não concordo com tudo ;)

      Eliminar
    2. Nunca ninguem concorda com tudo :P, hence (ja estou a apanhar esta Cavanice de a cada frase em Portugues la enfiar o desnecessario anglo-saxonismo) pedir-se outra opiniao. Mas factos sao factos, e esta e uma tendencia que realmente se tem visto. Pode-se discordar ate da cor do Sol, uns dizem vermelho, outros laranja, outros x y z, a verdade e que se se medir uma media do comprimento de onda e frequencia da radiacao define-se a cor do Sol, mas se la formos pela perspectiva de diferentes pessoas a cor muda sensivelmente. E por isso que gosto de factos cientificos.

      Noutra linha completamente diferente, lembrei-me de uma anedota fantastica que me contaram para ai em 2004 e que se aplica ao Silva do Cavani, e que reza assim: Jose Mourinho morreu e ascendeu aos Ceus, passada a porta dourada chega a um trono onde estava sentado Deus que lhe pergunta - Meu filho, tu sentes que foste um homem de bem?, ao que responde Mourinho - Olha, p'a comecar estas sentado na minha cadeira :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

      Um abraco enorme e que saia ai um Cavani dos bons. Ah, e verdade, vai haver Cavani Mundial 2018 a seguir os jogadores portistas pelas diferentees seleccoes.... isso e que era???

      Eliminar
    3. Mexeste num dos hematomas Pudget.
      Seria interessante ouvir o cavanista especializado no futebol espanhol dissertar porque é que o bom do Lotopegui não convoca os craques Casillas, Oliver, Adrian, Tello... :)))) Ainda sobravam culpas para o Pinto da Costa.

      Eliminar
    4. @pudget: e o que estava o barbas a fazer na cadeira do Zé?? :) isso do Mundial era uma ideia esplêndida. Deixa ver o que acham os demais Cavanis.
      @anonimo: ya veremos, coño.

      Eliminar
    5. coño los lagartos "eston" on-fire!!!
      Enfim, deixem os tomates para o sportem... elogiem os adversários e os anti-portistas...

      E depois chorem hecatombes....

      Eliminar
    6. Acho que já ouvi isso em qq lado...

      Eliminar
    7. Continuem a idolatrar Sérgio Conceição e depois chorem hecatombes.:)))

      Eliminar
    8. Pelos vistos, há alguns que passam anonimamente ao lado das hecatombes. Have a ball.

      Eliminar