quinta-feira, 1 de outubro de 2015

De Elvas a Badajoz e volta



Já toda a gente falou do jogo de terça-feira, para a Liga Badajoz. Portanto, podemos despachar isso muito depressa:

Primeira parte equilibrada. Gracias San Iker...de novo. Viram como o Pedro pensou "Ai foda-se, não podia antes ser o Fabiano?" 

O golo do FCP é uma canção: Abre com um fundo clássico, de sinfonia, mas há lá atrás uma fúria que se percebe. A crescer. Aperta-se instantâneo o coração, mesmo sem querer. E no segundo seguinte, o Casey Grilo enfia uma patada no pedal e a pele do bombo quase estala. Entra uma guitarra distorcida, o pescoço ganha vida. Ai se eu tivesse cabelo... Foda-se, gosto dos golos do FCP. E das canções dos Kamelot.

Depois, o anti-clímax blablabla, mais uma bela segunda parte, quase ao nível daquela. Quase. Mas bem, em que mês é que íamos nessa altura? Ena, que crescidos que estamos. Vitória, penalties blablabla. There we go, esta é a nossa competição e este o nosso palco.


...

Acontece que esta parece mesmo ser a grande questão do momento: O FCP de Lopetegui não liga nenhuma à Liga Elvas. Parece haver um alargado consenso neste postulado, na sua generalidade. Que não no detalhe, claro. Para uns é a atitude, para outros a motivação, para outros apenas qualquer coisa para dizer na falta de um empate ou de uma derrota para desancar o Espanhol. Ainda na terça-feira ouvia algumas opiniões, que valorizo bastante e respeito ainda mais, e também elas coincidiam neste ponto. Pus-me a pensar: Caraças Silva, o que é que tu não kerjéber? E descobri! Nada. Só não acho isso.

Defendi antes do inicio desta época que estávamos a construir uma equipa para Badajoz. E mantenho. Este FCP está talhado para a Europa. O que é magnífico! Deixemo-nos de tretas, acham mesmo que se formos capazes de jogar ao nível dos grandes estamos a diminuir as nossas chances de ser Campeões de Portugal? Really?

- Blablabla, então porque não somos? Então porquê a diferença entre sexta e terça? Entre Elvas e Badajoz? E traz-me um pires de caracóis e um fino, muito rápido ohfaxabor! - Diz o Anónimo, no seu tom pouco simpático para com o tasqueiro. 

Enfim, já se sabe que empregado é lixo e há que manter as distâncias. Percebe-se o moço. E tento, no meu pobre português, na minha dificuldade em articular dois conceitos seguidos, apesar mesmo do meu substancial analfabetismo fintabolístco - que nem fintabol sei dizer e um campo nunca vi - e sempre, mas sempre, de costas para a TV, desenhar uma espécie de opinião acerca do tema. Which follows. 

(Desculpem o Francês, mas estive demasiado tempo emigrado num bidonville... Isso mesmo, a servir finos e pires de caracóis.)


...

Posse, controlo, equilíbrio, intensidade, ataque, golos na baliza deles, nenhum na nossa. Isto é o que eu acho que é o nosso jogo. É isto que eu vejo, umas vezes explanado quase em full potential, outras em potência. O facto é que o FCP, neste ano e pouco de Lopetegui, está sempre mais perto de ganhar do que de perder ou empatar. Tirando o blitzkrieg, não me lembro de ter sido inferior a quem quer que seja. 

Isso é normal para 95% dos jogos. É claro que seremos sempre, por mais desligados que estejamos, melhores que o Moreirense ou que o Nacional. Mas eu estou a incluir aqui o Bayern e o Chelsea, como o Basileia e o Shaktar, o Bate e o Kiev, em casa ou fora. Excepto na nossa Alésia. Deste ponto de vista, é tinto estarmos em Elvas ou Badajoz. Entramos para ganhar, para dominar e sim, fazemo-lo quase sempre e consistentemente. Independentemente de quem jogue e de quem rode.

Mas há diferenças, é claro que há. Desde logo, este estilo depende de algumas coisas que, manifestamente, não controlamos:

a) De ter uma equipa disposta a jogar connosco.

