segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Resumo da semana: Dias de silêncio



Prólogo

"Sei que pareço um ladrão.
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são,
São aquilo que eu pareço."
António Aleixo

Enquanto me deixam tirar a camada de pó que se acumulou nas mesas durante estes dias, ofereço-vos, sem roubar e com a devida vénia, a possibilidade de verem... Ah, não! Corrijo: Exorto-vos a lerem, exijo-vos que reparem, neste POST do Tribunal do Dragão.

Words are very unnecessary...


...


Dias de silêncio

- Ah, mas o meu amigo não me engana. Essa sua modéstia polida é uma mera capa.

- Modéstia? Ora aí está uma novidade. Obrigado, meu caro. Ainda por cima polida. Estou mais acostumado a que me chamem alarve com a mania kébom.

- Máscara! A mim não me pega. Eu sei que, secretamente, você tem esperança que o Mundo pare no seu silêncio. 

- Que disparate! Nem a mim me tenho em tão boa conta... - Faz-me um sinal de stop com a mão direita. Mantém intacto o sorriso que torna impossível ser áspero com ele.

- Nem mais uma palavra! Não há nada que possa dizer que me convença. E nada há que eu lhe possa dizer que o faça concordar. Ou admitir...

- Francamente, Senhor Monteiro da Silva, isso não tem ponta por onde se pegue. O tempo é inexorável. Já lho disse outras vezes. Porque raio haveria eu - logo eu! - ter essa parva pretensão?

- Não é uma pretensão, Silva. É uma esperança. Eu sei. Eu também tenho. E ele. E aquele. E a rapariga ali. - Passa a mão na mesa, a afagar. - De qualquer maneira, é bom ter a Tasca de volta. Da próxima, deixe a chave a alguém. E não duvide, o Mundo avançou e não ficou à espera que você lhe desse atenção.


...


Pula e Avança

Massacro os olhos nas letras dos jornais. Escrevem uma lengalenga bastante estranha:

O Presidente falou
O Governo empossou
A oposição protestou
O acordo não se fechou
O barco afundou
O refugiado afogou
A Europa olhou
Ninguém reparou
A bomba rebentou
Os crentes estraçalhou
O rocket voou
A retaliação continuou
O doido disparou
A arma que comprou
A América chorou
Mas não se cansou
O céu desabou
A praia inundou
O passageiro gritou
O avião despencou
O líder ganhou
O árbitro inventou.

O Porto não jogou.

O Mundo avançou?


...

- Senhor, está todo vermelho, parece um tomate. Quer um copo de água com açúcar?

- Oh Pedro, mete a panasquice no rabo pá! Traz-me um bagacinho ou assim. Raisparta!

- Que se passa, Senhor? Bagaço?

- Tu késber co filho da puta s'andáfazer ao meu lugar? Ah, majeu conto-lhe...


...

Soundtrack to silence: Time?

6 comentários:



  1. @ Silva

    a propósito da trilha sonora, o meu imediatismo imediato recaiu nesta aqui. mas isto sou eu... ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo! Aindésmaisbelhokeu! :)
      Tão bom...apesar de faltar o Waters, claro! Agora esconde-te que o Vassalo costuma amandarágua quando se fala no tipo :))
      Oh well, the Sun is the same in a relative way...
      Abraço.

      Eliminar


  2. #masokéqueoVassalopercebedemúsiKapá? ;)
    (#nãoconsigoumaáchetéguetaomaismaiorgrandedukaquela)

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. #maltakebatenostachojócalhasedizkakiloéinstrumentomusical!
      :)

      Eliminar