sábado, 26 de setembro de 2015

Danoninhos e o Jogo do Enforcado



Eu queria saber fazer um quadro com movimentações dos jogadores. E ser, só por isso, um mestre da tática e o maior treinador que nunca treinou do Mundo. Mas não sei. Se soubesse, aposto que conseguia "provar" a genialidade de Julen Lopetegui. Não seria, estou certo, mais difícil do que "provar" que é uma besta. Os quadros servem para quase tudo e o seu oposto, como quase todas as coisas, na verdade. 

Se formos apenas aos factos, que já servem para menos coisas, então é indiscutível que o homem ganhou zero na época passada. Venha de lá um quadro, palmas e foguetes para a facção "És uma besta!". However, é igualmente um facto que nesta época não perdeu nada. O que, só por si, é tão importante como um belo balde de merda. Mas, factualmente:

Comparação homóloga Campeonato 14/15 vs Campeonato 15/16

Jogos: Guimarães (c); Maritimo (f); Estoril (c); Arouca (f); 5LB (c); Moreirense (f)

Pontos 2014/15: 12

Pontos 2015/16: 14

Mas afinal o passado é para os Museus, kerkásaber dessas comparações convenientes e tal. O que interessa é a miséria que vivemos hoje. Nenhuma evolução. Pronto, dois pontinhos, uma treta que não vale nada. 

De acordo. Até porque fiz o mesmo exercício em dada altura, para mim apenas, que Tasca não existia, no tempo do Fonseca. Não deixa de ser factual e uma comparação legítima, digo eu.

Admitindo que a Tasca prima por um certo tipo de imparcialidade, aquele que é bastante parcial, darei de barato que posso olhar para as coisas com um filtro azul e branco. É que olho mesmo. Ainda assim, parece-me que a melhor definição para este arranque de época é...Danoninho! 

Empatámos na Madeira. No último segundo, a nossa vitória bateu na trave.

Empatámos em Kiev. Quase no fim, um fora-de-jogo claro fez a nossa vitória bater na trave.

Empatámos em Moreira. O Osvaldo ficou a centímetros de arrumar o jogo; um gajo escorregou e, antes de cair, meteu a bola na cabeça de outro que fez a nossa vitória bater na trave.

Por um Danoninho, estaríamos a ter um arranque perfeito. Por esse Danoninho estamos no Inferno? Ah, não, eu sei que sou suspeito e que gosto do Espanhol, mas será só isso? Por estes Danoninhos somos essa merda tão grande que apregoam? 

Desancam-me basto por ser um tipo com quem não se pode discutir bola. Devo ser. Mas uma vez que também apanho por coisas que não faço, então quero chamar a vossa atenção para o seguinte: Eu estou aqui hoje! A dizer que o FCP está a um Danoninho de ser uma grande equipa. Com Lopetegui. Empatámos em Moreira de Cónegos ontem. Registado?

Dito isto, e sobre o jogo - Aleluia! - acho que o nosso - pode ser "meu", no problemo, i'll stick to it! - treinador cometeu um erro que, na minha opinião, nos custou dois pontos. E não foi mudar a equipa. Também não foram as substituições. Era mesmo preciso encher a área dos gajos de gente nossa, uma vez que deles estavam lá...10! E resultou. 

O erro de Lopetegui foi ter tentado reequilibrar a equipa. Numa altura em que o equilíbrio era manifestamente impossível. A opção teria que ser continuar o massacre. Manter os tipos enfiados na área, com o Maicon a coxear a meio do meio campo deles. E ainda assim...por um Danoninho o Osvaldo não fez o seu - Merecido! - golo. E eu sei, sei mesmo, que quase tudo o que fui lendo esta manhã teria um tom tão, mas tão diferente.

...

- No, no, no me gusta jugar eso!

- Shhh, cala-te, nada de desculpas! A palavra é:

M _ _ E _  _ E _ _ E 

- Y!

- Errado! 

- Cómo estoy equivocado? - Indigna-se! Soletra: - M-O-R-E-Y!

- Nanana amiguinho, o homem tem razão. É uma palavra portuguesa, tem que ser em português! É como os campos estreitos e aos buracos e as equipas metidas em trinta metros. É chato, mas é assim mesmo... - Deixo-lhe o pintxo e a caña na mesa.

- Rayos! Casi acertava!

- Por um Danoninho...

- Já desenhei a tola!

...

Lopetegui disse que o FCP fez o suficiente para ganhar. É verdade. Mas isso é apenas normal. Afinal jogámos contra o Moreirense. Mau, quer dizer, pior, seria que não tivéssemos estado mais perto de ganhar. O problema é que não vencemos. Isso não pode ser. É tempo de comermos o nosso Danoninho!

6 comentários:

  1. Não é preciso mais ninguém, não é preciso outro treinador. É preciso outra puta de outra atitude!

    Pardon my french!

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás em casa amigo. Aqui podes falar o francês que te apetecer. Paga o Mourinho ;)
      Abc

      Eliminar
  2. Apesar do desequilíbrio final após o nosso 2-1, acho que Lopetegui fez bem em arriscar. Só podia.

    O que me preocupa é até entristece é que o problema não foi especificamente das opções durante o jogo, mas do modelo de jogo que não funciona. É posse apenas pela posse, porque inconsequente.

    Ontem saí do estádio resignado, sem vontade de sequer voltar a culpar o treinador.

    Hoje ainda não, mas amanhã estarei de volta ao normal. E continuarei totalmente crente na vitória final. Com Lopetegui, obviamente.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh yes, we can!
      Concordo com o risco. Aliás, o que defendo é que devíamos ter ido assim até ao fim do jogo. Já se sabe que discordamos nisso do modelo, mas não podíamos estar mais de acordo quanto ao resultado final. Pelo menos sobre o que gostaríamos que fosse :)
      Abraco

      Eliminar
  3. Podíamos ter feito o 2 a 0 no remate do Osvaldo que o redes fez uma grande defesa e estava o jogo arrumado, podíamos ter feito o 3 a 1 também pelo Osvaldo , é verdade que tanto na Madeira e em Kiev também estivemos quase a ganhar, mas quase não chega, temos de começar a matar os jogos para depois não nos lamentarmos por bolas que foram ao poste ou cortadas em cima da linha, já são alguns jogos a acontecer o mesmo e não pode ser só azar, pois nós estamos a pôr-nos a jeito para sofrer estes baldes de água fria e concordo consigo quando diz que o grande erro foi tentar defender o resultado, tinhamos de estar em cima deles, em vez disso parecia que de repente o moreirense se transformou num Barcelona ou Real, mas não, é apenas o Moreirense, nós apenas nos encolhemos com medo e eles aproveitaram.
    Dito isto, continuo a acreditar no treinador e jogadores, mas é preciso que se evitem os erros, especialmente quando são os mesmos.
    Agora venha o chelsea e os bons resultados de volta.
    João Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, temos que comer o nosso Danoninho! Estamos sempre tão perto...
      Abraco

      Eliminar