Em Elvas não há. Estão enfiados lá nos últimos trinta metros, prontos para nos enfiarem umas pauladas. No máximo, estão dispostos a correr desenfreadamente, dois ou três, para a frente. De vez em quando apanham-nos a dormir ou a plantar lírios no imenso jardim do nosso meio-campo.

Isto é efetivamente dramático para o estilo de jogo do FCP. Porque a posse e o carrossel servem para abrir espaço. Ora, se 10 tipos ficam apenas quietos a ver-nos passar e repassar, não há espaço que abra. É que por eles, tudo bem! Podemos ficar nisto o jogo todo. É pois necessário recorrer a outras armas, nas quais somos piores. Treinamos menos, estamos menos aptos a utilizá-las bem. Ainda que eu pense que estamos a melhorar neste aspeto.

Apostar em ser demolidor - e seremos, mas não como objetivo primário - contra a matemática do pontinho (vai Vassalo!), seria, do meu ponto de vista, construir um plantel diferente e bastante menos capaz de ser o que somos... em Badajoz. Há que manter o foco no modelo e conseguir comer o Danoninho.

b) Ter um campo onde se possa jogar.

Nem a dimensão, nem o estado da relva são despiciendos para o nosso futebol. Digam o que disserem, eu acredito que o sucesso do nosso estilo depende em boa parte da intensidade. E intensidade não é, para mim, apenas a maneira como se mete o pé e se distribuem bochechos à esquerda e à direita. Tão importante quanto isso, é a forma como o passe se passa. A velocidade a que a bola rola, a tensão com que roda de pé para pé. Sem pinchos. E sem conseguir rolar devidamente sobre 10 centímetros de relva. Certo, Osvaldo?

E vamos construir campos novos a toda a gente para sermos campeões? Era uma ideia, mas parece-me um pouco demorado. Em Moreira de Cónegos começámos, creio eu, a ver parte da solução desse problema. Vamos aliar números à competitividade e, quando não vai lá a bem, partimos para a violência e o esmagamento. Não vai funcionar sempre e não, nunca será o nosso estilo. Começaremos sempre por procurar jogar como se o campo fosse direito e o adversário também quisesse ganhar.

c) Ser competitivo e não menosprezar ninguém.

Tanto se irritam com as antevisões de Lopetegui. Chamam-lhe medroso ou - como ouvi terça-feira, duas cadeiras ao meu lado, DOIS MINUTOS de jogo - cagão! Todos os adversários são perigosos - e não são? - todos belas equipas, com armas para nos fazerem a vida negra. É tudo verdade! A mensagem está correta: Abram a pestanola que os tipos das camisolas esquisitas fodem-vos! 

Concedo neste ponto: O ano passado tardou a passar isto para os jogadores. Depois, parece que entenderam e voltaram a esquecer-se. Ou então já não interessava, acharam que tinham perdido. Estamos bastante melhor. Muito, creio eu, por força de um André que são dois, do Danilo, de mais minutos para o Ruben, do Maxi e... oh sim!... do Iker! No lugar do Helton! Competitividade a crescer, menosprezo a descer. Claro que isto se paga com menos cavaquinho no balneário e menos sorrisos nas flashes. Oh well, life sucks...

Apesar disso, ainda longe da perfeição. Tenho cá para mim que se o Iuri Medeiros tivesse o cabelo parecido com o Sideshow Bob, tinha ido ao chão no lance do primeiro golo do Moreirense. Seria: Ai merda, este Willian se continua ninguém o agarra. É que te fodo já aqui. 

Assim, foi mais: Ihihih, espera aí que o André já te fica com a bola...não, o Danilo...ah espera, vais tabelar com esse palhaço, então é o Marcano...não, o André outra vez e ainda saímos a jogar...ai o caralho... Não Vassalo, não é justo que falte!

Tudo isto são requisitos claros para se estar em Badajoz. Mas está longe de ser a média em Elvas. Mas funcionar pior, não quer dizer não funcionar de todo. E volto a lembrar que o ano passado faltaram 3 pontos no campeonato do colinho. E que desses, já recuperámos 2 este ano.

Mas esqueçam, em Elvas o Brahimi nunca passará pelo defesa lateral para encontrar o central a dobrar. Passará sempre pelo extremo, depois pelo médio de cobertura, a seguir pelo segundo trinco que vem compensar, depois, eventualmente, o lateral, até ser mandado contra os placares de publicidade por um dos três centrais. 

...

Malta atira-me com o Villas Boas, de quem gosto, claro. Pelas vitórias e pelo Portismo, apesar das Libras Boas. 

Eu também sonho em meter a gaja boa que mora lá em casa e a Angelina Jolie na cama comigo. Mas se me pagassem o suficiente, ia antes ver uma revista do La Féria ao Rivoli. Se os sonhos têm preço, imaginem as cadeiras... 

Isto dito, gostava de recordar que AVB não se mediu contra o calibre Champions. Nunca. Não por escolha, mas porque lá não estávamos. E quando era para estarmos...desandou! Falta-me saber, embora desconfie que pudesse gostar.

Também me berram que o Vitinho, que defendi sempre, apesar de algum sono, resgatou dois campeonatos às garras do 5LB. 

Ainda hoje me irrita que, por vezes, a meio daquela tainada com a Angelina e a outra ainda mais boa, me apareça o Liedson a entregar a bola ao Kelvin e viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmm-meeeeeeeeeeeeee. Desculpem lá, coisinhas lindas. Eu vou fumar pá varanda. 

Isto dito, ainda ando a ver se me livro daquele pesadelo recorrente com o Apoel e outros semelhantes.

E por que raio passam sempre por cima do Jesualdo nestas análises? Porque será? 

- Ou seja (tambores), desde Mourinho! Sim, é isso mesmo que eu estou a dizer: Desde Mourinho que não vejo um Céu tão azul. Você não se engasgue com os caracóis, homem. Quer que lhe dê umas porradas nas costas?


...

Confessem, os 3 que leram até aqui (como vês, não houve mais piadas com a Angelina, meu amor), vocês andaram o post todo a cantarolar isto!

Sabem porque é que o Paco se chama Bandeira? 



24 comentários:

  1. Caríssimo Silva,

    Muito obrigado pelas múltiplas referências, antes de mais.

    E digo-te, concordo em 200%. Sim, duas vezes como o André.

    Não é que vai jogar em casa no dia 17/18? Vou ver o FC Porto a pé , carago!

    E, para terminar....*drum roll please*

    Tenho uma querida amiga actriz residente no Politeama. A fantástica Diva Paula Sá. Portista de gema. É do carago. Valia a pena veres.

    E, b.t.dubs, A Angie só com mais 20 kg do que tem agora, credo. No tempo do Gia... yum yum.. (pensei pôr o link aqui mas é hardcore...)

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em resumo: gajas! :) Tarado pá! Pareces o Lima :)
      Grande abraço.

      Eliminar
  2. ate eu cuspi os minuíns no fim, ó amigo Silva! nao me traz nada pra empurrar isto, por favor? eh pá, até estala! ah....
    cof...
    o mal, o mal, é que quando vemos este céu azul, quando provamos um bocadinho de filete e lagosta, mas chegamos ao fim do mes e o salário é o mesmo, a gente nao fica contente. e a gente alimentamo-nos de tacinhas, nao é?
    mas concordo com o que passa do texto: temos um rumo, temos um fio condutor, e, passados 2 meses da aquisicao e manutencao de um número de médios que muitos duvidámos (ou nao percebemos), a razao está agora bem visível: temos uma equipa de combate para qualquer campo.

    ainda assim, fica aquele amargo na boca depois dos moreirenses... porque é que o broas nao foi lá com a taca de portugal 1993-94 na mao perguntar se alguem se queria sentar ali em caso de perdermos pontos?
    porque nao há um bicho que diga que vai abandonar o futebol se nao se ganha o jogo?
    por que é que aquele penteadinho daquele jovem apdeita tao bem o feicebuque e depois nao mete o pé, o ligeirinho? ai se fosse em badajoz deixavam-no correr?... hmmm tou pra ver...
    por um lado há isto, e nao é muito co nosso manáger.

    mas depois, há o que o amigo refere como esmagamento. ha jogos qu'a gente ja sabe que vai ter que ser assim, por isso mais vale comeca-los dessa forma. Sir Robson style, killer instinct incluído, deus o guarde. e isto ta a demorar mais do que eu pensaria. nao é ópera, é ter aquele mindset que temos que marcar e só há um resultado possível, porra!

    grande texto, camarada, sempre um prazer le-lo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Michael, não me parece que comecemos pelo esmagamento. Se não formos tão fieis quanto possivel ao modelo, vamos acabar menos competentes a aplicá-lo. E bem aplicado, permite-nos jogar de olhos nos olhos dos maiores. Sem ganhar com 2 golos em 3 remates ;)
      O Tello nunca será jogador de meter o pé. Não é dele. E sim, será sempre melhor em Badajoz, porque o campo acaba 2 metros depois e o adversário não tem 10 troncos em 30 metros...
      Mas é claro que eu também tenho vontade, ás vezes, de mandar uns quantos para a cave do Paulinho Santos durante uma semaninha...
      O prazer é vender-lhe finos meu caro. :) Apareça sempre.

      Eliminar
    2. Ah, sim, faltam as Taças! No fim do dia, para que conste, têm que haver Taças. Nenhuma desculpa! Aliás, os objetivos estão definidos aqui: http://atascadosilva.blogspot.pt/2015/09/goal-orgasm.html
      E estão lá os seus também :)

      Eliminar
    3. pois, por muito que concorde em teoria , continuo a achar que uma entrada mais forte seria... Bueno. Ate porque a previsibilidade tem sido uma constante e não faz ninguém tremer

      Eliminar
    4. E nisso estamos de acordo. As entradas são complicadas. Parece aquela altura dos testes, em que não se responde a nada porque nós estamos a tentar lembrar onde escondemos a cabula. Ainda na terça. Temos, acho eu, uma Iker vantagem este ano. O rapaz parece que acorda cedo e vem com a matéria na ponta da língua. Também quero ver o Kinder a jogar à bola. A seu tempo...

      Eliminar
    5. ja agora, partilho este aqui com vossa senhoria, que parece ter algo a ver com os meus receios da tal inflexibilidade ...
      http://www.theguardian.com/football/blog/2015/oct/01/robert-lewandowski-bayern-munich-pep-guardiola-lionel-messi

      Eliminar
    6. Muito interessante. Obrigado Michael. But... :)
      a) O nosso ABUMbackar não é bem, bem, um Lewandovsky. Ainda...Bem, não será, porque são diferentes.
      b) Creio que o nosso estilo sempre foi um pouco mais direto que o tiki de Guardiola. Agora é mesmo, com o advento Danilo e Imbula. O numero de passes verticais cresceu. Gostava de ver uma estatística disto...
      c) Se a memória não me atraiçoa, aquele Bayern vs Barça viu, da parte dos alemães, o inverso grau de eficácia que tiveram contra, oh fado!, nós. Sim, o Bayern podia ter dividido a eliminatória...
      Dito isto, é claro que ainda ;) não somos o Bayern ou o Barça. Mas sim, estamos ancorados no mesmo modelo... Não é uma má companhia hein?!
      Abraço.

      Eliminar
    7. AH! E eu sempre considerei o Polaco a estrela maior daquela companhia :)
      http://atascadosilva.blogspot.pt/2015/04/e-patria-blod.html

      Eliminar
  3. Sr. Silva,

    Vou abdicar das entradas.

    As refeições que serve na sua humilde casa são... olhe, são autênticos banquetes reais.

    Mas, estou cá apenas pela sobremesa... Saia um Danoninho, por favor.

    Abraço, P. Torres

    PS: que o Iva da restauração não lhe estrague as contas e que continue a servir-nos estes celestiais repastos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena, obrigado caro P. :)
      De sobremesa era para ser a Angelina, majentretanto fiquei com um olho à Belenenses... :)
      Volte sempre!
      PS. E pode trazer a Iva ;)

      Eliminar
    2. E porque o próximo jogo, a realizar no dia a seguir ao dia de reflexão, é contra quem é, não poderá ficar com um olho... à Celta de Vigo, p.ex.?

      P.Torres

      PS: Quanto à Angelina e à Iva, abstenho-me de comentar, pois não pretendo ficar com um olho à Grémio de Portalegre!

      Eliminar
    3. Na! Depois repare bem o que vamos fazer aojolhos do Belem!! Cincazero! ;)
      E não posso falar do Celta, dão-me logo 7 bons motivos para evitar o tema... :)

      Eliminar
  4. Silva, se tu consegues ter intensidade para pressionar e encostar o Chelsea lá atrás, uma equipa com andamento de Premier League e com jogadores com capacidade técnica acima da média e que por isso são capazes de sair da pressão, porque não fazes contra o Moreirense, sobes linhas, nem os deixas respirar? Porque não estás para aí virado? Não corres mais riscos de ser surpreendido num contra-ataque por uma equipa de qualidade que pelos de Moreira de Cónegos?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Vila Pouca,
      Mas pressionar quem e quando, se fazemos 75% de posse? Nos outros 25% até recuperamos a bola rápido. Mas reafirmo, acho que o nosso jogo de paciência vai acelerar.
      Obrigado pela visita. Gosto de o ver por cá :) abraço

      Eliminar

  5. @ Silva

    só para dizer que fui um dos tais três que te leram até ao fim e com muito gosto :)
    e que nunca o Paco esteve no meu subconsciente.
    e que a conversa sobre gajas deu-me cá umas ideias para este final-de-semana :)
    e que, por causa disso, já me esqueci do que vim cá comentar :)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito bom!!! LOLOLOLOL
      abraço e obrigado pela gargalhada.

      Eliminar
  6. Robert Gere da Reboleira1 de outubro de 2015 às 20:40

    https://www.youtube.com/watch?t=19&v=IhuVe0o_2pE

    Um momento mais triste... alguém que olhe por ele que a Fernanda anda muito fora de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é a palha que os alimenta. Triste que alguns dos nossos também a comam! Ora vejamos:
      A FPF só vai para onde a convidam. Exceto o Elisio Coiso que, pelos vistos, se apresenta no Dragão, sem convite e a fazer birra porque quer entrar à borla! Também ficamos a saber que todos os elementos da FPF que tenham estado em Madrid o fizeram na qualidade de adeptos do 5LB, dado que convite não houve. Sim senhor!
      Já quanto ao penalty do Espanhol, estamos de acordo. O gajo do Chelsea impediu uma jogada de golo provável. Penalty e expulsão, sem dúvida. Era isto, certo?
      Love all, serve all & beat the bastards!
      Anda agitada a coisa pela Reboleira hein?

      Eliminar
  7. "...Lopetegui, está sempre mais perto de ganhar do que de perder ou empatar."
    Resume na essência tudo o que penso!

    Por curiosidade fui procurar a razão do "s" ter caído...
    Basicamente é o "efeito manada", somos programados para fazer parte dela.
    Se dizem que é X, para não ficar de fora da manada, aceitamos que é X.

    O que vale é que ainda vai havendo umas quantas ovelhas ranhosas resistentes!
    E nós Portistas, que somos tratados como ovelhas ranhosas, uns "excluídos" por natureza, devíamos ter mais cabeça para resistir ao efeito manada, mas infelizmente parece que cada vez menos resistem...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva Carrela,

      Nada disso!! Resistiremos todos. Pronto, muitos. Os suficientes. Fora da manada!
      E qual "S"? Num percebi. Já devia ter almoçado...
      Grande Abraço.

      Eliminar
    2. A pergunta:

      "Sabem porque é que o Paco se chama Bandeira?"

      Ora, o cantor tem no nome Bandeiras, mas ficou conhecido por Bandeira, caiu o "s", porque de tanto repetiram Paco Bandeira, ficou Bandeira e não Bandeiras.

      Não era ai que queira chegar o Silva?

      Abraço

      Eliminar
    3. PUMBAS! Já aprendi uma coisa hoje. Obrigado Carrela.

      Mas não. Não era isso, porque não fazia ideia. É uma piada porca, que não devo contar em "público". Mas adianto-lhe que parte do principio que o Paco é filho do Sr. António Naça e da D. Maria Ninha :)
      Claro que é apenas uma pidiota (piada idiota) e que os nomes são completa invenção. Enfim, para evitar o resultado daquele nome próprio com qualquer dos apelidos...ficou Bandeira ;)

      Eliminar